Navegando por Autor "Oliveira, Laís Pereira de"
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Dissertação Framework de política pública de saúde para otimização da psicomotricidade na aplicação do projeto terapêutico singular de crianças com TEA: uma abordagem com ferramentas da qualidade, análise de risco e grafos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-11) Oliveira, Laís Pereira de; Hékis, Hélio Roberto; https://orcid.org/0000-0002-7601-8931; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; http://lattes.cnpq.br/2769834955852519; Hahn, Ivanete Schneider; Almeida, Mariana Rodrigues deA busca por estratégias terapêuticas eficazes para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um desafio clínico e social relevante, dada a significativa prevalência desse transtorno na infância. A psicomotricidade, entendida como a interação entre processos motores, cognitivos e afetivos, se destaca como uma abordagem promissora para intervir nas peculiaridades psicomotoras características do TEA. Este estudo apresenta um framework de política pública de saúde voltado para a otimização do Projeto Terapêutico Singular (PTS) para crianças com TEA, integrando ferramentas da qualidade, análise de risco e grafos. A pesquisa aborda lacunas no diagnóstico e avaliação psicomotora, propondo soluções inovadoras e baseadas em dados. Os principais resultados incluem a elaboração de um modelo inédito de ferramenta terapêutica estruturado a partir da interdisciplinaridade do conhecimento em saúde e em ferramentas da qualidade e grafos matemáticos que, ao ser apresentado aos gestores e diretores dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) da Secretaria de Saúde Pública do RN (SESAP) através de um formulário de coleta de dados, obteve unanimidade no aceite de sua aplicação. Tamanha relevância também resultou na emissão da anuência assinada pela secretaria de saúde do Estado. No âmbito das contribuições teóricas incluem a sistematização de abordagens psicomotoras com base em ferramentas da engenharia de produção, ampliando as possibilidades de pesquisa interdisciplinar. Do ponto de vista prático, o framework proposto oferece subsídios para a capacitação de profissionais e gestores da saúde, além de promover um modelo terapêutico replicável em outros contextos. Em síntese, este estudo contribui para o avanço das práticas terapêuticas no cuidado de crianças com TEA, integrando inovação, personalização e qualidade nos serviços de reabilitação.