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Navegando por Autor "Pereira, Elisângela Garcia."

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    TCC
    Estratégias de marketing hospitalar como ferramenta de otimização dos processos, da qualidade de vida e do atendimento das necessidades da população: o caso da UBS Joaninha Parteira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06) Pereira, Elisângela Garcia.; Pereira, Marcelo Henrique Neves.
    O objetivo desse estudo é identificar estratégias de marketing hospitalar para a UBS - Joaninha Parteira, com o intuito de promover mais qualidade de vida, atendendo as necessidades de saúde individual e coletiva da comunidade. Para isso buscou-se identificar o perfil dos usuários do serviço da UBS; verificar o ambiente externo; analisar as necessidades e o nível de satisfação da comunidade no tocante a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação; como também verificar o atual ambiente interno no que tange as práticas de marketing hospitalar e propor estratégias de marketing que proporcionem mais qualidade de vida. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como sendo bibliográfica, de caráter exploratória e descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa. A população foi composta pelos usuários da unidade, sendo a amostra não probabilística por acesso, havendo ainda um sujeito de pesquisa. Os resultados apontaram que os usuários da unidade são do público adulto, predominantemente do gênero feminino, com faixa etária entre 45 e 55 anos, possuem baixo nível de escolaridade e também possuem baixo poder aquisitivo. No que se refere às necessidades constatou-se que a maior parte dos usuários conhece todos os serviços oferecidos e quanto ao meio pelo qual tomaram conhecimento mais de 50% do total de pesquisados citou o ACS. Os serviços mais procurados são as consultas, principalmente a médica, e estes usuários em sua maioria disseram não necessitar de outro serviço além dos que a unidade oferece. Quanto ao nível de satisfação, destacou-se positivamente a qualidade do serviço, presteza, confiança, confiabilidade e competência. Por outro lado, como pontos negativos foram observados os equipamentos, o espaço físico, material, e tempo de espera. Quanto ao ambiente interno e as práticas de marketing hospitalar, diante das respostas do gestor conclui-se que o planejamento, estratégias e ações adotadas em parte estão alinhados com as premissas do marketing hospitalar. Porém, existem algumas limitações que fazem com que este não seja plenamente posto em prática. Isso assinala que ainda há muito a ser trabalhado e melhorado com o intuito de explorar a ferramenta.
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