Navegando por Autor "Paz, Felipe de Oliveira da"
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TCC Um experimento portátil para óptica física: difração e polarização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-06) Paz, Felipe de Oliveira da; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; http://lattes.cnpq.br/1150673024968512; http://lattes.cnpq.br/3870221371973355; Gomes, Matheus Gamino; 0000-0002-0420-7258; http://lattes.cnpq.br/4340646180676517; Silva, Edimilson Félix da; 0000-0003-3841-4578; http://lattes.cnpq.br/8896961475470345Criar dispositivos experimentais de óptica para os laboratórios de ensino de física, por vezes, pode se tornar uma atividade difícil. Por isso, este trabalho propõe o uso de um conjunto laboratorial para fins didáticos que permitem a reprodução de experimentos de difração e de polarização da luz. Baseamo-nos no estudo sistemático da equação de onda em diferentes meios de propagação, nas equações do eletromagnetismo para campos eletromagnéticos no contexto das teorias que envolvem os experimentos de difração de ondas em fendas simples, dupla e múltiplas. e polarização. Com o conjunto óptico foi verificado a consistência entre os modelos físicos e a experimentação no contexto da difração de ondas e polarização. A partir desses estudos pretende-se colaborar com o desenvolvimento de práticas experimentais de difração em grades recortadas de CD e DVD e de polarização.Dissertação Experimentos de óptica física para o Ensino Básico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-20) Paz, Felipe de Oliveira da; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; http://lattes.cnpq.br/1150673024968512; http://lattes.cnpq.br/3870221371973355; Barboza, Carlos Antonio; http://lattes.cnpq.br/6129886378495626; Dantas, Ana LuciaNeste trabalho apresentamos um conjunto experimental de óptica física e buscamos abordar este conceito de forma acessível para turmas do ensino básico. Os itens envolvidos no kit são (i) duas grades de múltiplas fendas (N-fendas) produzidas com recortes de CD’s e DVD’s, (ii) polarizadores em formato octagonal feitos a partir de películas encontradas em telas de monitores e televisores e (iii) placas com diferentes tipos de aberturas utilizadas em experimentos de difração, todos os materiais envolvidos podem ser manuseados em ambientes formais e informais. Nossa proposta consiste em práticas experimentais de Física com aulas que sejam mais interessantes para os alunos. Por tal razão, optamos por um método educacional conhecido como ISLE - Investigative Science Learning Environment, a esta metodologia ativa aliamos conceitos construtivistas. Expondo os estudantes aos conteúdos de natureza da luz de forma que desenvolvam o aprendizado das leis da óptica física através da inserção do método científico.