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    TCC
    A contribuição do turismo de estudo e intercâmbio como diferencial competitivo no mercado de trabalho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Diogo Braulio Melo; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Senna Junior, Otávio
    A Globalização, caracterizada pelo rápido desenvolvimento tecnológico e industrial nos meios de transporte e comunicação, tem transformado as relações sociais e ampliado a difusão da informação em todo o mundo. A Crescente necessidade por profissionais capazes de se adaptarem a um novo contexto de qualificação profissional tem contribuído para expansão do Turismo de Estudos e Intercâmbio como um elemento propulsor na carreira profissional dos indivíduos. O mercado de trabalho tem buscado profissionais multiqualificados e flexíveis a mudanças radicais no ambiente de trabalho. O novo profissional deve ser maduro, qualificado, competente e criativo. Países de todo o mundo tem concebido o financiamento de bolsas de estudos e transformado o ensino superior em países estrangeiros como instrumento de investimento na qualificação profissional, acadêmico e social de seus jovens universitários. O programa de intercâmbio se enquadra nesse perfil como elemento propulsor ao desenvolvimento do trabalhador multiqualificado, uma vez que adiciona a esse profissional a competência linguística e profissional, além do conhecimento empírico e o amadurecimento profissional em um curto espaço de tempo. Este trabalho busca entender quais as motivações dos estudantes para fazerem seu programa de intercambio e como o turismo de estudos e intercambio tem contribuído na qualificação profissional. amostra de 42 estudantes que fizeram seu programa de intercambio entre os anos de 2011 e 2014 conseguimos identificar quem são esses profissionais que buscaram em uma experiência no exterior uma maior qualificação profissional. A análise dos dados mostrou que o turismo de estudos e intercâmbio é um segmento repleto de elementos que criam uma competência capaz de diferenciar no mercado de trabalho os profissionais que vivenciam esse segmento da atividade do turismo.
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    TCC
    A fidelização em pousadas e hoteis de pequeno porte em Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Oliveira, Nathalia Cristina de; Porto, Carlos Humberto; Barreto, Cássio de Freitas; Batista, Saulo Gomes
    A presente monografia tem como finalidade demonstrar de que forma os estabelecimentos hoteleiros de pequeno porte como, hotéis e pousadas, aplicam as estratégias de fidelização aos seus clientes. Nesse ponto, buscou-se como objetivo analisar, identificar, descrever e comprovar quais foram às estratégias utilizadas para a prática da fidelização. O trabalho é baseado em uma abordagem qualitativa que buscou uma amostragem reduzida das empresas, com o intuito de buscar a qualidade das informações, a pesquisa realizada foi de caráter descritivo - bibliográfico, possuindo um questionário com perguntas abertas, buscando a opinião de cada gestor das instituições hoteleiras, onde procurou-se ter acesso ao conhecimento das estratégias utilizadas para o programa de fidelização de clientes e qual o resultado obtido através da aplicação dessa ferramenta mediante a evolução do comércio. Após análise de todos os dados pesquisados, pode-se concluir que: Quando se aplica um Programa de fidelização, pode-se aumentar a assiduidade dos clientes, porem é necessário uma estratégia de bonificação para o os tornam "fieis".
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    TCC
    A gastronomia como produto turístico: uma análise do potencial gastronômico da cidade de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Oliveira, Bianca Rafaella de; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva
    A gastronomia faz parte da cultura de um povo, e essa representação cultural é utilizada como produto turístico em algumas localidades. Portanto, abordar a temática gastronomia como produto turístico tornou-se relevante para o estudo do turismo. Com isso, o objetivo principal deste trabalho foi analisar se os meios de restauração da cidade de Natal/RN são representantes da culinária nordestina sertaneja e litorânea, visando um maior entendimento da importância que a gastronomia tem para a atividade turística. Para obter esse resultado foi feita uma pesquisa em cinco estabelecimentos de restauração localizados na cidade, que são frequentados por turistas, que foram os Restaurantes: Camarões, Camarões Potiguar, Farofa D‟Água, Mangai e Tábua de Carne. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como exploratória e descritiva de natureza qualitativa, e foi usado também o método de observação. A coleta de dados foi realizada através de um roteiro de entrevista feito com os gestores dos restaurantes, e através de um check list que foi aplicado pela autora nos cinco restaurantes citados. A pesquisa foi realizada em abril de 2013. Nos resultados obteve-se a resposta da pergunta da pesquisa, pois do ponto de vista dos gestores, dos restaurantes pesquisados, a gastronomia é importante para que a atividade turística possa ocorrer, mas ela ainda não é vista na cidade de Natal/RN como um produto turístico e sim como um produto de apoio para que a atividade turística ocorra. E quanto ao objetivo da pesquisa, ficou constatado que todos os restaurantes pesquisados são representantes da gastronomia nordestina. E conclui-se que, apesar da gastronomia ainda não está sendo considerada como motivadora de viagem para o local Natal/RN, ela é sim um produto turístico.
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    TCC
    A gestão de pessoas como vantagem competitiva: um estudo de caso no Hotel Ponta do Madeiro Pipa/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Lima, Catiane Lopes de; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Porto, Carlos Humberto; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
    O turismo é uma das industrias que mais tem gerado emprego e renda, segundo dados da OMT, as atividades características do turismo são responsáveis pela geração de 6% a 8% do total de empregos no mundo. Ainda de acordo com a OMT, o mercado de viagens internacionais representa 30% das exportações mundiais de serviços e equivale a 6% do valor total dessas exportações. Essas magnitudes lheconferem o quarto lugar no ranking das atividades geradoras de receitas cambiais, atrás apenas das indústrias de combustíveis, de produtos químicos e automobilística. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo de analisar que a Gestão de Pessoas, adotada por um dos hotéis representativos da rede hoteleira do município de Tibau do Sul, nas proximidades da Praia de Pipa, um dos destinos indutores do turismo no Rio Grande do Norte, contribui para alcançar a qualidade na prestação dos serviços e, consequentemente, atingir uma vantagem competitiva perante os demais hoteleiros da região. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, caracterizando-se como um estudo decaso. A coleta de dados foi realizada no próprio hotel, na pessoa do gerente geralatravés de uma entrevista. Para avaliação dos resultados, utilizou-se o método de análise de conteúdo, tendo como referencial teórico a gestão de pessoas na hotelaria, que fornecem suporte à análise dos dados. Como resultado, a pesquisa revelou que a gestão estratégica de pessoas, praticada pelo empreendimento em análise, apresenta-se consistente e bem estruturada, o que possibilita despertar e desenvolver no seu colaborador um sentido de compromisso com a qualidade na prestação de serviços hoteleiros, permitindo colocá-la numa condição de vantagem competitiva diante dos concorrentes. Os resultados do estudo vêm ao encontro do que foi discutido no referencial teórico relativo à gestão de pessoas no setor hoteleiro, como forma de contribuir para o aumento da competitividade naorganização.
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    TCC
    A gestão de queixas no processo de melhoria contínua: uma análise das insatisfações dos usuários dos serviços aéreos no site “reclame aqui”
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Thayana Patrícia da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Batista, Saulo Gomes
    A palavra qualidade é o segredo para as organizações terem sucesso no século XXI, sendo um o grande diferencial no mundo empresarial. Com muito concorrentes no mercado, para que uma organização se destaque, apenas um bom produto não é o suficiente para conquistar o cliente. Importante o prestadores de serviços tende a oferecer a qualidade como diferencial. O transporte aéreo é o meio de transporte mais procurado pelos turistas principalmente para percorrer longas distâncias. Devido a sua comodidade, rapidez e praticidade a demanda pelo setor aéreo tem crescido. Com isto a concorrência, vem proporcionando uma disputa nas companhias aéreas. Fazendo necessário não apenas prestarem os serviços básicos mais também serviços que vão além da expectativa do consumidor. No entanto ainda existem muitos usuários insatisfeitos com o serviço prestado, que busca ser ouvido pela empresa para que a mesma solucione problemas apresentado. Um dos meios de comunicação entre o cliente e a empresa são os sites de reclamações, ouvidorias e ações judiciais. No presente trabalho é abordado um estudo de caso sobre o site de reclamação “Reclame aqui” que tem como sua missão promover a comunicação do cliente com a empresa prestadora de serviço ou de produto, buscando soluções para que a comunicação seja o principal elo cliente empresa em casos de insatisfação do consumidor. Comparando as duas principais companhias que atuam no país para verificar como funciona a comunicação cliente e companhia na busca pela melhoria dos serviços prestados. A metodologia adotada foi descritiva exploratória e abordagem qualitativa através do método da observação e aplicativo da análise de conteúdo. A qualidade dos serviços hoje é um diferencial no mercado, e para que, as companhias aéreas continuem competitivas no mercado é necessária uma boa gestão de queixas, aprimorando os seus serviços através da melhoria contínua.
