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Navegando por Autor "Oliveira, Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues de"

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    Tese
    Acompanhamento educacional no hospital e na escola regular: o que dizem crianças, mães e professoras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Oliveira, Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues de; Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; https://orcid.org/0000-0002-4214-7700; http://lattes.cnpq.br/5015707256397317; http://lattes.cnpq.br/2683710015746565; Cenci, Adriane; http://lattes.cnpq.br/9828410515704583; Furlanetto, Ecleide Cunico; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Oliveira, Roberta Ceres Antunes Medeiros de; Rocha, Simone Maria da; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre
    Esta tese tem como objetivo geral investigar, com base em narrativas da experiência vivida, os sentidos que crianças em tratamento de doenças crônicas, suas mães e professoras atribuem ao acompanhamento educacional em classe hospitalar e na escola regular. Tomamos como objeto de estudo os sentidos que crianças em tratamento de doenças crônicas, mães e professoras atribuem à classe hospitalar e à escola regular. Adotamos, em nossa pesquisa de doutoramento, os princípios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em educação. Situamo-nos também nos estudos da infância, e em pesquisas sobre a escolarização em contexto hospitalar, em especial, aquelas produzidas pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Formação, Auto.Biografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS/UFRN/CNPq). Participaram da pesquisa 04 (quatro) crianças em tratamento de doenças crônicas, entre 05 (cinco) e 11 (onze) anos de idade, que realizaram ou realizam acompanhamento pedagógico nas classes hospitalares em que atuou ou atua a pesquisadora como docente; 04 (quatro) mães; 02 (duas) professoras que acompanharam ou acompanham crianças em classe hospitalar, entre os anos de 2014 e 2022. O corpus da pesquisa está formado pela transcrição de narrativas de 04 (quatro) crianças enfermas, produzidas numa situação de “faz de conta”, em rodas de conversa com a pesquisadora e um boneco alienígena, chamado Alien, que vem de um planeta que não tem escolas e hospitais; de 04 (quatro) mães, produzidas durante entrevista narrativa; de 02 (duas) professoras de crianças com doenças crônicas, a pesquisadora e a professora Alien, que está iniciando como professora de classe hospitalar e gostaria de saber como é a escola dentro do hospital. Ainda fazem parte das fontes: desenhos das crianças, das mães e professoras; anotações no diário de campo da pesquisadora. As análises revelam que o acompanhamento educacional em classe hospitalar oportuniza à criança enferma a possibilidade de continuar ativa em seu processo de desenvolvimento através da efetivação da garantia do direito à educação, e colocam a escola regular como representação da cura, como lugar de liberdade e felicidade. As narrativas das crianças, de suas mães e professoras corroboraram para o reconhecimento da classe hospitalar como uma aliada no “processo de cura”, uma vez que possibilita a manutenção de uma atividade importante para o desenvolvimento infantil, a aprendizagem dos conteúdos escolares ao possibilitar o acesso e/ou a continuidade da escolarização durante o tratamento de saúde. Tais achados permitem propor como tese de que a criança com doença crônica, ao contar suas experiências no acompanhamento educacional em classe hospitalar e na escola regular, produz conhecimentos singulares sobre essas vivências e mais elaborados sobre ela mesma e sobre a realidade em que está inserida. A escuta da criança, ampliada às suas mães, mulheres que se dedicam integralmente aos cuidados de seu.a.s filho.as enfermo.as, e às professoras que as acompanham cotidianamente na classe hospitalar, possibilita compreender a trajetória da criança enferma em diferentes lugares e momentos e oferecem pistas sobre a efetividade da garantia do direito à educação dentro e fora dos muros do hospital.
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    TCC
    Atuação do pedagogo no atendimento educacional hospitalar e domiciliar do RN: uma análise bibliográfica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Souza, Fátima Mikaela de Santana; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Silva, Andréia Gomes da; Oliveira, Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues de
    Sabemos que a atuação do Pedagogo fora da sala de aula comum é algo que vem crescendo para além de diferentes espaços, um destes espaços são ambientes hospitalares, dentro das classes hospitalares ou atendimento domiciliar, seja nos hospitais ou Casas de Apoio. Tomando este pressuposto como base, este artigo trata sobre a contribuição das práticas pedagógicas do Professor/Pedagogo nos processos de ensino e de aprendizagens de crianças e de adolescentes em tratamento de saúde em Regime Hospitalar ou domiciliar no Estado do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo investigar e analisar a contribuição das práticas pedagógicas do professor/pedagogo nos processos de ensino e de aprendizagens de crianças e de adolescentes em tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar, destacando o seu papel nesse contexto; buscando-se como resultado a compreensão da importância da implementação dessa modalidade de ensino, o seu histórico de forma breve, aprofundando-se em como isso se dá mais especificadamente no Rio Grande do Norte; descrevendo o real papel do Pedagogo no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Classe hospitalar e atendimento domiciliar no RN; respondendo à questão principal da nossa pesquisa constatamos o amor e o afeto que as professoras da Classe Hospitalar criam e os laços que fazem com os alunos no hospital. Na metodologia o estudo foi feito com uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Masso, Cotta e Santos (2014); Ceccim e Fonseca (1999), Matos (2010) Gomes e Rubio (2012); Oliveira (2013); Vasconcelos (2006); Ortiz e Freitas (2005); Fontes (2005); e em documentos oficiais como a LDBEN (BRASIL, 1996); Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar: Estratégias e Orientações (BRASIL, 2002); Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (BRASIL, 2001); Política Nacional de Educação Especial (BRASIL, 2020), entre outras leituras, buscando-se a compreensão da importância dessa modalidade de ensino, bem como, a contribuição Pedagógica para o aluno, visando sempre garantia do direito à Educação mesmo que se encontre hospitalizado e longe da sala de aula regular. Por fim, identificar diante das leituras a contribuição descrita pelos autores estudados para a prática profissional.
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    TCC
    A Brinquedoteca hospitalar como espaço lúdico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Alves, Janiele Maria Pinheiro de Araújo; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Silva, Andréia Gomes da; Oliveira, Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues de
    RESUMO: Este estudo trata da importância da Brinquedoteca na contribuição à recuperação das crianças hospitalizadas. Possui como objetivo realizar um levantamento bibliográfico da organização e funcionamento da brinquedoteca hospitalar. Como metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica que é realizada a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web site (FONSECA, 2002, p.32). Dentre os vários estudiosos da área, podem ser citados como norteadores desta pesquisa: Jean Piaget, Tizuko Morchida Kishimoto, Nylse Helena Silva Cunha, Drauzio Viegas, Santa Marli Pires dos Santos e foi dado enfoque a origem das brinquedotecas, seus objetivos e a sua importância para a recuperação das crianças enfermas. De acordo com os estudos realizados a brinquedoteca tem como objetivo estimular a criatividade, a cognição, desenvolver a imaginação, a oralidade, a socialização, a expressão e incentivar a ludicidade das mais variadas formas, seja na busca de soluções de problemas ou pelo simples desejo de inventar. Com isso, observa-se que o brincar pode ser visto como mais uma ferramenta capaz de contribuir no processo de reabilitação e cura da criança, uma vez que, a brincadeira é uma atividade essencial para que as crianças possam equilibrar suas tensões, trabalhar suas necessidades cognitivas, psicológicas, dando suporte para a criação de conhecimento e de desenvolvimento das estruturas mentais, na medida em que estabelece uma relação com o brinquedo e a atividade lúdica.
