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Navegando por Autor "Paiva, Maria Cristina Leandro de"

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    TCC
    A criança e as tecnologias da informação e comunicação na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015- 12 -14) Damasio, Thyfany Thaynary de Souza; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Weck, João Tadeu; Momo, Mariangela
    O presente trabalho pretende discorrer acerca da importância da incorporação das TIC na educação formal das crianças. Utilizou-se como aporte teórico os estudos de Arroyo (1994); Campos (2008); Franco (2006); Kenski (2007); Kramer (2011); Tonidandel, Maissiat, Camargo (2006), entre outros. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica. As TIC têm se apresentado na pós-contemporaneidade como ferramentas que possuem múltiplas formas de utilização e por meio das quais os indivíduos têm acesso a grande parte das informações que recebem diariamente. Essas fontes inesgotáveis de informação e entretenimento passaram a fazer parte em definitivo do cotidiano das crianças que já nasceram imersas nesse contexto de expansão tecnológica. Os “nativos digitais”, como são chamadas, fazem usos das TIC sem grandes dificuldades; por estarem familiarizados com essa realidade, eles encontram nas tecnologias meios propícios para o desenvolvimento de novas habilidades. A escola, como instituição intrínseca à sociedade, não deveria deixar de reconhecer e incorporar as TIC nas suas práticas pedagógicas. Trabalhar partindo das realidades desses “nativos digitais” é uma demanda urgente, a escola e os educadores que a integram precisam adaptar-se a este “novo” paradigma para assegurar uma formação integral e que acompanhe as mudanças ocorridas na sociedade. Propor situações de aprendizagens significativas, por meio das tecnologias da informação e comunicação é imprescindível para que o educando possa construir conhecimentos que irão permitir o seu desenvolvimento integral e a sua preparação para o atendimento das exigências do meio social.
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    TCC
    A participação familiar no processo de ensino e a aprendizagem das crianças no início da vida escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Costa, Jussiê Nazareno Oliveira; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Silva, Katiane Symone de Brito Pessoa da; Carvalho, Letícia dos Santos
    Este artigo aborda a questão da relação entre a família e a escola, tendo como fio a pesquisa bibliográfica que visa apresentar resultados sobre a importância da participação familiar no processo de ensino e aprendizagem das crianças no início da vida escolar. O tema do trabalho oportuniza uma reflexão sobre a parceria entre essas duas instituições, que são fundamentais na vida humana. As informações apresentadas buscam servir como indicadores para pesquisas, estudos e práticas que versem sobre os processos de intercâmbio entre a atuação escolar e a participação da família. Defende-se a ideia de que é fundamental a participação da família na vida escolar das crianças, em especial no início do processo de escolarização.
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    TCC
    A relação família e escola: relato de experiência na turma do nível IV da educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-13) Padilha, Maria Diuane Pereira; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Aguiar, Ana Maria Cunha; Sampaio, Marisa Narcizo
    Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é refletir sobre a importância da participação da família na escola, considerando seu papel para qualificar o processo educativo do seu filho/a. Foi feito um recorte da prática docente do ano vigente - 2016, na turma do nível IV da Educação Infantil, em que atualmente sou professora. Para análise, foram utilizados os registros, no Diário de Bordo, das vivências das reuniões dos pais, as festas comemorativas na escola, as comunicações através da agenda escolar da criança e a realização das atividades de casa. O relato teve como subsídio os documentos oficiais que tratam sobre a Educação Infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), além de pesquisas/estudos que abordam a relação família-escola, como os estudos de Angotti, Ariès, Nunes, Reis, Bassedas, Huguet e Solé. Foi possível perceber que as relações estabelecidas entre escola e família sempre ocuparam um espaço importante no âmbito educacional, já que as duas instituições são as principais responsáveis pela formação integral do indivíduo. Cada uma desempenha papeis distintos, porém complementares, na educação que é fornecida para a criança.
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    Dissertação
    Acervos e práticas de/com a literatura na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-23) Menezes, Úrsula Gabriela Dantas de; Lopes, Denise Maria de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1935167361851222; http://lattes.cnpq.br/9232305216946976; Dantas, Elaine Luciana Sobral; http://lattes.cnpq.br/5165822357988876; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; Carvalho, Maria de Fátima; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917
    A presente Dissertação de Mestrado teve como objetivo analisar a constituição de acervos literários e práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições de Educação Infantil, com vistas a promover interações de crianças com a literatura, segundo professoras que as realizam. Nesse sentido, durante o processo de investigação, orientamo-nos pelas premissas: a) a literatura é prática cultural presente em todos os tempos e sociedades e obra de arte/linguagem que possibilita vivências fundamentais para a nossa formação como sujeitos humano-sociais; b) acervos literários constituem objetos de interação, (res)significação, apropriação e produção cultural, que precisam considerar, além da diversidade, a qualidade literária das obras, visando à ampliação das experiências das crianças; e c) as práticas pedagógicas são possibilidades de mediação de encontros e relações entre os sujeitos e os objetos de conhecimento. Desse modo, entendemos que a relação entre a criança e a literatura tem relevância para seu desenvolvimento, pelo que esta propicia de oportunidades de vivência de fantasia, ludicidade, linguagem, pensamento, cognição, afetividade, liberdade e de ser garantida em todo o processo de escolarização, especialmente no contexto da Educação Infantil. Assim, o estudo buscou responder à questão: como se constituem os acervos literários (em termos de quantidade e qualidade) e as práticas pedagógicas que propiciam interações de crianças com obras de literatura no contexto da Educação