Navegando por Autor "Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal"
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Tese Acesso das pessoas menores de quinze anos com tuberculose aos serviços de saúde(2017-02-14) Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; Freitas, Cláudia Helena Soares de Morais; ; http://lattes.cnpq.br/8905654343063318; ; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; Uchoa, Severina Alice da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/8414233332373275; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Coelho, Ardigleusa Alves; ; http://lattes.cnpq.br/2622051143015642; Carvalho, Rafael Nicolau; ; http://lattes.cnpq.br/3494692575372499O acesso à rede de atenção é fundamental para o diagnóstico e tratamento da tuberculose em crianças e adolescentes. O objetivo deste estudo é analisar o acesso das pessoas menores de 15 anos com tuberculose aos serviços de saúde, na percepção dos pais, das enfermeiras e dos coordenadores do programa de controle da tuberculose dos municípios prioritários para o controle da doença no estado do Rio Grande do Norte. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizado em dois municípios prioritários para controle da tuberculose em um estado brasileiro. Inicialmente, faz o levantamento do número de casos de tuberculose em menores de 15 anos no ano de 2014. Posteriormente, realiza entrevistas semiestruturadas com 11 pais de pessoas menores de 15 anos com tuberculose, 11 enfermeiras das unidades básicas de saúde e três coordenadores do Programa, selecionados de maneira intencional. As entrevistas foram gravadas, transcritas e organizadas no Software Atlas ti. Para análise das falas, utiliza os pressupostos metodológicos de Bardin (2011). Como resultado, emergiram três categorias: Caminhos percorridos: a busca pelo diagnóstico e tratamento da tuberculose; A experiência da tuberculose: fatores que dificultaram e facilitaram o acesso aos serviços de saúde; O estigma e o preconceito da tuberculose na família e na sociedade. Este estudo identifica que os pais utilizaram como porta de entrada no sistema de saúde os serviços de urgência e emergência, o que mostra a fragilidade do vínculo da família com a atenção primária. O diagnóstico ocorreu em hospitais infantis, confirmados através de exames de imagem. Isso evidencia falhas na suspeição da tuberculose durante a abordagem dos profissionais e a dificuldade em realizar exames nessa faixa etária. O tratamento ocorreu nas unidades básicas de saúde e o acompanhamento feito por dois serviços concomitantemente. O encerramento dos casos apresenta dificuldades pela falta de informações dos pais e pela não realização de visitas domiciliares pelos profissionais. A avaliação do processo é positiva em relação à distância entre a residência e o serviço de saúde, ao tempo gasto, à disponibilidade de transporte coletivo, ao atendimento por demanda espontânea, ao incentivo assistencial, na forma da cesta básica e ao fornecimento gratuito dos medicamentos. Fatores como violência no território, problemas de mobilidade, desconhecimento sobre a organização e os horários de funcionamento das unidades são barreiras citadas ao acesso. Os gastos ocorridos nesse processo estão relacionados a transporte, alimentação, material de higiene, faltas dos pais ao trabalho, contratação de pessoas para cuidar do filho, perda de emprego, exames de rotina ou de imagem e aquisição de empréstimos financeiros. O estigma e o preconceito foram observados na própria família, em profissionais e na comunidade. Por ser de difícil diagnóstico em crianças, o estudo aponta ser necessário investigar os adultos com tuberculose, capacitar os profissionais nos diversos níveis de atenção sobre tuberculose infantil e intensificar a educação em saúde sobre a doença nos meios de comunicação mais acessíveis a população. Para tanto, é fundamental o investimento político, financeiro e de pessoal, além de uma rede de atenção à saúde integrada e resolutiva.Dissertação Construção e validação de formulário para o registro de Enfermagem na parada cardiorrespiratória em paciente oncológico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-29) Costa, Karinelle Pereira; Freire, Izaura Luzia Silverio; ; http://lattes.cnpq.br/6319638660319803; ; http://lattes.cnpq.br/8340785203419330; Galvão, Ana Cristina Araújo de Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/9269137789041857; Silva, Fernanda Maria Chianca da; ; http://lattes.cnpq.br/2055394868497091; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; ; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270Os registros de enfermagem devem ser objetivos, claros, concisos e seguir uma ordem cronológica, descrevendo a assistência prestada e as observações efetuadas, principalmente, quando se relacionam a um evento mais complexo, como a parada cardiorrespiratória. Este estudo objetiva construir e validar um formulário para o registro de enfermagem na parada cardiorrespiratória em paciente oncológico. Consiste em estudo metodológico com abordagem quantitativa do tipo validação, desenvolvido em três etapas. A primeira constou de uma revisão integrativa da literatura; a segunda tratou de estudo descritivo, com delineamento transversal e abordagem quantitativa, desenvolvido com 27 profissionais de enfermagem de uma unidade de oncologia; a última etapa buscou a validação do conteúdo e da aparência por um painel de juízes composto por 17 profissionais da saúde com experiência em oncologia. A análise dos dados ocorreu por estatística descritiva, apresentada em forma de quadros e tabelas, com a utilização do programa estatístico SPSS, versão 23.0. A análise dos dados referentes à etapa de validação tem por base o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o coeficiente de concordância de Kappa (k). Para início da pesquisa, houve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, sob o nº 19368919.0.1001.5537. A revisão de literatura foi composta por cinco estudos que mostraram que os registros devem seguir uma ordem cronológica, sendo necessário conter os seguintes elementos: identificação do paciente; ritmo cardíaco; causa imediata da parada cardiorrespiratória e medicamentos utilizados, com horários e dosagens. Quanto à atuação dos profissionais de enfermagem, a pesquisa aponta que: algumas vezes ou sempre registravam as horas dos procedimentos realizados durante uma parada cardiorrespiratória (33,3%); algumas vezes ou sempre registravam o nome e a quantidade dos medicamentos administrados (37,0%), mas nunca registravam a categoria dos profissionais envolvidos na ressuscitação cardiopulmonar (37,0%) nem a causa da parada (44,5%); algumas vezes participaram da reanimação de pacientes que não tinham indicação (37,0%); sabem o significado de ordem de não reanimar (85,2%); algumas vezes o paciente (85,2%), seus familiares (63%) e a equipe de enfermagem (55,6%) estão cientes da paliação exclusiva; algumas vezes os enfermeiros sentem dificuldade de registrar todos os procedimentos que foram executados durante o evento (48,1%); e consideram extremamente importante a utilização de um formulário com dados objetivos para o registro desses procedimentos (59,3%). Segundo os profissionais, os itens que não podem faltar no formulário de registro de paciente com indicação de reanimar são: a hora do início e do término da parada (92,6%) e os medicamentos utilizados no evento (81,5%). Enquanto os itens que não podem faltar quando o paciente não tem indicação de reanimar são: hora do óbito (59,3%) e paliação registrada em prontuário (55,6%). Quanto à concordância do conteúdo e da aparência do formulário, os juízes julgaram o formulário totalmente claro, abrangente, pertinente e que necessitava de pouca revisão, com IVC=1,0, Alfa de Cronbach = 0,82 e kappa global = 0,944. Após as revisões sugeridas pelos juízes, dos 30 itens avaliados, houve alteração em vinte, enquanto dez permaneceram inalterados, cinco foram excluídos e cinco foram acrescentados. Com essas modificações, obteve a versão final do formulário. A perspectiva é que o produto tecnológico decorrente deste estudo propicie o aumento da segurança do paciente, amplie o respaldo legal para tomada de condutas, aumente a credibilidade profissional. Além disso, deve melhorar a qualidade dos registros de enfermagem ao padronizá-los acerca do atendimento ao paciente em situação de parada cardiorrespiratória e cuidados paliativos, possibilitando, assim, a avaliação das condutas adotadas durante o evento de emergência.Dissertação Construção e validação de instrumento histórico de enfermagem para Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Leite, Ilana Deyse Rocha; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; https://orcid.org/0000-0001-7714-6938; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; https://orcid.org/0000-0003-0301-3838; http://lattes.cnpq.br/4186733104231434; Melo, Erik Cristóvão Araújo de; Macedo, Maria Lucia Azevedo Ferreira deUma das ferramentas utilizadas pelo enfermeiro no seu processo de trabalho é o Histórico de Enfermagem, primeira etapa do Processo de Enfermagem, conhecida como a fase de investigação, que consiste na coleta de dados para identificação de problemas reais ou potenciais das pessoas que necessitam de cuidados. Para a coleta de dados o enfermeiro necessita de um instrumento que lhe sirva de guia e que reproduza as necessidades da pessoa a ser cuidada. Objetivou-se nesse estudo construir e validar um instrumento de Histórico de Enfermagem para Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um Hospital Universitário. Tratase de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa que utilizou como referencial teórico a Teoria das Necessidades Humana Básicas de Wanda Horta e como referencial metodológico Pasquali (2010) que enfatiza a importância do processo de validação do instrumento. O estudo foi desenvolvido a partir de três polos ou etapas: o primeiro constituiuse do polo Teórico, com uma revisão de escopo a fim de selecionar os resultados para compor os itens de construção do instrumento para Histórico de Enfermagem, guiado pelo referencial da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta e elaboração do construto; o segundo, formado pelos procedimentos empíricos, fundamentou-se no julgamento do conteúdo e aparência do construto por 15 juízes experts na área da Enfermagem, utilizando uma escala tipo Likert e avaliação semântica do itens e domínios através da técnica do Brainstorming; o terceiro consiste dos procedimentos estatísticos, com a análise estatística e validação da versão final do instrumento por meio do índice de validade de conteúdo (IVC) e coeficiente de concordância de Kappa (k). Como resultado, obteve-se no primeiro polo seis estudos que compunham a amostra final da revisão de escopo e pelos quais organizou-se a primeira versão do instrumento com sete domínios e 78 itens. No segundo polo, os Juízes e experts validaram o conteúdo e a aparência utilizando uma rodada da técnica Delphi, onde dois itens obtiveram um índice de concordância abaixo do ponto de corte (< 0,64). O instrumento não sofreu alterações após a avaliação semântica dos itens e domínios pela técnica Brainstorming uma vez que os participantes demonstraram compreensão de todos os itens, com concordância acima do ponto de corte (> 0,70) em todos os itens. Ao término da avaliação, o instrumento final contém sete domínios e 79 itens validados e compreensíveis para ser utilizado em UTI Pediátrica. Acredita-se que o instrumento Histórico de Enfermagem tem a contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de Enfermagem prestados aos pacientes internados em UTI Pediátrica, além de otimizar o tempo despendido pelo profissional no cuidado de Enfermagem e favorecer a comunicação entre os membros da equipe.Dissertação Construção e validação de instrumento para a transição do cuidado de crianças e adolescentes de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-20) Santos, Thales Henrique dos; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; https://orcid.org/0000-0001-7714-6938; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; Freire, Izaura Luzia Silvério; https://orcid.org/0000-0002-2687-5759; http://lattes.cnpq.br/6319638660319803; Melo, Erik Cristóvão Araújo de; https://orcid.org/0000-0001-5200-3324; http://lattes.cnpq.br/3575730318035561A transição de cuidado se refere a transferência de responsabilidade e informações sobre o cuidado do paciente desde o planejamento da alta, o acompanhamento da medicação, o suporte social, a gestão dos sintomas após a alta até o acompanhamento em consultas ambulatoriais. Para sua realização pode-se utilizar a ferramenta SBAR - Situação, Antecedentes, Avaliação e Recomendação, mnemônico bastante utilizado nas instituições de saúde, com a finalidade de que ocorra a transmissão segura de informações entre os profissionais. Este estudo tem como objetivo construir e validar um instrumento para a transição do cuidado de crianças e adolescentes em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica, baseado no SBAR. Trata-se de um estudo metodológico, de abordagem quantitativa, fundamentado no referencial de Pasquali. Foi desenvolvido em três polos ou etapas: polo teórico através da revisão de escopo, conforme as diretrizes do PRISMA-ScR, para identificar evidências científicas e estruturar os itens do instrumento; polo empírico com a avaliação da validade de conteúdo e aparência por 15 especialistas em enfermagem, utilizando escala Likert e o polo analítico que utilizou-se da análise estatística pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e coeficiente de Kappa (k); e análise semântica realizada por três residentes de enfermagem do primeiro ano, por meio da técnica de brainstorming e avaliação da compreensão dos itens com escala Likert. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, via Plataforma Brasil, com parecer nº: 6.945.195, CAEE: 80940024.0.0000.5537. A revisão de escopo resultou na inclusão de seis estudos que embasaram a construção do instrumento, estruturado em cinco domínios e 41 itens. A validação pelos especialistas, através da técnica Delphi, indicou alta concordância na clareza e representatividade dos itens, com valores de k e IVC superiores a 0,70 para todos os itens. A análise semântica, no brainstorming confirmou a compreensão adequada pelos residentes, sem necessidade de ajustes com IVC acima do ponto de corte (>0,70). O instrumento desenvolvido e validado mostra-se aplicável e relevante para a prática clínica em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e trará um impacto social significativo, uma vez que busca reduzir erros de comunicação, padroniza informações transmitidas, fortalece o trabalho em equipe, otimiza o tempo e recursos e incentiva uma cultura organizacional mais comprometida com a ética, a transparência e a prevenção de danos. No entanto, sugere-se a realização de estudos futuros para testar sua efetividade na prática assistencial e sua aplicabilidade em diferentes contextos hospitalares.postGraduateThesis.type.badge Implementação da amamentação na primeira hora de vida do recém-nascido na Maternidade Divino Amor em Parnamirim/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-05-27) Campos, Renata Silva de Oliveira Teixeira; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Silva, Flávio César Bezerra daIntrodução: O nascimento no ambiente hospitalar se caracteriza pela adoção de várias tecnologias e procedimentos com o objetivo de torná-lo mais seguro. Inúmeras iniciativas vêm auxiliando o processo de humanização a assistência ao parto e nascimento, uma dessas é o estímulo à amamentação na primeira hora de vida, preconizado pele Rede Cegonha e que traz benefícios para o recém-nascido e parturiente. Objetivo: Implementar estratégias de estímulo à amamentação na primeira hora de vida do recém-nascido no Hospital Maternidade do Divino Amor no município de Parnamirim, Rio Grande do Norte. Método: Trata-se de uma intervenção desenvolvido em um hospital maternidade do Nordeste do Brasil. O público alvo são, de forma direta, os gestores da instituição e os trabalhadores da saúde da sala de parto e, indiretamente, trabalhou-se com as parturientes e seus bebês. Inicialmente desenvolveu-se uma análise situacional do cenário e em seguida planejado as metas e implantado as estratégias para a intervenção. Resultados esperados: A implementação dessa intervenção proporcionou aos profissionais da sala de parto da instituição, subsídios para que oferecessem as puérperas e seus recém-nascidos condições para o estímulo a amamentação na primeira hora de vida. Após análise dos registros em prontuários foi possível identificar que a maioria dos recém-nascidos (62%) iniciaram a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, como proposto por inúmeras políticas públicas do Ministério da Saúde, entre elas a Rede Cegonha. Esse resultado evidencia o efeito positivo dessa intervenção.postGraduateThesis.type.badge Implementação do uso da bola suiça durante o trabalho de parto na Maternidade Araken Irerê Pinto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-05-27) Silva, Cristiane Meirice Marques da; Galvão, Ana Cristina Araújo de Andrade; Silva, Flávio César Bezerra da; Pinto, Juliana Teixeira Jales MenescalTrata-se de uma intervenção em curso que tem como objetivo implementar o uso da bola suíça durante o trabalho de parto na Maternidade Araken Irerê Pinto. Esse método não farmacológico de alívio da dor tem sido frequentemente utilizado na assistência ao parto pela equipe multiprofissional que assiste parturientes em trabalho de parto, porém ainda é necessário maior conhecimento sobre a utilização desta tecnologia. Diante disso, foi realizada capacitação da equipe multiprofissional em serviço e construído um Protocolo Operacional Padrão com o objetivo de esclarecer as indicações e a forma correta do uso da bola suíça. A meta foi capacitar 100% da equipe multiprofissional, porém até o momento foram capacitados, 63% dos profissionais de enfermagem, 40% dos assistentes sociais e 25% dos nutricionistas. Ressalta-se que não houve a participação dos médicos obstetras. Apesar da meta estabelecida para a capacitação não ter sido alcançada, a estratégia de atividade educativa em serviço com a equipe multiprofissional se mostrou de grande valia, uma vez que permitiu o diálogo dos participantes sobre o partejar e ampliou a capacidade de análise crítica dos envolvidos, pactuando compromissos e melhorando, assim, a assistência ao parto na MAIP. As ações estratégicas realizadas nessa intervenção são passíveis de continuidade e deverão perpassar por todos os envolvidos na assistência com vistas ao fortalecimento das boas práticas.Dissertação Intervenção educativa para prevenção da remoção não eletiva do Cateter Central de Inserção Periférica em pediatria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-19) Godeiro, Ana Luiza da Silva; Santos, Lauriana Medeiros Costa; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; ; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; ; http://lattes.cnpq.br/8454532132203545; ; Vieira, Alcivan Nunes; ; http://lattes.cnpq.br/0862127973452482; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237O Cateter Central de Inserção Periférica é uma tecnologia que surge como uma estratégia de humanização da assistência, na medida em que viabiliza um acesso venoso seguro e prolongado. Para tanto, o uso deste cateter demanda conhecimento e habilidade de toda a equipe de enfermagem, o que requer discussões e treinamentos com o propósito de aprimorar a prática e reduzir as ocorrências que comprometem a permanência desse dispositivo. Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa para enfermeiros e técnicos em enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica na melhoria do conhecimento teórico sobre a prevenção de complicações que ocasionam a remoção não eletiva do Cateter Central de Inserção Periférica. Método: consiste em um estudo quase-experimental com grupo único, do tipo antes e depois, realizado por meio de uma intervenção educativa, baseada na problematização e norteada pela Educação Permanente em Saúde, junto à equipe de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital de ensino de Natal/RN. Os dados relativos aos motivos de retirada do cateter foram retirados de um livro de registro presente no cenário da pesquisa e os referentes ao conhecimento dos profissionais, foram coletados por meio da aplicação de questionário. A frequência de perdas do PICC, devido às complicações foi calculada através da mensuração de indicador. Foi aplicado o teste T de Student Pareado para comparar diferenças nas médias de acertos antes e após a intervenção educativa, considerando-se o nível de significância de 95% e os