Navegando por Autor "Queiroz, Sandy Crislany da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Multissensorialidade e Educação Musical: algumas reflexões(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Queiroz, Sandy Crislany da Silva; Souza, Catarina Shin Lima; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; Silva, Lucas Barbosa; Campos, Anne Charlyenne SaraivaA multissensorialidade é uma abordagem pedagógica que estimula o aprendizado por meio de múltiplos sentidos e não apenas através da visão e audição como as metodologias mais tradicionais, mas sim os 5 sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato no processo de ensino. Assim, neste trabalho, aborda-se a importância da multissensorialidade na educação musical e no processo de inclusão a partir da experiência de realização de uma atividade de extensão associada ao componente curricular Música e educação Especial II, ministrado pela professora Catarina Shin, sob o título de Passeio Multissensorial. Tal projeto foi desenvolvido com o objetivo de despertar múltiplas sensações através da interação dos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) na apreciação musical. Um público diverso participou da ação e, ao final de cada sessão, os participantes foram solicitados a resumir a experiência em uma palavra. A partir das respostas dadas, verificou-se que a multissensorialidade é uma importante abordagem a ser utilizada na formação profissional e na educação de pessoas com e sem necessidades educacionais específicas devido ao seu grande potencial inclusivo. Ressalta-se ainda, a importância da carga horária extensionista nos cursos de graduação como ferramenta para construção de uma metodologia de ensino que possibilite a integração universidade-sociedade em prol de uma cultura cada vez mais inclusiva.