Navegando por Autor "Pereira, Fernando Alves"
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Tese O aspecto polifônico d os Lusíadas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-10) Pereira, Fernando Alves; Araújo, Humberto Hermenegildo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766896J7; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779039H0; Oliveira, Andrey Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9422139982124228; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Ferreira, José Luiz;Estudo sobre o aspecto polifônico d Os Lusíadas. Poema épico escrito em Língua Portuguesa por Luís de Camões, cujo tema central é a aventura da viagem de Vasco da Gama no descobrimento de novas rotas marítimas para as Índias, narrando, secundariamente, as batalhas históricas travadas no percurso da formação e consolidação do Império Português. O objeto do estudo são os diversos discursos que compõem a narração do poema, examinando a possível relação de influência estética entre a poesia épica camoniana e a prosa romanesca que se desenvolve na modernidade, a partir de D. Quixote, consagrando-se nos romances polifônicos de Dostoiévski. O estudo enfoca a singularidade de Camões na elaboração de uma narrativa estruturalmente épica, mas que ao mesmo tempo engloba vários discursos desviantes (excursos). Discursos esses que revelam a multiplanaridade e a plurivocalização (características da prosa romanesca) sem, contudo, prejudicar o encadeamento lógico-formal da epopeia, resultando no acabamento monológico canônico do gênero épico. Este aspecto caracteriza Os Lusíadas como uma obra monológica, conforme o cânone de então, mas que deixa transparecer traços de dialogismo e de plurilinguismo essenciais ao fenômeno polifônico. Outro aspecto relevante da poética camoniana, ressaltado no presente estudo, é o procedimento relativo à expressividade das personagens. As personagens-narradoras do poema são, na maioria, criações discursivas ou retóricas, as quais assumem, no discurso, características humanas ou mitológicas. Artifício que permite ao poeta apresentar uma visão multifacetária dos fatos narrados. A análise dos discursos apoia-se inteiramente na teoria polifônica de Mikhail Bakhtin, citando, acessoriamente, pontos de vista de outros teóricos, à medida que se julgam compatíveis com a teoria adotadaDissertação Uma leitura dos exercícios dos excursos N'Os Lusíadas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-15) Pereira, Fernando Alves; Cunha, Zenobia Collares Moreira; http://lattes.cnpq.br/1524250727658141; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779039H0; Araújo, Humberto Hermenegildo de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766896J7; Mello, Beliza áurea de Arruda; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790357D0Os Lusíadas, de Luís de Camões, são um poema épico, sobre a aventura da viagem de Vasco da Gama e história de Portugal, concebido com base nas epopéias tradicionais dos poetas greco-romanos Homero e Virgílio. Camões segue os modelos épicos tradicionais, especialmente quanto à estrutura. Entretanto, insere inovações que desviam sua obra dos paradigmas do gênero clássico postulados por Aristóteles. Esses desvios se dão principalmente pelas freqüentes irrupções de elementos próprios da poesia lírica na matéria épica, o que possibilita a participação do autor na obra, tanto no plano da enunciação, quanto no plano do enunciado, assim como a inserção dos acontecimentos de seu presente histórico na narrativa, em contradição com as epopéias tradicionais, cuja principal característica é o distanciamento imensurável entre o tempo da narração e o tempo dos acontecimentos narrados. Este trabalho apresenta uma análise dos excursos, digressões através das quais Camões assume a narração em primeira pessoa ou através de personagens-narradoras, para exprimir suas críticas e exortações, queixas pessoais e sociais, e reflexões existenciais. Apresenta ainda os aspectos predominantes da estética maneirista como indícios de modernidade do poema, bem como um breve panorama de sua projeção no tempo e no espaço. Esses elementos são preponderantes na caracterização d'Os Lusíadas como obra permanente e universal, que os fazem ser lidos e estudados através dos séculos, atualizando-se de acordo com cada estilo de época