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Navegando por Autor "Pereira, Artur Cristiano Paulino"

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    Dissertação
    Influência da razão de equivalência na combustão e no empuxo gerado por scramjet em voo atmosférico a Mach 5,8 e 20 km de altitude
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-26) Pereira, Artur Cristiano Paulino; Marinho, George Santos; Toro, Paulo Gilberto de Paula; 738.408.158-00; http://lattes.cnpq.br/8765591637274439; http://lattes.cnpq.br/0490476694313938; http://lattes.cnpq.br/8678241696759235; Silva, Douglas do Nascimento; Martos, João Felipe de Araújo; http://lattes.cnpq.br/5078006221219388
    Pesquisas em tecnologia scramjet (ramjet de combustão supersônica) vem demonstrando a viabilidade deste sistema propulsivo em promover voos de acesso ao espaço. A não necessidade de levar o oxidante a bordo e a capacidade de voo hipersônico são características que se destacam. Scramjets também apresentam maior impulso específico quando comparados a motores-foguete, para velocidades correspondentes a até número de Mach 15. No presente trabalho, avaliou-se a capacidade de geração de empuxo de um veículo aeroespacial integrado a scramjet a partir da combustão de hidrogênio e ar atmosférico em velocidade supersônica, para voo a 20 km de altitude e velocidade de 1709,6 m/s, correspondente ao número de Mach 5,8. Utilizou-se método teórico-analítico, considerando-se regime estacionário. A Primeira Lei da Termodinâmica, sem e com reação baseada na entalpia de formação, foi utilizada para determinação das propriedades termodinâmicas do escoamento. Obtiveram-se correlações entre a razão de equivalência e a temperatura da mistura ar - combustível, velocidade da mistura, e temperatura dos gases de exaustão após a combustão. Consideraram-se duas condições de combustão: à pressão constante e com área transversal constante da câmara de combustão. Determinaram-se a temperatura e a velocidade após o processo de expansão dos gases provenientes da combustão para cada uma das condições. Assumiu-se velocidade de mistura igual a 1152 m/s para ambas condições, resultando, no caso à pressão constante, em uma razão de equivalência variando entre 0,648 e 0,774, enquanto a temperatura da mistura variou entre 876 K e 856 K quando prefixou-se a temperatura de combustão variando de 2400 K a 2600 K. Considerando-se essa faixa de razão de equivalência, foram obtidos impulso específico médio de 4049,7 s e empuxo específico positivo variando entre 760,8 N/kg e 879,3 N/kg de ar. No caso com área constante da câmara de combustão, a razão de equivalência foi limitada ao valor máximo de 0,139 devido ao efeito do estrangulamento térmico, obtendo-se empuxo específico e impulso específico máximos iguais a 195,5 N/kg de ar e 4914 s, respectivamente. Comparam-se os dois casos considerando-se o intervalo para razão de equivalência variando entre 0 e 0,139, obtendo-se empuxo específico e impulso específico cerca de 3,3 % maior no caso com área constante, com a desvantagem de a temperatura alcançar valor 19,2 % maior do que no caso com combustão à pressão constante. Concluiu-se que o scramjet é capaz de gerar empuxo nas condições de voo estabelecidas para ambos os casos, desde que no caso com área constante seja respeitado o limite máximo para razão de equivalência.
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    TCC
    Remediação de solo contaminado com diesel por processo oxidativo avançado utilizando persulfato de sódio e diatomita modificada por ferro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Pereira, Artur Cristiano Paulino; Chiavone Filho, Osvaldo
    As contaminações do solo por diesel são muito perigosas, pois este poluente pode alcançar reservatórios de águas subterrâneas causando a contaminação e afetando a população dependente destes. Por isso, é de extrema importância o estudo da degradação deste poluente no solo, a fim de preservar e recuperar as áreas afetadas. Processos Oxidativos Avançados (POAs) estão sendo muito pesquisados ultimamente, devido às altas eficiências de degradação de poluentes. Um método em particular é a utilização do persulfato de sódio como oxidante. Este método apresenta alta solubilidade em água, 545 g•L-1 a 20 °C, permitindo que o oxidante alcance áreas mais profundas do solo. Neste trabalho utilizou-se concentração inicial de 66,67 mg de diesel por grama de solo, alcançando uma mineralização próximo a 40% do composto alvo, com concentração do oxidante persulfato de sódio próxima a 50 g/L e 1 grama de diatomita modificada para a catálise.
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