Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Queiroz, Sandy Crislany da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Multissensorialidade e Educação Musical: algumas reflexões
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Queiroz, Sandy Crislany da Silva; Souza, Catarina Shin Lima; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; Silva, Lucas Barbosa; Campos, Anne Charlyenne Saraiva
    A multissensorialidade é uma abordagem pedagógica que estimula o aprendizado por meio de múltiplos sentidos e não apenas através da visão e audição como as metodologias mais tradicionais, mas sim os 5 sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato no processo de ensino. Assim, neste trabalho, aborda-se a importância da multissensorialidade na educação musical e no processo de inclusão a partir da experiência de realização de uma atividade de extensão associada ao componente curricular Música e educação Especial II, ministrado pela professora Catarina Shin, sob o título de Passeio Multissensorial. Tal projeto foi desenvolvido com o objetivo de despertar múltiplas sensações através da interação dos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) na apreciação musical. Um público diverso participou da ação e, ao final de cada sessão, os participantes foram solicitados a resumir a experiência em uma palavra. A partir das respostas dadas, verificou-se que a multissensorialidade é uma importante abordagem a ser utilizada na formação profissional e na educação de pessoas com e sem necessidades educacionais específicas devido ao seu grande potencial inclusivo. Ressalta-se ainda, a importância da carga horária extensionista nos cursos de graduação como ferramenta para construção de uma metodologia de ensino que possibilite a integração universidade-sociedade em prol de uma cultura cada vez mais inclusiva.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM