Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Pereira, Cínthia Anielly de Lima"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Educação financeira nas escolas: um estudo sobre a aplicação da estratégia nacional de educação financeira (ENEF) com professores das escolas públicas de Vera Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Pereira, Cínthia Anielly de Lima; Carvalho, Valdemir Galvão de; http://lattes.cnpq.br/5422479849198033; http://lattes.cnpq.br/4405361062783133; Felipe, Israel José dos Santos; 0000-0001-8608-0029; http://lattes.cnpq.br/4608734331831234; Filho Araújo, Gabriel Martins de; 0000-0003-0520-374X; http://lattes.cnpq.br/1377239441006821
    Este trabalho investigou o domínio da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) entre professores do ensino fundamental em escolas públicas de Vera Cruz/RN. Por meio de uma pesquisa de campo quantitativa com a aplicação de questionários com os professores, explorou-se a faixa etária, experiência profissional e formação acadêmica dos docentes, percepções e perspectivas quanto a ENEF, sua aplicação e aplicabilidade, além de buscar identificar quais são os principais desafios enfrentados pelos docentes na implementação da ENEF em suas práticas pedagógicas, investigando grau de interesse e motivação dos professores em relação ao tema, bem como sua percepção sobre a relevância da educação financeira para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a formação cidadã dos estudantes. Ao final, os resultados obtidos são analisados de forma descritiva e interpretativa. Considerado 87 questionários, os resultados evidenciam que os professores apresentam pouca ou nenhuma familiaridade com o material disposto pelo ENEF, escassez de formação específica e ausência de práticas sistemáticas relacionadas à educação financeira nas escolas públicas de Vera Cruz/RN. Por meio da realização deste trabalho, espera-se contribuir para o fortalecimento da ENEF como política pública de educação financeira, assim como fornecer subsídios para a elaboração de estratégias de capacitação docente e de inclusão da temática no currículo escolar.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM