Navegando por Autor "Pinheiro, Rosa Aparecida"
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Dissertação Alfabetização de jovens e adultos: representações sociais de professores da EJA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-20) Silva, Jéssica Lira da; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; ; Azevedo, Alessandro Augusto de; ; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; Lira, André Augusto Diniz; ; Pinheiro, Rosa Aparecida;A presente pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais sobre alfabetização de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas repercussões nas práticas de alfabetizar. Foi realizada com docentes que atuam no 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos, em duas instituições de ensino do município de Natal/RN. As bases teóricas utilizadas fixam-se nos estudos sobre a alfabetização e letramento; Educação de Jovens e Adultos e a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961). O percurso teórico-metodológico do estudo está pautado na Teoria das Representações Sociais por presta-se a compreender os processos de elaboração das representações sobre alfabetização de adultos e o reverberar dessas representações nas condutas pedagógicas. Portanto, a pesquisa é caracterizada como um estudo exploratório de caráter qualitativo. A construção dos dados deu-se através da aplicação dos instrumentos de pesquisa: as entrevistas semiestruturadas; observações do tipo não participativa e questionário aplicado às docentes. As análises e a discussão dos dados estão baseadas na abordagem teórica assumida, pautada nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2011) e no eixo interpretativo de Arruda (2005). Os resultados, frutos da análise da triangulação dos dados, emitidos pelas participantes mostram que não há uma representação social comum partilhada. Há variações e contrastes entre os grupos e dentro deles. No primeiro grupo há maior familiarização com o objeto da representação e maior aproximação com as práticas de alfabetizar jovens e adultos. No segundo grupo há uma representação hibrida, fundamentada tanto nos aspectos do universo reificado quanto do senso comum e consequentemente maior distanciamento das práticas de alfabetização de adultos. As representações apreendidas apresentam-se ancoradas em elementos diversos, sendo o principal deles a formação inicial e o tempo de atuação na Educação de Jovens e Adultos. A objetivação também se traduz de maneiras distintas nos comportamentos de cada participante do estudo. A pertinência desta pesquisa centra-se na relevância social do tema, uma vez que trará contribuições para as instituições formadoras repensar seus currículos no que diz respeito a formação dos docentes que atuarão na EJA, haja vista que a pesquisa apontou como principal elemento constituinte da representação social sobre alfabetização a formação inicial nos cursos de graduação.Dissertação O cotidiano da formação de professores/as da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-23) Aquino, Fernanda Mayara Sales de; Sampaio, Marisa Narcizo; ; http://lattes.cnpq.br/6513575623499803; ; http://lattes.cnpq.br/4331340130870278; Paiva, Jane; ; http://lattes.cnpq.br/3049044829510326; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037Esta dissertação nasceu no contexto dos trabalhos e discussões dos quais participei no Núcleo de História e Memória da Educação de Jovens e Adultos do Rio Grande do Norte (NUHMEJA-RN). Nesta pesquisa, busco compreender como se dava o cotidiano da formação docente da Campanha De Pé no Chão Também Se Aprende a Ler (1961-1964). Com base nos estudos com o cotidiano e na epistemologia da complexidade, a investigação com o cotidiano da formação dos professores e professoras da Campanha foi realizada com o propósito de visibilizar sua complexidade e multidimensionalidade, em diálogo com as discussões atuais sobre formação docente. Para isso recorri, também, aos estudos sobre memória e narrativa. O percurso metodológico desta pesquisa foi realizado a partir de entrevistas com professores e professoras da Campanha. Suas narrativas foram entrelaçadas a discussões sobre memória, pois entendo que, no momento de reconstituições das memórias narradas dos docentes foi reconstituído o cotidiano da sua formação durante a Campanha De Pé no Chão. A multiplicidade de espaçostempos formativos; as relações de poder que nortearam a oferta e participação dos docentes da Campanha nos cursos de formação continuada; um complexo de teorias que fundamentam a formação de professores e professoras na Campanha; a existência de dois grupos de docentes com experiências e contextos de formação distintos, o que repercutia nas práticas formativas cotidianas e contribuiu para visibilizar as relações de poder/saber que norteavam essas práticas; o acompanhamento realizado pela equipe do CFP, mediante o planejamento e as unidades de trabalho, revelando formação continuada e controle dos docentes em exercício; a não passividade dos docentes, fazendo outro uso do que lhes foi proposto; a proposição e efetivação de práticas formativas que buscavam integrar o político e o pedagógico foram percebidas nas narrativas e discutidas neste estudo. Entendo este estudo como contribuição para uma reflexão sobre formação docente nos dias hodiernos.Dissertação O currículo do corpo em forma educando às mulheres para um modelo de corpo "belo" nas páginas do Facebook(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Pinto, Raquel Pipolo; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Momo, Mariangela; ; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; ; http://lattes.cnpq.br/4979337939221374; Azevedo, Alessandro Augusto de; ; http://lattes.cnpq.br/3521226970305887; Lira, André Augusto Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/8891017471432810; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872A presente pesquisa inscreve-se nos campos de estudos de gênero e de currículo, numa perspectiva pós-crítica, a qual se aproxima das teorizações pós-estruturalistas, sobretudo, das de Michel