valores de p < 0,05 como significativos. Resultados: participaram da intervenção 22 profissionais de enfermagem (10 técnicos e 12 enfermeiros), a grande maioria do sexo feminino (86,36%), com média de idade de 36,5 anos, média de 12,8 anos de tempo de serviço na profissão, sendo o tempo médio de atuação em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de 5,3 anos. Após a realização da intervenção educativa, o estudo indicou diferença significativa do conhecimento, havendo aumento da média da pontuação dos técnicos em enfermagem de 5,30 para 9,10 e dos enfermeiros de 11,83 para 20,67. A maior diferença de médias ocorreu nas questões relacionadas à técnica para realização do flush, nas medidas preventivas de infiltração/trombose/flebite, indicações e contraindicações para inserção do cateter. Como produto do estudo, foi construído o Guia de Boas Práticas para a prevenção da remoção não eletiva do PICC, que aborda as medidas preventivas e o manejo das complicações, e uma Listagem de cuidados prioritários relacionados ao uso do cateter, segundo a opinião da equipe de enfermagem, inserida na prescrição de enfermagem eletrônica, de modo a colaborar para a promoção do cuidado de enfermagem sistematizado para o uso desse cateter. Conclusão: a intervenção educativa foi efetiva, sendo possível a confirmação da plausibilidade da hipótese de pesquisa, visto que as médias do conhecimento aumentaram significativamente após a intervenção. Por fim, esta pesquisa visa que esse conhecimento se efetive no ato de cuidar e que a aplicação, tanto do Guia de Boas Práticas, quanto da Listagem de Cuidados Prioritários, colabore para o desenvolvimento de melhorias na prática de manejo do cateter, com consequente diminuição das perdas não eletivas desse dispositivo.TCC Manejo não farmacológico da dor em pediatria: construção e validação de um protocolo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-10) Rodrigues, Thayse Bezerra; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; 0000-0001-7714-6938; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; 0000-0002-9261-3933; http://lattes.cnpq.br/2202099985460237; Mororó, Déborah Dinorah de Sá; 0000-0002-0936-0761; http://lattes.cnpq.br/7281932433513548; Oliveira, Lorena Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/4370180856263096A dor é uma experiência sensório-emocional, subjetiva e individual, que afeta negativamente a qualidade de vida e desempenha um papel de alerta ao indicar disfunções biológicas. É considerada como o quinto sinal vital. Os métodos não farmacológicos favorecem uma experiência mais tranquila na hospitalização infantil, utilizando técnicas lúdicas e não invasivas. A equipe de enfermagem desempenha papel importante na identificação e manejo da dor. Tem-se como objetivo elaborar e validar um protocolo para o manejo não farmacológico da dor em uma unidade pediátrica. Trata-se de um estudo metodológico, que desenvolveu e validou um protocolo a ser utilizado no manejo não farmacológico da dor em pediatria, em um hospital universitário federal. Participaram do estudo sete enfermeiros. Foi adotado para esse estudo os pressupostos de Echer (2005), os quais descrevem acerca das etapas do processo de construção dos materiais didáticos para o cuidado em saúde. O processo de construção envolveu as seguintes etapas: submissão do projeto ao Comitê de Ética e Pesquisa; realização da revisão integrativa da literatura pela estratégia PICO nas bases de dados e bibliotecas Medline, BDENF, Lilacs e Scielo, e organização segundo o PRISMA. Em seguida, realizou-se uma entrevista com enfermeiros onde utilizou-se um questionário com perguntas relacionadas aos dados de caracterização pessoal e profissional; e uma segunda parte com questões fechadas sobre conhecimento prévio sobre a dor e seu manejo em pediatria. Na etapa subsequente, trabalhou-se a elaboração da primeira versão do protocolo, baseado na revisão integrativa da literatura, e validação pelos juízes. Participaram da etapa de validação do protocolo sete juízes. Para análise estatística do protocolo e sua validação utilizou-se o índice de validade de conteúdo (IVC) e coeficiente de concordância de Kappa (k). Como resultado da revisão de literatura, obteve-se três estudos que compunham a amostra final e pelos quais organizou-se a primeira versão do instrumento com 15 domínios e 36 itens. No segundo momento, os juízes validaram o conteúdo e a aparência utilizando uma rodada da técnica Delphi, onde 19 itens obtiveram um índice de concordância abaixo do ponto de corte que foi definido como 0,80. O instrumento sofreu alterações após a avaliação, para sua utilização final. Espera-se que a criação de um protocolo colabore para a reorganização das condutas da equipe de enfermagem, padronização de estratégias de avaliação e manejo da dor.Dissertação Medidas de controle de infecção por Mycobacterium tuberculosis no serviço hospitalar: revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-18) Paiva, Alany Carla de Sousa; Pinto, Erika Simone Galvão; http://lattes.cnpq.br/2135320432342059; http://lattes.cnpq.br/9612789144141436; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; Souza, Nilba Lima de; http://lattes.cnpq.br/3552543432083948; Paula, Weslla Karla Albuquerque Silva de; http://lattes.cnpq.br/6875688386999996O Ministério da Saúde por meio do Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil orienta que sejam realizadas as medidas de controle com a finalidade de interromper a cadeia de transmissão da doença. O objetivo deste trabalho é avaliar os pontos fracos e fortes da implementação das medidas de controle administrativas, de engenharia e de proteção individual no controle do Mycobacterium tuberculosis no serviço hospitalar. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com síntese de estudos publicados entre 2016 e 2020. Foram incluídos artigos disponíveis na íntegra, gratuito, idiomas inglês, espanhol, português e francês. Foi construído um protocolo de pesquisa e a questão norteadora foi elaborada a partir da estratégia Problem/Intervention/Control/Outcome, Onde P (problema) corresponde à Tuberculose, I (intervenções) as Medidas de Controle de Infecção da TB, C (controle) não se aplica a esta proposta e O (outcome, resultado) se refere ao controle da infecção no serviço hospitalar. A busca foi realizada no mês de fevereiro de 2021, nas bases US National Library of Medicine, ScienceDirect, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. A estratégia de investigação ocorreu por meio do cruzamento dos descritores “Tuberculosis”, “Infection Control” e “Hospitals”. Para a análise das informações utilizou-se uma planilha do Microsoft Excel, que permitiu a compilação e posterior categorização dos dados. A síntese das informações possibilitou ainda, a construção da matriz SWOT (Strengths, Weakness, Opportunitys, Threats) com a identificação dos pontos fortes (forças e oportunidades), pontos fracos (fraquezas e ameaças), internos e externos relacionados às medidas de controle de infecção da Tuberculose. Dos 22 estudos selecionados na amostra, (63,6%) estavam incluídos na US National Library of Medicine, (50%) publicados em 2019, (95,46%) encontravam-se na língua inglesa. Houve prevalência na utilização da abordagem quantitativa em (95,46%) dos artigos e predominância de pesquisas nas regiões da Ásia (40,91%). As ações de controle de infecção identificadas eram 90,9% medidas administrativas. Estes resultados foram separados por força, oportunidades, fraquezas e ameaças. Os achados apresentam que em 40,9% dos estudos há existência de critérios para o isolamento dos casos de tuberculose, 54,5% evidenciam o diagnóstico bacteriológico, 31,8% o diagnóstico por imagem, 27,3% afirmam o fornecimento de tratamento da tuberculose e 40,9% trazem o rastreamento/identificação/triagem dos casos sintomáticos respiratórios. A educação/treinamento da equipe é citada em 50% das pesquisas e 27,3% trazem a existência de política/diretriz/regulamento para o controle de infecção da TB. As medidas não devem ser aplicadas de forma isolada em detrimento das outras, mas em conjunto de modo a melhorar a efetividade das ações. Ao analisar a matriz foi observado 13 fraquezas e 24 fortalezas. Embora os pontos fracos tenham sido identificados em menor frequência, não se pode deixar de dar atenção a estes aspectos negativos, visando elaborar um planejamento de ações que objetive superar as fragilidades apresentadas pela matriz.Dissertação Processo de enfermagem em unidade de terapia intensiva cardiológica: construção de conteúdo para prontuário eletrônico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Silva, Karine Cordeiro de Lemos Vasconcelos; Freire, Izaura Luzia Silvério; https://orcid.org/0000-0002-2687-5759; http://lattes.cnpq.br/6319638660319803; https://orcid.org/0000-0003-0897-4347; http://lattes.cnpq.br/2774456885350723; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; https://orcid.org/0000-0001-7714-6938; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; Melo, Erik Cristóvão Araújo deO processo de enfermagem compreende a dinâmica das ações sistematizadas e interrelacionadas que visa à assistência ao ser humano. Por meio do desenvolvimento e aplicação de suas etapas é possível desenvolver a assistência em enfermagem com objetivo de proporcionar segurança ao paciente. Objetiva-se construir o conteúdo referente às etapas do processo de enfermagem: diagnóstico de enfermagem, planejamento e implementação para o prontuário eletrônico de uma unidade terapia intensiva cardiológica. Trata-se de pesquisa de desenvolvimento metodológico, com abordagem quantitativa, estruturada em três etapas pertinentes ao polo teórico. Na primeira etapa, realizou-se uma revisão de escopo objetivando mapear na literatura científica os diagnósticos de enfermagem, resultados e intervenções mais comumente utilizados em pacientes com respostas cardíacas. A segunda etapa se referiu à construção do conteúdo para o prontuário eletrônico da UTI cardiológica, na qual considerou os achados oriundos da revisão de escopo, atrelados a taxonomia internacional NANDA-I, NIC e NOC. Por último, realizou-se a inserção do conteúdo construído ao prontuário eletrônico da UTI cardiológica. Os dados foram analisados pela estatística descritiva e apresentados em formato de quadros. A pesquisa seguiu todos os aspectos éticos e legais de pesquisa em seres humanos, obtendo o parecer da Comissão de Ética em Pesquisa sob o nº 69691723.7.0000.5537. Os estudos selecionados demonstraram que os diagnósticos de enfermagem mais presentes em pacientes com respostas cardíacas são débito cardíaco diminuído e mobilidade física prejudicada; houve predomínio de intervenções relacionadas ao cuidado/supervisão da pele; tendo como resultados mais frequente o controle da dor. O conteúdo construído constou de 15 diagnósticos de enfermagem, com suas definições, fatores relacionados e características definidoras; a etapa planejamento foi composta de 10 resultados esperados, 31 intervenções e 246 atividades. Por fim, construiu-se a etapa implementação, cuja finalidade será detalhar a forma com que cada atividade será executada, assim como checar a intervenção realizada como forma de registrar a implementação do plano de cuidados. Após a construção, o conteúdo foi inserido nas abas do prontuário eletrônico. Espera-se que a produto tecnológico construído contribua para a otimização dos cuidados de enfermagem, assim como, favoreça uma articulação efetiva entre a equipe multiprofissional e um adequado suporte aos pacientes acometidos de respostas cardíacas internados na unidade de terapia intensiva estudada.Dissertação Proposta de implantação de um escore de alerta precoce em uma enfermaria pediátrica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-28) Cavalcante, Sandra Ávila; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; https://orcid.org/0000-0001-7714-6938; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; Macedo, Maria Lúcia Azevedo Ferreira de; https://orcid.org/0000-0003-4923-4441; http://lattes.cnpq.br/2019934005780501; Melo, Emanuella Silva JoventinoO presente estudo teve por objetivo propor a implantação do Escore Pediátrico de Alerta em uma unidade de internação pediátrica de um hospital de ensino. A pesquisa é do tipo Convergente Assistencial com abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram do estudo enfermeiros, médico, fisioterapeuta e crianças. A coleta de dados ocorreu entre setembro de 2023 e janeiro de 2024, em quatro etapas. Na primeira etapa aplicou-se o questionário pré-teste, fez-se um treinamento sobre o Escore Pediátrico de Alerta seguido de pós-teste; na segunda etapa os profissionais aplicaram o escore com as crianças na enfermaria; na terceira etapa, reuniu-se o Grupo Convergente e na quarta etapa realizou-se a entrevista semiestruturada. A análise e interpretação dos resultados seguiu as etapas de apreensão, onde utilizou-se o software Atlas.ti® para os dados qualitativos e o software SPSS® para os testes estatísticos. Na síntese surgiram as categorias: experiência de aplicação do Escore Pediátrico de Alerta na enfermaria e Desafios para implantação do Escore Pediátrico de Alerta no setor e na teorização organizou-se as conclusões sobre a aplicação do escore. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob parecer n° 6.228.211. Os resultados mostraram que 91,67% dos profissionais são do gênero feminino, 83,33% enfermeiros, 50% especialistas, com tempo mínimo de formação de 10 anos. Entre as crianças, 57,14% eram do sexo feminino, com idade entre seis a 10 anos em 28,57%, com diagnóstico de doença renal e neurológica em 48,56%, 90% possuíam comorbidades. A aplicação do Escore Pediátrico de Alerta na enfermaria obteve uma prevalência de ≥ 3 de 14,21%, com 80% dos sinais moderados a graves presente na faixa etária < de 2 anos, sem inferência ao gênero. Observou-se que todos os profissionais reconheceram os sinais de alarme, todavia referiram a sobrecarga de trabalho, a precariedade de equipamentos e a falta de conhecimento sobre a temática como fatores dificultadores para o reconhecimento da deterioração. Desses profissionais, 91,7% concordaram que instrumentos de avaliação contribuem para o reconhecimento de uma situação de gravidade, no entanto, nenhum dos instrumentos citados correspondiam a escalas de alerta precoce, visto que 66,66% referiram não ter conhecimento sobre os escores de alerta pediátrico. Após a intervenção educativa, identificou-se uma mudança de acertos no pós-teste de 55% para 80%, o que mostra ser necessário uma Educação Permanente no setor para solidificar o conhecimento dos profissionais. Identificou-se no grupo de convergência e entrevistas que o escore é eficaz, de fácil aplicação, fácil entendimento, rápido de utilizar e de importante uso para equipe interdisciplinar. Contudo, a rotina, o dimensionamento de pessoas, o relacionamento e a comunicação interprofissional foram fatores que dificultaram a viabilidade de sua utilização na enfermaria. A oficina realizada sobre o Escore de Alerta Precoce gerou um impacto positivo no conhecimento pós-treinamento, uma vez que o escore apresentou eficiência em identificar os sinais de deterioração em crianças. O empenho, engajamento e acompanhamento da gestão e da equipe multiprofissional são essenciais para implantação efetiva do escore de alerta pediátrico na instituição.Dissertação Protocolo de identificação e correção de assincronia paciente-ventilador pelo método de inspeção visual para unidade de terapia intensiva pediátrica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-29) Amorim, Layanne Silva de Lima; Freire, Izaura Luzia Silverio; https://orcid.org/0000-0002-2687-5759; http://lattes.cnpq.br/6319638660319803; https://orcid.org/0000-0002-4691-6124; http://lattes.cnpq.br/9908851982123296; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; https://orcid.org/0000-0001-7714-6938; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; Florêncio, Rencio BentoA ventilação mecânica invasiva se constitui como um dos principais suportes de tratamento para as crianças que apresentam insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada em unidade de terapia intensiva pediátrica. Entretanto, o seu uso prolongado induz a processos inflamatórios, além da ocorrência de assincronia paciente-ventilador, definida como a incompatibilidade entre as demandas ventilatórias do paciente em relação ao que é oferecido pelo ventilador mecânico. Esse evento gera desfechos clínicos adversos, além do risco aumentado de mortalidade. Diante dessa problemática, objetivou-se com esse estudo construir e validar um protocolo de identificação e correção de assincronia paciente-ventilador pelo método de inspeção visual para crianças internadas em unidade de terapia intensiva pediátrica. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento metodológico, com abordagem quantitativa, fundamentada no modelo da Psicometria de Pasquali, de acordo com os seguintes eixos: polo teórico, polo empírico e polo analítico. No polo teórico, realizou-se uma revisão de escopo para a construção dos domínios, itens e subitens do protocolo. No polo empírico, ocorreu a análise teórica dos itens, desenvolvida em dois momentos: análise do conteúdo e da aparência por oito juízes especialistas em suporte ventilatório invasivo, os quais avaliaram os domínios, itens e subitens em relação à abrangência, clareza e representatividade; e análise semântica dos itens, pela técnica de Brainstorming, que consistiu em checar a compreensão dos domínios, itens e subitens por três grupos de dois residentes, sendo dois médicos em um grupo, um fisioterapeuta e um enfermeiro em outro grupo e um médico e um enfermeiro em outro grupo, do segundo ano de residência, na área de pediatria, de um Hospital Universitário. Por fim, o polo analítico, que constou da análise dos dados por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e do Coeficiente de concordância de kappa (k). A pesquisa seguiu todos os aspectos éticos e legais de pesquisa em seres humanos, obtendo o parecer da Comissão de Ética em Pesquisa sob o nº 5.388.822. Inicialmente, o protocolo foi construído a partir de dez estudos obtidos por meio da revisão de escopo, constando de 24 domínios, 13 itens e 24 subitens. Em seguida, essa primeira versão foi encaminhada para análise dos juízes que avaliaram o título, o instrumento como um todo e a sua aparência (layout). Todos esses quesitos foram julgados como adequados, obtendose índices de concordância máximos (IVC=1,00, k=1,00). Na análise dos 24 domínios, 15 obtiveram índices de concordância máximos (IVC=1,00, k=1,00) e nove apresentaram concordância substancial (IVC=0,88 e k=0,75) quanto à clareza e representatividade. Dos 13 itens, apenas os itens 7.1 e 7.2 do domínio 7 apresentaram concordância substancial (IVC=0,88 e k=0,75); os demais itens obtiveram índices de concordância máximos (IVC=1,00; k=1,00). Todos os subitens foram considerados adequados e obtiveram índices de concordância máximos (IVC=1,00; k=1,00). Na etapa de análise semântica, todos os domínios, itens e subitens obtiveram índices de concordância máximos (IVC=1,00; k=1,00). A versão final do protocolo foi composta por 20 domínios, 15 itens e 24 subitens. Espera-se que o produto tecnológico (protocolo) construído e validado direcione os profissionais atuantes na unidade de terapia intensiva pediátrica, para que sejam capazes de identificar e corrigir as assincronias paciente-ventilador, com o intuito de melhorar a qualidade da prática assistencial no cuidado às crianças ventiladas mecanicamente, minimizando o tempo de suporte ventilatório invasivo e as complicações, além de corroborar para a execução de condutas seguras.Dissertação Tecnologia digital para sistematizar o cuidado de enfermagem com as lesões por pressão em pacientes de Unidade de Terapia Intensiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-22) Fernandes, Raquel Karoline Barreto; Freire, Izaura Luzia Silverio; http://lattes.cnpq.br/6319638660319803; http://lattes.cnpq.br/3785401400844341; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; Melo, Erik Cristóvão Araújo de; http://lattes.cnpq.br/3575730318035561Lesões por pressão constituem importante problema de saúde em âmbito mundial, sendo causa significativa de morbimortalidade para os pacientes internados em unidade de terapia intensiva. Esse dano representa um desafio para os serviços de saúde, os quais têm encontrado na tecnologia uma alternativa promissora para otimizar seus processos de trabalho e dirimir as complicações relacionadas a esses eventos. Diante dessa realidade, objetivou-se construir e validar uma tecnologia digital para sistematizar o cuidado de Enfermagem com as lesões por pressão em pacientes de unidade de terapia intensiva. Trata-se de pesquisa