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    TCC
    A importância dos parrachos como atrativo turístico na praia de Maracajaú: uma avaliação à luz da sustentabilidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Gabriela Cristina da; Fernandes, Maria Célia; Porto, Carlos Humberto; Silva, Jurema Márcia Dantas da
    O trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a prática do turismo realizado nos Parrachos de Maracajaú, a partir do enfoque da sustentabilidade. Para tanto, foram identificados os atrativos que contribuem para o aumento do fluxo turístico na região e como esses são atualmente explorados pela atividade turística, em especial os recifes de corais, localizados nos parrachos. Tem como referência os parâmetros de sustentabilidade socioambiental, para analisar e confrontar como é a realidade do turismo que é praticado nos Parrachos de Maracajaú. Mediante a realização de um estudo qualitativo em que privilegiou o uso de procedimentos teórico-metodológicos, por meio do levantamento bibliográfico, da análise documental e da pesquisa empírica, constatou-se que a exploração dos recursos naturais vem ocorrendo de maneira mal planejada na área dos Parrachos de Maracajaú, causando sérios impactos ambientais, o que compromete a sustentabilidade do turismo executado na praia de Maracajaú. Sugere-se a realização de novos estudos técnico-científicos que possam sinalizar para a busca de promoção de um desenvolvimento turístico sustentável, como um estudo de capacidade de carga dos ecossistemas costeiros, bem como a implementação efetiva de um programa de educação ambiental como alicerce para a gestão do meio ambiente e do turismo na área.
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    TCC
    A influência dos fatores ambientais no processo de escolha do destino turístico da Cidade do Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Victor Hugo da; Chagas, Márcio Marreiro das; Pereira, Fernando Antônio de Melo; Porto, Carlos Humberto
    A atividade turística vem se consolidando cada vez mais como um dos motores do desenvolvimento em diversas localidades. A direta ligação do turismo com a população receptora, o meio ambiente e a economia local, viabiliza uma imensurável quantidade de estudos em potencial sobre determinado destino. Os avanços tecnológicos, a grande competividade e a crescente econômica atualtrazem uma nova perspectiva ao estudo da atividade turística. Há uma necessidade de adequação necessária para que o produto ofertado tenha capacidade de manter-se no mercado. Incontáveis mudanças mercadológicas e ambientais aconteceram com o passar dos anos, e junto com essas mudanças, também houveram construções e desconstruções de diversos paradigmas e tendência no que diz respeito ao turismo. O turismo verde, ou ambientalmente adequado, é uma nova abordagem sobre uma ótica ambientalista sobre as consequências da atividade turística em relação a diversas dimensões do processo de escolha do destino, do surgimento de novos segmentos e novas motivações. A notoriedade da sustentabilidade tem um papel fundamental no que diz respeito à competitividade entre os destinos. Nesse âmbito, torna-se relevante a influência da dimensão ambiental sob a ótica de respeito e valorização do meio-ambiente. Cada vez mais, é necessária a compreensão desse processo, e de como isso influencia o comportamento dos turistas. De tal forma, a identificação dos fatores que se tornam influencia no comportamento dos turistas, em um viés ambientalmente favorável, é de suma importância. Foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva, evidenciando a preocupação dos turistas sobre a dimensão ambiental, por mais que o comportamento dos mesmos impacte diretamente sobre o meio ambiente.
