Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Paiva, Luciano Luan Gomes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais, sob a ótica da complexidade: uma pesquisa-ação com guitarristas do curso de extensão da UFRN
    (2019-07-24) Paiva, Luciano Luan Gomes; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; ; Cernev, Francine Kemmer; ; Beltrame, Juciane Araldi;
    Com o avanço da cibernética, cada vez mais, as tecnologias digitais estão participando das atividades do cotidiano das pessoas em diversos segmentos, inclusive para aprender. Estão disponíveis na internet informações sobre os mais variados assuntos de diferentes áreas de conhecimento, assim como da área de Música. A guitarra elétrica tem sido um dos instrumentos mais procurados para aprender, por sua popularidade e modernidade imbricada desde os primórdios, fazendo com que muitos aprendizes construam conhecimento a partir de distintas fontes de aprendizagem musical, principalmente mediadas por tecnologias digitais. O texto está pautado em diversos estudiosos e pesquisadores, que tratam das temáticas abordadas no trabalho, dentre eles destaco: Morin (1999; 2000; 2003; 2015), Cernev (2013, 2015, 2016, 2018), Santaella (2013; 2014), Pequini (2016), Engel (2000), Beltrame (2014; 2016; 2017) e Vanzela (2016a, 2016b, 2018). Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar, sob a ótica da complexidade, a aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais de guitarristas do curso de extensão da UFRN. Para alcançar o objetivo principal deste trabalho, perpasso por objetivos específicos que servirão de norte à pesquisa: 1- Conhecer a trajetória musical dos guitarristas do CIGE; 2-Identificar quais tecnologias digitais estão sendo utilizadas pelos guitarristas para aprender música; 3-Conhecer de que forma essas tecnologias estão sendo usadas pelos guitarristas para estruturar suas redes de aprendizado; 4-Compreender como os guitarristas configuram suas fontes de aprendizado na construção do conhecimento musical; e 5-Descrever como os guitarristas avaliam a utilização de tecnologias digitais dentro do Curso de Extensão. Como processo metodológico, utilizei uma abordagem qualitativa me apropriando do método Pesquisa-ação. Para a construção dos dados da pesquisa usei como instrumentos: uma entrevista semiestruturada e um breve questionário via whatsapp, que foi aplicado com cinco guitarristas do CIGE. Os guitarristas demonstraram ao longo da pesquisa que usam várias fontes de aprendizagem para aprender e configuram de maneiras diferentes a cada aprendizagem, mas que têm preferências em suas fontes. Essas preferências podem ser alteradas caso as novas fontes tecnológicas suscitem outros aspectos na aprendizagem musical, bem como a partir da construção de novos conhecimentos, o que na prática acontece com frequência. A construção do conhecimento musical então, é uma prática que se altera a depender de suas fontes e de quem as organiza, juntando e separando, colocando a frente e trazendo para trás, bem como abarcando novos formatos em sua rede de aprendizado. Essa rede de aprendizado é a complexidade na aprendizagem musical e o que estrutura essa rede são as ligações entre as diversas fontes, que podem ser modificadas, ampliadas, decepadas, mas sempre organizadas de forma sistêmica no processo da construção do conhecimento. As tecnologias digitais ampliam as possibilidades na captação de informações e modificam as estruturas que estão emparelhadas (as redes), isso porque esses recursos alteram o cognitivo humano, e dessa forma, possibilitam o desenvolvimento de estruturas e dimensões distintas das anteriores. Assim sendo, as tecnologias digitas causam impactos e ligações, quebras e reconciliações, afastamentos e sobreposições, metamorfoses estruturais permanentes e instantâneas na estrutura cognitiva da construção do conhecimento musical.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem musical: um estudo com guitarristas licenciandos em música da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-01) Paiva, Luciano Luan Gomes; Mendes, Jean Joubert Freitas; D'Amore, Ticiano Maciel; Viana, Alexandre Bezerrra
    Partindo da premissa que cada vez mais as tecnologias digitais estão sendo procuradas para o ensino e aprendizagem nas diversas áreas de conhecimento, inclusive no âmbito musical, este trabalho tem como principal objetivo apresentar e discutir as perspectivas de guitarristas licenciandos em música como docentes e discentes sobre o uso destas tecnologias. Para coleta de dados foi realizado um mapeamento dos guitarristas estudantes do curso de licenciatura em música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, posteriormente, aplicado um questionário com a finalidade de traçar o perfil destes estudantes e identificar seus pontos de vista sobre a utilização das tecnologias digitais na música. Os dados revelaram que os guitarristas participantes desta pesquisa são experientes, no que diz respeito à prática e estudo com o instrumento, já atuaram como músicos profissionais, sendo esta a pretensão mais cobiçada entre eles, fazem uso de diversas formas para aprender o instrumento, mas fazem uso principalmente das tecnologias digitais como meio de aprendizagem na guitarra elétrica. A partir das falas dos entrevistados, entendemos que estas tecnologias se empregadas de maneira correta, permitem o acesso dos guitarristas a uma diversidade de formas de ensino e aprendizagem musical, que influenciam profundamente na formação, caso contrário, elas podem gerar vários problemas físicos e musicais.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O pífano de pvc como ferramenta de musicalização em uma escola de educação básica do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-19) Silva, Leonardo Paiva; Anjos, Alexandre Johnson dos; Sousa, Magno Altieri Chaves de; Paiva, Luciano Luan Gomes
    Esta monografia apresenta um relato de experiência desenvolvido em uma escola da rede básica de ensino no estado do Rio Grande do Norte, onde utilizamos a Flauta Pífano de PVC como principal ferramenta para a musicalização dos alunos. Os estudantes não aprenderam apenas a tocar os instrumentos e tiveram iniciação musical, mas, também, a fabricar seus próprios instrumentos (pífanos). Este trabalho é fruto de um projeto realizado na Escola de Música do Rio Grande do Norte (EMUFRN) intitulado por Laboratório de Instrumentos Artesanais (LIA) no qual, alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFRN, ensinam a luteria de flautas pífanos de PVC, além de desenvolverem, também, novos instrumentos musicais. As oficinas ocorreram na escola Municipal Yayá Paiva na cidade de Nísia Floresta RN turma do 7° ano “A” Vespertino durante a disciplina de música da professora Ms. Camila Luna. Os resultados foram bastante satisfatórios e motivadores para a continuidade desse projeto. A aceitação dos alunos e total empenho destes, mostrou a importância em desenvolver novas ferramentas para o ensino e a aprendizagem musical, utilizando materiais acessíveis a todos. Graças a essa pesquisa foi possível desenvolver novas ferramentas e dar praticidade a oficina.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM