Navegando por Autor "Porciúncula, Laura"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo Garden-Based Learning como proposta educativa: a experiência do curso de graduação em Nutrição da UFRN(Cadernos de Agroecologia, 2020-08-04) Jacob, Michelle Cristine; Jorge, Thiago Perez; Porciúncula, Laura; Araújo, Yasmin; Alves, Milka; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285; https://orcid.org/0000-0002-0375-8613A integração da agroecologia e aplicação de conhecimentos por meio da metodologia pedagógica ativa de Garden-Based Learning (GBL) proporciona a apreensão e envolvimento maiores de alunos pelas vivências práticas, culminando em uma educação socioambiental efetiva ao trabalhar as características transdisciplinares dessa ciência que aporta os saberes tradicionais e de outras academias. O estudo, portanto, propõe analisar a implementação dessa abordagem para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis em uma horta comunitária de instituição pública de ensino superior. Cinco componentes curriculares, incluindo Elementos de Agroecologia, integram-se no espaço físico do Laboratório Horta Comunitária Nutrir (LabNutrir), do Departamento de Nutrição (DNUT) e utilizam-se do método GBL na realização de suas atividades acadêmicas de maneira integrada durante o semestre, compilando suas experiências e informações apreendidas sobre 4 Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) escolhidas previamente em uma ficha de acesso público e gratuito que reúne aspectos culturais e nutricionais das espécies. Além disso, os alunos e membros do LabNutrir participam ativamente de modo a partilhar tarefas de rega, plantio, controle, colheita e implantação de hortas escolares no cotidiano. Sendo assim, o ensino de Agroecologia permeado pelos aspectos transdisciplinares e práticos que envolvem essa ciência pode se mostrar mais efetivo por meio da implementação da metodologia problematizadora e ativa de GBL, e por isso é uma ferramenta de suma importância para a formação de indivíduos dotados de responsabilidade socioambiental e que, dessa forma, podem identificar problemas e desenvolver soluções sobre questões do ambiente e da sociedade