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TCC À flor da pele: relatório técnico-científico sobre a produção de um curta-metragem documental participativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Pinheiro, Lucas Ribeiro Rossiter; Medeiros, Theresa Christina Barbosa; Pavan, Maria Angela; Ferreira, Rodrigo AlmeidaSe tratando de doenças que afetam o país, dificilmente dermatite tem a devida atenção que merece. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Pfizer, apenas a dermatite atópica afeta de 15% a 25% das crianças e 7% dos adultos no Brasil, mas após entrevistas realizadas pela IPEC, 41% nunca ouviram falar da doença. Em um mundo onde conhecimento é poder, o alto índice de desconhecimento na atual era da informação é um reflexo de como ainda temos um longo caminho até atópicos terem condições dignas e acessíveis de conviver em sociedade, tanto financeiramente como também o combate ao preconceito, que é alimentado pela própria desinformação. Este relatório aborda as principais fases de construção do curta-metragem documental, À Flor da Pele, pré-produção, produção e pós-produção. Tem como objetivo descrever e desenvolver as escolhas temáticas, visuais e técnicas presentes no projeto, durante sua criação. O documentário aborda as realidades de duas entrevistadas e suas relações com a dermatite atópica, sejam atópicos que vivenciam as dificuldades na pele, ou cuidadoras de pacientes com a doença.Dissertação O acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurge(2015-08-05) Medeiros, Riccelli De Araújo; Pavan, Maria Angela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; ; Araujo, Allyson Carvalho De; ; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Neto, Jefferson Garrido De Araujo; ; http://lattes.cnpq.br/6514287319128957A pesquisa busca o entendimento dos circuitos comunicacionais na produção de sentidos a partir de um acontecimento envolvendo a imagem de uma professora da rede pública estadual do RN, chamada Amanda Gurgel, que protagonizou um fenômeno comunicacional por meio de uma narrativa durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em maio de 2011. No momento que ocorria um movimento paredista entre professores da rede estadual de ensino e o poder público, o relato da professora alcançou vários espaços a partir de um vídeo postado no Youtube. Com interesse de compreender o espalhamento de notícias, a pesquisa objetiva-se também entender de que maneira a identidade da personagem foi enquadrada no universo midiático. A proposta visa ao mesmo tempo identificar a representatividade da professora como fenômeno comunicacional, buscando embasamento nas discussões sobre acontecimento do filósofo francês Louis Quéré e da pesquisadora brasileira Vera Regina Veiga França; das proposições sobre os circuitos comunicacionais do pesquisador José Luiz Braga; nas teorias de representação e enquadramento de Erving Goffman e de identidade de Stuart Hall.Dissertação Audiovisual para dispositivos móveis: análise sociossemiótica da obra interativa Shield 5(2018-03-26) Mendes, Allisson Ronaldo da Silva; Burgos, Taciana de Lima; ; ; Figueiredo, Carolina Dantas de; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Pavan, Maria Angela;Os fluxos informacionais atuais são condicionados às novas condições espaço-temporais muito em função dos avanços sociais e das tecnologias digitais. Conceitos como mobilidade, ubiquidade e conectividade se fazem presentes em dispositivos e plataformas de mídia, permitindo novas formas de produzir, distribuir e consumir conteúdo. O presente trabalho tem o intuito de analisar a obra Shield 5 de acordo com os preceitos teórico-metodológicos da sociossemiótica de Landowski. Tendo em vista que se trata de um produto que incorpora o audiovisual aos dispositivos móveis através da plataforma de rede social Instagram, a interatividade se apresenta como uma configuração básica e atuante no processo. Nesse sentido, serão identificados e relacionados os elementos interativos da obra com os regimes de interação e sentido descritos