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    TCC
    Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Baier, Wendos, Vanessa da Rocha Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Silva, Andréia Gomes da; Oliveira, Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues de
    Este trabalho tem como objetivo principal discutir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da classe hospitalar do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) que estimulam o desenvolvimento da linguagem oral das crianças internadas. Surgiu a partir das experiências por mim vividas, enquanto aluna voluntária do programa e Iniciação Científica (IC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde durante um ano delineamos um estudo intitulado “As práticas pedagógicas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar de crianças em relação a Linguagem Oral”, sob a orientação da professora Dra. Jacyene Melo de Oliveira Araújo. Este estudo trata-se de um desdobramento da pesquisa citada e observou os seguintes aspectos: a identificação e análise de atividades e metodologias que dizem respeito ao uso dos gêneros orais que pudessem contemplar e/ou auxiliar de maneira qualitativa o desenvolvimento da linguagem oral das crianças na faixa etária entre 0 e 5 anos. O aporte teórico que direcionou o trabalho gira em torno dos autores que discutem e analisam a temática sobre a importância e eficácia do atendimento educacional hospitalar como Fonseca (2008), Ceccim (1997), Matos e Mugiatti (2011), dos documentos orientadores e marcos legais da legislação brasileira, e dos autores que discutem o processo de desenvolvimento da linguagem da criança como Vygotsky (1984; 1991) e Piaget (1967). Para as referências metodológicas, utilizou-se os preceitos de Ludke; André (1986). Durante nossas observações pudemos perceber que a classe hospitalar contribui com o processo de desenvolvimento da linguagem oral ao promover momentos de interação constante, como a prática de roda de conversa, contação e reconstrução de histórias e atividades de leitura e escrita, mesmo com aquelas crianças pequenas que ainda não sabem ler e escrever, proporcionando, assim, a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral bem como a iniciar o processo de apropriação do sistema de escrita.
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    Dissertação
    Entre a classe hospitalar e a escola regular: o que nos contam crianças com doenças crônicas
    (2018-02-19) Oliveira, Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues de; Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; ; ; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; ; Oliveira, Jacyene Melo de; ; Machado, Alexsandro dos Santos; ; Rocha, Simone Maria da;
    Esta dissertação teve como principal objetivo investigar, com base em narrativas autobiográficas de crianças em tratamento de doenças crônicas, os seus modos de perceber os processos de entrada e retorno à escola regular. Tomamos como objeto de estudo as experiências de 3 (três) crianças em tratamento de doenças crônicas acerca de seus processos de entrada na escola ou de retorno a ela. Em nossa pesquisa adotamos os princípios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em educação. Situamo-nos também nos estudos da infância, na Psicologia cultural, em uma perspectiva narrativista, e nas teorias da escolarização em contexto de adoecimento. Participam da pesquisa 03 (três) mães e 03 (três) crianças, entre 05 (cinco) e 06 (seis) anos de idade, que tiveram acompanhamento pedagógico na classe hospitalar, lócus da pesquisa, entre os anos de 2014 e 2017. O corpus da pesquisa está constituído pela transcrição das narrativas de três crianças enfermas, produzidas numa situação de “faz de conta”, em rodas de conversa com a pesquisadora e um pequeno alienígena, chamado Alien, que vem de um planeta que não tem escolas; desenhos das crianças; transcrição de entrevistas narrativas com as mães das crianças; anotações no diário de campo da pesquisadora sobre as atividades de pesquisa e observações da vivência durante as atividades de campo. As análises revelaram que os processos de entrada e retorno à escola regular são repletos de desafios para a criança enferma, contudo, representam, essencialmente, o retorno à normalidade da vida. Em conclusão, as narrativas das crianças corroboraram para a afirmação da classe hospitalar como uma importante aliada no acesso à escolarização e à continuidade dos estudos por parte de crianças enfermas, durante o tratamento de saúde, e nos possibilitaram pensar a escola regular como um lugar de representação da normalidade da vida. Mas, elas revelam também, notadamente, a necessidade de ampliação do diálogo entre a classe hospitalar e a escola regular, com vistas a amenizar os impactos da entrada e retorno à escola regular.
