Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Queiroz Filho, André Eugênio de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Adeus, adeus para violoncelo e piano de Walter Smetak: uma redescoberta
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-23) Queiroz Filho, André Eugênio de; Presgrave, Fábio Soren; 07453136717; Oliveira, André Luiz Muniz; 38669595400; Barros, Alfredo Jacinto de; 46444122449
    Esta pesquisa de mestrado apresenta um estudo sobre a obra Adeus, adeus para violoncelo e piano, composta por Walter Smetak em 1948, em memória de Mahatma Gandhi. O objetivo principal deste trabalho consiste em relacionar os aspectos estéticos e estruturais da obra com o contexto sócio-histórico e cultural em que ela foi composta com o objetivo de auxiliar o performer no processo interpretativo da peça. Para tanto, foram abordados no texto a trajetória artística de Walter Smetak, as conjunturas sociopolíticas e culturais na cidade de Salvador-BA, a influência da produção artística do compositor para as artes em geral, a interligação do propósito estético com o mundo oriental e a filosofia hindu. Os passos do procedimento metodológico foram: (i) a coleta de partituras e literaturas envolvendo a produção do Grupo de Compositores da Bahia; (ii) as entrevistas com o violoncelista Marcos Roriz, que estreou a obra Adeus, adeus; e com o compositor Gereba Barreto; (iii) editoração da partitura para o formato digital com vistas a facilitar estudos e análises, bem como proporcionar a divulgação; e (iv) análise da obra e as correlações conceituais, teóricas e técnicas utilizadas pelo compositor, baseando-se em um procedimento de intertextualidade e idiossincrasias. Por meio dos resultados alcançados nesta pesquisa comprova-se que as produções artísticas estão subordinadas a propósitos criativos diversos e, portanto, faz-se necessário restabelecer a integração dos conceitos artísticos, pois a individuação das áreas do conhecimento em especialidades está interferindo na identificação dos distintos processos criativos e, consequentemente, nas escolhas interpretativas correspondentes às estruturas apresentadas em uma obra musical.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM