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Navegando por Autor "Pessoa, Ana Beatriz Silva"

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    Dissertação
    Religiosidade e poder em Ceará Mirim/RN: o caso Monsenhor Rui Miranda.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-08-26) Pessoa, Ana Beatriz Silva; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; ; http://lattes.cnpq.br/7974773223046395; Fortes, Lore; ; http://lattes.cnpq.br/4596655243422487; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6; Nascimento, Rodson Ricardo Souza do; ; http://lattes.cnpq.br/0285782531876529
    Esta dissertação é um estudo de caso sobre a trajetória do Monsenhor Rui Miranda, padre irremovível da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará Mirim/RN. O objetivo do trabalho é apresentar as ações político-religiosas realizadas pelo Monsenhor durante os 55 anos em que assumiu a administração paroquial e demais cargos públicos no município, exercendo poder e influência sobre a comunidade, buscando evidenciar sua estreita relação com as altas camadas da sociedade, o que teria favorecido sua permanência e relevância para a população da cidade. Para isso, relatou-se, por meio de entrevistas semiestruturadas, fotos e documentos, a conduta do Monsenhor frente aos diversos cargos de chefia que ocupou, atuando mutuamente entre o espaço religioso e o espaço político. Com isso, pretende-se apresentar os fatos que teriam, ao longo do tempo, tornado este líder religioso tão importante para a história do município
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    Tese
    Violência simbólica em espaços educacionais: o caso da Escola Djalma Maranhão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Pessoa, Ana Beatriz Silva; Fortes, Lore; http://lattes.cnpq.br/4596655243422487; http://lattes.cnpq.br/7974773223046395; Silva, Anaxsuell Fernando da; Barbosa, Anna Christina Freire; Morais, Erivania Melo de; Lima, Hermano Machado Ferreira
    A presente tese tem como objetivo o estudo de casos de Violência Simbólica na Escola Djalma Maranhão, localizada no município de São Pedro do Potengi/RN. Os dados apresentados refletem o ponto de vista dos educadores e profissionais de educação ligados a instituição (professores, direção e equipe pedagógica), com vistas a identificar como e quando estes casos ocorrem e qual tem sido o papel da Escola frente a essa problemática, observando a promoção de espaços de discussão sobre a diversidade e aceitação das diferenças. Para isto, buscamos como referências os estudos realizados por Pierre Bourdieu acerca da Violência Simbólica (2004), as discussões de Paulo Freire e suas reflexões sobre educação bancária e libertadora (1996), discussões sobre Poder e Biopoder em Foucault (2010) e o conceito de Ação Social em Werber (1992) para nortear nossa metodologia. Com isso, pretendemos estabelecer um diálogo entre os autores e os fatos apresentados, discutindo a emergência de estudos sobre Violência Simbólica e o impacto dela na vida dos alunos e, por conseguinte, no contexto social. A pesquisa foi desenvolvida pelo método do Estudo de Caso, ancorado em técnicas de coleta qualiquantitativo de finalidade exploratória- descritiva, o que possibilitou maior conhecimento sobre o questionamento a ser esclarecido, envolvendo levantamento bibliográfico, observação participante e entrevistas com os profissionais da escola. A pesquisa visa suscitar o interesse de outros pesquisadores e instigá-los a se debruçar sobre questionamentos tão pertinentes quanto o papel do espaço escolar no tocante a questões de violência, promoção da cidadania e respeito as diferenças, tendo como justificativa se tratar de um tema pouco abordado nas Ciências Sociais, ainda mais quando relacionado ao conceito de Violência Simbólica em ambiente escolar. Ao final, pretendemos oferecer dados que possam retratar o cenário deste tipo de violência em uma escola que represente o perfil de quase 60% das escolas do país (IBGE,2022), jogando luz a uma temática ainda pouco discutida, mas que pode trazer muitos impactos ao campo educacional e social.
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