Infantil? Dada a natureza do nosso objeto de análise, adotamos a abordagem qualitativa de investigação e os aportes metodológicos sócio-históricos, a partir das contribuições de Vigotski (2007) e Bakhtin (2011) a respeito da pesquisa sobre processos humanos/nas Ciências Humanas, compreendendo que os processos que envolvem as relações humanas são históricos, contextualizados e dinâmicos e que o pesquisador assume o papel de participante do/no contexto investigado, necessitando manter-se atento aos sentidos que os outros sujeitos coparticipantes atribuem ao objeto em estudo que é, por sua vez, produção desses mesmos sujeitos em suas relações cotidianas. Definimos como campo empírico um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado em Natal/RN e, como sujeitos da pesquisa, professoras de diferentes grupos de crianças, a mediadora de leitura e a diretora. Nossos dados foram construídos por meio da observação e levantamento do acervo existente na instituição, entrevistas de tipo semiestruturado e um questionário de caracterização da escola. Consideramos que as práticas descritas pelas professoras apontam para uma forte mobilização do CMEI pesquisado, no sentido de proporcionar a interação entre as crianças (e a comunidade escolar) e a literatura, por meio de diferentes estratégias, prática que vem se consolidando ao longo da história da instituição. A escola dispõe de um amplo e diversificado acervo literário e procura organizar diferentes tempos, espaços e situações que convidam as crianças, seus familiares/responsáveis e ainda outros profissionais da instituição a interagir e explorar os livros, em atividades permanentes e eventuais, e em que a literatura é foco principal ou secundário da atividade. Há um espalhamento de obras em diversos ambientes, criando uma “estação de leitura”. Ressaltamos a importância de políticas públicas voltadas para a avaliação, aquisição e distribuição de livros de literatura, bem como a formação continuada de professores para a invenção e organização de tempos, espaços e relações de encontro com a leitura literária em centros de educação da infância.
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    TCC
    Adaptação/inserção na Educação Infantil: as dificuldades enfrentadas pelas crianças sob o ponto de vista dos pais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Sulamir Jênice de Figueirêdo; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Oliveira, Jacyene Melo de; Carvalho, Letícia dos Santos
    A finalidade deste artigo é tratar de uma experiência singular na vida das crianças: a adaptação na Educação Infantil, mais precisamente a que trata da inserção dos pequenos a esse universo educacional e que envolve a família, a instituição escolar e os educadores. Objetivando conhecer os fatores que dificultam a adaptação de crianças que são inseridas no ensino infantil, a partir de uma análise feita com alunos que frequentam as turmas Infantil I e II da Creche Ana de Morais Roma, situada no município Juazeirinho, no estado da Paraíba e apontar sugestões que otimizem o processo de adaptação dos pequenos nesse espaço. Para a construção dessa pesquisa, utilizamos como principais referenciais teóricos Rapoport (2005), Bloom-Feshbach e Gauhram (1980), Rosseti-Ferreira (2003), Cury (1999), DCNEI (BRASIL, 2009). A metodologia utilizada na realização deste trabalho é a qualitativa. Onde foi empregada a Pesquisa de Campo, o Estudo de Caso e complementada pela pesquisa bibliográfica. A partir das falas dos responsáveis pelas crianças foi possível identificar que as dificuldades enfrentadas originaram-se de fatores externos e internos, variando de criança para criança
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    Dissertação
    Adoção do Modelo Life Cycle Canvas no contexto da aprendizagem baseada em projetos
    (2018-06-13) Silva, Dmitryev Cyreneu da; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; ; Gurgel, André Morais; ; Medeiros, Bruno Campelo; ; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; Paiva, Maria Cristina Leandro de;
    O estudo realizado busca compreender como o modelo Life Cycle Canvas pode apoiar a Aprendizagem Baseada em Projetos quando no contexto de aprendizagem dos alunos de Administração. O trabalho se caracteriza como exploratório e traz uma abordagem qualitativa a fim de explicar esse fenômeno no contexto em que acontece. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, na qual o investigador conduziu uma disciplina no curso de Administração em uma Instituição Federal de Ensino Superior, onde foram analisados o desenvolvimento das competências de 16 alunos a partir do contexto dos modelos inseridos na disciplina. A coleta de dados se fez a partir dos portfólios de aprendizado dos alunos e de um questionário, bem como na observação do pesquisador e de uma entrevista coletiva. Foi utilizada a análise de conteúdo para o tratamento dos dados gerados na disciplina suportada pelos softwares NVivo e Copy Spider. Como resultados, temos que a principal contribuição teórica foi o alinhamento entre as competências e habilidades que fazem parte do aprendizado de um Administrador com as que são beneficiadas pela ABPj. Nesse sentido, foi constatado que o Life Cycle Canvas não suporta diretamente o desenvolvimento de competências, no entanto ele suporta o modelo de aprendizagem o que, por conseguinte acaba beneficiando o desenvolvimento de competências. Assim, o modelo LCC se mostra como um auxiliar no ambiente de Aprendizagem Baseada em Projetos, ao passo que os alunos inseridos nesse contexto, se sentem mais seguros nas tomadas de decisão visto a facilidade que o modelo imprime na sua comunicação e atrela uma dinamicidade que se mostrou necessária. O ambiente desafiador que a Aprendizagem Baseada em Projetos promove se encaixa de maneira sincrônica ao contexto de formação de um administrador. De maneira complementar, foi evidenciado a necessidade que os alunos de Administração sentem ao longo do curso acerca da falta de prática durante as disciplinas. A prática foi um dos pontos mais fortes da disciplina, que acabou estimulando os alunos principalmente nas habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe. Sendo assim, o estudo mostrou que o pressuposto se confirmou, e os alunos entenderam que só o fato de o Life Cycle Canvas ajudar o projeto, já seria, por conseguinte, uma facilitação na disciplina, resultando assim em uma facilitação no processo de aprendizado. O estudo, além de criar massa crítica sobre experiências com Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino de Administração no Brasil, inaugura o uso de um modelo de gestão de projetos ao longo de uma disciplina, como auxiliar no desenvolvimento do aluno no seu aprendizado.
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    Dissertação
    Aprendizagem baseada em projetos e metodologia ágil: uma aplicação prática na residência em tecnologia da informação na Justiça Federal no RN
    (2019-11-08) Montalvão Júnior, David; Nunes, Isabel Dillmann; ; ; Paiva, Maria Cristina Leandro de; ; Soares, Sérgio Castelo Branco; ; Batista, Thais Vasconcelos;
    As metodologias ativas de ensino e aprendizagem ganham cada vez mais espaço na educação atual e promovem discussões relevantes sobre um novo modo de ensinar e aprender. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) associa-se a um modelo pedagógico focado na atividade prática do aluno. Acredita-se que a ABP associada a uma abordagem de metodologias ágeis, pode garantir resultados através de entregas com escopos menores em um menor espaço de tempo, além de uma avaliação constante do processo de aprendizagem do aluno. Este trabalho tem como objetivo e aplicar um modelo de acompanhamento e de pesquisa e inovação para desenvolvimento de projetos pelos residentes de tecnologia da informação aplicados à área jurídica. O programa de pós-graduação em residência em TI visa inserir os alunos em um cenário de produção de projetos práticos com valores importantes para a Justiça Federal. Uma proposta de gestão e acompanhamento da aprendizagem para a disciplina da ABP foi apresentada e avaliada pelos alunos por meio de questionários. Além disso, foi realizado um estudo de como o uso das ferramentas tecnológicas de acompanhamento de fluxo de trabalho e acompanhamento acadêmico impactam na aprendizagem e desempenho do aluno inserido no programa, através do rastreamento e da análise dos dados inseridos nos sistemas. O modelo desenvolvido mostrou-se sólido e pôde contribuir com a coleta dessas percepções, além de promover entrega de projetos relevantes. Os resultados revelaram a necessidade de repensar a divisão das disciplinas no curso e a dificuldade em associar os conceitos abordados em sala de aula nos projetos desenvolvidos no Órgão.
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    Tese
    A aprendizagem da língua inglesa, um saber estratégico para a inclusão do jovem aluno do século XXI: a visão de professores e de alunos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022) Silva, Silcia Soares Farias; Ramalho, Betânia Leite; http://lattes.cnpq.br/1326690619078211; Torné, Francisca Sanvicen; Tavares, Andrezza Maria Batista; Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos; Silva, Rosalia de Fátima e; Bormann, Aliete; Paiva, Maria Cristina Leandro de
    O ensino e a aprendizagem da língua inglesa na educação pública no Brasil estão inseridos no contexto de um projeto global proposto pela UNESCO para uma educação integral, plurilíngue, multicultural e inclusiva. Esse estudo defende que a aprendizagem da língua inglesa é um saber estratégico para inserir o aluno da rede pública no contexto da escola e da sociedade do século atual. O referencial teórico para sustentar o argumento desta tese considerou a educação como um direito (Constituição Federal de 1988, LDB/1996, entre outros marcos regulatórios), a teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel e seguidores, o aprendizado autônomo (autonomous learning), a teoria da relação com o saber (Charlot), as Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs) como ferramentas para subsidiar a relação didática-pedagógica. Para tanto, buscou-se autores como Leffa (2009); Moita Lopes (2009); Freire (1965); Pretto (2011, 2019); Bates (2017); Novak (1984, 2000); Harmer (2001); Holec (1981); Nunan (1988), entre outros e foram consultados documentos internacionais e nacionais. O estudo contemplou 20 professores e 137 alunos do Ensino Médio, da rede estadual do município de Natal/RN. Aplicou-se questionários semiestruturados pelo GoogleForms. O estudo revelou que os alunos têm uma boa perspectiva sobre o seu futuro pessoal e profissional; afirmam gostar da língua inglesa, têm contato e se interessam por esse idioma fora da sala de aula, mas afirmaram que não aprenderem suficiente no contexto escolar. O estudo mostrou, ainda, que a maioria dos alunos participantes da pesquisa possuem smartphones e tem contato com a língua inglesa fora da sala de aula, por meio de recursos tecnológicos digitais. Os dados do estudo revelaram que a maioria dos professores compartilham com a opinião dos alunos sobre a afirmativa do contato com inglês fora da sala de aula. Consideram que o SIGEduc (Sistema Integrado da Gestão da Educação da Secretaria de Educação) poderia contribuir para o ensino e a aprendizagem do inglês, caso fosse feito o uso adequado dessa plataforma como um ambiente virtual de aprendizagem. O professor do século XXI deve buscar inserir as novas metodologias e recursos disponíveis no seu processo de ensino, despertar no aluno o gosto pela língua inglesa e um espírito protagonista para que alcance um aprendizado autônomo deste idioma para além da sala de aula.