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    A marca da cidade de Natal nos critérios do “The Saffron European City Brand Barometer”
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Dias, Maria Carolina Cavalcante; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Dantas, Andrea Virgínia Sousa
    As cidades buscam ferramentas para traduzir a sua identidade local, a autenticidade de seus atributos e consolidar a sua marca, afirmando também o seu potencial turístico. Neste sentido, como etapa do gerenciamento da marca de um lugar, o diagnóstico sobre como esta marca é percebida se faz necessário. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção que gestores e empreendedores do trade turístico da cidade de Natal/RN possuem da Marca Natal, a partir dos critérios estabelecidos pelo “The Saffron European City Brand Barometer” – estudo que analisou a marca de 72 cidades europeias e identificou dez pontos principais no qual uma cidade deve manter foco para manter sua marca competitiva. Para tanto, foram avaliados os ativos que compõe a percepção da Marca Natal, a relação de identidade e posicionamento desta marca, e como ela é percebida na perspectiva turística. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, e a pesquisa é caracterizada como descritivo-exploratória no qual foram realizadas entrevistas abertas semiestruturadas com gestores e representantes do trade turístico na cidade. Através de análise de conteúdo, os resultados da pesquisa mostraram a inegável relação que a marca da cidade possui com os seus ativos naturais – praias, dunas, mar, vegetação, brisa – e que eles sobressaem aspectos de comodidades (acesso, conforto, custo e ambiente para negócios) e os ativos culturais, embora seja a hospitalidade um de seus diferenciais. É perceptível a relação de identidade que os entrevistados possuem com os aspectos ligados à qualidade de vida existente na cidade e que também está presente nos elementos de sua marca. No turismo, percebe-se que os ativos utilizados e associados à marca da cidade estão ligados, também, aos elementos naturais, à hospitalidade, e à infraestrutura hoteleira que se encontra entre a sua zona costeira e a zona urbana. Conclui-se, portanto, que a marca da cidade de Natal possui elementos relevantes, com referências positivas, associadas às noções de sentimentos como felicidade, desejo e bem-estar e que, para além da demanda do turismo, se faz necessária a gestão integrada da marca da cidade de forma a atender as necessidades da localidade, fomentar e manter a capacidade que a cidade tem de se reinventar e de se comunicar com os seus públicos de interesse, principalmente seus moradores.
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    A marca FC Barcelona como impulsionador do produto turístico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Cadete, Augusto Cesar Fontes; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Dantas, Andrea Virgínia Sousa
    O objetivo geral dessa pesquisa é analisar o potencial turístico e o valor de marca do Barcelona Futebol Clube através da percepção dos estudantes do curso de Comunicação e Publicidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, precisa-se entender a marca, o posicionamento e sua visibilidade no mundo esportivo e global, posteriormente fazer-se a sua ligação com o destino turístico da cidade de Barcelona-ESP, e seu envolvimento como produto do setor. O trabalho desenvolvido é de caráter descritiva-exploratório, foi realizado com base em pesquisas bibliográficas e coleta de dados. Possui natureza quantitativa, pois a coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de 110 questionários com perguntas fechadas, da qual houve a aplicação dos questionários e sua instrumentalização através do software SPSS de analise descritiva e analise de conteúdo. Tais perguntas possuíam o intuito de verificar se o Barcelona Futebol Clube influencia a atividade turística da cidade de Barcelona-ESP, como também investigar como o Barcelona se posiciona na UEFA Champions League (2009-2014) e diagnosticar a qualidade e o valor da marca do Barcelona Futebol Clube através da percepção dos estudantes. A pesquisa apresentou que existe uma influencia da marca com a atividade turística da cidade, principalmente quando relacionada a eventos esportivos, e que a competição UEFA Champions League é um diferencial para a sua visibilidade, impactando na sua qualidade. Portanto, pode-se sintetizar que as características singulares da marca provem um crescimento constante, suas ações de marketing institucional, social e cultural, ultrapassam as esferas esportivas, impulsionando inclusive o produto turístico de seu local de origem.
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    A percepção do trade turístico sobre as atribuições dos bacharéis em turismo em Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Bondade, Cleiane Clementino; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto
    O sucesso da atividade turística depende, em grande parte, da qualidade dos recursos humanos alocados para o setor. O bacharel em turismo é o profissional formado com ensino superior para atuar na área, de forma que sua colaboração deve ser de grande contribuição para o desenvolvimento do setor, mas o que se tem notado é o desconhecimento ou equívoco sobre as atribuições desse profissional. Nesse contexto, é de extrema relevância conhecer a percepção do trade turístico sobre a atuação dos Bacharéis em Turismo, para que estes possam se qualificar no sentido de atender às demandas do mercado de trabalho turístico, preparado para enfrentar os desafios do setor e colaborar para o desenvolvimento do turismo no município. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção do trade turístico de Natal/RN em relação às atribuições do Bacharel em Turismo. Em relação à metodologia científica, o presente estudo utiliza a abordagem qualitativa, sendo, quantos aos objetivos, uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo. A análise dos dados obtidos demonstrou que, na percepção do trade turístico, os Bacharéis em Turismo deveriam executar mais tarefas ligadas ao planejamento e gestão da atividade turística, embora esse cenário ainda não seja uma realidade; considerando a real atuação desses profissionais, os gestores indicam a experiência no setor como fator primordial para um bom desempenho profissional, e julgaram satisfatória a atuação dos Bacharéis nas atividades que lhes são designadas nos empreendimentos turísticos.
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    TCC
    A qualidade dos serviços do transporte intermunicipal potiguar e a sua contribuição para o desenvolvimento do turismo local
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Seixas, Aline Silva; Porto, Carlos Humberto; Chagas, Márcio Marreiro das; Barreto, Cássio Freitas
    O presente estudo teve como objetivo principal avaliar a qualidade dos serviços do transporte intermunicipal potiguar e a sua contribuição para o desenvolvimento do turismo local. Diante disso, foram identificados os aspectos positivos e negativos relacionados à qualidade dos serviços prestados pelas empresas e as principais dificuldades enfrentadas pelo setor no Estado, para que se pudesse verificar a contribuição. Através da realização de um estudo do tipo descritivo, utilizando como procedimento técnico uma pesquisa de campo, foram entrevistadas 07 (sete) empresas de transportes intermunicipais do Estado do Rio Grande do Norte, sendo os resultados interpretados e analisados quantitativamente. Além das empresas, também foi realizada uma entrevista com o Presidente do SETRANS buscando-se informações sobre os problemas enfrentados pelas empresas. Alguns resultados são apresentados graficamente, seguidos das respectivas discussões e análises. Diante das informações coletada nas empresas e das explanações feitas pelo Presidente do SETRANS, finaliza-se o estudo constatando-se que a qualidade dos serviços oferecida ainda não é legal, implicando diretamente na contribuição das empresas para o desenvolvimento do turismo local.
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    Acessibilidade de pessoas com deficiência física nas pousadas e hotéis pousadas em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Nascimento, David Leandro Silva do; Costa, Sinthya Pinheiro; Porto, Carlos Humberto; Barreto, Cássio de Freitas
    A preocupação com a acessibilidade a pessoas com deficiência no Brasil ainda é pouca, porém, a criação de legislações e debates a respeito da mesma, vem causando modificações neste contexto. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi descrever as características da acessibilidade a pessoas com deficiência na perspectiva dos gestores dos hotéis pousadas e pousadas em Natal/RN, tendo como base os estabelecimentos que se localizam no calçadão da praia de Ponta Negra. Além de analisar as estruturas dos estabelecimentos foi verificada também a existência de planos e ações para melhorias dos hotéis pousadas e das pousadas em relação à acessibilidade a pessoas com deficiência física. Para este fim, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvido por meio de questionário com questões abertas e fechadas, aplicados com os gestores ou responsáveis pelos estabelecimentos. Como resultado das análises, foi verificado que apesar dos gestores terem o conhecimento mínimo do que seja acessibilidade, nenhum dos hotéis pousadas e pousadas está totalmente apta a receber pessoas com deficiência física. Além disso, nenhum dos meios de hospedagem pesquisados dispõe de treinamento para atender de forma diferenciada esta população, mesmo sendo unanimes ao concordarem que um treinamento aos empregados seria importante. Verificou-se que poucos tem planos com pretensões visando à melhoria da acessibilidade no estabelecimento. Diante disso, os hotéis pousadas e pousadas que dão acesso ao calçadão de Ponta Negra em Natal/RN, necessitam de melhorias e adequações para receberem as pessoas com deficiência física, as quais podem ser facilitadas havendo parecerias e interações entre o poder público e o setor privado.
