Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Pereira, Edinete do Nascimento"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Apresentado em Evento
    Classificação bibliográfica: as diversas contribuições para o tratamento da informação
    (XV Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2009) Pereira, Edinete do Nascimento; Hortêncio, Gabriela de Oliveira; Nascimento, Karla P. Dantas do; Vitullo, Nadia Aurora Vanti
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Tecnologias assistivas na educação infantil: impacto na inclusão e autonomia de crianças com deficiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Pereira, Edinete do Nascimento; Silva, Maria Zildarlene da; http://lattes.cnpq.br/7131818400909056; 0009-0000-9017-0422; http://lattes.cnpq.br/7980309712266893; Silva, Maria Zildarlene da; http://lattes.cnpq.br/7131818400909056; Bezerra, Josenildo Soares; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiro; http://lattes.cnpq.br/2481333551162411
    Este artigo analisa como as tecnologias assistivas contribuem para o desenvolvimento de crianças com deficiência ou mobilidade reduzida, abordando aspectos cognitivos, motores, sociais e emocionais. O objetivo principal é investigar como esses recursos promovem autonomia e inclusão na educação infantil. A pesquisa, de caráter bibliográfico, explora artigos e dissertações publicadas nos últimos cinco anos, com foco em como diferentes tecnologias impactam o desenvolvimento infantil e os desafios de sua implementação nas escolas. São analisados estudos sobre crianças com deficiência intelectual, visual, TDAH, autismo e outras necessidades complexas, como os de Aquino e Cavalcante (2022) e Menezes e Alves (2021), entre outros. O artigo destaca o papel de ferramentas como pranchas de comunicação, audiodescrição, softwares adaptados e dispositivos personalizados no processo de aprendizagem, além de promoverem autoestima e pertencimento. No entanto, desafios como a formação docente e a adequação das escolas para o uso dessas tecnologias ainda persistem. A conclusão enfatiza a importância das tecnologias assistivas para a educação inclusiva e a necessidade de investimentos em políticas públicas que assegurem sua implementação e acessibilidade, visando a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e adaptado às necessidades de todos os alunos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A Web 2.0 no Serviço de Referência: análise de uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste
    (Biblioteconomia, 2011) Pereira, Edinete do Nascimento; Carvalho, Andréa Vasconcelos
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    A web 2.0 no serviço de referência: Análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro
    (2012-09) Pereira, Edinete do Nascimento; Carvalho, Andréa Vasconcelos
    Introdução: Os recursos que compõem a Web 2.0, em conjunto com suas características como a interatividade e o dinamismo podem ser utilizados no Serviço de Referência das bibliotecas, ampliando as possibilidades de interação e estreitando o relacionamento entre o bibliotecário e o usuário, permitindo o compartilhamento de informações, esclarecimento de dúvidas, a troca de ideias e facilitando o processo de disseminação da informação. Objetivos: Analisar a aplicabilidade e o impacto da Web 2.0 no Serviço de Referência de bibliotecas das universidades federais do Nordeste do Brasil. Metodologia: Os procedimentos metodológicos incluem pesquisas bibliográficas pertinentes ao tema e pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a bibliotecas de nove universidades federais do Nordeste, obtendo-se retorno de cinco delas. Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Resultados: Os resultados revelam, por um lado, que a maioria das bibliotecas pesquisadas sabe da importância e utiliza recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência, especialmente, para atender os usuários. Por outro lado, observa-se que os recursos da Web 2.0 utilizados se limitam a uns poucos tipos, não incluindo recursos que poderiam ter impacto positivo no atendimento e fortalecimento do relacionamento com os usuários. Conclusões: As bibliotecas pesquisadas se encontram num estágio inicial em relação ao uso dos recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência. É importante salientar a necessidade de que haja ações de gestão no uso dos recursos 2.0 e que o bibliotecário faça um plano de gestão definindo quais recursos utilizar, que informação disseminar e que objetivos se pretende atingir.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro
    (Informação & Informação., 2012) Carvalho, Andrea Vasconcelos; Pereira, Edinete do Nascimento
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM