Navegando por Autor "Pontes, Paul Mailliw de Moraes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Caminho sobre a ponte que construímos: reflexões sobre a experiência de um artista-professor iniciante e suas aulasencontro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-10-22) Pontes, Paul Mailliw de Moraes; Haderchpek, Robson Carlos; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/3672104844520235; Hernandez, Márcia Maria StrazzacappaA presente pesquisa a baseia-se em pensamentos do Teatro e da Educação e busca contribuir para os processos de estudos das grandes áreas, bem como apontar novas possibilidades para o ensino de Teatro na Educação Básica. Um dos focos da pesquisa é a figura do Artista-Professor que nesse trabalho é entendido como um fazedor da própria arte que ensina, aproximando-se assim dos conceitos de Professor-Artista (STRAZZACAPPA, 2006), ProfessorPerformer (ICLE, 2013) e ainda Diretor-Pedagogo (HADERCHPEK, 2009). Logo, o Artista-Professor, passa a ocupar uma função mediadora entre o aluno e a prática teatral, conduzindo-o através de Aulas-Encontro. Tal conceito é esmiuçado ao longo do processo e se pauta na ideia da Arte do Encontro de Grotowski (2011), o que contribui, diretamente, para o pensamento metodológico do trabalho, que busca expandir a compreensão de aula através de um convite do professor para o aluno. O trabalho como um todo é proposto dentro de uma escrita ensaísta sobre Educação, Teatro e Experiência.