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Navegando por Autor "Oliveira, Maria Taiany Duarte de"

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    Dissertação
    Análise da implementação de um programa de saúde auditiva infantil na atenção primária
    (2020-02-21) Oliveira, Maria Taiany Duarte de; Araújo, Eliene Silva; ; ; Alvarenga, Kátia de Freitas; ; Peixoto, Marcus Valerius da Silva;
    Introdução: A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde têm recomendado a articulação dos Programas de Saúde Auditiva Infantil com a atenção primária em saúde, tendo o Agente Comunitário de Saúde (ACS) um papel de suma importância nesta proposta, devido à abrangência da Estratégia de Saúde da Família e a estreita relação deste profissional com as famílias. Objetivo: Avaliar a implementação de um programa de saúde auditiva infantil na atenção primária. Método: Estudo observacional longitudinal prospectivo, estruturado em duas etapas: (1) Análise da eficácia de um curso online para a educação permanente de ACS na área de saúde auditiva infantil; (2) Análise da efetividade de um Programa de Saúde Auditiva Infantil na Atenção Primária. Participaram do curso online 2859 inscritos, e destes, 23 constituíram um grupo específico de ACS oriundos de duas unidades básicas de saúde, com acompanhamento presencial. Resultados: 1842 participantes (63,34%) finalizaram o curso, com representatividade de todos os estados brasileiros e do exterior e de diversas especialidades, com predominância para a área médica. O curso foi bem avaliado e refletiu em melhora do conhecimento pós-capacitação. 102 crianças de zero a dois anos foram acompanhadas pelos ACS no período de um ano, procedendo o encaminhamento de 15 delas. Foi constatado um caso de perda auditiva condutiva. Conclusão: O curso online mostrou-se eficaz para o ensino à distância dos ACS na área. O Programa de saúde auditiva infantil vinculado à atenção primária é exequível e promissor, todavia, estratégias são necessárias para minimizar os percalços existentes.
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    Artigo
    Effectiveness of an online continuing education course in infant hearing health for primary care professionals
    (International Journal of Audiology, 2022-03-28) Araujo, Eliene Silva; Oliveira, Maria Taiany Duarte de; Alvarenga, Katia de Freitas; Costa, Krisia Thayná Lima da
    Objective: To evaluate the effectiveness of an online continuing education course on infant hearing health for primary care professionals. Design: A prospective longitudinal study with interrupted time series pre-test/post-test design. The effectiveness of the online course was assessed by comparing pre- vs. post-training performance and ana lysing responses to evaluations of the quality of the course. Study sample: The sample comprised individuals enrolled between September 2018 and August 2019 in a Ministry of Health course, “Actions in primary care for the early identification of hearing impairment” offered on the AVASUS platform. Results: Of the 2908 individuals registered, 1842 (63.3%) completed the course. Their ages ranged from 18 to 77 years, and 67.4% of them were females. Students and doctors were overrepresented among the enrollees. All Brazilian states were included in the sample. Comparisons of pre- and post-training perform ances showed a significant improvement in knowledge, and 99.3% of the participants provided positive comments regarding the quality of the course. Conclusions: The course is an effective distance learning tool on infant hearing health for primary care professionals. The online course circumvents the limitations posed by geographical barriers and also facili tates decentralisation.
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    TCC
    PEATE por condução óssea com estímulo de frequência específica em crianças: revisão integrativa da literatura e série de casos clínicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Albuquerque, Abigail Gabrielli Dantas Rodrigues; Araújo, Eliene Silva; Silva, Bárbara Cristiane Sordi; Oliveira, Maria Taiany Duarte de
    Objetivo: analisar o protocolo utilizado e os padrões normativos do potencial evocado auditivo de tronco encefálico por condução óssea com estímulo tone burst em crianças. Métodos: realizou-se uma busca em bases de dados nacionais e internacionais, e nas bibliotecas virtuais de instituições de ensino superior por meio da estratégia (Evoked Potentials, Auditory, Brain Stem) AND (Infant OR child*) AND (tone burst OR frequency specific). Foram incluídos estudos publicados em português, inglês ou espanhol que atendessem ao objetivo da pesquisa. Também foram inseridos casos clínicos com neonatos. Empregou-se análise quantitativa, caracterização dos protocolos de realização do exame, avaliação dos resultados obtidos e do nível de evidência. Resultados: foram incluídos quatro estudos. O protocolo divergiu entre as pesquisas, e os limiares eletrofisiológicos variaram de 11.3 a 14.4 dB nNA, 14.4 a 20.25 dB nNA, 12.9 a 40 dB nNA e 17.7 a 27.5 dB nNA, em 0.5, 1.0, 2.0 e 4.0kHz. Na série de casos clínicos os limiares eletrofisiológicos obtiveram mediana de 20, 20, 25 e 20 dB nNA para estas mesmas frequências. Conclusão: a literatura é restrita e faz-se importante a realização de estudos adicionais. Os resultados preliminares obtidos sinalizam para a viabilidade da inclusão deste procedimento nos protocolos clínicos.