de desenvolvimento metodológico, com abordagem quantitativa, que teve o Design Science Research como referencial metodológico, sendo operacionalizada por meio de cinco passos. No primeiro, realizou-se a identificação do problema através de uma revisão integrativa da literatura, que objetivou constatar se o uso de tecnologias diminui a incidência ou o agravamento das lesões por pressão. O segundo passo, denominado de sugestão, buscou construir os domínios, itens e a aparência da tecnologia digital, utilizando como referencial teórico o Processo de Enfermagem. O terceiro passo, desenvolvimento, se referiu à construção da tecnologia digital, com colaboração de especialistas na área de tecnologia da informação, tendo como modelo de arquitetura o Model-View-Controller (MVC). O quarto passo centrou-se na validação do conteúdo e da aparência da tecnologia junto a oito enfermeiros experientes na assistência ou em pesquisa envolvendo pacientes com lesões de pele ou Processo de Enfermagem. A pesquisa seguiu todos os aspectos éticos e legais de pesquisa em seres humanos, obtendo o Parecer da Comissão de Ética em Pesquisa sob o nº 4.891.206. Os estudos selecionados demonstraram que o uso da tecnologia auxilia no cuidado de Enfermagem com as lesões por pressão, reduzindo sua incidência em até 20%. Inicialmente, o conteúdo da tecnologia compreendeu os cinco domínios referentes às fases do Processo de Enfermagem e 51 itens. A interface e a arquitetura da tecnologia foram desenvolvidas de acordo com os referidos itens e domínios. Em seguida, foi realizada a validação do conteúdo e da aparência da tecnologia por meio de duas rodadas Delphi, sendo que na Rodada I sete itens obtiveram índice de concordância abaixo do ponto de corte (<0,70). Ao final da Rodada II, a tecnologia ficou descrita pelo título “Processo de enfermagem para pacientes com lesão por pressão em UTI (PELe-UTI)”, sendo composta por cinco domínios, correspondentes às etapas do Processo de Enfermagem, e 89 itens. Dos cinco domínios, três obtiveram índice de concordância máximo em todos os itens avaliados. Somente um item do domínio II obteve índice de concordância moderado. A aparência da tecnologia também obteve índice de concordância máximo. Em conformidade com o que foi exposto, acredita-se que a utilização do produto tecnológico construído e validado, neste estudo, poderá contribuir para a otimização do tempo dispensado aos cuidados de Enfermagem, assim como favorecer uma articulação efetiva entre a equipe multiprofissional, um adequado suporte ao manejo de lesão por pressão e a gestão de indicadores relacionados a esses agravos.Dissertação Tecnologia educacional para orientar casos de erros, incompletudes ou extravios de declarações de óbitos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-22) Vale, Maria Luzia Paiva Bessa; Macedo, Maria Lucia Azevedo Ferreira de; https://orcid.org/0000-0003-4923-4441; http://lattes.cnpq.br/2019934005780501; https://orcid.org/0000-0002-7996-9521; http://lattes.cnpq.br/8462315030311579; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; https://orcid.org/0000-0001-7714-6938; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; Medeiros, Ana Patrícia Targino deIntrodução: A Declaração de Óbito, oficialmente, é o primeiro documento que deve ser concedido à família ou responsável após o falecimento de uma pessoa. Apesar de sua importância, muitas vezes, constatam-se, neste documento, erros, dados incompletos e imperfeições no seu preenchimento, impedindo a lavratura da Certidão de Óbito pelos Cartórios de Registro Civil. Tal fato leva a população a recorrer a diversas instituições, sem saber qual serviço utilizar para solucionar o problema. Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educacional tipo cartilha no formato impresso, como estratégia para orientar a população em casos de erros, incompletudes ou extravios das declarações de óbitos. Método: Pesquisa metodológica com abordagem quantitativa, realizada em uma Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande do Norte. Participaram da pesquisa especialistas na temática da vigilância epidemiológica/vigilância do óbito, além da população-alvo. O estudo ocorreu conforme as etapas a seguir: realização de revisão integrativa de literatura; desenvolvimento do texto e diagramação da primeira versão da cartilha; elaboração e pré-teste da cartilha educativa; preenchimento dos instrumentos de validação de conteúdo e aparência pelos juízes; análise semântica dos itens pela população-alvo. Para análise dos dados da avaliação da cartilha, foram utilizados o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo e o teste de Kappa. Este estudo foi realizado após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: Considerando a avaliação dos juízes e do público-alvo, a cartilha foi validada quanto ao conteúdo e à aparência, obtendo avaliação máxima do Índice de Validade de Conteúdo e teste de Kappa, sendo validado o produto denominado “Declaração de Óbito: o que fazer em caso de preenchimento incompleto, erros ou extravio?” Considerações finais: Acredita-se que a tecnologia educacional desenvolvida tem potencial de gerar impacto e ser aplicada em nível local, regional e nacional, uma vez que pode ser utilizada para a disseminação do conhecimento, contribuir para o acesso à informação e esclarecimento de dúvidas sobre a Declaração de Óbito. A cartilha será apresentada à gestão municipal da cidade de Mossoró/RN para apreciação, podendo ser implantada como instrumento de orientação da população sobre a temática.Artigo Tutoria para capacitação de técnicos de enfermagem no enfrentamento da covid-19: relato de experiência(Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2021-06-16) Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; Cavalcante, Eliane Santos; Cavalcante, Cleonice Andrea Alves; Macedo, Maria Lúcia Azevedo Ferreira de; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; Araújo, Verbena Santos; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153Objetivou-se relatar a experiência de docentes em enfermagem na capacitação remota de técnicos de enfermagem para o cuidado de pessoas acometidas pelo novo coronavírus. Trata-se de um relato de experiência na capacitação de 40 técnicos de enfermagem por meio de tutoria para atuação na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus, no período de 23 de junho a 31 de agosto de 2020. Utilizou-se o método de Aprendizagem Baseada em Problemas de forma adaptada, o processo foi viabilizado pela plataforma Google Meet com criação de sala de aula virtual. Abordou-se os cuidados de enfermagem aos pacientes acometidos pelo novo coronavírus; paramentação e desparamentação; e assistência ao paciente em ventilação mecânica. A tutoria foi relevante na qualificação dos técnicos de enfermagem, habilitando-os para o enfrentamento das demandas inerentes à pandemiaDissertação Uso da fototerapia em recém-nascidos de uma unidade