Foucault e dos Estudos Culturais em Educação. A partir desse referencial, tomei como objeto desta investigação o currículo de páginas disponibilizados no Facebook que normatizam um determinado tipo de corpo à mulher como sinônimo de saúde. Trata-se das páginas Corpo & Saúde, Corpo em Foco e Corpo Esbelto, acompanhadas diariamente com coleta de textos e imagens no período de setembro de 2018 a março de 2019. Como objetivo geral busquei analisar no currículo das páginas investigadas os discursos disponibilizados, os processos de subjetivação e a normatização do corpo da mulher. Como suporte teóricometodológico, utilizei a etnografia virtual (HINE, 2004) articulada com a análise de discurso de inspiração foucaultiana. Os conceitos utilizados como ferramentas analíticas são: discurso, modos de subjetivação, poder, norma, regimes de verdade, governo, cuidado de si, posições de sujeito, tecnologia, currículo pós-crítico, mídia, corpo, gênero, normatização, normalização, diferença e pedagogia cultural. Durante a pesquisa ocupei-me com a seguinte questão: como os discursos que dizem sobre o corpo da mulher, disponibilizados no currículo das páginas investigadas, colocam em funcionamento processos de subjetivação e normas que demandam determinados tipos de corpos considerados como belos e saudáveis? Para melhor responder a tal questionamento, busquei analisar, de modo mais específico, a produção de verdades sobre o corpo, a beleza, os exercícios, a alimentação e a saúde; as posições de sujeito demandadas às mulheres no currículo em análise; como também, os mecanismos de poder, as estratégias e táticas acionadas que buscam a normatização do corpo da mulher. Como principais resultados da pesquisa, foi possível empreender que os conteúdos analisados buscam normalizar um tipo específico de corpo - o magro - por meio de uma tecnologia nomeada por mim como tecnologia do corpo padronizado, a qual é operacionalizada por táticas e estratégias engendradas no currículo do corpo em forma nas páginas do Facebook. O conjunto de táticas e estratégias colocam em funcionamento uma disciplinarização do corpo enformado que diz respeito a um modelo de corpo que apresenta um padrão considerado desejável para glúteos, braços, abdômen, seios e coxas endereçados às mulheres e que deve ser alcançado por meio de uma disciplina rígida de exercícios físicos e alimentação, ao passo que aos homens os conteúdos educam que eles podem apresentar um corpo disforme. Também foi possível evidenciar que o currículo analisado disponibiliza posições de sujeito às mulheres identificadas como mulher mãe sarada e mulher mãe cuidadora que buscam regular mulheres, sobretudo, as pósgrávidas ou que possuem filhos e marido, para atingir um corpo ideal. A regulação de gênero também pode ser expressa por meio de lições que ensinam sobre o lar como um local que traz felicidade e por isso tarefas como cuidar do marido e dos filhos e ainda cuidar de si seriam mais adequadas às mulheres. Isto posto, é possível afirmar que o currículo investigado atua como um artefato midiático que corporifica e regula gêneros, pois as lições educativas destinadas às mulheres estão postas diferentemente das dirigidas aos homens.Dissertação O currículo e as práticas pedagógicas na EJA: concepções e crenças dos professores da escola municipal Francisca Leonísia Cruz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-06-21) Silva, Divoene Pereira Cruz; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037; ; http://lattes.cnpq.br/5450633055305958; Paiva, Jane; ; http://lattes.cnpq.br/3049044829510326; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8; Azevedo, Alessandro Augusto de; ; http://lattes.cnpq.br/3521226970305887A presente investigação trata do Currículo e das Práticas Pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos-EJA, e articula-se com as concepções e crenças dos professores assentados. O campo empírico desta investigação se constituiu na Escola Municipal Francisca Leonísia, localizada no Assentamento de Reforma Agrária Serra Nova, município de Florânia/Rn. Busca-se analisar a relação entre o Currículo e as Práticas Educativas da Educação de Jovens e Adultos-EJA e as concepções/crenças desses professores. Este trabalho fundamenta-se na pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo/reflexivo e faz uso da análise documental, entrevistas semiestruturadas e sessões reflexivas enquanto procedimentos metodológicos que asseguraram o alcance dos nossos objetivos na pesquisa. Esses procedimentos nos permitiram adentrar na prática curricular dos professores assentados e compreender como os mesmos pensam, elaboram e praticam o currículo da EJA na escola campo de pesquisa. A análise documental propiciou o repensar dos referenciais curriculares selecionados, Projeto Político Pedagógico e Proposta Curricular da EJA, a partir de uma leitura crítica das conceituações e concepções inscritas nesses referenciais, com vistas à construção e reconstrução de conceitos que resgatem a identidade das pessoas jovens e adultas do campo, inseridas no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra/MST. As sessões reflexivas se constituíram em espaços de formação coletiva e propiciaram ao grupo cooperador a autorreflexão e a reflexão coletiva acerca das concepções e crenças que permeiam o currículo e orientam as suas práticas educativas na EJA. Nesses espaços de formação também são discutidos a problemática atual, a construção de um projeto educativo do campo para EJA, as garantias de aprendizagem e a identidade cultural da EJA do campo, inserida no contexto do MST. Sob essa visão, concluise que as concepções e crenças dos professores assentados se relacionam diretamente com o currículo pensado, elaborado e praticado na EJA, bem como com as práticas educativas que permeiam esse currículo. Essa relação se dá em meio às adversidades da Educação do Campo, inserida no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, e requer o comprometimento desses professores para as mudanças necessárias a uma formação escolar crítica e emancipadoraTese Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN(2014-07-28) Mendes, Andreia Regina Moura; Chianca, Luciana de Oliveira; ; ; Lopes Júnior, Edmilson; ; Paiva, Irene Alves de; ; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; Tavares, Tatiana Aires;A presente tese trata dos usos do laboratório de informática numa escola da rede municipal de Parnamirim- RN, a partir dos direcionamentos e orientações oriundas do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado). A tese proposta procura compreender como o Proinfo Integrado atua por meio do ambiente tecnológico no processo de inserção da comunidade escolar de alunos e professores na Cibercultura. Para atingir o objetivo principal, foi feita uma análise a partir de amplo referencial teórico das Ciências Sociais partindo desde o conceito de educação proposto por Durkheim (2011), discutindo o cenário e contexto histórico de desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação a partir de Castells (1999; 2004), Lévy (1999), Santos (2002), Harvey (2008). Na sequência, veremos o papel dos agentes da escola no processo de introdução dessa nova cultura, considerando Bourdieu (2009), até os usos e aplicações da informática como tecnologia educacional, pelo sistema escolar a partir dos estudos de Rattner (1985), Kawamura (1990), Sancho (2001), Moraes (2002), e Almeida (2012). A metodologia aplicada correspondeu a de uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, para conhecer a realidade do laboratório de informática na tarefa de inserção dos alunos e professores na cibercultura, identificação dos desafios e limites que permeiam a introdução das novas tecnologias da informação e comunicação, enquanto ferramentas educacionais. Constituíram etapas desta pesquisa: levantamento bibliográfico na área das ciências humanas, a observação do ambiente escolar com ênfase no laboratório de informática, além da elaboração e aplicação de instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas semiestruturadas e entrevistas abertas. O universo da pesquisa foi constituído por professores (as), alunos (as), coordenadoras e gestores da Escola Municipal Alzelina de Sena Valença, localizada no município de Parnamirim-RN. O objetivo das entrevistas foi buscar informações sobre as percepções, sentidos e apreensões dos agentes escolares sobre o uso do laboratório de informática e a inserção das novas tecnologias na escola. A hipótese principal do trabalho indica que há uma grande distância entre as diretrizes propostas pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e a realidade escolar investigada. Destacamos, nesse contexto, a falta de uma formação sistematizada na área de informática de todos os docentes, a carência de condições físicas e materiais do laboratório de informática, ausência de uma apreensão crítica sobre a utilização das novas tecnologias em sala de aula e um maior contato do alunado com o computador conectado fora do contexto escolar. Tais limites são perceptíveis a partir de uma série de desorganização entre a política implementada pelo Governo Federal e os agentes políticos locais, como a Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em algumas situações estes desafios são parcialmente superados, com uma reorganização da prática pedagógica a partir dos recursos disponíveis na escola e no laboratório.Dissertação EJA: saberes na articulação curricular da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-31) Santos, Veridiano Maia do; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037; ; Azevedo, Alessandro Augusto de; ; http://lattes.cnpq.br/3521226970305887; Nascimento, José Mateus do; ; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8Este trabalho tem como objeto de estudo as possibilidades de inserção de saberes presentes no entorno da escola no currículo da EJA a partir do olhar discente sobre sua formação escolar. O campo empírico de nossa pesquisa concentra-se na citada modalidade do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, pertencente ao sistema educativo do município do Natal/RN. Nosso itinerário de pesquisa buscou investigar o modo como os alunos pensam a inserção curricular de saberes presentes no entorno da escola, com atenção especial ao seu olhar sobre a sua formação escolar, a fim de que pudéssemos desenvolver uma discussão propositiva sobre outras possibilidades de inserção curricular desses mesmos saberes, mas agora em articulação com o olhar discente. Assim, debatemos sobre o Conjunto Habitacional de Nova Natal e seu itinerário histórico, social e cultural sob o recorte e memória dos participantes desta investigação e suas falas sobre os saberes pertinentes da comunidade que pudessem tecer correlação dialógica nas práticas curriculares. Este projeto é ancorado na pesquisa qualitativa e amparado em procedimentos metodológicos do Grupo Focal e de Entrevista Semiestruturada, que nos permitiram captar formas diversas de olhares, de sentidos e de entendimentos dentro de um contexto cotidiano complexo seja na escola, seja no seu entorno. Isso nos permitiu inferir que existem percepções do discente da EJA na referida escola que apontam para uma formação baseada em práticas pedagógicas tradicionalizadas, esvaziadas de um diálogo emancipador entre docente e discente (de modo geral), um ambiente escolar que corrobora o sentimento de desvalorização discente e que em seu entorno existem redes de saberes que são tecidos no cotidiano de Nova Natal e que poderiam estar inseridos ao currículo escolar oficial, mas que na prática não são reconhecidas de modo geral pela mencionada escolaTese O "engodo" e a rede de sentidos: representações sociais de professores sobre o currículo da EJA(2018-08-29) Santos, Veridiano Maia dos; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Rey, Fernando Luiz Gonzalez; ; Machado, Laêda Bezerra; ; Domingos Sobrinho, Moisés; ; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; Silva, Rosalia de Fátima e;O objetivo desta pesquisa é analisar as representações sociais dos professores sobre o currículo do segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental. O contexto desta iniciativa acadêmica está fincado na realidade cotidiana desta modalidade do Ensino Fundamental na qual se destacam questões como a desistência discente, o fechamento de turmas nas escolas e o trabalho docente no dia a dia escolar. A Educação de Jovens e Adultos congrega potencialidades e tensões que se fazem presentes entre os seus atores, especialmente, no grupo docente. Com base na fundamentação teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais, por meio de sua abordagem da sociogênese, trata-se de um estudo que analisa, descreve e discute as representações sociais dos professores sobre o currículo articulando o olhar destes profissionais à ideia de uma rede representacional que se costura em diversas dimensões que estão presentes no cotidiano escolar a partir do saber e do fazer docente, seus contrastes, subjetividades, tensões e afetos. Analisamos e refletimos entre as diferentes dimensões do trabalho docente que se tangenciam ao currículo, revelando seu universo consensual, em meio às relações de poderes nos contextos construtivos representacionais sobre o currículo na EJA. Em relação a este objeto de estudo, nos amparamos em reflexões e referenciais teóricos que estudam o fenômeno das representações sociais, e em postulados que versam sobre esta modalidade do Ensino Fundamental e também em concepções curriculares de autores nacionais e estrangeiros. No processo empírico trabalhamos sensivelmente com entrevistas semiestruturadas e entrevistas coletivas como técnicas dentro do amparo da pesquisa qualitativa, onde os resultados destes procedimentos foram consideravelmente avaliados pela análise de conteúdo, em seus aspectos de análise de registro e de contexto. Este trabalho se desenvolveu em três escolas do município do Natal/RN, contando com a participação de doze professores do segundo segmento da citada modalidade de ensino escolar. De modo geral, consideramos que os professores comunicam e articulam saberes ao construírem uma rede representacional que está imbricada ao currículo desta citada modalidade do Ensino Fundamental; de forma estreita, o coletivo docente representa o currículo da Educação de Jovens e Adultos familiarizando-o ao modelo do Ensino Regular, objetivando-o ao materializá-lo à imagem do conteúdo disciplinar. Os achados deste complexo estudo que problematiza o campo representacional docente nos mostra que os professores se guiam em práticas por um conhecimento ordinário no seu cotidiano pedagógico, em meio a diversas e distintas especificidades que a EJA demanda. Portanto, é preciso uma tomada de consciência a partir de reflexões e ações pedagógicas que direcionem os atores deste processo de escolarização dos sujeitos para se caminhar em direção a novas possibilidades curriculares no processo de ensino e de aprendizagem nas instituições de ensino formal.Tese Formação de educadores de jovens e adultos no Programa Geração Cidadã: relação entre saberes na proposição curricular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-05-25) Pinheiro, Rosa Aparecida; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0; ; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037; Gomes, Ana Maria Duarte do Vale; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700362A6; Moura, Tânia Maria de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/3447349480081320; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6A presente investigação se reporta aos elementos prioritários de uma proposta curricular para formação de alfabetizadores de jovens e adultos, no que concerne à relação entre os saberes acadêmicos e os saberes da experiência docente. O campo empírico da pesquisa se constitui na ação das formadoras de alfabetizadores do Programa GerAção Cidadã (2004-2005), vinculado como Projeto de Extensão à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Busca-se entender como essas formadoras pensam a articulação dos saberes experienciais, advindos de suas práticas educativas em comunidades e do conhecimento científico do qual são portadoras, que devem ser mediados nas salas de aula. Este trabalho fundamenta-se nos princípios da pesquisa colaborativa, modalidade da pesquisa qualitativa. Recorre-se a procedimentos com base na pesquisa colaborativa, em especial às sessões reflexivas, conjuntamente com a pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas. Essas sessões propiciaram ao grupo das formadoras a auto-reflexão e a reflexão no coletivo sobre sua prática, com vistas à elaboração de proposições que contribuam para o incremento das ações educativas. O debate sobre as especificidades na formação de educadores para a EJA, em seus papéis sociais diferenciados e na reflexão sobre as experiências das formadoras, é exemplo dessas contribuições; elementos considerados essenciais para a elaboração de uma proposta de formação, como tempos e espaços formativos, diálogo e memória social, também são discutidos. A organização curricular em uma dimensão ampliada é aquela que não se restringe à instituição escolar, mas a percebe enquanto estruturante na ligação dos saberes que permeiam a comunidade e a Universidade. Sob essa óptica, conclui-se que a relação dos saberes científicos com os saberes experienciais, presentes nas práticas culturais dos envolvidos no processo formativo, é o fundamento para uma proposição curricular voltada a um curso de formação para educadores comprometidos com as mudanças sociaisTese No cotidiano da escola: o pensar e agir de jovens e adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-05-11) Silva, Daisy Clecia Vasconcelos da; ; ; http://lattes.cnpq.br/3180789128185719; Alves, Francisca Terezinha de Oliveira; ; Pereira, Francisco de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/4147987722156261; Rocha Neto, Manoel Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8133980836563371; Rocha, Maria Antonia Teixeira da; ; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869A necessidade de ver os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos – EJA para além de seus fracassos escolares torna-se imprescindível para uma reconfiguração desta modalidade de ensino. Portanto, o compromisso desta pesquisa é adentrar no universo desses sujeitos, dar-lhes voz e, com isso, compreender a teia de relações que se dá entre esses sujeitos e a escola de uma maneira geral. Entende-se não ser possível compreender os significados atribuídos pelos sujeitos sem considerar, como elemento primordial, o contexto social no qual esses significados são construídos. Para o desenvolvimento deste estudo foi adotada como metodologia a pesquisa etnográfica. Os procedimentos utilizados para a construção dos dados foram observação participante, entrevistas semiestruturadas com grupo focal e entrevistas semiestruturadas individuais. Para a compreensão dos dados construídos no campo, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo, que atende às expectativas de uma análise interpretativa. As observações ocorreram principalmente dentro das salas de aula de uma escola municipal, situada na cidade do Natal/RN. As entrevistas individuais foram realizadas com uma amostra de oito alunos, homens e mulheres, com faixa etária entre 25 e 60 anos. As entrevistas evidenciaram que para o jovem e para o adulto, a escola é muito mais do que o lugar onde se aprendem conteúdos. Eles percebem este espaço como propiciador de interação social, e como a possibilidade de galgar novos horizontes profissionais e, dessa forma, alcançar uma ascensão social. Para os alunos mais velhos, em especial às mulheres, esta volta aos bancos escolares traz embutida no discurso da aprendizagem, o desejo de fazer novos amigos, de ter momentos de encontros, conversas e descontração, enfim, de esquecer os problemas do dia-a-dia. A observação do cotidiano escolar permite melhor entender a ação destes sujeitos em relação às práticas escolares. Por fim, afirma-se que a busca pela escola não se dá apenas para recuperar o tempo perdido na infância. Aprender acaba por ser secundário. Não importa se ficarão retidos ou serão promovidos para o nível seguinte, o importante é estar na escola.Dissertação Nunca deixamos de ser índio : educação escolar e experiência na(da) cidade entre os Ramkokamekrá-kanela / Rodolpho Rodrigues de Sá(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-08-28) Sá, Rodolpho Rodrigues de; Chianca, Luciana de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4264064005369443; ; http://lattes.cnpq.br/8321980343039829; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037; Batista, Mércia Rejane Rangel; ; http://lattes.cnpq.br/2393048148588630; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058Neste trabalho analiso a situação dos Ramkokamekrá-Kanela que migram com a finalidade de estudar fora da aldeia. Para tanto, utilizo-me de uma análise da sua organização social e de seus processos históricos. Procuro mapear parte das políticas de educação escolar indigenista , entendidas como instrumento oficial de uniformização de diferenças, e o tipo de relação destas com a migração aldeia-cidade. Proponho uma leitura da migração de estudantes indígenas para centros urbanos a partir da organização social da sociedade em questão, assim como de suas narrativas e representações. Esboço uma interpretação desse processo como decorrente também da dinâmica interna da sociedade indígena pesquisada e não só como resultado de ações externas. A pesquisa centra-se em casos experimentados pelos Ramkokamekrá-Kanela que, saindo de sua aldeia (Aldeia Escalvado), deslocam-se para estudar em centros urbanos, principalmente em Barra do Corda MATese Pedagogia do movimento: o saber-fazer-poder nas experiências do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento - GEPEM - UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-28) Mendonça, Ariane Rochelle; Silva, Rosalia de Fátima e; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869; http://lattes.cnpq.br/0927140871286467; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Ferreira, Adir Luiz; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Porto, Rita de Cassia Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/6379742024980515; Santiago, Maria Eliete; http://lattes.cnpq.br/6348134383110052; Pinheiro, Rosa Aparecida; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037Esta pesquisa trata do desenvolvimento da Pedagogia do Movimento no âmbito do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM), tendo como base as falas de seus membros acerca dos seus itinerários formativos. Partimos da seguinte questão: quais os sentidos atribuídos à Pedagogia do Movimento por professores, participantes em diferentes momentos da história do GEPEM? Tomo por base itinerários formativos de um Grupo e, no processo de escrita de um movimento autoreflexivo, trago as minhas vivências e construções de saberes experienciados desde a graduação, projetos de extensão, pesquisa e dissertação do mestrado. Partimos, assim, do pressuposto de que as trajetórias de apropriação dos princípios estruturantes da Pedagogia do Movimento implicam em um saber–fazer-poder, em um processo tenso e dialógico, com potenciais de bloqueio e de mudanças. Trato de processos, de experiências que envolvem a história de um Grupo, mas, especialmente, do que caracterizará a gestação, a discussão dos princípios estruturantes e que configurarão a Pedagogia do Movimento. Mobilizanos nesta pesquisa: (a) compreender os sentidos atribuídos às relações entre as categorias estruturantes do saber-fazer-poder e o conjunto de experiências formativas do GEPEM/UFRN, e; (b) analisar processos que ligam o pressuposto do saber-fazer-poder do GEPEM a experiências desenvolvidas pelos sujeitos do grupo. Esses objetivos remetem à prática pedagógica no GEPEM, atrelando-se aos pressupostos freireanos e considerando a articulação entre teoria e prática na construção da ação e da produção do conhecimento. A metodologia aplicada neste trabalho resultou dos dispositivos da entrevista compreensiva. Os princípios metodológicos foram se dando na ocorrência da costura da escrita pela junção de autores, interlocutores e do próprio processo de quem com eles reflete auxiliando em alguns apontamentos. A análise revelou que legados de resistências e de metodologias comprometidas se incorporam nos princípios formativos do GEPEM, revelando a exposição de uma práxis que guarda em si a dinâmica de uma pedagogia do movimento, que se realiza numa fonte metodológica dialógica, a que chamamos Saber-Fazer-Poder.Tese Prática pedagógica interdisciplinar na escola fundamental: sentidos atribuídos pelas professoras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-12) Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0; ; http://lattes.cnpq.br/1430119771278267; Farias, Maria da Salete Barboza de; ; http://lattes.cnpq.br/1756002185521454; Pereira, Sandra Márcia Campos; ; http://lattes.cnpq.br/6650354639446786; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037Este trabalho se inscreve no âmbito do debate sobre a organização da docência no Ensino Fundamental. Assume como objetivo compreender limites e possibilidades de efetivação da prática interdisciplinar nos ciclos I e II do ensino fundamental a partir dos sentidos atribuídos, pelas professoras, à prática interdisciplinar desenvolvida, por elas, na escola em que atuam. Defende a prática interdisciplinar como não prescritiva e sim, construída no contexto efetivo da escola. Utiliza como metodologia princípios teórico-metodológico da Entrevista Compreensiva e da Análise de Conteúdo. Como principais resultados destacam-se limites para se praticar a interdisciplinaridade, situados no campo teórico no que se refere à incerteza teórica sobre o termo e ao não acesso a teóricos que discutam a questão e no campo da organização do trabalho pedagógico, que não prevê espaço de trabalho coletivo entre professores das diferentes áreas do conhecimento. Possibilidades proporcionadas pela prática interdisciplinar situam-se na sua importância para ampliar a visão de mundo do professor e do aluno; no seu potencial de formação continuada por incentivar a busca por novos conhecimentos, novas aprendizagens para o aluno e professores para atuarem junto às dificuldades de forma mais competente e crítica. Aponta para a necessidade de apoio institucional no que se refere à formação continuada de professores e a organização do espaço/tempo da escola de modo a incentivar os profissionais a buscarem e solidificarem conhecimentos acerca da interdisciplinaridade e das diversas áreas do conhecimento bem como, o trabalho coletivoDissertação O PROEJA ensino médio no ifrn, campus Caicó: causas da desistência e motivos da permanência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-27) Faria, Débora Suzane de Araújo; Moura, Dante Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/1720357515433453; ; http://lattes.cnpq.br/4037307151688371; Queiroz, Maria Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037; Nascimento, José Mateus do; ; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967; Azevedo, Márcio Adriano de; ; http://lattes.cnpq.br/2689467070016983Esta dissertação aborda a temática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte IFRN Campus Caicó. Tem por objetivo analisar as causas da desistência e os motivos da permanência de estudantes no âmbito do Programa. Para consubstanciar a investigação, utilizamos metodologicamente os procedimentos da pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista semi estruturada, grupo focal e análise de conteúdo. Para analisar os dados, discutimos a contradição que envolve a dualidade e a compensação educacional à luz das lutas e conquistas de direitos no cerne das políticas públicas para o ensino médio, para a educação profissional e para a educação de jovens e adultos, com ênfase nos anos 2000. Analisamos o ensino médio integrado no âmbito do PROEJA tendo como referência a concepção da formação humana omnilateral; a indissociabilidade entre educação básica e educação profissional e a integração de conhecimentos gerais e específicos como totalidade, discutindo as especificidades da modalidade da EJA, problematizando as causas da desistência e os motivos da permanência de sujeitos estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) na escola de educação básica. Quanto aos resultados, constatamos que apesar de o PROEJA ser um programa que se propõe a proporcionar uma formação humana integral visando a contribuir para o pleno exercício da cidadania dos seus sujeitos concluintes, o que está anunciado no Documento que norteia a sua criação não vem se materializando no Campus Caicó. O currículo do curso não foi concebido para os sujeitos da EJA nem os professores tiveram formação adequada para trabalhar com esses sujeitos específicos, não sendo consideradas suas especificidades de serem trabalhadores, com tempos diferenciados de aprendizagem. Além disso, as disciplinas têm, predominantemente, talante instrumentalista. Isso denota que as condições materiais, institucionais para alcançar a anunciada formação integral não vêm se materializando, plenamente, na escola investigada. Associado às dificuldades no que concerne às condições intraescolares, as condições extraescolares, socioeconômicas e pessoais que dizem respeito à pressão para trabalhar que implica em limitações para conciliar trabalho, escola e família repercutiram em uma nova interrupção da trajetória escolar de parcela significativa desses sujeitos. Mediante a pesquisa, comprovamos que os motivos dos estudantes que permanecem tem haver também com as condições intraescolares da qualidade do ensino, (qualificação da equipe técnica e dos professores) envolvidos no processo educativo, como também com as condições extraescolares socioeconômicas e pessoais representadas pelo apoio dos colegas e da família. Concluimos, então, que as causas da desistência e os motivos da permanência são de origem institucional, socioeconômica e pessoal. Enfim, constatamos que a sociedade capitalista cada vez mais exige níveis elevados de educação escolarizada dos trabalhadores ao mesmo tempo em que dificulta o acesso a essa educação para grande parte da população e isso não é aleatório. São as classes trabalhadoras populares