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TCC Uma avaliação da efetividade do mercado institucional do Programa de Aquisição de Alimentos no estado do RN na percepção dos beneficiários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Nascimento, João Paulo Ferreira Candido; Tavares, Everkley Magno Freire; https://orcid.org/0000-0002-3277-3994; http://lattes.cnpq.br/1495772400912825; https://lattes.cnpq.br/3270911828761715; Oliveira, Rodrigo Lima de; http://lattes.cnpq.br/0152707631506391; Melo, Esaú Castro de Albuquerque; https://orcid.org/0000-0001-9029-5946; http://lattes.cnpq.br/7836737760196747No Brasil, diversos programas foram criados para combater a fome e fortalecer a agricultura familiar, destacando-se o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa do Governo Federal desde 2003. No estado do Rio Grande do Norte (RN), o PAA desempenha um papel crucial, ao beneficiar agricultores familiares por meio da compra direta de alimentos, impulsionando a produção local e promovendo segurança alimentar com o fornecimento dos alimentos oriundos dos agricultores familiares para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Nesse contexto, o presente trabalho avaliou a efetividade do Mercado Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos na perspectiva dos beneficiários fornecedores, no estado do RN, com base em critérios de eficácia e efetividade. A pesquisa aplicada apresenta se como descritiva e com abordagem qualitativa-quantitativa. Para coleta de dados, foram realizadas pesquisas documentais, aplicações de questionários e entrevista semiestruturada. A análise quantitativa foi conduzida por estatística descritiva, e a análise qualitativa, centrada no conteúdo das respostas dos entrevistados, comparadas com as respostas dos questionários e formulários e revelaram que o programa é efetivo, mas ainda existem pontos que precisam ser melhorados para assegurar a eficácia do programa em sua totalidade. Apesar de no presente trabalho não ter sido possível apresentar uma amostra representativa e probabilística, ele serviu como proxy, demonstrando a necessidade de futuras avaliações mais abrangentes, envolvendo um número maior de beneficiários fornecedores.TCC Brasil, ator do desenvolvimento econômico sul-americano: veredas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-03) Oliveira, Rodrigo Lima de; Silva, Marconi Gomes da; Silva, Marconi Gomes da; Araújo, Denílson da SilvaEsse trabalho se propõe a estudar a atuação do Brasil na América do Sul, explorando interpretações como a de imperialismo brasileiro, hegemonia regional sul-americana e multilateralismo. Contextualizam-se realidades antigas, quando algumas dessas interpretações eram vigentes, para se perguntar se tais ainda vigoram no cenário atual do subcontinente. O objetivo final é analisar se a cooperação entre os países sul-americanos é mutuamente benéfica, sem viés de imperialismo e hegemonização, e se o Brasil é um agente dessa cooperação pelo desenvolvimento da região. Cronologicamente, questiona-se se esse papel regional brasileiro se manteve mesmo com mudanças de governos, em especial a recente, entre Dilma Rousseff e Michel Temer. Como método para alcançar tais objetivos usa-se a análise dos ideários, expressa em discursos oficiais, e das iniciativas concretas de cada governo, com foco no pós-1995.Dissertação Economia brasileira e modelos de inserção internacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Oliveira, Rodrigo Lima de; Gouveia, Esther Majerowicz; http://lattes.cnpq.br/7710354723027448; Trovão, Cassiano José Bezerra Marques; Pecequilo, Cristina SoreanuUma das ferramentas disponíveis aos formuladores de políticas públicas na execução dos objetivos econômicos é a política externa, materializada no modelo de inserção internacional do país (em sentido amplo). Embora não seja per se um componente do PIB, a política externa pode ser utilizada para viabilizar dinâmicas de crescimento econômico, por meio da indução dos elementos que conformam o Produto Nacional. Isso pode ser feito diretamente via, por exemplo, o comércio exterior stricto sensu; ou subsidiariamente por meio do relaxamento das restrições externas ao PIB. Para além desses proventos facilmente detectáveis, a política externa também possui a capacidade de legar ao país retornos imateriais, que, conquanto possuam definições econômicas pouco óbvias, impactam decerto a posição do país frente aos seus pares na Comunidade Internacional. Este trabalho visa analisar as inter-relações entre a economia e os paradigmas de inserção internacional. Especificamente, busca-se explicitar o papel da política externa entre as causas do crescimento econômico brasileiro em momentos em que o Brasil cresceu mais rápido do que os países desenvolvidos; e analisar, no modelo de política externa de cada um desses momentos, o que foi majoritariamente perseguido: busca por credibilidade internacional, ou busca por autonomia em relação às potências dominantes. Para tanto, esta dissertação identificou, desde 1850, em quais períodos a taxa de crescimento do PIB per capita brasileiro superou, por cinco anos no mínimo, a média das taxas dos quinze principais Estados desenvolvidos. Desvendados esses períodos, o passo seguinte foi examinar as causas do crescimento econômico em cada momento histórico, e a influência da política externa na expansão do Produto. Por último, este trabalho qualificou o modelo de inserção internacional do qual se valeram os governos no que se refere aos seus traços de “autonomia” ou de “credibilidade”. A conclusão a que se chegou foi que as ações internacionais empregadas em cada período contribuíram para a materialização dos resultados econômicos, seja na proteção da economia nacional em conjunturas em que a Renda dos países desenvolvidos diminuiu mais do que a do Brasil, seja no estímulo aos componentes do PIB, quando o Brasil cresceu mais do que os desenvolvidos. Ademais, verificou-se que o paradigma de política externa predominantemente utilizado nos momentos de prosperidade brasileira foi o da busca por autonomia, o que – tendo em conta o impacto desse paradigma nas causas do crescimento econômico – apontou para a possibilidade desse modelo ser dotado de maior eficácia, inclusive no sentido econômico.TCC Faixas de pedestres elevadas: instalações e garantia de acessibilidade em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Souza, Felippe Tarkinni Cavalcante de; Santos, Anderson Cristopher dos; Oliveira, Rodrigo Lima de; Câmara, Mikael Victor Silva daO presente Trabalho de conclusão de curso (TCC), traz ao ambiente acadêmico como cerne principal, a proposta de discussão profícua, acerca de instalações de faixas elevadas de pedestres na zona leste de Natal/RN, e como está sendo viabilizado o direito de acessibilidade, aos usuários deste equipamento público. Ademais, o estudo ora proposto, busca o entendimento sobre o que tem sido feito na cidade, o que diz a legislação vigente, aliado a visão de importantes atores sociais, ligados à consecução deste importante vetor de democratização de acesso às cidades. Através da aplicação de questionários e de entrevistas, com atores ligados à temática foi possível constatar, que embora os entrevistados reconheçam a importância do aparelho público em questão, e admitam que este atende a finalidade para a qual se destina, a grande maioria desconhece quais os critérios técnicos que devem ser empregados, e apresentam sugestões de melhorias para a aprimorar a experiência de utilização, evidenciando uma visão convergente, no que tange a instalação e uso democrático do equipamento de mobilidade urbana.TCC A importância do monitoramento na gestão patrimonial: uma análise do setor de patrimônio do projeto Governo Cidadão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Torres, Matheus Victor de Souza; Tavares, Everkley Magno Freire; https://orcid.org/0000-0002-3277-3994; http://lattes.cnpq.br/1495772400912825; https://lattes.cnpq.br/0788141809420499; Oliveira, Rodrigo Lima de; Melo, Esaú Castro de AlbuquerqueEssa pesquisa apresenta a utilização da ferramenta de gestão, o monitoramento, aplicada as atividades do setor de patrimônio do projeto Governo Cidadão. Apesar do marco legal que rege a gestão patrimonial, a pesquisa investigou, a partir da ausência de normativas para a utilização dos instrumentos de controle de bens, a ferramenta de monitoramento como sendo uma alternativa para a correção o aprimoramento dessas atividades. Nesse sentido, a pesquisa se dividiu em cinco partes: uma introdução, com o breve detalhamento geral do trabalho; o referencial teórico, com análise dos principais conceitos trabalhados nessa pesquisa, sendo o de monitoramento, considerando a diferença entre analítico e gerencial, além da gestão patrimonial e os indicadores; em seguida, a metodologia, que definiu a pesquisa como exploratória, de natureza aplicada e de caráter qualitativo e quantitativo e dividida em três etapas, iniciando com uma análise documental do governo cidadão e do setor de patrimônio do projeto; a seguida, a elaboração de uma matriz de avaliação e validação dos indicadores, com base no Guia Metodológico (SPI, 2010) e, por fim, a análise dos indicadores. A quarta etapa é intervenção, elaborada a partir da análise dos indicadores e do relatório final, prescrevendo a oficialização dos serviços e a elaboração de um planejamento logístico. Enfim, a quinta etapa com as considerações finais, que reconhece a gestão patrimonial no setor público como instrumento de controle de bens e o seu papel no fortalecimento da accountability, seguido das referências e dos anexos.