Navegando por Autor "Pinheiro, Rebecca Cruz"
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Dissertação Análise discursiva de tomadas de posição em textos de graduandos da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-20) Pinheiro, Rebecca Cruz; Campos, Sulemi Fabiano; ; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128; ; http://lattes.cnpq.br/7453076995286801; Batista, Adriana Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9312794132676848; Vieira, José Antônio; ; http://lattes.cnpq.br/4087600061589123; Fairchild, Thomas Massao; ; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039Nossa pesquisa surgiu do questionamento: “de que forma os alunos demonstram tomadas de posição em seus textos ao serem confrontados com artigos de divulgação científica/de opinião e os discursos que os perpassam?”. A partir dessa questão de pesquisa, elaboramos como objetivo geral analisar, por meio de indícios linguísticos em suas produções textuais, como graduandos das áreas de exatas, saúde e humanas tomam posição frente ao texto trabalhado em sala, isto é, como são desenvolvidos processos de identificação e contra-identificação. Norteadas por esse objetivo, desenvolvemos os seguintes objetivos específicos: (1) interpretar como esses alunos realizam suas leituras do texto proposto, a partir dos indícios linguísticos ofertados pela resposta às questões e pela produção das resenhas críticas propostas no instrumento de pesquisa; (2) analisar como os alunos realizam o processo de escritura das respostas às questões e da resenha crítica, que recursos utilizam e que efeitos de sentido são gerados; e (3) perceber como as tomadas de posição em relação aos discursos do texto-fonte são desenvolvidas nesses processos. A pesquisa filia-se à Análise do Discurso de linha francesa e fundamenta-se, principalmente, nos postulados de Pêcheux (2014) sobre as tomadas de posição. Partimos de uma abordagem qualitativa, seguindo o paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Para aplicação da pesquisa, desenvolvemos quatro questões, em que a última se constituiu como uma proposta de produção de resenha crítica, sobre o texto “Poder e ética na pesquisa social” (DEBERT, 2003) e realizamos as coletas por meio do espaço cedido em disciplinas ofertadas pelo Departamento de Letras da UFRN para os cursos de Matemática, Enfermagem e Jornalismo. Como recorte metodológico, analisamos as respostas às questões e a produção das resenhas críticas de seis alunos, dois de cada coleta. Em nossas análises, percebemos que as tomadas de posição oscilam entre a identificação com discursos que privilegiam os interesses dos sujeitos de pesquisa, a identificação com discursos que conciliam os interesses de pesquisadores e sujeitos de pesquisa, e contra-identificações em relação a ambos os discursos, estabelecendo alterações neles, mas que a identificação com discursos que privilegiam os interesses dos sujeitos de pesquisa se destaca. No entanto, essas tomadas de posição, embora assumidas pelos alunos, muitas vezes ocorrem por meio da reprodução do texto-fonte, com construções muito semelhantes e até apropriações indevidas.Tese Autoria, singularidade e responsabilização na escrita de dissertações do âmbito dos estudos do discurso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Pinheiro, Rebecca Cruz; Campos, Sulemi Fabiano; https://orcid.org/0000-0002-7212-0621; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128; https://orcid.org/0000-0001-8474-926X; http://lattes.cnpq.br/7453076995286801; Batista, Adriana Santos; Riolfi, Cláudia; Possenti, Sírio; Fairchild, Thomas MassaoNossos estudos sobre a produção de dissertações têm nos levado à hipótese de que os trabalhos construídos nesse âmbito institucionalizado possuem como característica a oscilação entre uma escrita autoral, em que há busca por singularidade, e uma escrita de apagamento de autoria. Embora não necessariamente seja esperado desse mestrando construções autorais e singulares, percebemos que as indicações oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), juntamente aos estudos de Lakatos e Marconi (1992), apontam para a autoria. À vista disso, nos propomos a responder à questão: como o pesquisador em formação constrói sua autoria e manifesta singularidade na escrita da dissertação por meio das relações entre a sua própria voz e as vozes mobilizadas em sua pesquisa? Essa pergunta de pesquisa é base do nosso objetivo geral: analisar como o pesquisador em formação constrói sua autoria e manifesta singularidade em sua dissertação por meio da relação entre sua própria voz e as vozes mobilizadas na pesquisa. Para cumprir o objetivo geral, também elaboramos os objetivos específicos: (1) verificar como os já-ditos perpassam a escrita das dissertações e se/como as relações estabelecidas indicam apagamentos de singularidade; (2) investigar como os pesquisadores em formação se constituem como autores de seus textos e como marcam sua singularidade a partir dos indícios presentes na escrita dos trabalhos; (3) analisar como as relações teórico-metodológicas do trabalho contribuem para construção da autoria e de feitos de singularidade nos capítulos analíticos. Norteadas por esses objetivos, analisamos seis dissertações, três de mestrados acadêmicos na área da Análise do Discurso (D1, D2 e D5) e três do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) (D3, D4 e D6). Realizamos essas análises a partir de interpretações das teorias de Análise do Discurso (Pêcheux, 2014a; 2014b; 1990a; 1990b), com apoio nos pressupostos sobre autoria de Foucault (2009), Possenti (2002; 2013) e Maingueneau (2018) – com o tripé pessoa-escritor-inscritor – e da perspectiva de singularidade de Riolfi (2011), que se unem ao aspecto da responsabilização a partir de Jonas (2006), Bakhtin (1993), Lacan (1998; 2007) e Forbes (2012), além do conceito de apagamento de autoria, por meio de Pêcheux (2014a), Schneider (1990), entre outros. A partir dessas lentes teóricas, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com viés interpretativista (Silva; Araújo, 2017), a partir do paradigma indiciário de Ginzburg (1989). As análises indicam que a construção das dissertações aponta para uma oscilação entre a necessidade de pertencer à academia, por meio da reprodução de seus modelos e autores costumeiramente citados e a necessidade de se diferenciar em meio às produções acadêmicas com uma escrita autoral, que traga soluções singulares para os problemas de pesquisa.