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Navegando por Autor "Pereira, Gabriel Filipe de Azevedo"

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    TCC
    Análise de desempenho de motores elétricos em túnel de vento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Pereira, Gabriel Filipe de Azevedo; Freire Júnior, Raimundo Carlos Silverio; https://orcid.org/0000-0003-0920-7916; http://lattes.cnpq.br/1042806990155996; http://lattes.cnpq.br/8624409145101403; Souza, Filipi Marques de; http://lattes.cnpq.br/4888950790861801; Bernardo, Luan; http://lattes.cnpq.br/7170653774522253
    Todos os anos, as equipes que participam da competição SAE BRASIL AeroDesign são instigadas a encontrarem soluções para determinados desafios impostos pela organização da competição através de um regulamento. O projeto de cada aeronave difere um do outro, mas uma das áreas de estudo, e que todas tem em comum, é a de desempenho. Toda aeronave possui quatro grandes forças atuantes, são elas: a força de sustentação, a força de arrasto, a força peso e a força de tração gerada pelo Grupo Motopropulsor (GMP). O empuxo gerado pelo GMP é o objeto de estudo deste trabalho visando mostrar uma análise de um ensaio dinâmico em túnel de vento e comparar os resultados obtidos com o software Propeller Selector. Dentre as diferentes hélices analisadas neste trabalho, a MAS 12x8x3 é a que teve a menor taxa de decaimento do empuxo com a incidência de velocidade de escoamento, totalizando uma perda de 19,71% em relação ao empuxo inicial, numa faixa de velocidade de 4 a 16 m/s variando de 2 em 2 m/s. Com os resultados obtidos por meio dos testes de empuxo estático e dinâmico, é possível se escolher a hélice e o motor para se obter o melhor desempenho e poder cumprir os objetivos desejados.
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