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    TCC
    As contribuições das atividades lúdicas para o processo de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental (1º ao 3º ano)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Maia, Maria Livaneide Rezende; Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva; Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Freire, Silvia Helena de Sá Leitão
    Pesquisas sobre o uso do lúdico nas práticas pedagógicas cada vez mais ganham espaço no meio acadêmico. Assim sendo, torna-se uma temática amplamente discutida nos mais diversos espaços. No entanto, ainda é um desafio a utilização de atividades lúdicas que envolvam jogos, brincadeiras e brinquedos por professores de todas as etapas da educação básica. Partindo desse pressuposto, esse trabalho tem como objetivo geral apresentar a importância do uso de jogos nas práticas pedagógicas no processo de alfabetização e como objetivos específicos conhecer como essas práticas podem contribuir para o desenvolvimento de uma cultura letrada pelos alunos e apresentar experiências exitosas com uso de jogos nas estratégias de aprendizagem, tendo como base, os conhecimentos adquiridos pela autora a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC (2013-2014). A pesquisa caracteriza-se por ser exploratória e bibliográfica, nesse sentido, nos apoiamos em estudos de autores como Brasil (1998),Campos (2005), Carvalho (2008),Craidy e Kaercher (2001), Dalladona e Mendes (2004), Ferreiro (1996, 2003)), Kishimoto (1994, 2001), Kramer e Abramovay (1985),Perez (1992), Piaget (1989, 2001), Silveira (1998), Soares (2001, 2004), Tardif (2002), Wajskop (2012), além disso, o estudo apresenta um relato de experiência que versa sobre a socialização de práticas desenvolvidas pela autora enquanto professora alfabetizadora. Com essa investigação, percebemos que o lúdico, pode possibilitar o estreitamento entre a alfabetização e o letramento, proporcionando uma relação prazerosa entre a cultura e a aprendizagem escolar. Nesse âmbito, o brincar pode ser visto como uma atividade educativa que possibilita uma realidade experimentada, o faz de conta e a assimilação de novos conhecimentos. Com as experiências, da autora, confirmamos que o PNAIC enquanto agente promotor de estratégias alfabetizadoras, através do uso dos jogos e metodologias diferenciadas, tem contribuído de forma significativa para a prática docente, no que se refere, principalmente, as suas concepções de alfabetizar numa proposta lúdica.
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    Dissertação
    Avaliação de software educativo para a alfabetização e o letramento: um instrumento fundamentado na Base Nacional Comum Curricular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-16) Bandeira, Laís Michelle de Souza Araújo; Nunes, Isabel Dillmann; Paiva, Maria Cristina Leandro de; ; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; ; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; ; http://lattes.cnpq.br/7115512458037120; Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes de; ; http://lattes.cnpq.br/7987212907837941; Aguiar, Yuska;
    A educação brasileira enfrenta desafios constantes quanto a efetivação da Alfabetização e Letramento. Nesse sentido, a sistematização dos documentos oficiais mediante a unificação na Base Nacional Comum Curricular surge como meio para se alcançar melhores resultados no desenvolvimento das habilidades pertinentes a essa etapa da escolarização. Ademais, cresce concomitantemente a produção científica de Softwares Educativos objetivando alfabetizar as crianças, tanto em se tratando de jogos, quanto programas de plataformas online ou offline. Porém, a produção destas ferramentas tende a ser sobreposta em número à avaliação de seus usos e aplicações. Ademais, mesmo com a produção massiva desses SE, instrumentos que os avaliem conforme a BNCC são praticamente inexistentes. Levando-se em consideração tais aspectos, e procurando responder a questão de pesquisa “Um instrumento de avaliação de software pode analisar se um SE auxilia no desenvolvimento das habilidades do Eixo Análise Linguística/Semiótica - Alfabetização da Base Nacional Comum Curricular?” Este trabalho se propôs a construir e validar um instrumento de avaliação de Softwares Educativos para a área da alfabetização e do letramento, tendo como base fundante a BNCC. Tendo como Objetivo Geral: Propor, validar e avaliar um instrumento de avaliação de Software educativo e como Objetivos Específicos: 1) Construção do instrumento; 2) Validação com professores da Educação Básica na rede pública através do uso livre do SE GCompris; 3) Avaliar sua eficácia mediante resultados da validação. Como principais resultados deste trabalho, estabeleceu-se esse instrumento como uma ferramenta para a escolha de um Software Educativo direcionado para Alfabetização de crianças, através da curadoria de uma equipe pedagógica, obtendo consistência interna no Estudo de Caso efetuado. Observa-se também, a abertura de caminhos para análises futuras devido tanto ao seu recorte teórico apenas Objetos de Conhecimento pertencentes ao Eixo Análise Linguística/Semiótica - Alfabetização, quanto ao uso de mais Softwares Educativos. Gerando como produto o referido instrumento validado por professores da Educação Básica.
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    TCC
    Avaliação escolar: critérios e instrumentos utilizados pelos professores do Ensino Fundamental I
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-08) Cunha, Luzemaria Carlos de Medeiros Marques da; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
    O presente estudo tem como objetivo analisar os critérios e instrumentos utilizados pelos professores do Ensino Fundamental I, como agente favorecedor do ensino aprendizagem e com que propósito ela vem sendo utilizada em sala de aula. Abordam-se as perspectivas e conceitos da avaliação, bem como os atores (professor, aluno e instituição escolar) envolvidos neste processo, e destacam-se as diferenças e semelhanças entre avaliar e examinar, incluindo os critérios e instrumentos avaliativos, além das competências e habilidades avaliativas na ótica dos documentos educacionais e estudiosos como Zabala (2010), Luckesi (2011), Hoffmann (2012), considerando-se que esses procedimentos podem afetar ou ajudar o aluno de diversas formas. O método utilizado faz referência a uma pesquisa exploratória, baseada na revisão literária, por meio de documentos, livros e artigos científicos, surgindo a necessidade de se pesquisar e estudar a prática da avaliação da aprendizagem escolar, sendo subsidiado por um estudo de caso. Evidencia-se também o desenvolvimento da avaliação no contexto escolar, elencando as diferenças entre a avaliação quantitativa e qualitativa, apresentando suas principais características e os resultados alcançados pela prática. A realidade mostra que, normalmente, a avaliação ocorre de forma classificatória e não por diagnóstico, o que contribui para o aumento do fracasso escolar. Este estudo explicita e relata que as diferentes metodologias utilizadas na avaliação da aprendizagem podem ser um diferencial na construção do conhecimento.
