Navegando por Autor "Pereira, Yago Jefferson Bezerra"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Competências socioemocionais na formação técnica e superior da saúde: uma revisão integrativa de literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-21) Pereira, Yago Jefferson Bezerra; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; https://orcid.org/0009-0004-6204-0304; http://lattes.cnpq.br/4297258320827773; Mendes, Tatiana de Medeiros Carvalho; http://lattes.cnpq.br/7719428465169122; Nascimento, Ana Carla Macedo do; http://lattes.cnpq.br/8981635825961155As competências socioemocionais são cada vez mais requeridas ao processo construtivo do profissional, possibilitando que o seu saber, fazer, ser e conviver, estejam alinhados às necessidades do mercado e da sociedade. Assim, este estudo tem por objetivo identificar o panorama geral das competências socioemocionais no ensino superior e/ou técnico do Brasil. Para tanto, configura-se em uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados LILACS E SCIELO Brasil, no período de setembro de 2023 à maio de 2024. A seleção das referências incluídas foi subsidiada pelo checklist PRISMA. A estratégia de busca “Competências socioemocionais” foi aplicada em ambas as bases, possibilitando a seleção de oito referências para extração de dados após aplicação dos filtros. Esses estudos permitiram identificar que: as competências socioemocionais têm sido parcamente trabalhadas no processo formativo das instituições de ensino superior e técnico; essas competências influenciam no desenvolvimento da personalidade no processo de ensino-aprendizagem, assim como, as universidades devem alinhar os projetos pedagógicos para contemplar essas competências, repensar estratégias pedagógicas, viabilizar atividades de educação permanente aos docentes e disseminar projetos de apoio aos estudantes que enfatizem tais competências, que são essenciais ao indivíduo no contexto laboral e pessoal. As estratégias de coping, as soft skills e as competências socioemocionais são trabalhadas e desenvolvidas durante o período de ensino infantil, fundamental e médio, entretanto, no ensino superior essas habilidades não apresentam uma continuidade. Assim, percebe-se um amplo cenário de estudos a serem desenvolvidos no tocante às competências socioemocionais no ensino técnico e superior.