Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Queiroz, Fernana Cristina Barbosa Pereira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Análise da relação do IGC com o nível de integração virtual nas IES de melhor desempenho no Brasil
    (Universidade Federal de Santa Catarina, 2012-01-01) Silva, Bruno César Linhares da Costa; Souza, Isadora Rebeca Andrade de; Vasconcelo, Natália Veloso Caldas de; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernana Cristina Barbosa Pereira; Andrade, Dalliane Vanessa Pires
    O Sistema de Ensino Superior se constitui sob uma base multidimensional para atendimento de diversas necessidades de transformação dos diversos atores da sociedade. No Brasil, o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação Ensino Superior – busca essa perspectiva e, para isso, utiliza, além de outros índices e métodos de avaliação, do IGC – Índice Geral de Cursos – o qual resume em um único indicador, para cada universidade, os resultados particulares dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Nesse sentido, definiu-se como objetivo deste estudo verificar a relação do Índice Geral de Cursos (IGC) com o nível de integração virtual com os egressos das universidades que conseguiram os melhores índices (entre 4 e 5). Assim, fez-se uso de uma abordagem metodológica do tipo qualitativa com objetivos de caráter exploratório através de pesquisas bibliográfica e documental. Por fim, conclui-se que a existência de uma página eletrônica que mantem um vinculo com o egresso não influencia no Índice Geral de Curso
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Aplicação do ciclo PDCA na elaboração de um plano estratégico e implementação da Curva ABC como ferramenta de suporte para o gerenciamento de estoques de uma distribuidora de alimentos hospitalares
    (Espacios, 2016-02-15) Araújo, Monique Gomes de; Queiroz, Jamerson Viegas; Lima, João Cardim Ferreira; Fernandes, Guilherme de Medeiros; Queiroz, Fernana Cristina Barbosa Pereira; Furukava, Marciano
    O artigo tem o objetivo de apresentar um plano estratégico de melhorias e um modelo de acompanhamento e controle do estoque, fator crítico para a empresa. A curva ABC serviu para instrumentalizar o planejamento estratégico através do gerenciamento de estoques. Realizou-se pesquisa exploratória e estudo de caso de uma empresa brasileira de distribuição de produtos hospitalares. O método de pesquisa caracterizou-se pela análise do mercado, coleta de informações internas e pesquisa bibliográfica. Os resultados do trabalho mostram que a proposta permite o gerenciamento permanente dos níveis de estoques necessários para abastecer todos os pontos de vendas durante o ano inteiro
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Avaliação de satisfação das pacientes da Maternidade Januário Cicco: uma análise estatística
    (Espacios, 2016) Morais, Adriano Varella de; Araújo, Arthur Nóbrega Batista de; Lima, João Cardim Ferreira; Nascimento, Luan Lyon Lopes; Queiroz, Fernana Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas
    A pesquisa avalia a satisfação dos usuários da Maternidade Januário Cicco através da aplicação, em entrevista, de um questionário desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Utiliza metodologias da estatística para avaliar os resultados, a fim de representar a população estudada pelos dados da amostra utilizada. Analisa a faixa etária e o grau de escolaridade, estudando suas influências nos resultados obtidos. Utiliza índices para estudar, numericamente, a pesquisa, que é qualitativa. Os resultados mostraram que a satisfação geral das parturientes é positiva, estando entre 0,66 e 0,96. As características que deixam a avaliação geral abaixo de 1 são limpeza, conforto, acomodação para o acompanhante, vestimentas, o fato de não saber onde reclamar, alimentação e o tempo de visita. Em contrapartida, fatores como atendimento – respeito, interesse e educação da equipe – e confiança nos profissionais, superação de expectativas, fácil localização de banheiros e esclarecimentos quanto aos procedimentos ajudaram para obtenção de uma melhor nota nesse índice geral
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Diagnóstico para Implantação do balanced scorecard: um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte
    (Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), 2011) Camboim, Vânia Santos da Cunha; Azevedo, Larissa Alves de; Macêdo, Susie Alves Silva de; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernana Cristina Barbosa Pereira
    O estudo do presente artigo tem o objetivo de identificar indicadores de desempenho, baseados na metodologia do BSC, aplicados a uma pequena empresa do ramo de equipamentos do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa aplicada, descritiva e explicativa, a partir da utilização de um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. A análise de dados se deu de forma qualitativa. Os principais resultados foram o mapeamento das estratégias do negócio adotadas pela empresa e, ao mesmo tempo, traçar diretrizes para a mesma, configurando-se, dessa forma, em um estudo de caso. Constata-se que a aplicação do modelo proposto poderá contribuir e alavancar os processos de negócio-chave, monitorar o desempenho, traçar diretrizes que proporcionem vantagens competitivas mais eficazes, alicerçadas por dados reais do mercado, além de reduzir custos inerentes às atividades meio e fim, propiciando, dentre outras vantagens, consolidar processos inovadores e empreendedores
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Formation of the hydrated ethanol's prices in the combustible Brazilian market
    (Society for Business Research Promotion, 2012) Lima, Nilton César; Oliveira, Sonia Valle Walter Borges de; Queiroz, Jamerson Viegas; Furukava, Marciano; Queiroz, Fernana Cristina Barbosa Pereira
    The current study investigated the formation of the hydrated ethanol in the Brazilian fuel market, comprising costs, scale economy and marketing, economical and social factors. The research provides comprehension and reflections about the market, explaining, by means of the multiple linear regression models that the prices paid to the producer, distributor and production costs. There are evidences relative by other variables, with low linear coefficient, that complemented with the quality analysis, guide and give complexity to the price formation. The tool Variable Analysis Statistics (Anova) made possible to identify the advantage of the price of the hydrated ethanol in relation to the gasoline C in the internal market. In this way, an extended reflection of the results permitted to analyze that the advantage of the hydrated ethanol usage in the Center-West region, occurs from variable fleet, distribution basis, tributes, production and number of producer mill. In relation to the prices paid to the producer, distributor and production costs as main explainable variable in the prices formation, there are evidences related by other variables, which for more that have been presented low linear coefficient, there ones have casual relation, if complemented with the qualitative analysis, the ones which, offer, demand, tributes and seasonality are, as examples, factors that guide and give the complexity to the price formation
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    O impacto do ICMS no Rio Grande do Norte através do Projeto Social do Cidadão Nota 10: um estudo na ótica do direito tributário
    (UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto, 2014-02-28) Menezes, Fernando André Tavares de; Lutif Júnior, Jorge Assef; Queiroz, Jamerson Viegas; Leite, Annie Martins; Queiroz, Fernana Cristina Barbosa Pereira
    O presente trabalho tem o objetivo de analisar a política de incentivo fiscal adotada no Estado do Rio Grande do Norte. Informar à população, a função social do tributo e o papel que o Governo deste Estado está realizando para transformar a idéia de imposto em ações sociais. Evidenciando assim, a terceirização do 3º setor, considerando que o Estado investe em entidades filantrópicas; com o objetivo de oferecer serviços da própria obrigação do Estado. Entretanto, por inúmeros problemas não consegue concluir, apesar desta situação estar inserida na Constituição Federal. Esta monografia apresenta o combate à sonegação fiscal dos tributos arrecadados, o qual é um dos pontos fortes do programa Cidadão Nota 10. Sua principal importância reside em conscientizar a população sobre a função social dos tributos, pois com o aumento da arrecadação será possível melhorar a qualidade de vida do povo. Foi utilizado o estudo de caso como metodologia de trabalho, como também, pesquisa exploratória e descritiva. Concluímos, portanto, que tendo em vista a participação e contribuição da sociedade para com essas entidades, esta monografia demonstra a influência que o discurso exerce para a obtenção dos objetivos primordiais do Estado como arrecadação de impostos e o combate à sonegação fiscal, ou seja, a participação da sociedade através de contribuições financeiras para poder promover as atividades da instituição e arrecadação de cupons fiscais para a obtenção de recursos através do Programa Cidadão Nota 10 do Governo do Estado do Rio Grande do Norte
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Measuring the economic cost of hydrated ethanol by the EVA®: a case study in the São Martinho Mill, in Brazil
    (Canadian Center of Science and Education, 2014-04-24) Bruno Júnior, Vicente; Alves, Renata Danielle Sousa; Lima, Nilton César; Souza, Gustavo Henrique Silva de; Queiroz, Fernana Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas
    The aim of this paper is to evaluate and measure the economic costs of hydrated ethanol during the periods from 2004 to 2012 in the São Martinho Mill (a large Brazilian company) by the EVA® (Economic Value Added) approach. We adopted as initial conception the economic costs of hydrated ethanol towards their respective sectoral economic aspects, so as to clarify the EVA® among the levels of investment versus the capital cost employed. For this, it was applied a quantitative metric within of an exploratory approach adopted in the studies by Saito, Savoia and Angelo (2011). Results offer reflections that the São Martinho Mill is in a situation of economic value aggregation and emphasize the importance of adequacy of capital costs from the year 2012 in order to align the metric and also allow the assessment of investments and achieve economies of scale by the optimizing of the production cost, enabling the real perception of the assessment by the shareholders on an analysis of the next cycle of the EVA® performance. Results also allow us to infer the importance of parametric consideration of the capital cost, and moreover, in parallel, reinforce the need to understand the structure of the operational cost, hence the need for a new approach to the opportunity capital cost
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Strategy analysis of the biggest world supermarkets with open capital and which act in the brazilian market
    (David Publishing Company, 2014-05) Borges, Thyago de Melo Duarte; Agra Neto, João; Araújo Júnior, Luciano Queiroz de; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernana Cristina Barbosa Pereira; Strauh, Faimara do Rocio; Lima, Nilton César Lima; Silva, Christian Luiz da
    In view of the growth of retail, as well as the performance of large multinational supermarket branch in the Brazilian market, the purpose of this article is an analysis of the strategies of Casino, Carrefour, Walmart and open in the country capital, analyzing their operational, financial indicators socio-environmental initiatives. In order to achieve the main objective of this work, the construction of a method that validates this search was necessary. The main strategies and indicators of the three groups in four areas: corporate strategy, operational areo, financial areo, social and environmental issue, were analyzed. Study of qualitative, descriptive and exploratory character is realised through the importance of these three companies worldwide. As conclusions, it has been the expansion strategies that geared toward developing countries, adherence to new store formats, specializing in electronic commerce, as well as the superiority of Walmart (net sales) and Casino (Profitability)
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM