Navegando por Autor "Pontes, Gilvânia Maurício Dias"
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TCC A importância da brincadeira de faz de conta na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-29) Domingos, Allanda Hareta Lopes da Silva; Pereira, Uiliete Marcia Silva de Mendonca; Batalha, Esthephania Oliveira Maia; Pontes, Gilvânia Maurício DiasA brincadeira de faz de conta faz com que as crianças usem sua criatividade, imaginando-se no mundo dos adultos, reformulando de forma livre o que acontece em sua vida. Refletindo sobre esse principio destacamos a presente pesquisa que trata de uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento das crianças, que é a brincadeira. A temática da pesquisa se insere no contexto da importância da brincadeira faz de conta na Educação Infantil. O trabalho objetiva investigar a importância da brincadeira para o desenvolvimento das crianças na perspectiva de professores da Educação Infantil, selecionados por critérios previamente definidos. A atividade será com 5 professoras da Educação infantil sendo elas do nível I ao 1º ano do Ensino Fundamental. Será feito um questionário para as professoras. Está monografia trata-se de um estudo exploratório e descritivo, focalizando como lócus de pesquisa uma escola privada na Zona Sul de Natal, e é fundamentada em autores estudados como, Piaget (1975) e (1998), Vygotsky (1994), Kishimoto (1998), Pereira (2014), Almeida (1995) e (2009), Borba (2005), Craidy (2001), Fortuna (2016), Gomes (2010) e outros. Sendo assim, apresentaremos como a brincadeira está presente no cotidiano das crianças e o que traz de importante para elas.Livro Ensino de Artes na escola(SEDIS-UFRN, 2019-09-12) Vieira, Marcilio de Souza (org.); Bezerra, Adeilza Gomes da Silva; Pontes, Gilvânia Maurício Dias; Mosca, Maristela de Oliveira; Fonseca, Nayde Solange GarciaEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber, bem como REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil