Navegando por Autor "Queiroz, Maria Gilcelenne Fernandes"
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TCC A prática pedagógica versus a formação de leitores: experiência com uma turma multisseriada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Queiroz, Maria Gilcelenne Fernandes; Queiros, Emanuela Carla Medeiros de; Queiros, Emanuela Carla Medeiros de; Silva, Sayonara Fernandes da; Costa, Edinária Marinho daO artigo versa sobre a prática pedagógica para a formação de leitores em uma turma multisseriada na Escola Municipal Raimundo Nonato Fernandes II, localizada na comunidade do Sítio Junco, zona rural do município de Marcelino Vieira, Estado do Rio Grande do Norte/RN. Construída no ano 1997, a referida escola fica a 5 km da cidade. A mesma faz parte das quinze escolas campesinas do município, onde todas funcionam com turmas multisseriadas. Desse modo, a leitura caracteriza-se como uma ferramenta essencial para inserção das crianças no meio social, visto que, favorece o seu desenvolvimento pessoal e intelectual, despertando a imaginação, a curiosidade, a fantasia, o sentimento e a criatividade, permitindo-as se deleitarem nos mais diversificados textos literários. Assim, o artigo tem como objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida nessa turma com o olhar voltado para o trabalho realizado com textos literários para a formação de crianças leitoras. Para tanto, temos a seguinte pergunta norteadora: Como tem sido desenvolvida a prática da leitura literária em uma turma multisseriada para formar crianças leitoras? A partir dessa questão temos como objeto de estudo a prática pedagógica desenvolvida pela professora para formar leitores que priorize a leitura de literatura. A partir desse questionamento na implementação do trabalho fez-se um levantamento teórico sobre as concepções de leitura, literatura e estudos sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, o qual se debruça em etapas de construção que facilitam a organização da pesquisa: observações, aplicação de questionários e os referenciais teóricos para fundamentar tais procedimentos. Para a construção deste trabalho adotou-se como referencial teórico, estudos de Amarilha (2012, 2013), Martins (1994), Freire (2003), Zilberman (1991), Silva (1994), entre outros autores envolvidos no processo de formação de crianças leitores. Os frutos dessa experiência caracterizam-se pela necessidade do reconhecimento da importância da leitura literária na formação de crianças leitoras, tendo em vista sua contribuição para ampliar o repertório das crianças, além de difundir a formação do leitor de literatura. Portanto, a literatura como ferramenta pedagógica permite a formação do leitor, uma vez que é por meio da leitura que podemos formar cidadãos críticos, uma qualidade imprescindível para o exercício da cidadania. Os resultados indicam que a leitura literária é fundamental no processo de ensino e aprendizagem para a formação de leitores, dando possibilidades de adquirir conhecimentos, desenvolver o raciocínio, participar da vida social e ampliar a visão de mundo.