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Navegando por Autor "Pereira Júnior, Tomas"

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    Dissertação
    Capacitação profissional para segurança do paciente crítico em terapia renal substitutiva
    (2019-02-22) Pereira Júnior, Tomas; Medeiros, Elaine Lira; ; ; Neves, Carolina Lara; ; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz;
    INTRODUÇÃO: A segurança do paciente é atualmente um dos assuntos de maior importância para os gestores de sistemas de saúde no mundo todo. É definida como o conjunto de iniciativas ou práticas, desenvolvidas com o objetivo de evitar, prevenir e reduzir os desfechos adversos decorrentes da assistência à saúde com redução dos riscos potenciais. Pacientes com graves condições clinicas, multi-morbimortalidade, utilização intensa e fragmentada do sistema de saúde e alto nível de exposição hospitalar, caracterizam-se pelo risco aumentado à eventos adversos, incluindo nesse grupo, os portadores de doença renal em terapia renal substitutiva. A Cultura de segurança do paciente é definida pela AHRQ (Agency for Healthcare Research e Quality) como o produto de valores, atitudes, competências e padrões de comportamento, que determinam o compromisso, o estilo e a proficiência da administração de uma organização saudável e segura. Nesse contexto, entendemos o ensino na saúde como pedra angular para o fortalecimento de um sistema pautado nas boas práticas, e indispensável ao aprimoramento das competências profissionais. Utilizamos iniciativas inovadoras denominadas metodologias ativas de ensino, onde o discente ocupa papel central no processo e é desafiado a “aprender a aprender”. OBJETIVO: Capacitar profissionais da saúde na área de segurança do paciente, afim de reduzir a incidência de eventos adversos durante a diálise. METODOLOGIA: Foi realizado estudo tipo pesquisa-ação através de evento de extensão da UFRN direcionados a Médicos, Enfermeiros e Graduandos de ambas as áreas, no formato de workshop, através de dois módulos, com carga horária de 10 horas, utilizando Metodologia convencional e ativa de ensino. RESULTADOS: Foram disponibilizadas 33 vagas, distribuídas entre o público interno e externo à universidade. Apenas 22 alunos iniciaram o curso, sendo 94% de Enfermagem (05 graduados e 16 graduandos) e somente 01 graduando em Medicina. Após o módulo teórico foi elaborada avaliação on-line com questões tipo múltipla escolha, onde a média de acertos foi de 82%. Durante o módulo prático implementou-se O.S.C.E. com duas estações, havendo média de 80,3% de acertos para o grupo. Procedeu-se ainda, pesquisa de satisfação on-line com 80% dos participantes satisfeitos. CONCLUSÃO: Os autores consideraram o evento de extensão como bem sucedido em seus objetivos, observando a necessidade de sua continuidade e aperfeiçoamento estrutural, bem como melhor ajuste em sua programação, estímulo às novas metodologias ativas de ensino e desenvolvimento de estratégias que promovam incremento na motivação dos profissionais da saúde na participação em eventos de formação profissional.
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