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    Albergues da juventude: qualidade do serviço, satisfação e fidelização do alberguista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Ferreira, Fernanda Costa; Chagas, Márcio Marreiro das; Porto, Carlos Humberto; Barreto, Cássio de Freitas
    O presente estudo trata sobre a qualidade de serviço e retenção de clientes em albergues. Diante de um contexto multicultural permeado de uma análise baseada na globalização do mundo contemporâneo, pode-se perceber um relevo na importância do turismo na perspectiva social, econômica e cultural. Dessa forma percebe-se, no mesmo sentido, uma oxigenação da importância do albergue de jovens, pois o fenômeno supracitado favorece uma ampliação das atribuições e prestações de serviço dos albergues onde enseja uma melhor opção para aqueles que buscam aventuras, socialização e preços módicos para que o turismo dos mochileiros ou mesmo as famílias possam desfrutar de um ambiente socializador e acessível economicamente.
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    Análise da imagem do destino turístico Natal sob a ótica dos próprios turistas por meio das fotografias e mensagens postadas no Instagram
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Maia, Adiel Ferreira; Chagas, Marcio Marreiro das; Porto, Carlos Humberto; Lima, Renata Mayara Moreira de
    O presente trabalho tem como objetivo o de analisar a imagem do destino Natal sob a ótica dos próprios turistas por meio das fotografias e os elementos textuais postados no instagram. As redes sociais estão inseridas na internet com objetivo de encurtar a distância entre as pessoas, com o seu processo de difusão, aproveitando a sua aceitação pelos indivíduos as empresas começaram a ver nas redes sociais uma forma barata e sustentável de divulgação de seus produtos ou serviços, passando a compartilhar e divulgar esses produtos, criando páginas de interatividade entre o cliente e empresa. Aproveitando esse momento em que as pessoas passam cada vez mais horas on-line, órgãos e empresas ligados ao turismo viram nas redes sociais uma forma econômica de divulgar o destino abrangendo um número maior de pessoas. As redes sociais são utilizadas por inúmeras pessoas de várias idades e de vários lugares do mundo. O isntagram como sendo um aplicativo de fácil manuseio e disponível para smartphones com sistema android e IOS, vem tendo grande aceitação por aqueles que adoram postar fotos de momentos na internet. O interessante desse aplicativo é a postagem de fotos em tempo real dando uma veracidade da foto postada. O uso do instagram está aumentando a cada dia, a maioria das vezes são pessoas que gostam de viajar e compartilhar os seus momentos com intuito de despertar o sentimento de desejo entre seus amigos e familiares. As pessoas postam cada vez mais fotos dos lugares em visitam, e muitas vezes descrevem os lugares com elementos textuais que pode vir acarretar em uma imagem positiva ou negativa do lugar.
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    TCC
    Análise da importância das dimensões imagem, valor, gerenciamento de reclamações e qualidade na satisfação e fidelidade do consumidor do setor de restauração de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Dias, Marta Monalisa Pereira; Chagas, Márcio Marreiro das; Porto, Carlos Humberto; Lima, Renata Mayara Moreira de
    O estudo objetivou analisar a imagem, a qualidade, o gerenciamento de reclamações, o valor, a satisfação e fidelização sob a perspectiva de consumidores em relação aos restaurantes da cidade de Natal/RN. Para tanto, desenvolveu-se um estudo exploratório descritivo com enfoque analítico quantitativo do tipo Survey. Os questionários foram estruturados e aplicados de forma online sendo calculados através de princípios estatísticos pela fórmula finita. A amostra foi obtida través da técnica Snowball ou “bola de neve” onde o onde o método não-probabilístico apresentou-se como o ideal para se chegar ao objetivo almejado. O estudo engloba os restaurantes da cidade de Natal/RN, os quais são frequentados com o mínimo de duas vezes na semana pelo respondente. Os resultados demostraram uma leve variação entre as pontuações das variáveis que delinearam o estudo, sendo a média das dimensões qualidade, imagem, valor, gerenciamento de reclamações, satisfação e fidelidade normalmente favoráveis ao bom atendimento.
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    Análise da influência do conteúdo gerado pelo consumidor, imagem do destino e apego na intenção de participar de eventos culturais: um estudo da vaquejada de Santana do Matos/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Duarte, Andressa Cristine Ferreira; Porto, Carlos Humberto; Márcio Marreiro das Chagas; Marques Júnior, Sérgio
    O estudo objetivou analisar a influência do conteúdo gerado pelo consumidor, imagem de destino e apego na intenção de participar da vaquejada de Santana do Matos/RN, inserindo como variáveis de controle a percepção cognitiva, a influência social e a atitude, assim como levantar o perfil do público, avaliar se as variáveis são adequadas as suas respectivas dimensões e examinar a influência das variáveis de controle na explicação da intenção. Para tanto se desenvolveu um estudo com tipologia do tipo exploratório-descritiva, no que se refere aos objetivos, em que o enfoque analítico foi quantitativo, sendo ainda considerado como Survey online. O método de amostragem não probabilístico, por conveniência, se mostrou como o mais adequado, embora o método de seleção do sujeito tenha sido realizado de modo aleatório simples, ou seja, um método probabilístico. A população em estudo são os membros da comunidade da vaquejada no facebook, com o número representativo de 115 questionários respondidos. Em meio aos principais resultados, foi observado que os maiores influenciadores da intenção de participar da vaquejada foram cinco, a saber: o apego, a influência social, a percepção cognitiva através do seu fator atrações e tradição do evento, atitude e imagem do destino a partir do seu fator atrativos, hospitalidade e infraestrutura. Sendo o apego a dimensão que apresentou resultados mais satisfatórios como se era esperado devido ao sentimento que os respondentes têm em relação ao evento. Também foram realizadas discussões sobre as implicações teóricas, gerenciais, conclusões, limitações e recomendações futuras do estudo.
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    TCC
    Análise dos fatores influenciadores do processo de formação da imagem do destino turístico Natal sob a percepção de visitantes e não visitantes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Maria Aparecida da; Chagas, Márcio Marreiro das; Porto, Carlos Humberto; Lima, Renata Mayara Moreira de
    Em decorrência da relevância da atividade turística para a economia mundial, o número de localidades que desejam aperfeiçoar-se turisticamente cresce significativamente a cada dia, ocasionando maior competitividade entre as destinações. É neste contexto que surge a importância da imagem junto ao consumidor durante o processo de escolha do destino. O estudo objetivou analisar os fatores que influenciam no processo da formação da imagem de Natal, sob a percepção de dois grupos distintos, visitantes e não visitantes. Para responder os objetivos da pesquisa, foi realizado um estudo exploratório-descritivo, tendo como método o enfoque analítico quantitativo. A amostragem utilizada foi a não probabilística por conveniência, mas houve a necessidade de se utilizar o método de seleção dos respondentes através do modo aleatório simples, que é uma característica da amostra probabilística. Diante a análise dos questionários aplicados a 167 indivíduos, (90 visitantes e 77 não visitantes de Natal) observou-se que a escolha de Natal para visitação se dá devido as suas belezas naturais, lazer e entretenimento, relaxamento/fuga do cotidiano e o sol e praia, e a sua imagem está vinculada principalmente aos aspectos naturais, tendo destaque para as praias existentes no destino. A formação dessa imagem se dá pelos meios induzidos e pela divulgação boca a boca.
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    TCC
    Análise dos recursos culturais do município de Santo Antônio – RN para o desenvolvimento do turismo local
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Oliveira, Hemilly Karoline Paiva de; Silva, Leilianne Michelle Trindade da; Silva, Leilianne Michelle Trindade da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto
    O sucesso da atividade turística depende, em grande parte, da qualidade dos recursos humanos alocados para o setor. Os bacharéis em turismo são os profissionais com maior grau de instrução para atuarem na atividade, de forma que sua atuação deve ser de grande contribuição para o desenvolvimento do setor, mas o que se tem notado é a falta de importância dada a este profissional. Portanto é de extrema relevância conhecer a percepção do trade turístico sobre a atuação dos Bacharéis em Turismo, para que estes possam se qualificar no sentido de atender às demandas do mercado de trabalho turístico, preparado paraenfrentar os desafios do setor e colaborar para o desenvolvimento do turismo no município. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção do trade turístico de Natal/RN em relação às atribuições do Bacharel em Turismo. Em relação à metodologia científica, o presente estudo utiliza a abordagem qualitativa, sendo, quantos aos objetivos, uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo. A análise dos dados obtidos demonstrou que, na percepção do trade turístico, os Bacharéis em Turismo deveriam executar mais tarefas ligadas ao planejamento e gestão da atividade turística, embora esse cenário ainda não seja uma realidade; considerando a real atuação desses profissionais, os gestores indicam a experiência no setor como fator primordial para um bom desempenho profissional, e julgaram satisfatória a atuação dos Bacharéis nas atividades que lhes são designadas nos empreendimentos turísticos.
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    TCC
    Animais silvestres como atrativo turístico: estrutura, condições e diversão oferecidas à turistas da região
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Souza, Amanda Cristina Quadros de; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; Porto, Carlos Humberto
    Os zoológicos vêm tornando-se um importante atrativo turístico. O presente estudo comparativo foi realizado em dois zoológicos em diferentes capitais do nordeste do Brasil, Natal/RN e João Pessoa/PB, com os objetivos: identificar os tipos de equipamentos turísticos (zoológicos) que oferecem a experiência de observação e contato com os animais silvestres onde foi evidenciado que 15 turistas disseram que a experiência é interessante e outras 15 pessoas afirmaram que a experiência é boa, o segundo é descrever experiências e percepções de turistas sobre as observações e contatos com animais silvestres em zoológicos onde 49 pessoas que foram entrevistadas, indicariam o zoológico como um atrativo turístico, no terceiro e último objetivo identificar na visão do turista se o zoológico caracteriza exploração de animais silvestres, dos 50 entrevistados, 49 pessoas disseram que a prática dos zoológicos não pode ser caracterizada como exploração de animais.
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    TCC
    Competitividade de destinos turísticos: uma análise nos destinos Natal e Salvador
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Camila Santos; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Ribeiro, Sônia Regina de Macedo
    É importante estudar a competitividade dos destinos turísticos pela forte relação existente entre mercado e destino turístico, que juntos explicam como o Turismo se comporta estrategicamente para ganhar espaço no mercado e se manter durante muito tempo, preocupando-se com o crescimento econômico dos destinos. O Presente trabalho tratou de um estudo da competitividade dos principais destinos turísticos indutores da Bahia e Rio Grande do Norte da região nordeste brasileira a partir da percepção dos gestores diretamente ligados com o turismo e que trabalham para melhorias da atividade como forma de desenvolver o destino, e para compreender e analisar as estratégias utilizadas nos destinos como forma de manter-se no mercado e se diferenciar dos demais, promovendo uma maior vantagem competitiva quanto à atividade turística. O objetivo do trabalho foi Analisar as estratégias utilizadas pelos gestores de turismo nos principais destinos do nordeste brasileiro Natal e Salvador através dos 14 indicadores chamados de Pilares da Competitividade do relatório mundial de competitividade (Word Economic Forum, 2011). Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como descritivo- exploratória, com abordagem qualitativa. A análise dos dados revelou quanto à competitividade os destinos em estudo estão bem posicionados e apresentam fortes indicadores potenciais em sua gestão estratégica para manter sua durabilidade no mercado e promover a sustentabilidade. Os Resultados indicaram que Salvador se sobrepõe Natal em alguns pontos analisados e em outros não, e que ambos os destinos apresentam deficiências que precisam ser melhorados em alguns fatores analisados como se regulamentação, infraestrutura, qualificação de mão de obra para que a atividade turística seja desenvolvida de fato.
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