Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ramalho, Heryzânya Alves"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Aspectos da transitividade em textos argumentativos de alunos de inglês: um estudo sistêmico-funcional
    (2016-12-09) Ramalho, Heryzânya Alves; Cooper, Jennifer Sarah; ; http://lattes.cnpq.br/6919670149148157; ; http://lattes.cnpq.br/1716543964039965; Weissheimer, Janaina; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Vian Júnior, Orlando; ; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495
    Este estudo qualiquantitativo se propõe a analisar escolhas léxico-gramaticais realizadas em 18 textos escritos do gênero Discussion produzidos por nove alunos de um instituto de idiomas pertencente a uma universidade federal no nordeste do Brasil. Os textos foram gerados em uma turma de inglês nível IV e em uma turma de conversação em dois momentos no decorrer de 2015.2 e submetidos à análise qualitativa por meio do sistema de transitividade proposto pela linguística sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1994; EGGINS, 2004; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Na análise quantitativa, utilizou-se a ferramenta Wordsmith Tools 5.0 (SCOTT, 2010) para identificar e quantificar os processos e os participantes das orações. Os resultados mostram que os processos mais usados na turma de nível IV foram is/are, like e have enquanto os processos mais recorrentes na turma de conversação foram is/are, think e do. Na primeira turma, o processo like sugere que os alunos concebem os assuntos tratados como questões de preferência pessoal enquanto, na segunda turma, o processo think revela a interpretação dos temas como questões de crenças pessoais. Quanto aos participantes nas orações, as maiores recorrências da turma de nível IV foram people, weekend, I e we, enquanto we, waste, problem, garbage, you e women foram mais recorrentes na turma de conversação. O uso recorrente de I na primeira turma mostra a estratégia dos alunos de se revelarem como autores a fim de expressarem sua opinião. Por outro lado, na segunda turma, o uso de you consiste numa estratégia para chamar a atenção do leitor diretamente. Tais resultados mostram que a identificação e a análise dos participantes e dos processos nas orações por meio da transitividade são feedback útil para os alunos, seja na reescrita ou na produção de novos textos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O Bilinguismo no K-Pop: uma análise dos principais hits de música pop coreana do Youtube Charts
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Teixeira, Beatriz de Figueiredo; Faria, Marília Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Canan, Ana Graça; https://orcid.org/0000-0003-3419-1944; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; Ramalho, Heryzânya Alves; http://lattes.cnpq.br/1716543964039965
    A popularização do gênero musical K-pop na última década e a expansão do fenômeno cultural intitulado Onda Hallyu é algo que tem chamado atenção de acadêmicos e pesquisadores, devido ao seu impacto econômico, cultural e social na modernidade. O presente trabalho, objetiva investigar a presença do bilinguismo nesse meio, e como a música e a língua atuam em um cenário globalizado. A metodologia segue uma abordagem de caráter quali quantitativo, baseada na análise de conteúdo das 10 músicas de K-pop mais populares da plataforma do Youtube até julho de 2022. Os resultados evidenciam a preferência pela mesclagem entre as duas línguas (onde o bilinguismo e o code-switching possuem maior protagonismo), através do uso de palavras recorrentes do inglês e estruturas fonéticas de fácil assimilação. Concluiu-se que a língua inglesa atua nas letras de música como um dispositivo de aproximação com o público consumidor, onde o bilinguismo e o code-switching atuam como uma ferramenta de intercâmbio cultural, usada para fortalecer e expandir a cultura coreana através do intercâmbio cultural e da globalização.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    A pedagogia com base em gêneros da Escola de Sidney no ensino médio técnico integrado brasileiro: uma proposta para o ensino de língua inglesa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-09) Ramalho, Heryzânya Alves; Cooper, Jennifer Sarah; Vian Júnior, Orlando; 07367936824; http://lattes.cnpq.br/6919670149148157; http://lattes.cnpq.br/1716543964039965; Cavalcanti, Beatriz Alves Paulo; http://lattes.cnpq.br/9115503500063253; Weissheimer, Janaina; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Santorum, Karen Andresa Teixeira; Faria, Marilia Varella Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775
    Esta tese tem o intuito de propor formas de adaptação da Pedagogia com base em Gêneros da Escola de Sydney (PGES) ao contexto dos Cursos Técnicos Integrados (CTIs) oferecidos pelo IFRN no referente às disciplinas de Língua Inglesa. Por essa razão, o trabalho encontra-se ancorado nos estudos derivados da referida pedagogia (MARTIN; ROSE, 2007; 2008; ROSE; MARTIN, 2012; ROSE, 2015b; 2017a; 2017b) e, consequentemente, nos conceitos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978; 1993; 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Este estudo também consiste em uma pesquisa documental e bibliográfica de caráter qualitativo (NUNAN, 2008; MENEZES ET AL., 2019). A proposta deste trabalho envolve a identificação dos gêneros de texto apontados por instrumentos oficiais da educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que são documentos orientadores, especialmente no que diz respeito à educação no Ensino Médio. Além desses, o documento orientador oficial das matérias do IFRN, o Plano de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio (PTDEM), também foi analisado nesse contexto. Os passos seguintes foram adequar os gêneros de texto identificados aos Programas das Disciplinas (PDs) de inglês dos CTIs do IFRN e, também, sugerir modos de trabalhar a PGES considerando os eixos tecnológicos desses cursos. Nesse sentido, os resultados mostram que os gêneros de texto mencionados nos documentos analisados podem ser associados às famílias de gêneros propostas por Rose e Martin (2012) e a novas famílias (expressões e poesias), além dos gêneros de textos categorizados por este estudo como fluidos. Em seguida, propôs-se a reorganização dos conteúdos dos PDs de Inglês em funções sociocomunicativas as quais, por sua vez, foram relacionadas a gêneros de texto afins. Por fim, foram sugeridas estratégias para aliar a PGES e os PDs de Inglês aos eixos tecnológicos dos cursos. Essas sugestões envolveram um estudo prévio das necessidades de alunos e de professores, análise dos materiais didáticos das disciplinas técnicas e o uso de gêneros de texto relevantes para o mercado profissional e técnico em geral, tais como manuais, currículo vitae e entrevista de emprego.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM