Navegando por Autor "Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes"
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Tese Aí eu era Antônio Brasil: contribuições de situações didáticas com conhecimentos históricos para a construção da identidade pessoal da criança na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-10-08) Victor, Analice Cordeiro dos Santos; Andrade, João Maria Valença de; ; http://lattes.cnpq.br/0350305925407630; ; http://lattes.cnpq.br/8003019884039221; Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/2887767376788158; Carvalho, Tânia Câmara Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/2426785426527093; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/9793207619191846O objetivo principal deste trabalho consiste em compreender as relações entre situações didáticas que envolvem o conhecimento histórico e o processo de construção da identidade pessoal por crianças da Educação Infantil. Sua questão central indaga se os conhecimentos históricos oferecem contribuições para a construção da identidade pessoal pelas crianças da Educação Infantil. Destaca-se, também, a intenção de contribuir para ampliar a discussão sobre o ensino/aprendizagem de temas históricos na Educação Infantil, e possibilitar a interlocução com outros professores desta etapa de ensino. Foram adotados os princípios teórico-metodológicos da abordagem qualitativa e assumidas as diretrizes metodológicas da pesquisa colaborativa. Constatou-se que a sistematização de situações didáticas envolvendo os conhecimentos históricos na Educação Infantil contribui no processo de construção da identidade pessoal pela criança. Esta, ao se apropriar de tais conhecimentos, reúne informações que lhe permite estabelecer as mais diversas relações, de modo a comparar práticas culturais de seu tempo com práticas de outros tempos. Assim orientada, a criança busca relacionar a sua história com o tema histórico ao qual teve acesso, organizando explicações e construindo respostas acerca do seu meio e de si própria. Isso tudo aponta para a compreensão de que no processo de internalização do conhecimento histórico a criança vai se constituindo como sujeito e, desse modo, tal conhecimento pode ser concebido como elemento mediador na constituição de sua identidade pessoalDissertação DANÇA: linguagem do corpo na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-10-23) Lima, Ruth Regina Melo de; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; ; http://lattes.cnpq.br/9855295515943477; Carvalho, Tânia Câmara Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/2426785426527093; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/9793207619191846Este trabalho encerra uma reflexão sobre as práticas/experiências com o ensino da dança junto a crianças de 2 a 7 anos, desenvolvidas pelas professoras no Núcleo de Educação Infantil da UFRN (NEI), tendo como objetivos: descrever e interpretar as experiências vividas com a dança, com enfoque nos significados da dança e organização do trabalho pedagógico; identificar lacunas nas práticas pedagógicas em dança; e apontar perspectivas para o ensino da dança na Educação Infantil. A trajetória de investigação iniciou-se com a seguinte questão: Como as professoras compreendem a dança e a vivenciam no Núcleo de Educação Infantil? A pesquisa de orientação fenomenológica tomou como referência metodológica a abordagem qualitativa do tipo Fenômeno Situado, cujo princípio diz respeito ao interesse pelos fenômenos tal qual ocorrem na experiência vivida, de onde emanam os conhecimentos que podemos ter sobre o mundo, buscando interpretá-los e compreendê-los na sua essência/existência. As entrevistas revelaram que os sujeitos pesquisados atribuem à dança diferentes sentidos e, consequentemente, apresentam variações na forma de organizar o trabalho em torno desse conhecimento. A maioria das professoras reconhece a dança como expressão cultural, priorizando na escola o trabalho com danças folclóricas. Elas identificam a dança como conhecimento/conteúdo advindo dos campos da Arte e da Educação Física, admitindo no trato pedagógico sua relação com o conhecimento de outras áreas. Nos relatos das experiências realizadas com dança, no NEI, foram encontrados diferentes processos de condução desse trabalho e, portanto, de ensinar/aprender esse conhecimento. Percebe-se haver um trabalho sistematizado respaldado na Proposta Curricular da escola com o objetivo de desenvolver as diversas possibilidades educativas da dança, indo da pesquisa sobre a sua origem, da exploração do movimento, da contextualização até o fazer artístico. Algumas