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    TCC
    Brincar e aprender na Educação Infantil: recortes de uma experiência formativa da iniciação à docência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-13) Silva, Savla Eslly Batista da; Marcelino, Zilana Teixeira; http://lattes.cnpq.br/1367765885921657; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Paiva, Maria Cristina Leandro de
    Este relato de práticas educativas apresenta um recorte da experiência formativa vivenciada durante o exercício de bolsista, no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, enquanto estudante do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As ações ocorreram em um Centro Municipal de Educação Infantil, no município de Natal - RN, em uma turma com crianças entre 2 e 3 anos de idade. Busca-se neste relato compartilhar experiências com o objetivo de contribuir para a formação de educadores que atuarão na primeira etapa da Educação Básica e refletir a respeito dessas práticas desenvolvidas dentro do Programa. A partir de observações registradas em um diário de campo produzido durante o período que estive como bolsista, trago reflexões para este relato, onde as ações desempenhadas priorizaram a observação e reflexão mediante o trabalho desenvolvido na instituição, colaborando com a aprendizagem das crianças e aprendendo sobre a prática docente. As discussões apresentadas dialogam com autores e documentos que tratam desse tema, utilizando como principais referências: Rêgo (2020), Kramer (2007), Kishimoto (2010), Brasil (1998; 2010).
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    TCC
    Caminhos para a inserção do pensamento computacional desplugado nos currículos da educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Lemos, Rebecca; Sampaio, Marisa Narcizo; Madeira, Charles Andryê Galvão; http://lattes.cnpq.br/6513575623499803; Sampaio, Marisa Narcizo; Madeira, Charles Andryê Galvão; Paiva, Maria Cristina Leandro de
    O pensamento computacional é uma habilidade essencial no contexto educacional contemporâneo, especialmente pela sua relevância no desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico desde a primeira infância. Este trabalho investiga a inserção do pensamento computacional desplugado nos currículos da Educação Infantil, analisando sua aplicação a partir de abordagens lúdicas e inclusivas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, abordando definições, pilares e práticas pedagógicas relacionadas ao tema. Além disso, foram analisados seis artigos que oferecem subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de atividades interativas que respeitem as especificidades do desenvolvimento infantil e as limitações estruturais das escolas públicas. O estudo conclui que a integração do pensamento computacional desplugado no currículo é viável e promissora, proporcionando às crianças aprendizagens significativas e contribuindo para sua formação integral.
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    Dissertação
    Computação desplugada como abordagem para implementação do pensamento computacional no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Silva, Josiel Moreira da; Madeira, Charles Andrye Galvão; https://orcid.org/0000-0002-4460-2877; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; http://lattes.cnpq.br/5794276680068341; França, Rozelma Soares de; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/9520477461031645; Paiva, Maria Cristina Leandro de
    O Pensamento Computacional (PC) tem sido aludido como uma das formas de estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais às pessoas do século XXI, como a capacidade de resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta que o PC envolve capacidades de resolução de problemas de forma metódica e sistemática. O processo de implementação do ensino do PC nas escolas ainda se encontra em fase embrionária, tendo em vista a aprovação e homologação recente das Normas sobre Computação na Educação Básica, no Brasil. Além disso, diversas dificuldades e desafios se impõem para que essa implementação aconteça, como é o caso da falta de professores formados no tema do PC, a falta de cursos de formação em PC para professores, a falta de infraestrutura adequada nas escolas para permitir o uso das ferramentas disponíveis, entre outros. Diante disso, visando colaborar com a viabilização da implementação do ensino do PC nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a presente pesquisa busca compreender as contribuições da realização de atividades desplugadas com alunos do quinto ano em uma escola pública, de forma a minimizar as dificuldades da implementação por falta de infraestrutura. Nesse sentido, o objetivo geral é desenvolver estratégias didático-pedagógicas para que professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental possam ensinar o PC utilizando atividades desplugadas. Para isso, tem-se os seguintes objetivos específicos: i) buscar recursos de computação desplugada disponíveis gratuitamente que possam ser utilizados na pesquisa; ii) elaborar estratégias didáticas com atividades de computação desplugada como método ou ferramenta para a inserção do ensino do PC no currículo do 5º ano; iii) realizar intervenções em sala de aula com as estratégias elaboradas; iv) avaliar os resultados obtidos a partir da utilização das estratégias elaboradas; v) desenvolver um material didático destinado ao ensino do Pensamento Computacional no quinto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se enquadra na área de ciências humanas, com característica interdisciplinar entre as áreas de Computação e Educação. Caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e intervencionista, baseada na pesquisa-ação. Os dados foram obtidos a partir da aplicação das estratégias didático-pedagógicas em uma escola pública, para as quais foi feita uma observação sobre a realização das atividades pelos alunos e questionários foram aplicados. Os resultados da pesquisa evidenciam a possibilidade de se promover o ensino do PC a partir das atividades desplugadas, tendo em vista que os alunos conseguiram desenvolver as habilidades do PC exploradas durante as intervenções. Como produto final, foi elaborado um material didático contemplando um conjunto de atividades desplugadas, voltado para professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
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    Dissertação
    Coordenadoras pedagógicas da educação infantil: formação para uso das ferramentas digitais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-22) Souza, Caroline Carlos Bezerra Moreira de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; http://lattes.cnpq.br/6825022252015277; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Aquino, Lucelio Dantas de; Moreira, Keila Cruz
    A pandemia da COVID-19 trouxe desafios inesperados para o mundo. Para os docentes, tais desafios evidenciaram a necessidade de adentrar definitivamente no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC. Em face disso, os docentes que exercem a função de coordenadores pedagógicos tiveram um impacto quanto a sua responsabilidade em realizar formações, assegurar vínculo com a comunidade escolar, acompanhar o processo de ensino e aprendizagem das crianças, entre outras atribuições. Diante disso, foi desenvolvido um curso de formação para o uso das tecnologias digitais para coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação Infantil (CODEI), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim/RN. O curso fez parte desta pesquisa de mestrado, cuja pesquisadora é assessora técnica da referida coordenadoria. Nesse contexto, objetivou-se analisar as contribuições da formação continuada para o uso das tecnologias digitais no fazer docente do coordenador pedagógico da Educação Infantil. Tendo como objetivos específicos: diagnosticar as necessidades formativas das coordenadoras pedagógicas relativas às TDIC; desenvolver uma formação para as coordenadoras pedagógicas, a partir das necessidades formativas identificadas no diagnóstico; apontar e discutir as possibilidades do uso das ferramentas digitais no cotidiano do coordenador pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características de uma pesquisa-ação, envolvendo as coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Parnamirim/RN. O estudo teve como referência os autores Buzato (2006), Formosinho (2002), Pimenta (1996) e Sarmento (2000). Os dados analisados indicaram contribuições para a prática do coordenador pedagógico no que se refere ao uso das ferramentas digitais, assim como a realização de ações formativas nas unidades de ensino da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Parnamirim/RN, para o uso das tecnologias digitais. Como desdobramento da formação, aponta-se a inclusão da proposta formativa no Plano da Ação da Rede Municipal de Educação de Parnamirim/RN. Finalmente, como produto, um e-book orientador com a proposta do curso de formação.
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    Tese
    Crianças click e infâncias ciber na educação infantil: experiências com a cibercultura em meio a cultura local
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Santos, Daniel Medeiros dos; Momo, Mariângela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; http://lattes.cnpq.br/8023221982321014; Mello, Darlize Teixeira de; Lopes, Denise Maria de Carvalho; Amorim, Giovana Carla Cardoso; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Quadros, Marta Campos de; Ignacio, Patricia
    Na sociedade contemporânea, os sujeitos, de um modo geral, são contingenciados pela diversidade de recursos tecnológicos e midiáticos em seu cotidiano. Essa relação contribui para a formação de conceitos como cultura digital, Cibercultura, ciberespaço, entre outros que são forjados e operam socialmente, sobretudo, na vida das crianças as quais estão imersas nesse contexto. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar experiências de crianças da Educação Infantil e suas infâncias constituídas pela Cibercultura em meio a cultura local em um município do interior do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica foi o suporte para a construção dos dados, e tem como base teórica os estudos de autores que abordam os seguintes conceitos: Tecnologia, mídia e cultura digital, Kenski (2012), Bortolazzo (2020), Santaella (2003); Crianças e infâncias da Era Digital, Dornelles (2012), Veen e Vrakking (2009), Buckinhgham (2007) e Momo (2007); Pesquisas com crianças, Oliveira (2002), Kramer (2005), Corsaro (2011), Bujes (2001), Muller (2010); Cultura e Cibercultura, Levy (2012), Costa (2002) e Hall (1977); Etnografia, Geertz (2002) e Velho (2004). Assim, a pesquisa empírica foi realizada em dois contextos, o primeiro deles foi um Centro Municipal de Educação Infantil em uma turma de nível 5 com dezoito crianças em faixa etária entre 5 e 6 anos de idade. O segundo contexto foi a Zona Rural (Sítio), onde uma das crianças da turma investigada reside. A pesquisa aconteceu de março a setembro do ano de 2024, entre visitas semanais ou quinzenais à instituição, como também quatro visitas ao Sítio. Após a autorização do comitê de ética e das crianças, utilizou-se o diário de campo, gravador de voz no celular, fotografias, videogravação e desenhos. Portanto, foi possível construir três eixos de análises para a apresentação e discussão dos dados. Nesse sentido, o primeiro eixo “Eu brinco, eu tenho um joguinho das princesas e eu pesquiso as coisas no Youtube”: as brincadeiras, as pesquisas e outras conexões da infância cyber” apresenta as experiências das crianças no que concerne a sua relação com os recursos tecnológicos e as várias possibilidades de fazer conexões e brincar. O segundo eixo “É porque eu fiquei pesquisando vídeo de papangu no Youtube”: as pesquisas, o ser e o estar na cibercultura, contém as experiências das crianças no ciberespaço, bem como sua constituição nos modos de ser e estar na contemporaneidade. O terceiro eixo “As experiências de uma infância na Zona Rural: entre o global e o local”, discute as especificidades das experiências da criança que vive sua relação na cibercultura em meio ao contexto rural, mas com acesso aos artefatos tecnológicos e midiáticos. Desse modo, as crianças comprovaram seus conhecimentos e um conjunto de experiências na cibercultura ao fazerem pesquisas, brincar, jogar, falar com os seus familiares e amigos, tirar selfies, enviar mensagem de voz, fazer chamada de vídeo, acessar plataformas, dentre outros, o que implica na constituição desses sujeitos, em seus modos de ser, estar e se conectar com o mundo em meio a cultura local.
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    Dissertação
    A criatividade das crianças a partir da Cultura da Mídia no contexto de uma instituição de Educação Infantil de Natal/RN
    (2019-07-04) Batalha, Esthephania Oliveira Maia; Momo, Mariangela; ; ; Bissoli, Michelle de Freitas; ; Coelho, Cristina Massot Madeira; ; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; Paiva, Maria Cristina Leandro de;
    O ponto de partida desta dissertação é o pressuposto de que novos entendimentos sobre a infância estão se configurando, considerando-se que as experiências das crianças têm sido fortemente marcadas pela presença das mídias em suas vidas, conforme nos apontam Buckingham (2007; 2010), Steinberg e Kincheloe (2001), Linn (2006), Giroux (1995); Fantin (2006; 2008), Fischer (2002), e Momo (2007; 2010). Considerando que a mídia tem ofertado, por meio, principalmente, dos seus produtos culturais, elementos materiais e simbólicos para elaboração de vivências, expressão de sentimentos, produção de subjetividades e dos processos criativos das crianças, esta pesquisa teve como objetivo evidenciar a criatividade das crianças a partir da cultura da mídia no contexto de uma instituição de Educação Infantil de Natal/RN. A investigação ocorreu durante os anos de 2017 e 2018 em uma turma composta por vinte e duas crianças na faixa-etária entre 4 e 5 anos de idade do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte – NEI-CAp/UFRN. Como estratégias metodológicas, me inspirei em elementos da pesquisa etnográfica (VELHO e KUSCHNIR, 2003; VELHO 2014), que envolveu o desafio de estranhar o familiar e perceber as sutilezas que marcaram as relações no contexto escolar, já que eu era, ao mesmo tempo, professora e pesquisadora desse grupo de crianças. Por meio de registros imagéticos e escritos em diário de campo, captei e registrei momentos do cotidiano escolar que tinham relação com a mídia e os processos criativos das crianças. Considerei também, para o suporte teórico-metodológico, estudos mais recentes do aporte teórico dos Estudos Culturais em Educação, tais como Hall (1997; 2006), Kellner (2011), Buckingham (2010; 2012), buscando entender as correções entre as crianças e as mídias, e da Sociologia da Infância como os de Sarmento (2003, 2004, 2005) e Corsaro (2009; 2011), de modo a compreender as crianças como protagonistas ativas no processo de apropriação e ressignificação da cultura midiática. Já visando entender os processos criativos das crianças a partir da perspectiva histórico-cultural, considerei os estudos de Martinéz (1997), (2001), (2004), (2009a), (2010) e Vigotski (1998), (2003), (2004). A análise incidiu sobre as imagens, discursos e ações das crianças que tinham relação com elementos da cultura midiática, como artefatos e determinados significados a eles vinculados, e a utilização dessa cultura para a elaboração de processos criativos. A partir das análises foi possível elencar situações criativas envolvendo as crianças e organizálas em dois eixos. No primeiro deles, intitulado Entre super-heróis e princesas: criando a partir dos elementos fornecidos pela cultura midiática, evidenciei momentos criativos em que as crianças combinaram e reconstruíram elementos da cultura da mídia para criar novas palavras, jogos e brincadeiras a partir de significados vinculados ao universo dos super-heróis e das princesas. No segundo deles, intitulado Criatividade para si: criando para satisfazer necessidades, trago situações que - em conexão com o individualismo do mundo líquido-moderno - evidenciam que as crianças buscaram, por meio de estratégias criativas, a satisfação de necessidades individuais. Desse modo, foi possível perceber que a criatividade das crianças se expressou em pequenas ações e estratégias a partir dos recursos materiais, emocionais e simbólicos que lhes eram disponíveis naquele momento. Pode-se, ainda, dizer que, embora as crianças tenham utilizado estratégias criativas para atuar, constituir relações, expressar sentimentos e partilhar significados nos espaços e tempos da escola, tais elaborações criativas, em muitos momentos, mantêm determinados estereótipos, identidades e valores disseminados pela cultura midiática. Por fim, mesmo entendendo que as crianças são atores sociais e protagonistas dos seus processos de socialização, é importante problematizar acerca da infinidade de produtos culturais e materiais simbólicos que a mídia coloca à disposição na atualidade e que se constituem como elementos que inspiram e mediam relações. Desse modo, ressalto a necessidade da mediação da família e da escola, fornecendo outros referenciais simbólicos, emocionais e materiais para as crianças elaborarem seus processos criativos, talvez com outras finalidades mais afinadas a uma sociedade solidária e menos individualista.
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    TCC
    Cuidar e ensinar na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Sousa, Sandra Elivânia Eugênio de; Momo, Mariângela; Momo, Mariângela; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Capistrano, Naire Jane
    Diante da trajetória de avanços que a educação infantil vem percorrendo, mas que ainda assim necessita de melhorias, é que colocamos em pauta o tema cuidar e educar na educação infantil por merecer discutir acerca da complexidade que envolve estas duas ações: cuidar e educar. Para tanto, buscamos questionar a problemática: atualmente, o professor está cuidando e educando? E através deste questionamento traçamos como objetivo verificar quais os dilemas e conflitos enfrentados pelos professores de educação infantil no ato de cuidar e educar. Buscamos responder esses anseios através do estudo de autores como Didonet (2001), Freire (2008), Piaget (1977) e Kramer (2005) entre outros. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi à pesquisa qualitativa com a realização de revisão bibliográfica. Com fundamento nessa estratégia de trabalho é que constatamos que o cuidar e educar são termos indissociáveis na educação infantil e que a parceria da família junto à escola é fundamental para o sucesso do ensino aprendizagem.
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    TCC
    Do aprender ao ensinar: memórias de uma futura pedagoga
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Cavalcante, Alana Danielle Amaral; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; Júnior, Flávio Boleiz; http://lattes.cnpq.br/1725795784961836; Cordeiro, Sandro da Silva; http://lattes.cnpq.br/0595932518800885
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo rememorar e relatar as vivências que tive ao longo da minha vida acadêmica, as quais me trouxeram até o momento atual, na formação como pedagoga, em que reflito acerca dos caminhos percorridos, neste memorial formativo. A principal fonte de informações para esta produção foram as minhas memórias, que, integradas às referências bibliográficas do curso, resultaram em um relato pessoal sobre a minha escolaridade, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e, por fim, no Ensino Superior. Em cada etapa destaquei acontecimentos específicos de ensino e aprendizagem que me marcaram positiva ou negativamente. O enfoque da análise crítica incidiu sobre a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, que fazem parte das competências de uma pedagoga, enquanto os relatos das etapas seguintes foram mais particulares e com intuito de recordação. A partir da construção deste memorial formativo pude entender os acontecimentos com base em um ponto de vista diferente do que tinha antes, compreendendo cada uma das minhas vivências, não mais como atuante no processo, mas como espectadora e futura pedagoga. Ao final desta experiência de rememoração chego à conclusão de que, mesmo com todas as problemáticas que permeiam o sistema educacional do nosso país, ainda existem pessoas que escolhem trabalhar com a docência, sendo uma das maiores motivações a busca por contribuir positivamente para a formação das crianças.
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    Dissertação
    A documentação pedagógica na era digital: proposta de formação docente para educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-22) Silva, Josélia Praxedes da; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; http://lattes.cnpq.br/2812150317717793; Leal, Fernanda de Lourdes Almeida; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; Cordeiro, Sandro da Silva
    O desejo de dar voz à aprendizagem das crianças e dos adultos e o anseio por mudanças nas práticas de registro e documentação pedagógica, a partir do uso das tecnologias digitais, foram aspectos motivacionais que impulsionaram o desenvolvimento desta pesquisa. Com isso, o presente estudo, desenvolvido no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais do Instituto Metrópole Digital, teve como objetivo central analisar as contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de construção da documentação pedagógica, enquanto instrumento formativo da prática docente na Educação Infantil. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, pautada pelos princípios da abordagem qualitativa, subsidiada pela pesquisa-formação com nuances da pesquisa-ação. Com afinco de cumprir sua finalidade, a pesquisa apresenta as aprendizagens constituídas com as docentes que, assumiram o compromisso de experimentar novas práticas de registro e documentação através de uma proposta de formação continuada em contexto. O curso teve a duração de 40h e foi certificado como projeto de extensão. A pesquisa foi desenvolvida em um Centro Infantil, localizado no município de Parnamirim/RN, na qual a pesquisadora exerce, atualmente, a função de diretora pedagógica. O estudo tem como principais referenciais: Alarcão (2011), Fochi (2018; 2019), Kramer (2002; 2006), Kenski (2012; 2013), Malaguzzi (2016), Nóvoa (2009; 2019), Oliveira-Formosinho (2002; 2016), Ostetto (2011; 2017), Proença (2018; 2022) e Rinaldi (2014; 2016; 2021). Para construção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário, entrevistas coletivas, documento, diário de campo da pesquisadora e o diário de bordo das participantes. A análise e discussão dos dados tiveram nuances da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontaram que: a) os desafios enfrentados na suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19 possibilitaram novas práticas de registro com o uso das tecnologias digitais; b) as mudanças nas práticas de registro, em virtude do uso das tecnologias, possibilitaram uma nova forma de olhar as crianças, o modo de se relacionar com elas e suas respectivas famílias; c) as professoras demonstraram uma carência de formação voltada para o uso das tecnologias na Educação Infantil; d) o fator tempo é um empecilho a profissionalidade docente; e) entre as ferramentas digitais que utilizam na prática destacaram o uso do celular, principalmente para o registro de fotos e vídeos e o uso de aplicativos para editá-los; f) as fotos e vídeos geralmente são compartilhados com as famílias das crianças no grupo de WhatsApp da turma ou nas redes sociais da instituição, na maioria das vezes como um meio de comprovação aos pais da participação da criança nas atividades propostas; g) a pesquisa-formação trouxe contribuições iniciais para que as professoras construíssem conhecimentos e refletissem sobre as práticas de registro e documentação pedagógica na Educação Infantil e h) as tecnologias digitais ajudam na produção de registros e documentações, dando mais visibilidade ao processo de aprendizagem das crianças e dos adultos, tornando o processo de comunicação mais rico, atrativo e facilitando seu compartilhamento, seja com as famílias, com os colegas professores ou deixando armazenado para que seja possível acessar sempre que necessário. Dessa forma, pode-se inferir que a documentação pedagógica é uma estratégia que viabiliza a formação docente em serviço, visto que exige do professor uma postura investigativa, de modo que as tecnologias podem ser grandes aliadas nesse processo.
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