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Navegando por Autor "Pinto, Amanda Crisley Pedrosa Braga"

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    Dissertação
    A trajetória de formação de licenciados em música multi-instrumentalistas: um estudo sobre história de vida e desenvolvimento musical
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-20) Pinto, Amanda Crisley Pedrosa Braga; Gaulke, Tamar Genz; https://orcid.org/0000-0003-1582-3782; http://lattes.cnpq.br/5743174259762170; http://lattes.cnpq.br/7230673009009978; Torres, Maria Cecília de Araújo Rodrigues; Oliveira, Mário André Wanderley
    Com foco na trajetória de formação do licenciando em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, esta dissertação de Mestrado teve como objetivo geral compreender, por meio da trajetória de formação, como licenciandos em Música se tornam professores de música multi-instrumentistas. Como objetivos específicos, busquei: entender como as experiências pessoais dos licenciandos influenciam a escolha e o domínio de múltiplos instrumentos durante sua formação; identificar as experiências práticas que contribuem para a preparação dos licenciandos como educadores musicais em diversos contextos; analisar o apoio curricular disponível para os licenciandos durante sua formação musical. Esta pesquisa teve a contribuição de quatro licenciandos em Música da UFRN, por meio de entrevistas narrativas, contando sobre suas trajetórias de formação musical. Busquei referências que pudessem contribuir para uma melhor compreensão do perfil e das habilidades Multi do professor de Música. Autores como Rauber (2017) e Silva (2018), auxiliam na construção da fundamentação teórica como pioneiros ao tratar do termo “multi-instrumentista”. Para compreender um pouco mais sobre a história de vida e formação, tive a contribuição de Nóvoa (1992), (Gaulke (2013, 2017), Passeggi (2008) e Huberman (1995). Além disso, para entender de forma mais detalhada a formação docente, bem como a educação na contemporaneidade, trouxe novamente Nóvoa (2009), juntamente com Beineke (2004); Beineke, Bellochio, Sebold (2005); Bellochio (2003a); Bellochio (2003b); Cereser (2014); Del Ben (2001); Del Ben (2003); Gaulke (2013) e (2017); Mateiro (2007). Olhando para o lado da formação profissional do educador musical, autores como Pereira (2014) e Del Ben (2003) trazem um olhar crítico à matriz curricular dos cursos de licenciatura em Música do Brasil, onde expõem o conceito do habitus conservatorial. Assim, auxiliam na fundamentação teórica deste trabalho. Me aprofundar na trajetória de vida desses licenciandos em Música, especialmente focando na transição para futuros educadores musicais multi-instrumentistas, me fez perceber a riqueza da abordagem de ensino e aprendizagem que carregam consigo. Os desafios e as experiências conquistadas por eles ao longo de sua trajetória, certamente lhe proporcionarão uma compreensão mais completa de sua formação na totalidade.
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