experiências priorizam a livre expressão, a visão descontextualizada da dança ou a reprodução de passos como formas estanques de ensinar dança. Essas situações são vistas na investigação como produtos de lacunas na formação acadêmica dos professores, que precisa ser redimensionada. As interpretações das experiências com dança, descritas pelas professoras do NEI, articuladas com o referencial teórico da investigação, permitiram apontar três perspectivas para o trabalho com dança na Educação Infantil, tendo como principais interlocutores Merleau-Ponty e Rudolf Laban: A dança como linguagem do corpo; A dança e seus fatores do movimento; e Imitar, improvisar e brincar: formas de desenhar caminhos para dançar. Neste, destaca-se a dança no âmbito escolar, os elementos que constituem essa linguagem e as formas de apropriação desta com base em uma visão lúdica, poética e educativa, cujo enfoque é a educação das crianças em suas peculiaridades e possibilidadesLivro Educação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: quinze anos de prática(SEDIS/UFRN, 2019-03-14) Zaros, Lilian Giotto; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; Torres Neto, José CorreiaEducação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: quinze anos de prática surge em uma comemoração díade: 60 anos da implantação da UFRN e 15 anos da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) desta instituição. Os sete textos publicados neste e-book apresentam ao leitor e à leitora a (con)vivência,a pluralidade e a historicidade registradas pelos professores--pesquisadores imersos no cotidiano da Educação a Distância – muitos deles participantes da modelagem da SEDIS.Livro Ensino remoto emergencial: aprendendo na sala de aula virtual (SAV) do SIGAA(SEDIS-UFRN, 2020-10-01) Santos, Geovar Miguel dos; Garcia, Tânia Cristina Meira; Rêgo, Maria Carmem Freire DiógenesApresentar o SIGAA como o principal suporte digital para aprendizagem em situação de isolamento social, bem como no dia a dia da vida estudantil.Livro Ensino remoto emergencial: estratégias de aprendizagem com metodologias ativas(SEDIS-UFRN, 2020-10-01) Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; Garcia, Tulia Fernanda Meira; Garcia, Tânia Cristina MeiraPropor orientações para aplicação de metodologias ativas, nas diferentes áreas de conhecimento, como estratégias de aprendizagem para engajamento de alunos no ensino remoto.Livro Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula(SEDIS-UFRN, 2020-06-10) Morais, Ione Rodrigues Diniz; Garcia, Tânia Cristina Meira; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; Zaros, Lilian Giotto; Gomes, Apuena Vieira GomesPublicação que propõe orientações básicas para elaboração do plano de aula em situação emergencial, no formato de ensino remotoLivro Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas(SEDIS-UFRN, 2020-06-10) Garcia, Tânia Cristina Meira; Morais, Ione Rodrigues Diniz; Zaros, Lilian Giotto; Rêgo, Maria Carmem Freire DiógenesEsse livro orienta construir o design para oferta de conteúdo educacional no ensino remotoTese A Formação docente no fazer e refazer da prática pedagógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-11) Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9; ; http://lattes.cnpq.br/9793207619191846; Delizoicov Neto, Demétrio; ; http://lattes.cnpq.br/9060725690210755; Pinheiro, Antônio Carlos Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787160T1; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4Este trabalho analisou ações formativas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos de Prática Educativas em Movimento (GEPEM) - UFRN, cujo foco central de atuação, tanto na intervenção, quanto na pesquisa, é a transformação do fazer pedagógico, consciente de que a intervenção na Escola com o objetivo explícito de mudar a ação pressupõe um processo de formação dos educadores. A metodologia utilizada é uma reflexão sobre a prática, visando estar construindo um conhecimento que possa ser generalizado para outras realidades. Na análise das produções anteriores do Grupo, buscou-se o que estava parametrizando as decisões tomadas, ou seja, quais as regularidades desse processo, permitindo a identificação dos princípios, uma vez que eles apareceram recorrentemente nos diferentes documentos analisados. Foram identificados como princípios para as ações formativas do GEPEM: o sujeito enquanto ser histórico-social faz parte de uma determinada comunidade; o conhecimento é construído nas relações sociais e a realidade local é geradora de conteúdo; a dialogicidade, construção coletiva e o processo de conscientização. Também, foram explicitados quatro organizadores devidamente caracterizados, e evidenciados parâmetros e critérios de atuação que possibilitam a sua articulação com a prática. Ao final, os princípios e organizadores são utilizados para analisar duas propostas de formação inicial (Ensino Médio e Superior) de educadores de assentamentos ruraisDissertação A mediação do diálogo e da reflexão na prática do supervisor pedagógico no município de Jardim de Piranhas/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-08-11) Batista, Aline Cleide; Aragão, Ana Lúcia Assunção; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795184P6; ; http://lattes.cnpq.br/3246128663968596; Jesus, Sônia Meire Santos Azevedo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786254J9; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/9793207619191846Na perspectiva de analisar e refletir sobre a prática pedagógica do supervisor a partir do trabalho que desenvolvem nas escolas municipais de Jardim de Piranhas-RN é que nos propomos a realizar esta pesquisa. Partimos da nossa prática profissional e do anseio em contribuir com a educação do Município de Jardim de Piranhas-RN, no sentido de realçar aspectos advindos da prática pedagógica, principalmente aqueles pautados nos princípios de uma formação de educadores, continuada e em serviço, dialógica e reflexiva. Nesse sentido, somos instigados a responder a seguinte questão: como tem se desenvolvido o trabalho do supervisor pedagógico na cidade de Jardim de Piranhas/RN, e que elementos, se potencializados por uma ação reflexiva e dialogada, podem ser constitutivos de uma formação continuada na escola? Para tanto, realizamos estudos de fundamentação teórica com base em Nóvoa (1995; 2001; 2003), quando enfatiza a importância de se considerar a própria prática como fonte de estudo para a construção de uma nova prática docente; em Alarcão (1999; 200; 2002; 2003), Schön (1995; 2000), Tardif (2003) e Perrenoud (2002), Gomes (1998), Navarro (2005) e Oliveira (2006), entre outros, que fornecem as bases para a discussão sobre o papel da reflexão e do diálogo na escola e na sala de aula. Enfatizamos, ainda, as idéias do educador Paulo Freire (1981; 1992; 1996; 2001; 2002), que consideramos coerentes com a proposta de ação e formação reflexiva. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa qualitativa e de campo, com a intenção de observar as estratégias emergentes na prática pedagógica do supervisor que possam contribuir para a formação dos professores. Elencamos 03 dimensões como estruturantes e potencializadoras do trabalho do supervisor pedagógico: a conceptual, a estratégica e a transformadoraDissertação Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-18) Santos, Adele Guimarães Ubarana; Andrade, João Maria Valença de; ; http://lattes.cnpq.br/0350305925407630; ; http://lattes.cnpq.br/0487676081443927; Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/2887767376788158; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/9793207619191846Esta dissertação investiga como a prática da formação continuada em Matemática dos professores do Núcleo de Educação da Infância/Colégio de Aplicação (NEI/CAp) tem possibilitado a construção do currículo da Matemática para o ciclo de alfabetização nessa instituição. Assumimos os princípios metodológicos da abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa colaborativa. Privilegiamos atividades de formação continuada organizadas em sessões de estudos e reflexões sobre a prática pedagógica que envolveram todos os partícipes. Para a construção dos dados realizamos a escolha de instrumentos e procedimentos metodológicos como a entrevista individual e as sessões reflexivas de videoformação e de estudo. Com a intensão de responder a questão central da pesquisa definimos duas categorias de interpretação: a formação continuada em Matemática dos professores do NEICAp dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a construção do currículo da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental nesta escola. Constatamos que a prática da formação continuada em Matemática acontece dentro da própria instituição e tem como interesse, além da formação permanente dos seus professores, o desenvolvimento da escola e a aprendizagem dos alunos. Avaliamos que por meio de estudos e reflexões sobre as práticas docentes, análises de propostas pedagógicas de Secretarias de Educação e de outros documentos oficiais do Ministério da Educação, em momentos de formação continuada em contextos vivenciadas pelos professores do NEI/CAp, vem sendo possível construir o currículo desta instituição e, consequentemente, a sua proposta curricular, na qual privilegiamos a área da MatemáticaLivro Práticas coletivas: o pensamento e a práxis pedagógica em Marta Pernambuco(SEDIS - UFRN, 2021) Paiva, Irene Alves de; Rêgo, Maria Carmem Freire DiógenesA publicação “Práticas Coletivas: O Pensamento e a Práxis Pedagógica em Marta Pernambuco” surge em um momento em que a pesquisa e a educação pública, inclusiva, gratuita, laica e para todos se encontra na linha direta das mais acaloradas discussões. O pensamento – como é apresentado no título desta publicação – de Marta Pernambuco vem tecer longas e efetivas influências sobre as estruturas teóricas e práticas de cada um dos capítulos que, ancorados nos referenciais freirianos e da educação popular, posicionam-se como elementos organizadores da prática pedagógica.TCC Processo de adaptação na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Verçosa, Renata Martins de Aguiar; Paiva, Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo de; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Paiva, Maria Cristina Leandro deEste artigo tem o objetivo de proporcionar uma reflexão acerca do processo de adaptação na Educação Infantil. Nesse sentido, apresenta os resultados do estudo sobre a análise de alguns conceitos e orientações acerca do ingresso de crianças pequenas ao ambiente escolar disponíveis nos documentos oficiais. A análise foi realizada em dois documentos que são referências nacionais para a Educação Infantil: Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), que orientam e norteiam o trabalho realizado dentro das Instituições Públicas de Educação Infantil. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, com ênfase na análise documental, que consiste em identificar, verificar e apreciar os documentos com uma finalidade específica. Para tanto, inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliográfica a fim de buscar contribuições teóricas sobre o tema abordado, com o objetivo de compreender o que é o processo de adaptação e o papel dos sujeitos (crianças, pais e professores) nesse processo. Contudo, ressaltamos a escassez bibliográfica dessa temática, dentre as produções encontradas destacamos os autores Balaban (1988), Rêgo (1995), Rossini (2001) e Rapoport (2004). A análise dos documentos e a revisão bibliográfica nos permitiu explicitar que são muitas as especificidades envolvidas no período de adaptação das crianças e que essa fase requer um esforço conjunto de todos os envolvidos, principalmente dos pais e professores, para que juntos possam buscar estratégias para o enfrentamento dessa fase, pela qual todas as crianças passam no momento da sua entrada na escola. E, finalmente, constatamos que embora os documentos sejam de nível nacional, muitos professores de instituições públicas, desconhecem sua existência e não se utilizam das suas orientaçõesDissertação O voo e os cânticos no quilombo de Acauã: as práticas educativas na construção da cultura e identidade de uma comunidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-02) Bezerra, Paulo Henrique; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; http://lattes.cnpq.br/9793207619191846; Fernandes , Melquisedeque de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8668443392094556; Oliveira, Josineide Silveira de; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379O presente estudo identificou as práticas educativas no quilombo de Acauã, localizado na cidade de Poço Branco/RN, no tocante a compreensão das contribuições delas para o fortalecimento de cultura e identidade da comunidade quilombola pesquisada. Destacamos que o grupo de dança da farinhada das mulheres negras, a casa de farinha, a associação dos moradores, a escola municipal Maria Francisca Catarina e as religiões são identificadas como práticas educativas que revelam especificidades socioculturais, historicidade e as resistências as desigualdades sofridas pelos moradores do quilombo. As reflexões em torno dos conceitos de cultura e identidade foram referenciadas a partir da literatura freireana. Realizamos estudo da realidade para compreensão do universo significativo do qual os sujeitos da pesquisa estão inseridos. Estudo esse como observado nos três momentos pedagógicos vistos em Pernambuco (2013). Utilizamos entrevistas semiestruturadas, gravações, anotações diversas e registros fotográficos. O estudo revela que as práticas educativas são pilares para manter cultura e identidade em Acauã vivas e assim permitindo o resgate de saberes e ensinamentos de outrora na atual conjuntura quilombola.