e seus filhos os objetos dessa exclusãoTese O Professor Bacharel iniciante no Ensino Superior: experiências de egressos do mestrado em Administração da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-21) Maia, Kadma Lanubia da Silva; Silva, Rosalia de Fatima e; ; ; Ferreira, Adir Luiz; ; Lira, Andre Augusto Diniz; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Andrade, Erika dos Reis Gusmao; ; Araújo, Hilda Mara Lopes; ; Pinheiro, Rosa Aparecida;Esta pesquisa objetivou compreender os sentidos atribuídos por professores bacharéis iniciantes no ensino superior às experiências formativas para o seu fazer docente e analisar as contribuições da formação (potenciais de bloqueios e potenciais de mudanças) na prática docente de professores bacharéis iniciantes no ensino superior. Partimos da seguinte questão: que experiências formativas do professor bacharel contribuem para a sua prática docente iniciante no ensino superior? Pressupomos que ser um professor bacharel iniciante no ensino superior se faz em um processo de contribuições díspares, em um conjunto complexo de experiências formativas. Tomamos como unidade de referência as falas de 13 professores bacharéis iniciantes no ensino superior, egressos do Mestrado em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para alcançar os objetivos da investigação, adotamos a metodologia da entrevista compreensiva, que tem como fundamento a análise compreensiva das falas. Elegemos como princípios teórico-metodológicos a multirreferencialidade, o sentido social e a configuração de interdependência. Os resultados revelaram um processo amplo de formação instituído nas relações sociais estabelecidas pelos professores bacharéis em suas pertenças. Os sentidos encontram-se nas valorações que dão à formação na prática. As contribuiçoes das experiências formativas materializam-se no fazer docente, envolvendo: a) bloqueios como desvalorização docente, imagem do professor jovem e relações institucionais autoritárias nas IES públicas e privadas; b) mudanças como o reconhecimento da docência, status, relações institucionais mobilizadoras e desejos pessoais; e c) estratégias ligadas aos processos dilemáticos que envolvem a solidão do aluno versus mobilização da autonomia e gestão do tempo versus novas aprendizagens.Dissertação Programa alfabetização solidária: um estudo sobre a experiência no município de Lagoa de Pedras/RN (1997 - 2003)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-10) Silva, Rosangela Maria de Oliveira; França, Magna; ; http://lattes.cnpq.br/1964589133589645; ; http://lattes.cnpq.br/1195651833115788; Sales, Luis Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/3467660796249780; Ferreira, Adir Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037A reforma educacional na década de 1990 foi condicionada pelas metas do ajuste fiscal, o que acabou por redefinir o papel do Estado no financiamento e oferta dos serviços de ensino, levando a um deslocamento da fronteira entre as responsabilidades públicas e privadas na promoção da educação de pessoas jovens e adultas. Destacam-se, na referida década tendências à proliferação de provedores e à multiplicação de programas de Educação de Jovens e Adultos - EJA, implementados em parceria entre agentes governamentais e nãogovernamentais. Nesse período, a agenda para o analfabetismo era configurada em um processo de descentralização do Estado sobre as responsabilidades educacionais tendo como objetivos econômicos, sociais e políticos: diminuir o déficit público, ampliar a poupança pública e a capacidade financeira do Estado para concentrar recursos em áreas consideradas indispensáveis a sua intervenção direta; aumentar a eficiência dos serviços sociais oferecidos ou financiados pelo Estado, atendendo melhor ao cidadão a um custo menor, zelando pela interiorização da prestação dos serviços e pela ampliação de seu acesso aos mais carentes; ampliar a participação da cidadania na gestão pública, estimular a ação social comunitária e, ainda, desenvolver esforços para a coordenação efetiva das pessoas políticas no implemento de serviços sociais de forma associada. Assim sendo, Programas Assistenciais co-financiados pelo governo tentam dar conta da problemática do analfabetismo. Compreendemos, no âmbito da descentralização das políticas educacionais da década de 1990, como se configurou a agenda destinada à redução do analfabetismo, pelo Programa Alfabetização Solidária - PAS, cuja proposta descentralizadora se pauta na gestão em parcerias para a operacionalização das ações e dos recursos em face da efetivação de seus objetivos formais, no período de 1997 a 2003. Nesse estudo, identificamos as dimensões da implantação e do desenvolvimento das ações do Programa Alfabetização Solidária - PAS, no município de Lagoa de Pedras/RN. Consideramos, no entanto, que esses Programas, apenas, auxiliam no processo, mas não garantem a redução das causas, tampouco não substituem a responsabilidade do sistema, uma vez que os recursos oriundos das parcerias destinados à manutenção das ações são escassosDissertação Revelações e contradições entre concepção e gestão do currículo em um curso técnico no IFRN, na modalidade de educação de jovens e adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-30) Martins, Francy Izanny de Brito Barbosa; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037; ; http://lattes.cnpq.br/3865076593622950; Azevedo, Alessandro Augusto de; ; http://lattes.cnpq.br/3521226970305887; Moura, Dante Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/1720357515433453; Azevedo, Márcio Adriano de; ; http://lattes.cnpq.br/2689467070016983Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que objetiva analisar os sentidos atribuídos ao currículo pelos estudantes do PROEJA do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, no IFRN Campus Santa Cruz. Buscou-se conhecer quem são os estudantes do curso para se investigar as concepções de currículo a partir dos sentidos atribuídos pelos estudantes nas suas narrativas, de modo a se comparar o currículo proposto para o Programa por meio dos documentos oficiais, com o currículo implantado pelo IFRN e as narrativas dos estudantes investigados. A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa, guiando-se pelos métodos de estudo de caso e de história de vida. Com base nessa abordagem foram desenvolvidos dois instrumentos de recolha de dados, a saber: o questionário e a entrevista semiestruturada. A recolha dos dados foi complementada pela análise de documentos legais e institucionais. O estudo parte do pressuposto que o estudante do PROEJA, apesar de garantida a sua presença na escola de nível médio integrado, através do acesso, da reestruturação do sistema educacional e da mudança estrutural no ensino regular com o objetivo de tornar a escola inclusiva, continua a sentir dificuldades em acompanhar o curso por vivenciar um currículo ainda excludente, tradicional e descontextualizado de sua vida pessoal e laboral, ou seja, sem integração curricular. O estudo oportunizou caracterizar o estudante do PROEJA, apresentando dados de grande importância para a construção do currículo integrado na instituição lócus da pesquisa, bem como revelou, entre outras coisas, que o Programa é visto pelos estudantes como includente. Entretanto, as práticas relativas à construção democrática do currículo e a ação dialógica como construto de consciência assinalam uma inclusão parcial, uma vez que, para incluir verdadeiramente esses sujeitos, necessário se faz integrá-los ao contexto acadêmico e institucional. Também foram constatadas situações contraditórias relativas ao projeto pedagógico do curso, que se apresenta na prática como um projeto pedagógico tradicional, em especial, quanto ao aspecto metodológico e, por fim, o currículo é visto de uma forma descontextualizada da realidade do estudante. A pesquisa oportunizou ampliar o campo de investigação sobre o PROEJA, assim como contribuir para uma melhor implementação do Programa frente a uma proposta curricular que visa atender a educação básica, na modalidade EJA, e da educação profissionalTese A tecitura da ação do coordenador pedagógico da EJA: saberes necessários à mediação do trabalho docente em alfabetização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-03-15) Bezerra, Edneide da Conceição; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; http://lattes.cnpq.br/3759724967134898; Moura, Tânia Maria de Melo; http://lattes.cnpq.br/3447349480081320; Rocha, Maria Antonia Teixeira da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727371Z7; Pinheiro, Rosa Aparecida; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037Este trabalho tem sua origem na nossa história de vida profissional, onde destacamos o papel mediador da coordenação pedagógica na (re)construção da nossa atuação docente. Nesse contexto de vida profissional, nasce a tese que discute a problemática da alfabetização e o papel da escola e de seus professores, mediados pela ação da coordenação pedagógica, na construção de uma prática alfabetizadora de jovens e adultos. Investigar que saberes da ação pedagógica são requeridos do coordenador pedagógico, na mediação/orientação de professores alfabetizadores de jovens e adultos foi o objetivo deste trabalho. Para tecer a investigação, foi escolhida a abordagem qualitativa de pesquisa; como metodologia, o estudo de caso e como procedimentos de recolha de dados, a observação, o questionário, a entrevista e a análise documental. O corpus da pesquisa, captado pelos instrumentos destacados, foi interpretado e trabalhado através da análise de conteúdo, que atende às expectativas de uma abordagem interpretativa. Apreendemos da pesquisa que, no desenvolvimento de sua prática, o coordenador pedagógico mobiliza Saberes Específicos e Saberes Transversais a sua ação pedagógica. Nos saberes específicos, encontramos: Jovem e Adulto como sujeito do conhecimento e da aprendizagem; Alfabetização do jovem e do adulto: Psicogênese da língua escrita; Ciclo da ação didático-pedagógica. Nos saberes transversais, foram apreendidos: Respeitar e se fazer respeitar por professores e alunos; Priorizar a dimensão pedagógica no cotidiano escolar; Mediar a ação docente nas diversas etapas: planejamento; execução e avaliação. A pesquisa ratifica que o trabalho pedagógico na escola deve ser construído numa parceria entre professores e coordenadores. Como resultados, evidenciamos, também, que os coordenadores pedagógicos encontram-se, ainda, sem uma identidade profissional, imersos em muitos fazeres, sem se darem conta do mais importante: a mediação do trabalho docente. O coordenador pedagógico é um profissional que vai se constituindo nas práticas escolares e sua identidade profissional ainda não está definida quanto ao campo real de atuação. Com base nos estudos feitos, defendemos a tese de que, a prática do coordenador pedagógico na escola demanda saberes e fazeres da ação pedagógica; estes adquirem especificidades no exercício da mediação/orientação da prática pedagógica de professores alfabetizadores de jovens e adultos. Apreendemos como recomendações aos cursos de formação de coordenadores pedagógicos que estes devem proporcionar: Embasamento teórico-metodológico consistente sobre as Ciências da Educação; Estágio Supervisionado duradouro na Coordenação Pedagógica de instituições escolares e não-escolares; Experiência como professor em sala de aula, preferencialmente, no nível em que o formando pretende atuar. Foi destacada a importância do lado humano no exercício da ação coordenadora, como forma de estabelecer e alimentar o canal de comunicação com o professor e, desse modo, coordenadores e professores (com)partilharem a apaixonante, mas difícil tarefa de educar. Esperamos que o estudo, que evidencia saberes necessários à prática do coordenador pedagógico, possa contribuir para ampliar a discussão do papel desse profissional na escola, que desejamos pública, democrática e com qualidade social.Livro Teorias e Práticas Curriculares(SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Coutinho, Karyne Dias; Pinheiro, Rosa AparecidaEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil