Navegando por Autor "Rabêlo, Wagner de Araújo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Análise do discurso sobre o "bom" professor de História no Brasil contemporâneo: uma questão de cidadania...(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-29) Rabêlo, Wagner de Araújo; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; ; http://lattes.cnpq.br/3918859110146778; Veiga-Neto, Alfredo José da; ; http://lattes.cnpq.br/8520385995088505; Albuquerque Júnior, Durval Muniz de; ; http://lattes.cnpq.br/7585947992338412; Costa, Gilcilene Dias da; ; http://lattes.cnpq.br/2934771644021042; Momo, Mariangela; ; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917Tendo a perspectiva pós-estruturalista como orientação teórico-metodológica, mais especialmente a partir do uso de ferramentas das-leorizações foucaultianas, esta Dissertação tem como objetivo investigar as condições de possibilidade para a emergência e a consolidação do discurso sobre ? "bom" professor de História no Brasil atual. Para tanto, lança-se um olhar de inspiração arqueogenealógica sobre esse discurso, analisando seu atravessamento em eventos que envolvem os processos de elaboração da Constituição Brasileira de 1988, a Lei -de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de História no Ensino Fundamental, bem como a circulação de matérias sobre a disciplina escolar de História publicadas na Revista Nova Escola no período de 1992 a 2002. Como um dos principais resultados da análise, tem-se que a prática de significação da cidadania liberal no Brasil contemporâneo preparou um campo de possibilidades tanto para a emergência quanto para a consolidação do referido discurso, que se situa no entremeio de diversos focos dispersos e descontínuos de poder que atravessavam as discussões sobre o que seria um cidadão brasileiro na Nova República. Com base nisso, tem-se, como outros resultados da pesquisa, que o conceito de cidadania e a ideia de formação cidadã são os fios condutores de três eixos do discurso sobre o "bom" professor de História, instituindo-se que um "bom" professor dessa disciplina escolar no Ensino Fundamental deve formar: ? cidadão crítico-moral; o cidadão competente; e o cidadão patriota. Conclui-se que a recorrência de enunciados desse discurso vai tecendo uma rede de significados e práticas que atuam na construção de um modelo de ser professor de História inventado em meio às novas demandas da sociedade brasileira pós-ditadura civil-militar, sem necessariamente considerar o seu processo de construção, permeado em si mesmo por uma variedade de atravessamentos de poder.TCC A violência sistêmica nas escolas e os impactos na atuação do profissional docente: uma análise dos cenários contemporâneos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-06) Lima Júnior, Tarcísio Bezerra; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Dias, Eulina Souto; http://lattes.cnpq.br/3027787614104758; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; https://orcid.org/0000-0002-3085-6462; http://lattes.cnpq.br/2205983193964793; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Dias, Eulina Souto; http://lattes.cnpq.br/3027787614104758; Silva, Eduardo Sebastião da; http://lattes.cnpq.br/8328007631314352; Rabêlo, Wagner de Araújo; ttp://lattes.cnpq.br/3918859110146778A pesquisa insere-se em um atual cenário sociocultural marcado pela insegurança e violência sistêmica em sociedade; desta maneira o estudo objetiva analisar os impactos dessa violência percebida nos espaços escolares e as suas implicações no desempenho do profissional docente, bem como estudar as consequências desse impacto nas organizações de ensino no que tange a rede pública de educação. Para tanto, foram aplicados questionários estruturados com perguntas objetivas e subjetivas condutores desse estudo, em escolas municipais e estaduais localizadas na cidade Natal/RN. A metodologia adotada foi a pesquisa descritivo-bibliográfica, alinhada às técnicas de análise de discurso na perspectiva de Orlandi (2020) e Peucheux (1993) aplicada na tabulação e estudo dos resultados obtidos. Os resultados identificaram o perfil destes docentes e apontaram que a violência sistêmica sofrida por estes profissionais impacta grandemente no seu desempenho laboral, além de influenciar no desenvolvimento de síndromes e transtornos psíquico-comportamentais e ausências afetando, por conseguinte, no alcance de metas organizacionais. Comprova ainda que não existe rede de apoio institucional que proteja e/ou acolha efetivamente este profissional assediado e vítima da violência no âmbito do exercício de suas atividades e nem amparo in loco nestes espaços.