Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Tálison Sadrak de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    A efetividade dos jogos digitais no ensino de idiomas: o uso do jogo Free Fire para a comunicação em língua espanhola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-14) Oliveira, Tálison Sadrak de; Petry, Arlete dos Santos; Nascimento, Izabel Souza do; http://lattes.cnpq.br/1041719671340059; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; http://lattes.cnpq.br/2340916153949044; Silva, Ezilda Maciel da; Magalhães, Ismênia Blavatsky de; Fernandes, Kleber Tavares
    No ensino de idiomas, ainda nos deparamos com o uso frequente de métodos tradicionais que não facilitam a comunicação, como materiais didáticos para o ensino da língua espanhola que priorizam a abordagem de tópicos gramaticais. Considerando ainda a presença dos jogos digitais, particularmente do jogo Free Fire, como alvo de interesse dos estudantes, este estudo tem como objeto a comunicação em língua espanhola por meio do jogo em foco. Assim, a questão da pesquisa gira em torno de responder como utilizar o jogo Free Fire para a comunicação em língua espanhola. Com o crescente emprego das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) como suporte educativo, em potencial os jogos digitais, temos como objetivo geral conhecer quais os efeitos da utilização do jogo digital on-line Free Fire na aprendizagem das práticas de linguagem para a comunicação oral no idioma espanhol. Já como objetivos específicos, temos: i) Analisar o potencial linguístico do jogo digital Free Fire, por meio da observação dos chats on-line; ii) Planejar sequências didáticas que visam a prática da linguagem para comunicação oral no idioma espanhol, com base no jogo digital em foco; iii) Identificar as aprendizagens da comunicação oral em língua espanhola dos estudantes de um 1º ano de ensino médio que estará se comunicando no idioma em chats online de jogos digitais. Na fundamentação teórica, buscamos a aprendizagem significativa, a partir da interação social, contando com Vygotsky (1991), Ausubel (2003) e Freire (1987; 2011). Quanto ao uso de jogos digitais na educação, buscamos Prensky (2012), Petry (2010), Bahia (2010), e ainda, sobre o ensino de espanhol e sua relação com as TDIC, temos Lobato (2018), Rojo (2013), Almeida (2009) e bases documentais que regem o sistema educativo brasileiro. Este trabalho é de natureza aplicada e se utiliza de uma abordagem metodológica mista ou quali-quanti (Sampieri, Collado e Lucio, 2013; Prodanov e Freitas, 2013) para a análise dos dados, e da pesquisa-ação (Gil, 2002; Tripp, 2005) enquanto forma de procedimento para sua aplicação. Os dados analisados mostraram que as estratégias adotadas com o Free Fire criaram experiências ativas, lúdicas e atrativas, onde a linguagem oral foi usada em situações diversas com efeitos reais de comunicação, sendo eles: 1) a melhora na capacidade de comunicação oral, tanto no que diz respeito a falar quanto a ouvir; 2) a aquisição de novos vocabulários que enriqueceram o discurso; e 3) a aproximação da maneira de falar dos nativos, com entonação e ritmo mais assertivo.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM