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Navegando por Autor "Penha, Fernanda Kethly Soares da"

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    TCC
    Gravidez na adolescência, educação sexual e planejamento reprodutivo: um estudo aproximativo da realidade das usuárias da Maternidade Escola Januário Cicco
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Penha, Fernanda Kethly Soares da; Ferreira, Verônica Maria; https://orcid.org/0000-0002-0753-9223; http://lattes.cnpq.br/2112445114925319; https://lattes.cnpq.br/7475020828769865; Alves, Mônica Maria Calixto de Farias; http://lattes.cnpq.br/2533559820339649; Zacaron, Sabrina Silva; http://lattes.cnpq.br/8216770573908106
    O artigo tem como objetivo contribuir para a produção de conhecimentos a partir do destrinchamento das determinações e contradições presentes na gravidez na adolescência, com base na experiência de estágio na Maternidade Escola Januário Cicco. Para tanto, a pesquisa se valeu do método materialista dialético, a partir da revisão bibliográfica de autores como Federici (2004), Michel Foucault (1988), Lélia Gonzalez (1979), Cisne e Santos (2018), entre outros, além do levantamento de dados secundários quantitativos, com o intuito de analisar os fenômenos sociais envolta da história do controle dos corpos e da sexualidade feminina, bem como as violações de direitos condicionadas às mulheres, sobretudo às adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica, dentre eles o direito sexual e reprodutivo, que resultam na reprodução da maternidade precoce no Brasil em função da perpetuação de ciclos de desigualdades de gênero, classe e raça. Os resultados apontam que as adolescentes que vivenciam a gravidez na adolescência e a maternidade precoce constituem um grupo heterogêneo, demandando estratégias próprias para as ações de educação sexual e planejamento reprodutivo. Reforça a necessidade da articulação e ação intersetorial das políticas públicas para garantir a prevenção da gravidez na adolescência, além dos debates sobre a educação sexual, enquanto elemento chave para o enfrentamento da problemática da maternidade precoce e na preservação dos projetos de vida das adolescentes nessas condições. Estas políticas, notadamente a educação sexual, confrontam-se com o cenário de fortalecimento do conservadorismo no país e colocam-se como desafios permanentes para a ação do Serviço Social em diferentes espaços sócio-ocupacionais.
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