Navegando por Autor "Oliveira, Nielly Lizandra Silva de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Clube de Leitura APAC/Macau: a relevância da educação não formal a partir dos discursos dos privados de liberdade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Oliveira, Nielly Lizandra Silva de; Aguiar, Alexandre da Silva; Aguiar, Alexandre da Silva; Jesus, Cláudio Roberto de; Aquino, Fernanda Mayara Sales deAcreditando no potencial ressocializador e humanizador da leitura, este artigo procura apreender a importância da leitura e das práticas educativas não-formais para privados de liberdade a partir da experiência do Clube de Leitura APAC/Macau, ouvindo os sujeitos inseridos neste processo. O Clube acontece na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) localizada na cidade de Macau, no estado do Rio Grande do Norte e nesta pesquisa são apresentados relatos dos recuperandos participantes do projeto. Esses relatos foram colhidos por meio da metodologia de grupo focal (ABRAMOVAY e RUA), nos dando oportunidade de entender o pensamento coletivo sobre a atuação do referido Clube de Leitura através dos diálogos dos apenados que participaram do projeto entre os anos de 2021 e 2023. A pesquisa é participante e qualitativa, trazendo também observações de vivências no círculo literário, uma vez que a autora deste estudo é uma das extensionistas que acompanham o grupo. Essa investigação foi norteada pela seguinte questão problematizadora: o que revelam os discursos dos privados de liberdade, participantes do Clube de Leitura APAC/Macau, sobre os impactos da educação na vida dos encarcerados? Como resultado foi possível perceber o ambiente como algo significativo para a contrução de boas práticas pedagógicas. Também é possível destacar a autoavaliação realizada pelos recuperandos sendo abordado por eles no grupo focal questões como aquisição de conhecimento, diminuição da timidez com a estratégia de leitura em voz alta, melhora na comunicação e, sobretudo, a troca de conhecimento entre todos os participantes, deixando nítido a percepção deles sobre a importância de diferentes opiniões e interpretações.TCC Gênero e literatura: uma análise da sexualidade e educação feminina na obra “a carne”, de Júlio Ribeiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Nielly Lizandra Silva de; Wellen, Henrique André Ramos; Silva, Andréa Lima da; Madureira, Antoinette de BritoO debate sobre questão de gênero envolve aspectos sociais, econômicos, culturais, simbólicos e para entender essa temática é necessário levar em consideração cada um desses aspectos. A presente monografia tem por objetivo analisar a sexualidade e a educação feminina tendo como referência o romance A Carne, de Júlio Ribeiro (1888), sob uma perspectiva crítica das Relações de gênero. Nesse trabalho procuramos ultrapassar o estigma que o autor e sua obra carregam, discutindo as relações entre os personagens, em especial dos protagonistas, Lenita e Barbosa, mas principalmente a relação entre Júlio Ribeiro e sua criação, para refletir sobre a sociedade do século XIX, fazendo uma ligação com a sociedade atual. Foi através da perspectiva de que a arte se mistura com a realidade que trouxemos a obra naturalista que dá base ao nosso estudo, considerando sempre o momento sócio- histórico em que a obra foi escrita. Optamos pela pesquisa de cunho qualitativo, embasada em estudo bibliográfico e tivemos como resultados principais a percepção da contradição existente na obra de Ribeiro, ora exaltando, ora depreciando a figura feminina.