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Navegando por Autor "Onofre, Carlos Eduardo Lins"

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    TCC
    Anteprojeto de uma Escola de Design para a UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Carmo, Fernando Augusto Leite Cortez do; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; Onofre, Carlos Eduardo Lins; Oliveira, Giovana Paiva de
    Com a implementação de novos cursos de graduação na UFRN nos últimos anos cresceu-se o número de alunos e aumentou a demanda por uma nova infraestrutura adequada e satisfatória para essas novas atividades. Entre os novos cursos destaca-se o de Design, criado em 2009 e que hoje divide espaço com outros cursos no Departamento de Artes. O objetivo deste trabalho final de graduação é atender as necessidades dos usuários do curso de Design, criando assim um edifício próprio para a escola, com os ambientes adequados e satisfatórios. Para a realização deste trabalho foram feitas pesquisas na área de arquitetura escolar e história das escolas de design, além da realização de entrevistas com estudantes e professores e criação do projeto através de desenhos e softwares. O projeto também foca nas questões de sustentabilidade e eficiência energética, a fim de trazer uma edificação de baixo impacto ambiental e proporcionar maior conforto aos usuários
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    TCC
    Espaço de cultura e lazer Walter Magno: anteprojeto de espaço de cultura e lazer em Serrinha dos Pintos/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Joyce Cristiny de Oliveira; Tinôco, Marcelo Bezerra de Melo; Tinôco, Marcelo Bezerra de Melo; Ovídio, Clara; Onofre, Carlos Eduardo Lins
    Este trabalho objetiva formular um anteprojeto arquitetônico de um Espaço de Cultura e Lazer, para o município de Serrinha dos Pintos/RN, que ofereça condições da população desenvolver suas atividades artísticas e manter as tradições e a identidade cultural local, aliados ao aproveitamento do potencial turístico da área e melhoria da qualidade de vida dos residentes no município. O interesse surgiu da demanda por espaços destinados a cultura, uma vez que foi constatado no município uma grande quantidade de grupos culturais e a ausência de locais adequados para exercer essas atividades. Para tal, o trabalho divide-se em duas etapas, na primeira recorreu-se a pesquisa bibliográfica, visita a campo com registros fotográficos e conversas informais, em seguida a partir da análise dos dados, tem-se a etapa de projeto que consiste na elaboração da proposta, a partir da utilização de softwares, simulações e plantas técnicas.
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    Tese
    Noções de verdade na estética arquitetônica: o caso de José Marianno Filho e o neocolonial brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-11) Onofre, Carlos Eduardo Lins; Dantas, George Alexandre Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-8352-7590; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; http://lattes.cnpq.br/0336685868202968; Teixeira, Rubenilson Brasão; Benmergui, Leandro; Atique, Fernando; Nery, Juliana Cardoso
    Relações entre verdade e beleza são objetos de discussões no campo estético desde a antiguidade. Na arquitetura, o diálogo entre essas duas dimensões é marcado por diversas abordagens, que podem ser enfatizadas em seus aspectos materiais ou intangíveis. O contexto da arquitetura neocolonial no Brasil é fértil para o aprofundamento dessas questões, porque, como movimento, foi fortemente fundamentado em ideias e inquietações sobre identidade nacional, tendo o crítico José Marianno Filho como uma das figuras mais proeminentes na elaboração e propagação de seu discurso, especialmente entre as décadas de 1920 e 1930. O objetivo do trabalho é discutir, através do discurso de José Marianno Filho sobre as questões culturais e artísticas brasileiras no contexto do movimento neocolonial, como noções de verdade podem ser elaboradas na construção de juízos estéticos na arquitetura. Foi analisada uma amostra de textos sob autoria de Marianno Filho publicados em periódicos brasileiros do início do século XX, e corroborou-se a hipótese que noções de verdade e autenticidade ocupam uma posição central nos argumentos que o crítico mobiliza em seu discurso sobre o neocolonial como eixo de uma prática arquitetônica que se pretendesse brasileira; esses argumentos repetem padrões preexistentes na história geral do pensamento estético, e privilegiam dimensões intangíveis da arquitetura.
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