Navegando por Autor "Pereira, Cínthia Anielly de Lima"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Educação financeira nas escolas: um estudo sobre a aplicação da estratégia nacional de educação financeira (ENEF) com professores das escolas públicas de Vera Cruz/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Pereira, Cínthia Anielly de Lima; Carvalho, Valdemir Galvão de; http://lattes.cnpq.br/5422479849198033; http://lattes.cnpq.br/4405361062783133; Felipe, Israel José dos Santos; 0000-0001-8608-0029; http://lattes.cnpq.br/4608734331831234; Filho Araújo, Gabriel Martins de; 0000-0003-0520-374X; http://lattes.cnpq.br/1377239441006821Este trabalho investigou o domínio da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) entre professores do ensino fundamental em escolas públicas de Vera Cruz/RN. Por meio de uma pesquisa de campo quantitativa com a aplicação de questionários com os professores, explorou-se a faixa etária, experiência profissional e formação acadêmica dos docentes, percepções e perspectivas quanto a ENEF, sua aplicação e aplicabilidade, além de buscar identificar quais são os principais desafios enfrentados pelos docentes na implementação da ENEF em suas práticas pedagógicas, investigando grau de interesse e motivação dos professores em relação ao tema, bem como sua percepção sobre a relevância da educação financeira para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a formação cidadã dos estudantes. Ao final, os resultados obtidos são analisados de forma descritiva e interpretativa. Considerado 87 questionários, os resultados evidenciam que os professores apresentam pouca ou nenhuma familiaridade com o material disposto pelo ENEF, escassez de formação específica e ausência de práticas sistemáticas relacionadas à educação financeira nas escolas públicas de Vera Cruz/RN. Por meio da realização deste trabalho, espera-se contribuir para o fortalecimento da ENEF como política pública de educação financeira, assim como fornecer subsídios para a elaboração de estratégias de capacitação docente e de inclusão da temática no currículo escolar.