por Landowski no seu sistema semiótico, pautado em quatro grandes comportamentos recorrentes: a programação, o acidente, a manipulação e o ajustamento.Dissertação Batman: uma luz sobre o cavaleiro das trevas - mediações, midiatizações, transmidiatizações(2017-03-20) Tavares, Dickson de Oliveira; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; ; http://lattes.cnpq.br/2844507590220073; Pavan, Maria Angela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Magalhães, Henrique Paiva de; ; http://lattes.cnpq.br/9876023654860446Nos estudos da mídia, as trocas simbólicas entre a produção e a recepção permitem compreender como funcionam as engrenagens da indústria cultural. Em relação ao personagem Batman, nascido nas histórias em quadrinhos nos anos 1930, este estudo busca seguir o fluxo temporal em conexão com o universo midiático, mergulhado no repertório imagético e simbólico da cultura de massa com base da singularidade de sua trajetória. Ao problematizar a trajetória midiática do personagem Batman, analisa sua condição de mediação com adaptações para o meio televisivo e cinematográfico identificando os discursos narrativos em contextos histórico-culturais distintos, com destaque para o percurso de midiatização e de transmidiatização, relativizando a relação entre autor-obra-leitor, sob a luz dos estudos culturais de John B. Thompson, das mediações de Jesús Martín-Barbero, da narratividade de Umberto Eco, do conceito da Jornada do Herói de Joseph Campbell e Christopher Vogler e os estudos sobre as narrativas transmídia de Henry Jenkins e Carlos A. Solari.Dissertação Circulação e consumo assincrônicos: novas formas de assistir televisão(2016-05-06) Cirne, Matheus Campos; Pavan, Maria Angela; ; ; Silva, Josimey Costa da; ; Silva, Marcel Vieira Barreto;Os seriados de televisão norte-americanos são um produto audiovisual de circulação global, assistidos por audiências em todo o planeta. Caracterizados por uma peridiocidade fixa, e exibições semanais regulares, os seriados se transformam quando passam a ser produzidos por empresas que oferecem conteúdo audiovisual sob demanda, que disponibilizam todos os episódios simultaneamente. Esta pesquisa investiga como fãs de seriados assistem e utilizam esses programas, dentro de um contexto participativo, e como interpretam este novo ritual de assistência televisivaDissertação A crise ambiental na Amazônia em 2019: análise da cobertura do Jornal Nacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-14) Félix, Lucas Rodrigues; Costa, Luciana Miranda; https://orcid.org/0000-0003-3843-4499; http://lattes.cnpq.br/1310961057480638; https://orcid.org/0000-0001-9242-713X; http://lattes.cnpq.br/4395478656578526; Miguel, Katarini Giroldo; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753As queimadas ocorridas em agosto de 2019 na região da Amazônia, que caracterizaram o mês como o mais incendiário no bioma em nove anos, foram alvo de ampla cobertura midiática dentro e fora do Brasil. No país, o Jornal Nacional, noticiário que atinge diariamente mais de 19 milhões de telespectadores, destacou conteúdos ligados ao meio ambiente, incluindo os incêndios e as suas repercussões, em todas as suas 27 edições transmitidas durante o mês. A pesquisa revisitou a trajetória da atração ao longo de suas cinco décadas no ar para observar como padrões utilizados pela cobertura ambiental do principal noticiário da TV Globo foram sendo atualizados conforme a temática ganhou protagonismo na sociedade, averiguando também a aplicação dos critérios de noticiabilidade para a composição das edições do telejornal. Através da técnica da análise de conteúdo (AC), esta dissertação investiga quais são os direcionamentos da narrativa conduzida pelo JN sobre a questão e como o noticiário se adequa aos conceitos de jornalismo ambiental. Realizando uma análise qualitativa e quantitativa, as informações foram sistematizadas para o apontamento das vozes e dos subtemas mais destacados pelo Jornal Nacional nos conteúdos sobre meio ambiente, compreendendo como essas escolhas posicionam editorialmente a atração perante os conceitos estabelecidos para a prática do jornalismo ambiental.Dissertação O encontro de subjetividades em A pessoa é para o que nasce(2016-04-08) Rocha, Helio Ronyvon Gomes; Pavan, Maria Angela; ; ; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; Lira, Bertrand de Souza;Esta pesquisa reflete sobre o encontro de subjetividades em A pessoa é para o que nasce (2004), de Roberto Berliner, onde enxergamos o tempo como fator determinante para a construção de vínculos entre o diretor e as personagens centrais da obra. Esse longametragem documental conta a história de Maria, Regina e Conceição, três senhoras irmãs cegas que viveram maior parte da vida nas feiras de rua no Nordeste brasileiro, cantando e tocando ganzá em troca de dinheiro. Durante o filme, vemos os quase sete anos de contato e produção servirem como ferramenta para a construção da narrativa da obra. Para entender a subjetividade das relações e o tempo partilhado, temos Bachelard (1988), Serres (2001) e Sodré (2006) como corpus teórico principal, e para identificar a influência desses encontros subjetivos no corte-final da obra, trazemos Todorov (1996) e Baitello (1997), pois interpretamos a produção de imagens não-visuais, criadas ao longo do filme, como reflexo da partilha do sensível (Rancière, 2009). Ao final da pesquisa, percebemos uma influência direta entre os anos de interação e o conhecimento mútuo entre diretor e personagens, levando para a tela não apenas a história de vida dessas irmãs, mas o próprio encontro de subjetividades que extrapolam as gravações.TCC "Enfim, Poeta": uma websérie documental com mulheres que fazem poesia em solo potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-16) Souza, Laura Santos de; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; 0000-0003-1023-7274; http://lattes.cnpq.br/9391176834767227; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Bazílio, Emanuele de Freitas; http://lattes.cnpq.br/9529811307840106O presente relatório busca apresentar tecnicamente e teoricamente os caminhos escolhidos para produção da websérie documental “Enfim, Poeta”. Trazemos reflexões sobre o Jornalismo Literário para tratar da importância de se olhar para a vida além dos dados, números ou acontecimentos factuais. Além disso, apresentamos por meio de três poetas mulheres, histórias de vida que falam sobre sua relação com a palavra na escrita de poemas, mais do que isso, sobre a importância da palavra como forma de sobrevivência e existência. Ao final, compartilhamos um diário de bordo que é narrado em primeira pessoa e detalha os processos de produção e execução do trabalho. É também foco deste projeto falar sobre disparidade de gênero, por isso o recorte, e defender os espaços midiáticos como possibilidade de divulgação e ampliação da literatura, com ênfase na feita por mulheres.TCC Geeks: relatório técnico sobre a produção da websérie(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Barbosa, Franklim Mateus Mendonça; Pavan, Maria AngelaO relatório tem como objetivo detalhar o processo de desenvolvimento da webserie “Geeks”, abordando desde as ideias iniciais que levaram a sua concepção, até os processos práticos de captação e finalização da obra audiovisual, perpassando pelas experiências particulares dos desenvolvedores que optaram por, atráves do audiovisual, destacar a cultura geek e fazer dela seu objeto para o Trabalho de Conclusão de Curso, cultura essa que tem muitos adeptos, mas que, assim como encanta, deixa dúvidas e gera preconcepções da sociedade que não condizem com o real.TCC Gr9zi - Nine Sessions: Produção e reflexão sobre a realização de uma live session(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-16) Duarte, João Victor Dantas; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Medeiros, Theresa; https://orcid.org/0000-0001-8872-6946; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; PINTO, Y.F.; https://orcid.org/0000-0001-7308-1612; http://lattes.cnpq.br/6480221150894583O presente relatório tem por objetivo principal detalhar como foi todo o processo de idealização, produção e pós-produção do projeto Nine Sessions, uma apresentação ao vivo da artista musical natalense Grazi (estilizado como Gr9zi), na qual ela performou suas músicas autorais no formato de live session, um estilo de vídeo que vem sendo feito por artistas musicais de todo o mundo como forma alternativa de promover o seu material de trabalho.Livro Histórias e reflexões da Publicidade e Propaganda e da Comunicação Institucional(Editora da UFRN, 2015) Moraes, Ana Luiza Coiro; Lisbôa Filho, Flavi Ferreira; Pavan, Maria AngelaEste livro evoca a memória, quando, por exemplo, apresenta as imagens que reconstituem a memória passada e recente da publicidade e da comunicação institucional; e, por outro lado, faz história ao promover a reflexão teórica em seus textos. A obra se organiza em duas partes: História da publicidade e da comunicação institucional, composta por 13 artigos; e Questões contemporâneas, com 7 artigos. Em ambas, resgata a memória de tempos vividos, no passado e no presente, seguindo trajetórias percorridas nas diferentes culturas que compõem a sociedade brasileira.Tese A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola(2017-03-24) Bonneau, Ana Paula Buzetto; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Ferreira, Adir Luiz; http://lattes.cnpq.br/1853494257403195; Andrade, Fernando Cézar Bezerra de; Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Amarilha, Marly; Lucena, Ricardo de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/2677667915869629Esta tese examina a percepção da violência entre os professores, concentrando a análise na sensibilidade docente e sua relação com as técnicas e conteúdos audiovisuais. A questão da violência é tratada na perspectiva da (in)tolerância, sistematizada partindo de sua matriz histórica. O entendimento na noção de violência é compreendida em três frentes de análises: a primeira, pela percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente; a segunda, um exame conceitual das noções de tolerância e violência, tanto na sua relação com a política, quanto a sua concepção simbólica A terceira, uma análise da percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente, deu-se através de uma investigação da sensibilidade, da reflexão sobre a educação audiovisual e a aplicação de um questionário entre os professores. O questionário possibilitou estabelecer uma medida do grau de percepção dos docentes em relação à violência na instituição escolar, bem como perceber o quanto a força formadora da sensibilidade por meio dos recursos audiovisuais ainda é subjugada entre os muros da escola.Dissertação Imaginário, memória e mito: análise fílmica de Asas do Desejo (1987) e Undine (2020)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-25) Penha, Anne Jacqueline Julião da; Silva, Josimey Costa da; https://orcid.org/0000-0003-2556-8180; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; https://orcid.org/0000-0002-5042-216X; http://lattes.cnpq.br/7805358650805787; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Bressan Júnior, Mário AbelA presente pesquisa tem por objetivo analisar representações simbólicas nas obras fílmicas Asas do desejo (Der Himmel über Berlin), de Wim Wenders (1987) e Undine (Undine), de Christian Petzold (2020), tendo como parâmetro expressões do imaginário, da memória e do mito. Tais conceitos se entrelaçam por meio de uma base comum, que é a teoria da imagem. O ser humano constrói representações mentais do mundo a partir de suas experiências imagéticas anteriores e correntes, o que gera em seu universo mental informações sobre si mesmo e sobre o meio em que está inserido, incluindo o social, cultural e histórico. Para lidar com esse entrelaçamento, também se recorre às noções de representação e de simbólico, que permitem conferir uma expressão e um sentido compreensivo às manifestações imagéticas, imaginárias, mnésicas ou míticas. Para compreender isso, são adotados procedimentos teórico-metodológicos como a abordagem qualitativa (Minayo, 2009; Chizzotti, 2005), mediante a análise fílmica (Penafria, 2009; Vanoye, Goliot-Lété, 2012), dos elementos de expressão, seus simbolismos e os contextos sócio-históricos que envolvem as duas produções cinematográficas. A partir da análise descritiva das imagens fílmicas, concluise que as representações simbólicas de anjo, ninfa e cidade se manifestam sugestivamente nos filmes de modo a tecer sentidos, significações, ressignificações e afetos que ultrapassam o sentido literal da gramática fílmica. Os anjos, protagonistas do filme Asas do Desejo (1987) e a ninfa, protagonista do filme Undine (2020) são entes antropomorfos e míticos que fazem parte do imaginário da cultura alemã, compondo expressões e narrativas em diversas linguagens. As Elegias de Rilke são inspiração para compor os anjos, que são transcendentais, de modo a transpassar o tempo e o espaço. Asas, pássaros e estátuas representam e simbolizam os anjos, assim como as tomadas aéreas da câmera sobre a cidade de Berlim e os ângulos (plongée e contra-plongée) expressam a noção de seu voo. Esses elementos mostram a elevação, o sopro divino sobre a humanidade, a divisão entre o céu e a terra (Girard, 1997; Chevalier, Gheerbrant, 2003), a redenção após o desastre. A ninfa é um ser que se expressa por meio da água (Girard, 1997; Chevalier, Gheerbrant, 2003; Agamben, 2012), numa atualização da ninfa de Fouqué e Bachmann. O elemento água simboliza a vida e a morte, a condenação e o perdão. Em ambos os filmes, a representação da cidade de Berlim evoca fatos históricos e socioculturais, que permeiam os contextos culturais distintos dos dois filmes, evocativos da Segunda Guerra Mundial e do pós-guerra com a reconstrução e ressignificação dos espaços urbanos da cidade. Considera-se que os conceitos do imaginário, da memória e do mito expressos nas imagens permitiram uma compreensão mais aprofundada e amplificada dos elementos simbólicos que existem nesses filmes, servindo como chaves de leitura e possibilitando interpretar alguns aspectos das relações sociais e dos fenômenos e espaços urbanos representados nas narrativas fílmicas, assim como estabelecer as conexões descritas entre situações históricas e contemporâneas da sociedade alemã.TCC Jornalismo esportivo potiguar no Youtube: uma nova forma de comunicação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-29) Sousa Junior, André Luis Samora de.; Veloso, Maria do Socorro Furtado; Pavan, Maria AngelaO YouTube é a plataforma de vídeo mais vista do Brasil e tem sido usada como uma ferramenta para que empresas e jornalistas possam aumentar seu alcance de público na comunicação, principalmente no jornalismo esportivo. Esta pesquisa tem como objetivo analisar como o YouTube é usado pelas emissoras de rádio e webrádio do Rio Grande do Norte nas transmissões esportivas, contribuindo com o crescimento dos investimentos das empresas em uma qualidade visual nos seus conteúdos para a plataforma de vídeos. As hipóteses estabelecidas dizem respeito ao aumento da briga de audiência entre as emissoras, provocada pela ampliação do alcance proporcionado pela plataforma. Além disso, outras consequências como a maior quantidade de materiais viralizados pelas rádios e também o crescimento do número de mulheres nas equipes esportivas. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica, estudo de caso e análise das principais empresas que fazem transmissão esportiva no estado. Como técnica de coleta de dados, foram realizadas entrevistas com integrantes do Universidade do Esporte, da Universitária FM, Central Esportiva, 98 FM Natal e 96 FM Natal, o criador do perfil no Instagram Audiência do Futebol RN e as mulheres envolvidas no jornalismo esportivo potiguar. Para contribuir com a fundamentação teórica, articulamos autores como Raquel Recuero (2009), Ariane Pereira e Caroline Albertini (2018), Vivian Belochio (2013) e João Canavilhas (2014).Tese #Lifestyle: a imagem do corpo fitness feminino como produto de consumo no instagram(2018-12-11) Romero, Fernanda Gabriela Gadelha; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; ; Alves, Edvaldo Carvalho; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Pavan, Maria Angela; ; Lucena Filho, Severino Alves de;A presente tese aborda o desejo de visibilidade midiática na cibercultura, a imagem do corpo fitness como produto midiático na sociedade do hiperconsumo, o narcisismo e a estética da existência vivenciada na sociedade contemporânea. A mídia e as tecnologias de comunicação estão progressivamente padronizando, rotulando o ideal de corpo, sugerindo um corpo perfeito, sarado, sem gorduras ou excessos, estimulando o consumo de bens e serviços. O culto à imagem do corpo fitness vem se tornando referência para as relações sociais; indivíduos tendem a se comunicar e a criarem vínculos através do mesmo objetivo: conquistar o corpo perfeito, aquele entendido como tal pela sociedade. Esse processo torna-se híbrido, segue uma tendência, e provoca uma mudança de vida que é compartilhada e recompartilhada, com seguidores adeptos do mesmo estilo. Essa tese teve como objetivo analisar a imagem do corpo fitness como estilo de vida e produto de consumo no perfil da Webcelebridade Priscila Soares no Instagram como forma de ecommerce. A pesquisa de caráter empírico analisou em profundidade as postagens da Webcelebridade durante os períodos de janeiro à setembro de 2018. Assim, conceituamos um modelo teórico-metodológico centrado em três categorias: a transformação, a interação e o compartilhamento da imagem do corpo fitness como produto de consumo no ciberespaço. Nesse sentido, foi possível compreender que as transformações nos corpos são capazes de alterar as práticas sociais nas quais estão inseridas, influenciá-las e modificá-las através das interações sociais e dos comportamentos por meio das instâncias de mediação e midiatizações de bens simbólicos e culturais de consumo. Compreendemos que a Priscila Soares tornou-se empreendedora de si mesma, e consequentemente alterando assim, as práticas sociais e simbólicas.Dissertação Memória e identidade: uma análise do filme Utopia e Barbárie de Silvio Tendler(2017-10-02) Pinto, Ygor Felipe; Araújo, Allyson Carvalho de; ; ; Pavan, Maria Angela; ; Lira, Bertrand de Souza;O filme Utopia e Barbárie (2010) narra à história da famosa geração que marcou a segunda metade do século XX chamada geração de 1968, pelo olhar de seu diretor Silvio Tendler. Atualmente percebe-se o crescimento do número de documentários que tem como matéria prima a história narrada em primeira pessoa, que se afasta da narração distante e imparcial dos documentários tradicionais, dando abertura a um olhar mais subjetivo e aproximado sobre a história. No presente trabalho realizamos um estudo de caso sobre Utopia e Barbárie buscando entender os aspectos subjetivos e íntimos do diretor envolvidos na narrativa. Assim tomamos como objetivo a identificação dos procedimentos estéticos utilizados nessa narrativa e como neles se manifestam a afetividade e as memórias de seu realizador. Para tanto utilizamos como referencial teórico o conceito de “espaço biográfico” de Leonor Arfuch (2002), memória coletiva de Maurice Halbwachs (1950) e o conceito de sujeito fragmentado Stuart Hall (1996) para nortear nossa análise. Utopia e Barbárie, um filme-ensaio narrado em primeira pessoa que promove uma mistura de elementos visuais e sonoros para produzir um documento histórico, não o bastante faz isso pelo viés pessoal do seu realizador, que é o condutor da história e através dela revela detalhes de sua vida pessoal fazendo uso de fotografias pessoais, filmes e pela voz over que o representa.Tese Metodologia da resistência: perspectivas para uma racionalidade da práxis em cidadania comunicativa(2019-02-26) Teixeira, Thays Helena Silva; Lacerda, Juciano de Sousa; ; ; Torre, Alberto Efendy Maldonado Gomez de La; ; Pavan, Maria Angela; ; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; García, Nicolás Lorite; ; Berti, Orlando Maurício de Carvalho;A investigação aborda a proposição de uma metodologia da resistência a partir da cidadania comunicativa como prática social dos sujeitos, tendo como espaço de investigação de campo as vivências do coletivo Lagoas do Norte, pra quem? em Teresina, Piauí (Brasil). Resistência refere-se aos processos de contestação social em que sujeitos em condições de desigualdade e exclusão atuam para a produção de visibilidade, busca por direitos e condições de existência. A sistematização da metodologia é articulada sob a ótica da práxis cidadã e resultante de movimentos transmetodológicos (MALDONADO, 2008). Pesquisa teórico-sistemática, pesquisa bibliométrica, pesquisa da pesquisa, pesquisa empírica com observação direta, entrevistas, diário de campo, participação no movimento foram os caminhos percorridos para o entendimento de uma racionalidade da práxis em cidadania comunicativa que pudesse arquitetar a metodologia da resistência constituída como objetivo geral desta tese. A pesquisa bibliométrica é efetuada em bancos de dados científicos na Ibero-América, na área de Comunicação em interface com a cidadania. As observações derivadas dessa análise desencadeiam uma reflexão fundamentada na ótica qualitativa da pesquisa da pesquisa (BONIN, 2012). Essas decisões metodológicas conciliadas com as vertentes teóricas da cidadania comunicativa trabalhadas em Maldonado (2008, 2011a, 2011b, 2012, 2015), Mata (2005, 2010) e em Camacho Azurduy (2001, 2005) se estruturam para a proposição de uma metodologia que possa ser agente no concreto real. Essas observações sobre metodologia agregam saberes para um entendimento da pesquisa científica que visa sugerir categorias analíticas metodológicas, tais como compreender as práticas comunicacionais e sociais a partir da cidadania comunicativa e perceber as táticas da resistência. A pesquisa empírica sistematiza dez práticas comunicativas de resistência articuladas pelo coletivo Lagoas do Norte, pra quem?, reverberando em processos complexos de visibilidade midiática e de produção de cidadania comunicativa em dispositivos não hegemônicos. A proposta de metodologia articulada a partir dessas decisões se estrutura figurativamente como a metáfora de um corpo. Está constituída em cinco partes, denominadas figuras metodológicas de resistência – cabeça (resistência), face (visibilidade), braços (interfaces e suportes comunicacionais), tronco (coletivo) e pernas (pesquisa comunitária). Elas apresentam sentidos isolados, mas se estruturam em conjunto, reiterando a noção de cidadania comunicativa como práxis, fundada em uma racionalidade dos sujeitos em resistência. A metodologia proposta não visa mimetizar os esquemas metodológicos, mas sim tencioná-los para processos de compreensão da comunicação que sejam mais densos e que não se distanciem da realidade social, dos que tradicionalmente não produzem o conhecimento científico. Assim, a metodologia direciona-se a uma compreensão da cidadania comunicativa enquanto práxis que proporciona processos emancipatórios.Dissertação Mulheres à frente e atrás das câmeras: uma leitura do protagonismo feminino em A árvore de Marcação, de Jussara Queiroz(2017-09-11) França, Luana Araújo de; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-0753-7340; http://lattes.cnpq.br/8600703674458800; http://lattes.cnpq.br/2713128729855471; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Cruz, Nina Velasco e; http://lattes.cnpq.br/2462630368138314; http://lattes.cnpq.br/2462630368138314Esta pesquisa discute a representação e protagonismo feminino no longa-metragem A árvore de Marcação (1987-1993), da diretora Jussara Queiroz. O protagonismo se dá em duas vias: através da trajetória da diretora, por ser considerada a primeira mulher a dirigir filmes no Rio Grande do Norte e as personagens observando sua participação na narrativa apresentada no filme. Para tanto, trazemos textos e debates relacionados às questões de gênero, atentando sobre como a discussão adentra os estudos da mídia e resulta na Teoria feminista do cinema, a qual debate a direção e protagonismo feminino nos filmes. O Cinema foi uma das principais mídias de massa durante o século XX, e, em conjunto à sua popularização, desenvolvimento de linguagem e mercado, tivemos mudanças fundamentais nas reivindicações e papeis femininos na sociedade, desencadeando a transformações nas formas de representação bem como apropriação da produção de filmes por mulheres que estivessem conectadas à nova realidade. Com isto, construímos um referencial de diretoras no cinema brasileiro, observando tais mudanças e protagonismos, trazendo nomes, temáticas e como estes filmes abordam a representação das mulheres e o universo feminino até o contexto da retomada, na década de 1990, quando há aumento substancial de mulheres na direção de filmes no país. Por último, focaremos na trajetória de Jussara Queiroz e sua obra, observando como a categoria da “mulher nordestina” atravessa tanto estereótipos como uma percepção e protagonismo feminino enquanto possibilidade a ser praticada.Dissertação Narrando a ciência: um estudo das estratégias discursivas nos podcasts de jornalismo científico "37 Graus" e "A Terra é Redonda"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-05) Bezerra, Anathalia Maia da Silva; Costa, Luciana Miranda; https://orcid.org/0000-0003-3843-4499; http://lattes.cnpq.br/1310961057480638; https://orcid.org/0000-0001-9002-9437; http://lattes.cnpq.br/3704977475939251; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Lopes, Suzana CunhaO presente estudo faz uma análise discursiva de um total de 17 episódios dos podcasts A Terra é Redonda e 37 Graus. Busca-se identificar e compreender as estratégias discursivas adotadas por novos formatos narrativos de mídia sonora, analisando assim como operam na divulgação científica através de recursos como storytelling e jornalismo literário. Para tanto, utiliza-se como alicerce teórico principal, a Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough (2001, 2003), além do Estudo de Caso (GIL, 2007) e das contribuições de autores que trabalham com a comunicação da ciência e jornalismo científico. A metodologia adotada tem os episódios do podcast 37 Graus e A Terra é Redonda como objeto empírico, no período de fevereiro a julho de 2020, durante a pandemia. Assim, a análise buscou contribuir com as reflexões sobre a comunicação da ciência para o desenvolvimento de novas possibilidades de divulgação científica. O estudo concluiu que a partir do uso das estratégias de storytelling e recursos do jornalismo literário, os podcasts proporcionam uma comunicação da ciência de forma interativa, através de uma linguagem informal e emotiva, dando ao ouvinte uma dimensão mais ampla do processo científico, sendo informativa e provocando sua reflexão sobre a temática.TCC Novas perspectivas para o fortalecimento étnico e cultural através dos saberes audiovisuais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-13) Oliveira, Fábio Pereira de; Pavan, Maria Angela; Gomes, Ivan Mussa Tavares; Martins, Cibelle AmorimO presente trabalho discute o ensino de conceitos relacionados ao audiovisual para a formação dos estudantes da recém-inaugurada escola indígena no município de João Câmara – RN, a Escola Estadual Indígena Professor Francisco da Silva Nascimento localizada na comunidade indígena Mendonça do Amarelão. Estudos acerca das práticas audiovisuais de conhecimentos partilhados que possibilitaram a realização de oficinas teóricas e práticas de audiovisual, percorrendo estudos de conceitos básicos de composição fotográfica, movimentação de câmera até etapas da produção que foram compartilhadas com os participantes. As práticas audiovisuais na comunidade tomaram como base teórica e prática o projeto Vídeo nas Aldeias (VICENT CARELLI, 1995) que se relaciona com as práticas de ensino audiovisual na construção de materiais produzidos pelo olhar interno da comunidade através de uma produção partilhada de conhecimentos (CAIO LAZANEO, 2012). Tivemos como resultado desse processo, a produção de um curta-metragem intitulado Kajurai Araite - Festa da Castanha, tema escolhido pelos próprios estudantes e seus olhares enquanto parte da comunidade.