Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Lúcia de Fátima Rodrigues de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Raízes africanas, frutos brasileiros: a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira na escola de ensino fundamental Manoel Joaquim de Sá
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Oliveira, Lúcia de Fátima Rodrigues de; Casado, Marcos Saiande; https://orcid.org/0000-0003-0926-0899; http://lattes.cnpq.br/6153687090682588; Medeiros, Maria Luziene de; Cunha, Josemi Medeiros da
    No Brasil a herança africana está intrinsecamente ligada a formação cultural, social e histórica do país e exaltar as contribuições afrodescendentes é essencial para superar desigualdades e preconceitos enraizados na nossa sociedade. A escola, enquanto espaço de formação cidadã e de socialização, precisa reconhecer a importância desses sujeitos históricos e ajudar a desconstruir preconceitos e construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Nessa concepção, este trabalho busca compreender como a escola promove a valorização da identidade e cultura afro- brasileira, destacando iniciativas e práticas pedagógicas que ajudem a valorizar a identidade étnica. A metodologia deste trabalho parte de uma abordagem qualitativa que visa uma maior compreensão dos dados coletados numa instituição pública de Ensino que atendem alunos de uma comunidade quilombola, localizada na cidade de Portalegre-RN. O estudo utilizou métodos como observação participante, análise documental e entrevistas semiestruturada. A pesquisa evidenciou que a Escola tem implementado iniciativas pedagógicas que visam à valorização da cultura afro- brasileira, contribuindo para a construção de uma identidade mais positiva entre os estudantes negros. No entanto, é preciso reconhecer que ainda há muitos desafios a serem superados para a construção de uma instituição educacional verdadeiramente inclusiva e antirracista.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM