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Navegando por Autor "Oliveira, Olga Maria Hawes Fernandes de"

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    Dissertação
    Experiências estéticas na cidade colonial: poesia slam e a formação de sujeitos políticos em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-17) Oliveira, Olga Maria Hawes Fernandes de; Maheirie, Kátia; https://orcid.org/0000-0001-5226-0734; http://lattes.cnpq.br/7689469021584393; http://lattes.cnpq.br/2793832932341961; Prado, Marco Aurélio; Pereira, Maria Teresa Lisboa Nobre; Minchoni, Tatiana
    Desde os anos 1990, eclode no Brasil o movimento da literatura periférica, caracterizado pelo protagonismo de artistas vindos das periferias urbanas como uma resposta às segregações nas cidades modernas. Dentre estes, a poesia de resistência, ou slam poetry, conquista cada vez mais adeptos. As batalhas de poesia avaliam poemas por seu caráter político, identitário, lírico e performático, e têm se espalhado pelo mundo inteiro, transformando o cenário cultural, anteriormente encerrado às elites, com a inserção de perfis sociais distintos na literatura. Na cidade de Natal/RN, os slams vêm ganhando visibilidade desde 2019, e inserindo jovens artistas no cenário político-cultural marcado pelas heranças do colonialismo e coronelismo instaurado desde o período de capitania hereditária no Rio Grande do Norte. É nesse contexto que este trabalho surge, com o objetivo de investigar as experiências estéticas de poetas periféricos em sua relação com o político em Natal. O Slam Rima Central, um dos pioneiros da cultura de slam na cidade, foi escolhido como foco deste estudo. A pesquisa foi orientada pelas noções de experiência/vivência estética em Vigotski e suas incorporações na noção de política de Jacques Rancière, em diálogo ainda com os feminismos pós-coloniais de Judith Butler e Patricia Hill Collins. A aproximação ao campo/tema aconteceu por meio de revisão bibliográfica e imersão nos eventos de slam através da observação participante, bem como dos registros em diário de campo. Também foram realizadas duas entrevistas com os organizadores do slam, os slammasters. Os resultados foram organizados em três capítulos que visam construir cenas de dissenso, inspirados no método da cena de Rancière. O primeiro versa sobre a relação da poesia slam com a política, problematizando a produção de regimes sensíveis no meio literário. No segundo, introduzimos uma noite de slam, e os desarranjos espaço-temporais mobilizados no cenário urbano, investigando as práticas po(éticas) instituídas pelo movimento. No último capítulo, analisamos o manifesto poético-musical de um dos entrevistados, considerando o litígio em torno do processo de revisão do documento que determinou o Plano Diretor de Natal. Concluiu-se que os slams são espaços de experimentação po(ética) que mobilizam a subversão das identidades e podem fomentar o surgimento de sujeitos políticos. O coletivo Rima Central favorece um espaço-tempo de potencialização da vida, uma comunidade estética responsável por produzir o comum dissensual em espaços policialescos, além de fomentar a auto valorização cultural e identitária, constituindo redes de aliança e acolhimento importantes para a emancipação política e celebração da expressão estética periférica e potiguar.
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