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    TCC
    A interface entre a terapia ocupacional e a pedagogia no atendimento educacional hospitalar na Casa Durval Paiva (classe hospitalar policlínica): proposta de um atendimento multidisciplinar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-01) Abreu, Milena Tedeschi Segato de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Silva, Andreia Gomes da; Oliveira, Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues de
    O presente trabalho tem como objetivo promover a interface entre a Terapia Ocupacional e a Pedagogia no atendimento educacional hospitalar da Casa Durval Paiva (classe hospitalar Policlínica), propondo a utilização de uma mesa articulável e funcional – modelo GETA (Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva da UFRN), criada no primeiro semestre desse ano, para desenvolvimento das atividades escolares das crianças/adolescentes em tratamento nesse hospital. Assim, foram desenvolvidos, ainda, dispositivos e adaptações assistivas pedagógicas de baixo custo, para serem utilizados no atendimento pedagógico hospitalar. A revisão da literatura mostra que o atendimento da classe hospitalar tem sido um espaço de estudos e pesquisas, para além de compreender melhor o papel da escola no hospital, garantir o direito da continuidade dos estudos de crianças e adolescentes hospitalizados, com ênfase nas contribuições de Fonseca (1999; 2008; 2011; 2015), Ceccim (1997; 1999), Assis (2009), Araújo e Rocha (2018), dentre outros importantes autores na área. Para a realização da pesquisa, foram realizadas entrevistas abertas e observação participante para coleta de dados e por fim, entrevistas semiestruturada com duas professoras da classe hospitalar da Casa Durval Paiva (classe hospitalar Policlínica), sobre a experiência vivenciada durante o estudo. Os dados obtidos foram analisados pela técnica de análise temática do conteúdo, proposta por Minayo. Os resultados apontaram que, a mesa e os dispositivos e adaptações de tecnologia assistiva pedagógicas, de baixo custo, favoreceram o atendimento pedagógico hospitalar. Assim, em face da legislação vigente sobre a classe hospitalar, a pesquisa constatou que a junção entre essas áreas, da terapia ocupacional e da pedagogia hospitalar, pode contribuir para viabilização das ações educativas pedagógicas e continuidade das atividades escolares das crianças/adolescentes hospitalizados. Contudo, as pesquisas que relacionam saúde e educação ainda se mostram insipientes no Brasil, especificamente da terapia ocupacional e a pedagogia hospitalar. Novos estudos, na área, são sugeridos, para que se possa aprofundar e alicerçar cientificamente essa prática multidisciplinar, como uma possibilidade de atendimento para a classe hospitalar. E, acrescenta-se ainda, especificamente, uma proposta de consultoria colaborativa, em que a TO e a pedagogia hospitalar trabalhem com as necessidades específicas dos educandos e professores, auxiliando na viabilização da inclusão escolar no hospital.
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    TCC
    A literatura infantil no contexto da classe hospitalar: diálogos e reflexões
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-06) Lucas, Maria Beatriz da Silva; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Silva, Andréia Gomes da; Oliveira, Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues de
    O presente artigo objetiva analisar e observar qual o papel da Literatura Infantil refletida no tratamento de Crianças e Adolescentes hospitalizadas na Pediatria do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL. Tem como base a abordagem de pesquisa qualitativa de cunho exploratório, bibliográfico, além de produção de dados analisados por meio de entrevistas semiestruturadas com as professoras da Classe Hospitalar e das observações direcionadas aos lócus do estudo. Dessa forma, à luz do referencial teórico estudado sobre o tema, responde-se à questão problema por meio de diálogos e reflexões sobre a contribuição da literatura infantil no aprendizado e seus resultados benéficos, inclusive no tratamento. Espera-se com esta pesquisa contribuir com a discussão sobre a importância da classe hospitalar e do trabalho pedagógico com textos literários infantis nestes lócus, dando possibilidades e recursos aos alunos, desenvolvendo a capacidade de imaginação, a criatividade e a ludicidade. E ainda trabalhar de forma positiva nas emoções dos leitores iniciantes, que encontram a literatura como uma das saídas de sua realidade, o que ocorre com a literatura Infantil no contexto das classes hospitalares. Seguimos no aporte teórico que nos direcionou neste estudo, com base nos autores como: Fonseca (1999), Ceccim (1999), Matos e Mugiatti (2006) e Abramovich (1997). Além dos documentos oficiais que legitima esta modalidade de ensino.
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