Navegando por Autor "Paiva Neto, Áureo"
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TCC Inovação nas empresas familiares do mercado imobiliário brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Abreu, Caroline Amaral; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Paiva Neto, ÁureoAs empresas familiares, há séculos, representam importante parcela das organizações existente e são relevantes para o ecossistema econômico e social dos países. Nesse contexto, o mercado imobiliário apresenta-se como segmento importante para o cenário econômico do país, vez que estimula os empreendimentos da construção civil, influencia diretamente a configuração das cidades e a integração das pessoas. Aliado a esse segmento dinâmico, a inovação se mostra presente de diferentes formas nas empresas do setor, podendo ser meio de diferenciar as empresas, gerando diversas vantagens competitivas. Com base nessas variáveis, o objetivo do presente trabalho foi analisar as características das empresas familiares nas organizações do setor imobiliário e verificar os tipos de inovação presentes nas mesmas de acordo com a percepção dos gestores, a fim de conhecer as empresas do segmento imobiliário, verificando as suas características e desafios em âmbito regional, além de avaliar as vantagens competitivas em decorrência da gestão familiar. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. A análise dos dados apresentou que todas as organizações estudadas, de fato, se enquadraram como familiar. Os resultados apresentaram nas empresas a presença dos quatro tipos de inovações definidos pela doutrina, quais sejam: inovação de produto, de processo, posição e paradigma. Percebe-se, também, que as empresas analisadas, ainda que sejam de regiões, portes e características diferentes, possuem forte semelhança na maneira de gerir seus negócios e em suas dificuldades. Assim, é possível observar que as empresas do mercado imobiliário analisadas possuem uma forte cultura organizacional, se planejam a longo prazo e buscam manter o legado dentro da família, características estas das empresas familiares.Dissertação Personalidade de marca em meios de hospedagem(2017-06-12) Paiva Neto, Áureo; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; http://lattes.cnpq.br/9759435965146456; Marques Júnior, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Carratore, Luis Roberto Rossi Del; http://lattes.cnpq.br/1561837999899918; Campos Júnior, Geraldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2294908983333744Marcas são ativos intangíveis que participam do processo de relacionamento entre empresas e consumidores. E dentre os variados segmentos que encontram no branding um meio para a formação de suas estratégias, estão os meios de hospedagem. Em tempos de acirrada competitividade e para lidar com as mudanças comportamentais dos turistas neste século XXI, criar valores para suas marcas proporciona vantagem competitiva. A associação das características dessas marcas com personalidades humanas é uma das maneiras cientificamente comprovadas para a criação desse valor. Portanto, o atual estudo visa identificar a presença de personalidades nas marcas de hotéis voltados para o turismo de sol e praia. O objetivo dessa pesquisa é analisar as personalidades da Brand Personality Scale (BPS) de Jennifer Aaker (1997) que podem ser percebidas nas marcas de hotéis da Via Costeira na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa contou, primeiramente, com a aplicação de 405 questionários, cuja abordagem envolveu o reconhecimento dos 41 traços de personalidades propostos pelo instrumento da pesquisa sobre as marcas desses estabelecimentos e utilizando a Escala Likert de 0 a 10. Além disso, foi também investigado o alinhamento dessa escala com a missão, visão e valores de cada um dos hotéis. Para finalizar, foram coletadas sugestões de especialistas em marketing e branding sobre meios para o desenvolvimento de marcas na hotelaria. Os resultados apontaram que apenas quatro das cinco dimensões da BPS – Sinceridade, Sofisticação, Competência e Empolgação – foram consideradas como aplicáveis para todos os participantes da amostra. E esta mesma sequência, apresentada em ordem decrescente a partir dos valores de suas médias, conforme descrito no teste de Tukey, serviu como complemento para efeitos comparativos entre as médias dos hotéis. Nas missões, visões e valores das amostras, ficou constatada a predominância de características mais fortemente relacionadas com as das dimensões Competência e Sinceridade. Por fim, profissionais do mercado apontaram que hotéis podem formar marcas com personalidades e sugerem algumas ações necessárias para se obter tal êxito. Os resultados apresentados foram satisfatórios e comprovaram a existência de marcas de hotéis com personalidade na cidade de Natal, mas que essa percepção ainda possui margem para ser aperfeiçoada.