Navegando por Autor "Pontes, Jailson da Costa"
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Tese Identificação e caracterização do perfil de erros e dificuldades de aprendizagem nas questões de estatística e probabilidade das provas de matemática do ENEM nos anos de 2013 a 2016 dos aprovados na primeira chamada do SISU para ingressar na UFRN(2019-08-26) Pontes, Jailson da Costa; Nunez, Isauro Beltran; ; ; Bandeira, Francisco de Assis; ; Mendoza, Héctor José García; ; Ramos, Iloneide Carlos de Oliveira; ; Salsa, Ivone da Silva; ; Pereira, José Everaldo; ; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do;As pesquisas sobre erros e dificuldades na aprendizagem da matemática têm avançado nas últimas décadas para possibilitar uma melhor aprendizagem dos estudantes no processo de ensino em ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa consiste em estudar o perfil dos erros e dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Estatística e Probabilidade nas provas de matemática do ENEM dos anos de (2013 a 2016) dos estudantes aprovados na primeira chamada do SISU para ingressar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foram identificados os erros e dificuldades de aprendizagem em relação a esses conteúdos que constituíram as questões das provas do ENEM nos anos analisados. Com as reflexões de pesquisadores como Radatz (1979; 1980), Cury (1988; 1994; 2007; 2008), Socas (1997), Borasi (1985; 1987), Rico (1995), Pochulu (2004) e Brousseau (1976) apresentamos os erros e as dificuldades na aprendizagem matemática. Para apresentar erros mais específicos correlatos à área da estatística e probabilidade utilizamos pesquisadores como Batanero (1998; 2000), Batanero; Godino; NavarroPelayo (2001), dentre outros. O estudo apresentado nesta tese configura-se na identificação e caracterização do perfil de erros associados às dificuldades de aprendizagem sobre o tema “conhecimentos de estatística e probabilidade” das provas do ENEM dos anos de 2013 a 2016 a partir dos relatórios da seção de Estatística da COMPERVE/UFRN. Como metodologia foram priorizadas as análises das questões das provas para associar o erro do distrator mais sinalizado a hipóteses explicativas de dificuldades de aprendizagem. Obtivemos como resultados em relação ao perfil socioeconômico que a quantidade de aprovados entre as escolas públicas e privadas aumentou entre os anos estudados; a Região Nordeste obteve o maior percentual de candidatos aprovados em relação às demais; a faixa etária predominante é de jovens com idade entre 18 a 20 anos e o gênero masculino deteve maior percentual de aprovação. Em relação à cor/raça, se apresenta com maior percentual a parda e a modalidade de ensino médio mais evidente é o ensino regular. Em relação ao perfil de desempenho identificou-se que em 2015 as questões 149 e 158, tomando por base a prova amarela, tiveram o índice de acertos mais baixos com 8,8% e 10% respectivamente; na identificação e caracterização dos erros, identificamos as competências, habilidades, sub-habilidades e conteúdo específico para cada questão e, na sequência, analisamos as tabelas e gráficos. Fizemos o gabarito/descritor encontrando a solução para cada questão e depois com os quatro distratores identificamos os erros associados. Apresentamos esses erros em tabela e utilizamos a tipologia clássica de Radatz (1979). Os resultados sinalizam a necessidade de uma revisão das questões didático-metodológicas inerentes ao ensino desse tema para os quais as dificuldades na aprendizagem se apresentaram.Dissertação Questões objetivas sobre funções das provas de matemática do vestibular da UFRN dos anos de (2001 a 2008): um diagnóstico sobre os erros que os candidatos cometem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-07-28) Pontes, Jailson da Costa; Nunez, Isauro Beltrán; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763368P8; ; http://lattes.cnpq.br/9508407878232463; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; Dezotti, Cláudia Helena; ; http://lattes.cnpq.br/5696610183846775As dificuldades encontradas, na aprendizagem, por alunos de matemática vem sendo objeto de investigação por pesquisadores em educação matemática, no Brasil e no exterior. O objetivo deste estudo consiste em investigar as dificuldades na aprendizagem sobre funções matemáticas e a influência das concepções alternativas a partir dos erros dos candidatos acerca das questões sobre funções nas provas objetivas de matemática do vestibular da UFRN dos anos de 2001 a 2008. Tendo como questões de estudo para alcançar o objetivo proposto: identificar a relevância do tema funções diante dos outros temas que são contemplados nessas provas; quais foram os tipos de funções mais privilegiados e os tipos de funções que foram menos privilegiados; analisar se a contextualização da questão e a presença de elementos não-textuais influenciaram no aumento de sua dificuldade; analisar se a representação semiótica agrega uma maior exigência a pergunta; analisar a respeito da exigência matemática da questão; analisar quanto ao desempenho dos candidatos para qual questão houve um melhor desempenho e qual questão houve o pior desempenho e identificar os erros mais freqüentemente cometidos pelos candidatos nessas provas. As reflexões de pesquisadores como: Radatz (1980), Cury (1994), Socas (1997), Borasi (1997), Franchi e Rincón (2004), Pochulu (2004) apresentam as dificuldades na aprendizagem matemática, que aparecem a partir dos erros cometidos pelos alunos, estes erros recebem a influência das concepções alternativas. O estudo que se apresenta nesta dissertação configura uma análise dos erros que os candidatos cometeram nas questões objetivas sobre o tema funções das provas do vestibular dos anos de 2001 a 2008, a partir dos relatórios da COMPERVE/UFRN. Com a intenção de atingir aos objetivos propostos para este estudo, foram construídas categorias de análise. Os resultados encontrados foram: o tema funções é o mais freqüente dentre os demais com (28,1%); o tipo de função priorizada durante esses anos foi a função logarítmica com (24%); a contextualização das questões exige uma maior compreensão por parte do candidato do que as situações diretas; a caracterização semiótica possui elementos que estruturam essas questões que o educando deve saber associar ao texto; a exigência matemática possibilitou analisar que o procedimento médio foi o mais requisitado; o desempenho dos candidatos foi na maioria baixo (50%); e os principais erros que os candidatos cometeram foram realizar traduções incorretas das expressões que aparecem nas situações-problema; utilizar todos os dados que aparecem no problema sem levar em conta se o cálculo realizado responde à pergunta solicitada; não interpretar coerentemente as informações que vêm do gráfico; decodificar incorretamente os valores representados por literais em uma reta numérica. Os resultados sinalizam a necessidade de uma revisão das questões didático-metodológicas inerentes ao ensino de funções para os quais as dificuldades na aprendizagem se apresentaram