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    TCC
    Percepção dos pais sobre o desenvolvimento da fala e da audição dos filhos com queixas de linguagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-25) Santos, Ana Beatriz Silva; Giacchini, Vanessa; 0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; https://lattes.cnpq.br/9136109531257260; Gonçalves, Maria de Jesus; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348; Oliveira, Maria Taiany Duarte de; http://lattes.cnpq.br/3069595979455776
    Introdução: no ambiente da clínica escola, a formação de listas de esperas é algo recorrente e as questões de audição e linguagem são alterações fonoaudiológicas muito presentes no público infantil. Objetivo: realizar uma análise descritiva e qualitativa dos aspectos auditivos e desenvolvimento da linguagem, mais especificamente a aquisição fonológica, a partir da percepção dos responsáveis pelas crianças com queixas de linguagem. Método: estudo do tipo descritivo e transversal. A amostra da pesquisa foi por conveniência a partir da seleção de pacientes da lista de espera da clínica escola, que consta com pacientes das diferentes áreas da fonoaudiologia, sendo estas: Linguagem adulto (18) e infantil (295), Disfagia (12), Motricidade Orofacial (15) e Voz (190). O público alvo da pesquisa foram os pacientes que buscavam por atendimento na área de linguagem infantil. Resultados: as questões de audição evidenciaram a excelente percepção dos pais quanto a importância da audição para o desenvolvimento da linguagem e a presença de otites recorrentes no período da infância. Além disso, demonstraram que na população estudada, existiu uma boa cobertura na realização da Triagem Auditiva Neonatal. A aquisição fonológica, evidenciou a percepção dos responsáveis quanto a presença de alterações no desenvolvimento da fala, com um alto índice de crianças que possuem dificuldade na aquisição, principalmente, dos fonemas [s], [z], [ʃ], [Ʒ], [l], [ɳ], [ʎ], [ɾ] e [R]. Conclusão: Portanto, destaca-se uma adequada percepção dos responsáveis, quanto aos aspectos de audição e aquisição fonológica, principalmente, com relação a influência da audição na linguagem e aquisição fonológica das consoantes estudadas.
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    TCC
    O uso da frequência de 4khz para decisões clínicas no diagnóstico audiológico até 6 meses de idade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-30) Morais, Maria Eduarda de Oliveira Maia; de Araújo, Fabiana Cristina Mendonça; Araújo, Fabiana Cristina Mendonça de; Oliveira, Maria Taiany Duarte de; Costa, Krisia Thayna Lima da
    Introdução: O diagnóstico audiológico precoce é crucial para o desenvolvimento global infantil. Portanto, torna-se imprescindível a existência de protocolos que façam com que todo o processo seja realizado da forma mais ágil e rápida possível. Objetivo: Identificar se a frequência de 4kHz pode direcionar as escolhas clínicas para a realização do diagnóstico audiológico da perda auditiva sensorioneural em bebês até 6 meses de idade. Metodologia: O estudo foi realizado com 13 crianças que receberam diagnóstico de perda auditiva até os 6 meses de vida. Foram realizados EOAT, EOAPD, PEATE e timpanometria. Resultados: Quanto as variáveis de gênero e orelha não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes. Observando os resultados dos limiares encontrados nas quatro frequências, as médias de 500Hz, 1kHz, 2kHz e 4kHz foram 41dBeNA, 43dBeNA, 50dBeNA e 55dBeNA respectivamente, estando 4kHz com os maiores resultados e com menor desvio padrão. Quanto ao grau, nas perdas de grau leve e moderado foram encontrados resultados estatisticamente significantes na observação dos limiares de 4kHz em comparação às demais frequências. Na identificação dos graus de perda, 4kHz é a frequência que faz mais distinção entre perdas leves e moderadas e leves e profundas. Conclusão: Observou-se que há sim maior comprometimento nas frequências mais agudas, sendo 4kHz a mais afetada tratando-se de perdas auditivas sensorioneurais.
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    Artigo
    Wideband absorbance for the assessment of pressure equalizing tubes patency in children
    (Elsevier, 2022-09) Araujo, Eliene Silva; Jacob, Lilian Cassia Bornia; Oliveira, Maria Taiany Duarte de; Alvarenga, Kátia de Freita; Chaves, Juliana Nogueira; https://orcid.org/0000-0002-3675-4651
    Objectives: To analyze the feasibility of using wideband absorbance to verify the patency of pressure equalizing tubes (PETs) in clinical practice and to present the response pattern of this measure for ears with patent PET. Methods: This observational case-control type study evaluated 48 ears of 30 children with severe or profound hearing loss, aged 10–44 months, of both sexes. The subjects were subdivided into two groups: 24 ears with Sheppard type PET (experimental group - EG) and 24 ears with normal middle ear (control group - CG), paired with the EG, according to age, sex, and ear evaluated. To obtain the wideband absorbance, a Middle-Ear Power Analyzer, version 5.0 (Mimosa Acoustics), was used, and absorbance values for pure tone and chirp stimuli were analyzed. Results: There was no influence of ear (right or left) on the measurements obtained. The EG showed higher absorbance values at low frequencies. Although the two stimuli made it possible to identify the difference in acoustic transfer function between the groups studied, compared to pure tone, the chirp stimulus allowed identification of differences in a higher number of frequencies. Conclusions: Ears with a patent PET present an acoustic transfer pattern that differs from that obtained for normal middle ears, with a higher absorbance at low frequencies. Both pure tone and chirp stimuli can be used to identify such differences, nevertheless, the use of chirp stimulus is recommended, since it allows differentiation over a wider frequency range.
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