Navegando por Autor "Ramos, Everardo Araújo"
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TCC Arte e meio ambiente: do não-lugar ao artivismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04) Versieux, Leonardo de Melo; Born, Rodrigo Montandon; Regina Helena Pereira Johas; Born, Rodrigo Montandon; Fortes Júnior, Hugo Fernando Salinas; Ramos, Everardo AraújoPode a arte moldar ou mudar comportamentos humanos e afetar diretamente a proteção do meio ambiente? Quais “remédios sensíveis” a arte contemporânea tem oferecido aos problemas ambientais de um dado lugar? Feitos esses questionamentos, direcionei minha pesquisa em artes para a crise dos oceanos na nova época geológica que vivemos: o Antropoceno. Neste trabalho, além de analisar minha própria produção e interesses de artista/biólogo, pesquisei e refleti sobre a relação entre a arte e o meio ambiente, focado na poluição marinha por plásticos. Observa-se uma evolução histórica do interesse da arte pelo meio ambiente e um amplo espectro de atuação dos artistas, desde os mais conceituais até os artivistas, que expõe seus trabalhos na rua ou em meios de grande circulação. Atuei analisando obras e realizando entrevistas a artistas, conduzi práticas pedagógicas com alunos do ensino fundamental e produzi pinturas, fotografias, objetos, desenhos, instalações e textos. Em uma série de errâncias e caminhadas, principalmente por praias do Rio Grande do Norte, eu recolhi cerca de 500 kg de lixo marinho, parte foi colecionada e parte adequadamente descartada. Concluo que não há uma fórmula para o artista e a ciência se reaproximarem, mas percebo um vasto campo de sinergia, potencializado pelas particularidades de produção de imagens para as questões de um dado lugar, especialmente no Brasil, onde sofremos uma crise ambiental e educacional severas.TCC Arte e vida do artista plástico Erasmo Andrade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Miranda, Joseane Maria Lobo de; Ramos, Everardo Araújo; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; Guaraldo, LaísEste trabalho apresenta a vida e a obra do artista plástico e professor Erasmo Costa Andrade, em suas dimensões históricas, técnica, temática, poética e estética. Erasmo Andrade, nascido no Rio Grande do Norte em 1949, é um artista que pinta seu passado e seu presente numa poética de devaneios e realidades, explorando temas regionais e imaginários que contam toda sua trajetória de vida, em um estilo pessoal profundamente inspirado pela Arte Moderna. Trata-se de uma pesquisa no campo teórico das Artes, mais particularmente da arte do Rio Grande do Norte, que visa contribuir para um maior conhecimento de um importante artista local, servindo a pesquisadores, professores, apreciadores, críticos de arte, entre outros. Também é de interesse que este trabalho incentive pessoas a pesquisarem artistas norte-rio-grandenses, a fim de preencher as lacunas que ainda existem em relação à história da arte potiguar.TCC Design de mostras em museu: uma proposta para a exposição "E o mar virou sertão"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Santos, Claude Phillipe Medeiros de Aguilar; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; http://lattes.cnpq.br/3050939085703444; Bastos, Helena Rugai; Ramos, Everardo AraújoA intenção deste trabalho foi desenvolver um projeto para uma mostra que deverá ser montada no Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MCC/UFRN). Está sendo tomado como objeto de estudo deste Trabalho de Conclusão de Curso, a evolução do ambiente costeiro do Rio Grande do Norte, assunto que é parte da exposição "E o Mar Virou Sertão", de curadoria do professor Claude Luiz de Aguilar Santos. Para a realização da mostra foi constituída uma equipe interdisciplinar que deverá ser consultada para as definições das ideias preliminares de projeto, para o desenvolvimento dos conceitos e para a confirmação das soluções propostas. Para desenvolver o projeto, usaram-se os instrumentos metodológicos praticados no campo do exhibition design, termo que, neste trabalho, foi livremente traduzido como "design de mostras". Os processos relacionados à evolução da costa potiguar são fenômenos complexos que ocorreram ao longo de um período de tempo demasiado extenso. Para viabilizar a exposição, existe um plano curatorial e a conceituação da exposição está sendo desenvolvida por uma equipe interdisciplinar. Mas é da competência do designer de exposições buscar formas de comunicar os mais diversos temas de maneira clara aos visitantes, para realizar esse propósito foram realizadas entrevistas com o curador da exposição; análises documentais das propostas de exposição e revisão de literatura acerca dos fenômenos que deram origem à costa do Estado do Rio Grande do Norte; da disciplina de design de exposições e um muito breve panorama histórico acerca da história arquitetônica dos museus. Através da aplicação das ferramentas propostas por Bertrand, Schwarz e Frey e por Hughes foram concebidas, tanto uma proposta conceitual, quanto uma segunda proposta preliminar para a ambientação expográfica da exposição E o Mar Virou Sertão.Artigo Do mercado ao museu: a legitimação artística da gravura popular(2010) Ramos, Everardo AraújoTCC Espaços híbridos expositivos de arte: galerias alternativas de Natal (1998 - 2017)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-05) Silva, Samyla Santos da; Ramos, Everardo Araújo; Ramos, Everardo Araújo; Maciel, Artur Luiz de Souza; Rupp, BettinaO trabalho corresponde a uma pesquisa exploratória em História da Arte do Rio Grande do Norte e tem por foco apresentar os principais espaços expositivos alternativos na cidade de Natal, no recorte temporal de 1998 a 2017, assim como classificar suas atividades e ressaltar sua contribuição no cenário artístico da cidade, a partir do levantamento de dados. O principal critério utilizado para a escolha dos espaços enumerados foi a relevância expressa no suporte que vêm oferecendo à produção artística na capital e nas programações que vêm oferecendo ao público, sempre presentes nas agendas culturais. Os dados apontam que, em sua maioria, tais espaços resolveram fomentar a cultura por notarem a ausência de políticas que incluam o artista.TCC Etewaldo Santiago: vida e obra de um mestre da arte popular potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-05) Santos, Ronicleyton Oliveira dos; Ramos, Everardo Araújo; Ramos, Everardo Araújo; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; Maciel, Artur Luiz de SouzaA Arte Popular do Rio Grande do Norte (RN) engloba artistas dedicados a diversos tipos de produção, como escultores que se apropriam de matérias-primas elementares – madeira e argila, principalmente – para criarem suas obras. Etevaldo Cruz Santiago (1939-2006), mais conhecido como Etewaldo Santiago (nome artístico), foi um escultor popular do RN que se destacou por sua produção numerosa e diversificada, tanto em termos de materiais como de técnicas. O presente trabalho qualifica-se como uma pesquisa no campo teórico das artes visuais e tem por objetivo analisar a vida e a obra de Etewaldo Santiago, utilizando objetivos e ferramentas de pesquisa próprias à História da Arte. O presente trabalho foi o resultado de atividades iniciadas no âmbito de uma bolsa de Iniciação Científica da UFRN, sob a coordenação do Prof. Dr. Everardo Ramos.TCC Imagens que contam: Ilustrações da lenda Trilha do Pagão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-05) Ribeiro, Josivaldo Avelino; Ramos, Everardo Araújo; Ramos, Everardo Araújo; Johas, Regina Helena Pereira; Maciel, Artur Luiz de SouzaO presente trabalho consiste em um memorial de pesquisa que registra o processo criativo e reflexões iniciado no segundo semestre de 2016 e finalizado em dezembro de 2017. O seu principal intuito é de registrar o processo de criação e reflexões a cerca de uma série de ilustrações baseadas na lenda da Trilha do Pagão, coletada no município potiguar de Baia Formosa. Estão aqui registradas as etapas de escolha da temática, início do processo criativo com as primeiras experimentações de técnicas artísticas e materiais, o processo da escolha da lenda a ser ilustrada, a caracterização dos personagens e escolha de cores, além do processo de criação das ilustrações propriamente ditas da Trilha do Pagão e ao final as ilustrações finalizadas.Dissertação Implantação de campos e propostas de gerenciamento da coleção de etnologia do Museu Câmara Cascudo/UFRN no Sistema ACERVUS/UFRN(2018-10-31) Medeiros, Jailma da Silva; Moreira, Luciana de Albuquerque; ; ; Ramos, Everardo Araújo; ; Padilha, Renata Cardozo;Este trabalho consiste numa pesquisa sobre gestão de coleções museológicas. O objetivo foi implementar campos no Sistema ACERVUS para catalogar a Coleção de Etnologia do Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também foram sugeridos outros processos que permitam um gerenciamento adequado deste patrimônio. Para isto, ancorou-se principalmente em normas e políticas museológicas. O Sistema ACERVUS foi desenvolvido pela Superintendência de Informática da UFRN e possibilita a inclusão de campos conforme a necessidade de cada coleção. Para que estas intervenções estejam em consonância com as exigências da Gestão da Informação e os princípios museológicos, as seguintes ações foram realizadas: análise das legislações, diretrizes e normas relacionadas a estas temáticas; levantamento documental e do fluxo da Coleção de Etnologia do MCC e a realização de entrevistas no formato de grupo focal. A intenção foi discutir as necessidades informacionais e, assim, poder contribuir de forma mais assertiva para a melhoria do Sistema ACERVUS. Estes procedimentos foram norteados pela metodologia da pesquisa-ação. Neste método, o pesquisador é concomitantemente participante da pesquisa e, por sua vez, busca resolver ou esclarecer problemas propostos na situação observada. Como sustentação teórica, foram pesquisados autores que versam sobre Gestão da informação, Sistemas de informação e Gestão de coleções. A principal dificuldade encontrada neste trabalho foi o fato de que todos os objetos deste estudo estavam em fase de implantação, reestruturação ou transformação. Como resultados, os campos no Sistema ACERVUS para a catalogação da Coleção de Etnologia do MCC foram efetivamente criados. Também foram apresentadas propostas que possibilitem o gerenciamento de coleções conforme recomendações do Comitê Internacional de Documentação do Conselho Internacional de Museus. Espera-se que esta pesquisa contribua para dar maior acessibilidade aos acervos da UFRN.TCC Poéticas itinerantes: arte postal no arquivo multimídia Jota Medeiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Poletto, Renata Aparecida; Guaraldo, Laís; Maria Cristina Machado Freire; Guaraldo, Laís; Maciel, Artur Luiz de Souza; Ramos, Everardo AraújoO presente trabalho procura compreender algumas características da arte postal através de um estudo da coleção dessa produção que compõe o Arquivo de Arte Multimídia Jota Medeiros. Serão levantados dados históricos e críticos sobre o tema, como também catalográficos e realizada uma primeira leitura de obras que compõem a coleção acima citada. O arquivo permanece conservado no Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte por mais de 30 anos e reúne além das peças de arte postal dezenas de outras produções artísticas importantes. A arte postal é vista e problematizada entre as décadas de 1970 e 2000 e é analisada como conteúdo artístico da história da arte que incluiu o nordeste brasileiro no cenário da arte contemporânea nacional e internacional, além de preanunciar poéticas e questões importantes da atualidade produzidas singularmente em período político repressivo do Brasil e América Latina como um todo.Livro Santos: arte popular prodigiosa(UFRN, 2012) Ramos, Everardo AraújoExposição de arte popular do escultor norte-rio-grandense Seu Santos no Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte através do "Projeto Vernáculo: a criação popular no RN" do Programa Primeiro Projetos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte