Navegando por Autor "Paiva, Antônio Hiramar de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Leitura e produção textual numa perspectiva interdisciplinar: considerações do estágio supervisionado numa turma do quarto ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Paiva, Antônio Hiramar de; Alves, Elza Maria Silva de Araújo; Alves, Elza Maria Silva de Araújo; Silva, Raimundo Paulino da; Miranda, Maria Aparecida da SilvaEste trabalho tem como objetivo investigar estratégias adotadas por uma professora de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, no que se refere ao ensino de leitura e produção textual numa perspectiva interdisciplinar, considerando também as experiências vivenciadas pelo aluno-estagiário durante o período de regência. A hipótese apresentada é que as habilidades de leitura e produção textual, quando realizadas de maneira interdisciplinar, constitui um dos aspectos que podem evitar o fracasso escolar, uma vez que proporciona uma melhor compreensão de mundo. Nesta pesquisa, pergunta-se: Qual o papel das práticas de leitura e produção textual para o exercício da plena cidadania dos alunos, de uma turma do quarto ano do Ensino fundamental, da Escola Estadual João Onofre, localizada no município de Lucrécia, estado do Rio Grande do Norte? As estratégias utilizadas pela professora da turma propiciam aos alunos a oportunidade de desenvolverem as competências de leitura e produção textual? A professora utiliza essas estratégias de maneira interdisciplinar? Os alunos demonstram avanços no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual? Para a construção deste trabalho, utilizou-se como principais interlocutores, os seguintes autores: Fazenda (1991 e 2008) e Freire (2004), Smith (1999), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – Anos iniciais do Ensino Fundamental. Também se utilizou de observações e experiências vivenciadas in loco. A realização deste trabalho proporcionou aos discentes com os quais se trabalhou, a oportunidade de desenvolver, dentre outras, as habilidades de leitura e de produção textual.