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Navegando por Autor "Queiroz, Fernanda Cristina Barboza Pereira"

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    Artigo
    Análise do clima organizacional: um estudo multicaso em empresas do Estado do Paraná
    (Universidade Federal do Paraná, 2015) Bernardino, Jean Francisco; Silva, Helena de Fátima Nunes; Queiroz, Fernanda Cristina Barboza Pereira
    A compreensão do clima organizacional pode auxiliar na gestão das estratégias que orientam as intervenções e mudanças necessárias ao crescimento e desenvolvimento das organizações. Este artigo tem como objetivo analisar as informações a respeito do clima organizacional de três empresas paranaenses, de diferentes ramos de atividades, denominadas A, B e C. A Empresa A fornece serviços e tecnologias para uma instituição bancária, a Empresa B realiza serviços essenciais em um município, como limpeza pública e a Empresa C atua na área de transporte de grãos. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado, contendo 22 questões objetivas, abrangendo as seguintes variáveis: avaliação da supervisão, avaliação do salário, avaliação do desenvolvimento profissional, avaliação do feedback e avaliação do trabalho em si (nível de estresse dos funcionários). Os resultados encontrados indicam que as Empresas A e B estão dentro do padrão de clima organizacional considerado regular e a Empresa C pode ser enquadrada como um clima ruim. Conclui-se que há similaridade entre as empresas em alguns quesitos, que estão relacionados ao negócio, estrutura e estratégia organizacional
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    Artigo
    O compartilhamento do conhecimento entre pesquisadores nacionais e internacionais do programa Ciência sem Fronteiras
    (CAPES, 2017) Almeida, Paulo Henrique de; Silva, Helena Fátima Nunes; Queiroz, Fernanda Cristina Barboza Pereira
    O compartilhamento de conhecimento é processo fundamental para geração de novos saberes nas organizações e países. O objetivo deste artigo é analisar as formas de compartilhamento de conhecimento estabelecidas entre pesquisadores do exterior e seus colaboradores no Brasil, participantes do programa Ciência sem Fronteiras. É uma pesquisa mista e descritiva, que faz uso de um questionário on-line para a coleta de informações. Utiliza, especialmente, a análise fatorial para os dados obtidos mediante as questões fechadas e a análise de conteúdo para o tratamento das respostas subjetivas. Como resultado, observa-se que o compartilhamento se dá pelo diálogo em reuniões, seminários e elaboração de artigos, com influência de fatores individuais e coletivos, organizacionais e de diferenças culturais. O método utilizado mostrou-se adequado para sua replicação em outros grupos e programas de cooperação científica internacional
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    Artigo
    O estágio de desenvolvimento da gestão do conhecimento nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
    (Universidade Federal da Paraíba, 2016-12-17) Balbino, José Nivaldo; Nunes, Helena Fátima; Queiroz, Fernanda Cristina Barboza Pereira
    O presente artigo apresenta uma categorização conceitual da Gestão do Conhecimento e adota o Modelo de Maturidade de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública, desenvolvido por Fábio Ferreira Batista, com a finalidade de analisar o estágio de desenvolvimento da gestão do conhecimento no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, exploratória e descritiva, cuja coleta de dados pauta-se em um questionário adaptado, utilizado com o fim de mensurar o desenvolvimento do estágio de maturidade da gestão do conhecimento nestas Instituições de Ensino. Os resultados obtidos apontam o nível atual de desenvolvimento de cada uma das áreas da gestão do conhecimento em relação às instituições que apresentaram suas devolutivas. Os dados coletados permitiram individualizar a intensidade das iniciativas da gestão do conhecimento perpetradas internamente pelos IFs. Conclui que o ambiente organizacional estudado encontra-se no nível inicial de maturidade, ou seja, a adoção de práticas voltadas à implementação da gestão do conhecimento nestas Instituições de Ensino atua de forma embrionária. Observou-se, ainda, que as instituições de ensino mais bem niveladas de acordo com o critério adotado possuem suas atenções voltadas aos critérios de tecnologia e aprendizagem e inovação
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