neonatal: análise da implantação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-29) Andrade, Anny Suelen dos Santos; Souza, Nilba Lima de; http://lattes.cnpq.br/2617051052045127; Pinto, Erika Simone Galvão; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; Paula, Weslla Karla Albuquerque Silva deA hiperbilirrubinemia neonatal apresenta alta prevalência mundial e afeta 84% dos recém- nascidos saudáveis na primeira semana de vida. Para 60% destes, trata-se de um fenômeno fisiológico, que surge no segundo ou terceiro dia após o nascimento. Entretanto, alguns neonatos apresentam o quadro mais acentuado que requer como intervenção o tratamento com fototerapia. Objetivo: Avaliar o grau de implantação no uso da fototerapia para o tratamento da hiperbilirrubinemia neonatal. Método: Trata-se de uma avaliação normativa, de abordagem quantitativa, com ênfase no grau de implantação do uso da fototerapia em recém-nascidos de uma unidade neonatal. O estudo ocorreu em uma maternidade pública localizada em Natal, Rio Grande do Norte. A população foi constituída por enfermeiros atuantes nas unidades neonatais, que prestam cuidados diretos ao neonato em uso de fototerapia, sendo a amostra final composta por 20 participantes. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, por meio de um instrumento com 44 questões, elaborado para o estudo. A análise dos dados ocorreu por meio do software Statistical Package for the Social Sciences versão 28, na perspectiva da estatística descritiva e, posterior atribuição do julgamento de valor, conforme grau atribuído. O estudo atendeu aos princípios éticos e legais que regem a pesquisa científica em seres humanos conforme a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, sendo aprovado pelo Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa, nº 5.133.140. Resultados: Observou-se que o grau de implantação da fototerapia foi classificado parcialmente implantado (58,10%), sendo as dimensões estrutura (62,79%) e o processo (80,94%) encontram-se parcialmente e totalmente implantadas, respectivamente. Os itens de verificação da temperatura do recém-nascido (22,50%) e verificação da irradiância da luz do aparelho de fototerapia (23,75%) foram considerados não implantados. Conclusão: Conclui-se que a fototerapia se encontra parcialmente implantada. A definição do grau de implantação da fototerapia trouxe o diagnóstico situacional da fototerapia em recém-nascidos de uma unidade neonatal. Dessa forma, foi possível identificar potencialidades e fragilidades relacionadas ao cuidado oferecido ao neonato sob fototerapia, a fim de transformá-los em melhorias. Sugere-se a elaboração de um instrumento de cuidados de enfermagem a recém-nascidos sob fototerapia padronizado, de acordo com normas e critérios já estabelecidos.Dissertação Validação de instrumento para diagnóstico da má oclusão na dentição decídua por cirurgiões-dentistas(2019-06-28) Morais, Patrícia Diógenes de; Freire, Izaura Luzia Silvério; ; ; Cavalcante, Cleonice Andrea Alves; ; Souza, Georgia Costa de Araújo; ; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; ; Leite, Maria Jalila Vieira de Figueiredo;A má oclusão decorre de alterações no posicionamento dentário e mau relacionamento dos ossos maxilares, sendo considerada um fenômeno das civilizações modernas que pode ser enquadrado como problema de Saúde Pública. Objetiva-se validar um instrumento para o diagnóstico da má oclusão na dentição decídua por cirurgiões-dentistas. Trata-se de estudo metodológico, com abordagem quantitativa, desenvolvido em duas etapas. A primeira constou da validação de conteúdo e aparência por um painel de juízes composto por cinco cirurgiõesdentistas especialistas em ortodontia; e pela análise semântica dos itens, com a utilização da técnica de “brainstorming”, que consistiu em checar a compreensão dos itens por dois grupos de três cirurgiões-dentistas não especialistas em ortodontia. Na segunda etapa, foram avaliadas as propriedades psicométricas, o que incidiu na avaliação do instrumento por três cirurgiões-dentistas, em duas ocasiões diferentes, com o mesmo grupo de 112 crianças, com idade de 3 a 5 anos, verificando a fidedignidade do instrumento. A análise dos dados foi realizada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), coeficiente de concordância de Kappa (k) e coeficiente de correlação de Spearman. A pesquisa seguiu todos os aspectos éticos e legais de pesquisa em seres humanos, obtendo o Parecer da Comissão de Ética em Pesquisa sob o nº 2.803.127. Em relação à clareza, o Domínio 01, referente à identificação da criança, obteve IVC=1. O Domínio 02, relativo aos critérios de avaliação, se compôs, inicialmente, por 11 itens, quatro foram avaliados com IVC=1, quatro com IVC=0,8, no entanto, os itens VII e VIII foram considerados não claros ou pouco claros, com IVC 0,6 e 0,2. No Domínio 03, referente ao resultado geral, os dois itens que o compõem receberam IVC=1. Na avaliação do instrumento como um todo, dois itens receberam IVC=1 e um, IVC=0,8. Sobre a relevância, dos itens do Domínio 02, sete obtiveram IVC=1 e dois, IVC=0,8, contudo, os itens VII e VIII foram considerados pouco relevantes ou irrelevantes, com IVC 0,66 e 0,50. A representatividade do Domínio 03 apresentou IVC=0,8. Na avaliação dos três domínios quanto à abrangência, verificou-se que dois obtiveram IVC=1,00 e um obteve IVC=0,8; e o instrumento como um todo apresentou IVC=0,8. De acordo com as sugestões dos juízes, o instrumento foi modificado, obtendo a primeira versão. Quanto à análise semântica, observou-se que dos dez itens que compõem a primeira versão do Domínio 02, oito foram considerados totalmente compreensíveis, no entanto, os itens VIII e X foram considerados não ou pouco compreensíveis, com IVC 0,66 e 0,50. Os três domínios do instrumento obtiveram IVC=1,00 em relação ao entendimento dos itens e palavras; e preenchimento das respostas. De acordo com as sugestões, obteve-se a segunda versão do instrumento. Nos domínios e itens da segunda versão, se obteve IVC=1,00 em todos os aspectos analisados. Ao avaliar as propriedades psicométricas, observou-se que houve uma concordância quase perfeita interavaliadores (k≥0,8), e que o instrumento foi considerado consistente no tempo e no espaço pelos três observadores, obtendo o coeficiente de Spearman muito forte (rs>0,80). Na aplicação do instrumento, verificou-se que a maioria das crianças (97,3%) foi diagnosticada com necessidade de avaliação pelo ortodontista (pontuação ≥15). Assim, aceita-se a hipótese alternativa do estudo, na qual se evidencia que o instrumento para o diagnóstico da má oclusão na dentição decídua por cirurgiões-dentistas possui fortes evidências de validade. Desse modo, espera-se que o produto decorrente deste estudo permita ao cirurgião-dentista orientar e encaminhar as crianças para serviços especializados ainda na fase de dentição decídua, garantindo uma atenção integral a essa população.