Navegando por Autor "Pinheiro, Liane Lopes de Souza"
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Artigo Estudo de revisão sobre gerenciamento de órteses, próteses e materiais especiais para aplicação em uma instituição de saúde(Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde, 2020) Pinheiro, Liane Lopes de Souza; Paiva, Ana Karenina de Oliveira; Silva, Jaqueline Soares da; Guerra, Angelo Roncalli de Oliveira; Guerra Neto, Custódio Leolpodino de BritoAs OPMEs fazem parte de uma categoria ampla de materiais utilizados na realização de procedimentos médicos, odontológicos e fisioterápicos. Atualmente é responsável por grandes avanços na prestação da assistência à saúde, em contrapartida proporciona impacto financeiro, onerando a saúde, visto serem considerados produtos de alto custo. Desta forma, a necessidade de desenvolver estratégias com objetivo de estudar e descrever a importância e atuais características do gerenciamento de OPMEs em instituições de saúde, buscando avaliar o estado atual do conhecimento e identificar benefícios, dificuldades e desafios. A revisão da literatura foi realizada a partir de bases de dados PubMed, LILACS, SCOPUS e Google Scholar, sendo incluídos artigos científicos publicados no período de 2003 a 2019. Foi verificado que as instituições hospitalares apresentam grande fragilidade gerencial, refletindo em combinação de altos custos e baixa qualidade na assistência à saúde. Com relação a gestão de OPME, existe algumas portarias, manuais e instrumentos que orientam a gestão. Contudo, é possível verificar que são diversas as dificuldades que interferem na prática. A padronização de processos, o controle do fluxo e do estoque e a capacidade de captar e processar as informações pertinentes ao processo de trabalho são requisitos fundamentais no gerenciamento de OPME. Como tendência, observou-se claramente que a utilização da tecnologia da informação, através dos sistemas de gestão em saúde, é o caminho a ser adotado. Essa afirmação é fundamentada no fato de que a pesquisa realizada mostrou que os hospitais com os modelos de gestão conjugados com eficientes sistemas de TI, tiveram os seguintes benefícios: melhoria do gerenciamento de OPMEs, melhorias relacionadas ao fluxo de comunicação, padronização de processos, produção de indicadores para a gestão, rastreabilidade de dispositivos, redução dos custos. Além disso, foi observado um maior controle no fluxo de trabalho, minimizando os riscos de roubos e fraudes no faturamentoDissertação Haima: Sistema de Informação de Apoio a Gestão de OPME para a Unidade de Hemodinâmica do Hospital Universitário Onofre Lopes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-14) Pinheiro, Liane Lopes de Souza; Guerra Neto, Custódio Leopoldino de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/5387010100082241; ; http://lattes.cnpq.br/8173112725642616; Lins, Hertz Wilton de Castro; ; http://lattes.cnpq.br/7712686175574736; Guerra, Ângelo Roncalli Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7353332474621022; Souza, Tatiana Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6346383969282344As órteses, próteses e materiais especiais fazem parte de uma categoria ampla de materiais, com um universo extremamente diverso de produtos utilizados na realização de procedimentos médicos, odontológicos e fisioterápicos, bem como no diagnóstico, tratamento, reabilitação ou monitoração de pacientes. A gestão de tais materiais permeia grande parte dos processos hospitalares, desde o agendamento do procedimento até a contabilização das informações, passando pela logística, consumo e faturamento. Esse fluxo contribui para que suas características assistenciais e de comercialização seja considerada complexa, pois envolve pacientes, médicos, profissionais de saúde, fabricantes, fornecedores e gestores. Esse contexto faz surgir a necessidade de desenvolver estratégias com o objetivo de aprimorar o gerenciamento do uso das órteses, próteses e materiais especiais. Posto isso, o desenvolvimento de um sistema de informação foi elencado como estratégia para contribuir para a gestão desses insumos no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) que apresenta dificuldades que tornam o processo gerencial atual frágil, inseguro e sujeito a muitas falhas que prejudicam a instituição e o próprio paciente. O objetivo deste trabalho é conceber, desenvolver e implementar um sistema de informação de apoio a gestão de órteses, próteses e materiais especiais. O processo de desenvolvimento foi baseado numa estrutura definida em três fases de forma interativa e cíclica. Na primeira, denominada de planejamento e concepção, foi realizado a revisão de literatura, a familiarização do fluxo de trabalho atual funcionando no hospital; a definição de um novo fluxo e a obtenção dos requisitos. A segunda fase, foram analisados os requisitos, o projeto e a implementação. Na terceira e última, foi realizada a validação preliminar e a entrega do sistema. O sistema desenvolvido possui na sua arquitetura a solicitação médica em formulário digital próprio e com direcionamento de materiais solicitados conforme Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do Sistema Único de Saúde e legislação vigente; a autorização do uso do material pelo gestor; o controle da lista de espera; o agendamento dos procedimentos; a disponibilidade, reserva e a dispensação do material no dia de realização do procedimento. De acordo o trabalho realizado, podemos traçar algumas conclusões: Com a familiarização do processo de trabalho atual presente no HUOL foi possível identificar problemas críticos, os quais se tentou corrigir com a implementação do sistema. Foi desenvolvido um fluxo de trabalho aplicável a realidade do HUOL que permite a definição da atuação específica de cada profissional, orientando as devidas interações necessárias. O software Haima foi concebido, desenvolvido e implementado preliminarmente, se mostrando viável e capaz de atender aos requisitos propostos, não apresentado falhas importantes.