Navegando por Autor "Oliveira, Lúcia de Fátima Rodrigues de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Raízes africanas, frutos brasileiros: a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira na escola de ensino fundamental Manoel Joaquim de Sá(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Oliveira, Lúcia de Fátima Rodrigues de; Casado, Marcos Saiande; https://orcid.org/0000-0003-0926-0899; http://lattes.cnpq.br/6153687090682588; Medeiros, Maria Luziene de; Cunha, Josemi Medeiros daNo Brasil a herança africana está intrinsecamente ligada a formação cultural, social e histórica do país e exaltar as contribuições afrodescendentes é essencial para superar desigualdades e preconceitos enraizados na nossa sociedade. A escola, enquanto espaço de formação cidadã e de socialização, precisa reconhecer a importância desses sujeitos históricos e ajudar a desconstruir preconceitos e construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Nessa concepção, este trabalho busca compreender como a escola promove a valorização da identidade e cultura afro- brasileira, destacando iniciativas e práticas pedagógicas que ajudem a valorizar a identidade étnica. A metodologia deste trabalho parte de uma abordagem qualitativa que visa uma maior compreensão dos dados coletados numa instituição pública de Ensino que atendem alunos de uma comunidade quilombola, localizada na cidade de Portalegre-RN. O estudo utilizou métodos como observação participante, análise documental e entrevistas semiestruturada. A pesquisa evidenciou que a Escola tem implementado iniciativas pedagógicas que visam à valorização da cultura afro- brasileira, contribuindo para a construção de uma identidade mais positiva entre os estudantes negros. No entanto, é preciso reconhecer que ainda há muitos desafios a serem superados para a construção de uma instituição educacional verdadeiramente inclusiva e antirracista.