Navegando por Autor "Oliveira, Mariana Antunes Medeiros de"
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Tese O ensino da matemática por pedagogos: a formação continuada como instrumento de desfamiliarização das representações sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-03) Oliveira, Mariana Antunes Medeiros de; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Kranz, Cláudia Rosana; https://orcid.org/0000-0002-5296-8481; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; http://lattes.cnpq.br/8738083721071162; Costa, Ademarcia Lopes de Oliveira; Nacarato, Adair Mendes; Lira, André Augusto DinizEsta pesquisa surgiu do desejo de colaborar com a formação do pedagogo no que tange ao seu ofício de ensinar matemática. Encontramos, em pesquisa anterior, um panorama desfavorável, pois identificamos que professores que ensinam matemática apresentam dificuldade com os conteúdos matemáticos, possuem poucos conhecimentos acerca da Educação Matemática, e um entrave em conseguir estabelecer com esses conhecimentos a articulação teoria e prática. Tais fatores justificaram o fato desses professores recorrerem ao uso de representações sociais advindas do seu processo de escolarização para fundamentarem suas práticas relacionadas ao ensino da matemática. Pensamos em estratégias para lidar com o problema, ofertando um ensino da matemática que oportunizasse a compreensão dos conteúdos de maneira significativa, reflexiva, contextualizada com os conhecimentos advindos do grupo, capaz de auxiliar no processo de desfamiliarização das concepções pedagógicas tradicional e técnica de ensino. Tivemos como objetivo geral analisar como a formação continuada pode contribuir para o ensino da matemática dos pedagogos que atuam no ensino fundamental e para a desfamiliarização das representações sociais consolidadas sobre o ensino da matemática. Utilizamos a abordagem qualitativa, de natureza explicativa/transformadora. Optamos pelo uso da pesquisa-ação, na qual o plano de ação previa o desenvolvimento de um processo formativo fundamentado na Educação Matemática e o uso de suas tendências. Contamos com a colaboração de 6 professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, que, além de participar dos encontros formativos, tiveram momentos de planejamento coletivo e acompanhamentos de suas práticas. A produção e coleta dos dados teve como instrumento principal as transcrições dos encontros do grupo focal, e contou com elementos complementares: o registro do diário de campo (encontros formativos na universidade e encontros práticos na escola) e as gravações dos encontros formativos. A análise dos dados foi fundamentada em Arruda (2005), buscando uma compreensão holística e integradora do fenômeno estudado. Pelo processo analítico, encontramos as dimensões amplas do fazer docente: o eu e o outro; a afetividade; e a articulação entre teoria e prática. Elas foram percebidas como capazes de auxiliar a familiarização de saberes profissionais fundamentados na Educação Matemática. Em nossos resultados, apontamos que, pelo processo de formação continuada, foi possível haver uma desfamiliarização das representações sociais escolares do que é ensinar matemática, e uma familiarização com conhecimentos do universo reificado, proporcionando a construção de representações de natureza profissional. Chegar a esse resultado foi possível através de uma prática docente fundamentada na Educação Matemática, trabalhando a apropriação do conteúdo em um processo formativo, construído e amparado no contexto da práxis.Dissertação As representações sociais das pedagogas/professoras sobre ensinar Matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-27) Oliveira, Mariana Antunes Medeiros de; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; ; Gama, Renata Prenstteter; ; Kranz, Cláudia Rosana; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Mendonça, Silvia Regina Pereira de;O ensino da Matemática pela pedagoga/professora é o foco deste trabalho dada a necessidade de investigar esse universo, compreender quais são os desafios dessa profissional, indicar o que tem sido discutido na área e sugerir, a partir de nossos dados, ações que possam contribuir para a docência das pedagogas/professoras no ensino da Matemática. A Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici (1961), constitui o aporte teórico e metodológico do estudo. O objetivo é analisar as Representações Sociais das pedagogas/professoras egressas do curso de Pedagogia Presencial, campus Natal/UFRN, sobre ensinar Matemática. Para a recolha dos dados, foram realizadas 20 (vinte) entrevistas semiestruturadas e respondidos 76 questionários, com a intenção de visualizar o perfil do grupo. A análise do material discursivo das entrevistas se baseia no eixo interpretativo de Arruda (2005). Como resultado do processo de análise, tivemos as categorias Formação acadêmico-profissional e Ensino da Matemática. Da primeira categoria, surgiram os temas Formação inicial e continuada e Profissionalização; da segunda, o tema Fatores que interferem no ensino da Matemática. Na análise discursiva acerca da Formação inicial e continuada, foram suscitados, pelas participantes, os seguintes aspectos: fragilidade no sentimento de pertença como professora que ensina Matemática; pouco espaço para o ensino da Matemática no curso de Pedagogia; modelos formativos diferentes para o ensino da Matemática no mesmo curso; dificuldade na transposição da relação teoria e prática; necessidade de uma prática docente humanizada e; o destaque dado à formação continuada como uma possibilidade de resposta às lacunas no ensino da Matemática. No tema Profissionalização, foram feitas referências às experiências profissionais (estágios remunerados, PIBID, grupos de estudos e pesquisas, processo de autoformação e autonomia dentro das instituições de ensino) e à trajetória pessoal das professoras e suas implicações para o ensino da Matemática. A categoria Fatores que interferem no ensino da Matemática discorreu acerca de itens que podem intervir, de forma positiva ou negativa, nesse ensino. Destacaram-se os seguintes pontos: as dificuldades das pedagogas/professoras com os conteúdos da Matemática, o uso das tendências para a Educação Matemática, a relação construída com essa disciplina durante o processo de escolarização, as estratégias pedagógicas desenvolvidas, a infraestrutura das escolas, o perfil para o ensino da Matemática e o espaço dessa área do conhecimento no curso de Pedagogia da UFRN. Constatamos que as Representações Sociais podem funcionar como obstáculos ao processo formativo; existem aspectos subjetivos que tendem a ser representados através das emoções relatadas; há modelos formativos diferentes; a relação entre teoria e prática é apontada como uma necessidade pelas participantes. Sugerimos, em nossas considerações, que a instituição formadora continue progredindo e pensando a estrutura curricular no sentido de permitir a transposição da teoria para a prática, integrando a Matemática no decorrer do curso e trabalhando com os conteúdos específicos e as tendências para a Educação Matemática.