Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Porciúncula, Laura"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Garden-Based Learning como proposta educativa: a experiência do curso de graduação em Nutrição da UFRN
    (Cadernos de Agroecologia, 2020-08-04) Jacob, Michelle Cristine; Jorge, Thiago Perez; Porciúncula, Laura; Araújo, Yasmin; Alves, Milka; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285; https://orcid.org/0000-0002-0375-8613
    A integração da agroecologia e aplicação de conhecimentos por meio da metodologia pedagógica ativa de Garden-Based Learning (GBL) proporciona a apreensão e envolvimento maiores de alunos pelas vivências práticas, culminando em uma educação socioambiental efetiva ao trabalhar as características transdisciplinares dessa ciência que aporta os saberes tradicionais e de outras academias. O estudo, portanto, propõe analisar a implementação dessa abordagem para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis em uma horta comunitária de instituição pública de ensino superior. Cinco componentes curriculares, incluindo Elementos de Agroecologia, integram-se no espaço físico do Laboratório Horta Comunitária Nutrir (LabNutrir), do Departamento de Nutrição (DNUT) e utilizam-se do método GBL na realização de suas atividades acadêmicas de maneira integrada durante o semestre, compilando suas experiências e informações apreendidas sobre 4 Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) escolhidas previamente em uma ficha de acesso público e gratuito que reúne aspectos culturais e nutricionais das espécies. Além disso, os alunos e membros do LabNutrir participam ativamente de modo a partilhar tarefas de rega, plantio, controle, colheita e implantação de hortas escolares no cotidiano. Sendo assim, o ensino de Agroecologia permeado pelos aspectos transdisciplinares e práticos que envolvem essa ciência pode se mostrar mais efetivo por meio da implementação da metodologia problematizadora e ativa de GBL, e por isso é uma ferramenta de suma importância para a formação de indivíduos dotados de responsabilidade socioambiental e que, dessa forma, podem identificar problemas e desenvolver soluções sobre questões do ambiente e da sociedade
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM