Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Julio Silva de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Aluguel de motocicletas para aplicativos de mobilidade urbana: uma análise de viabilidade financeira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-19) Oliveira, Julio Silva de; Rocha, Miriam Karla da; Aramayo, Jesús Leodaly Salazar; Soares, Werner Kleyson da Silva
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a análise de viabilidade financeira do aluguel de motocicletas para aplicativos de mobilidade urbana. A pesquisa incorpora variáveis econômicas, financeiras e mercadológicas para proporcionar uma visão holística da sustentabilidade econômica desse tipo de empreendimento. A análise destaca a importância de adaptação a cenários econômicos em constante mudança, considerando transformações nas dinâmicas urbanas e mudanças nas preferências de posse de veículos. Os procedimentos metodológicos compreenderam a coleta de dados de mercado, projeção de receitas e custos, elaboração da demonstração de resultado do exercício e fluxo de caixa. A análise de viabilidade econômica foi baseada nos indicadores de Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback Descontado. A avaliação incluiu uma análise de sensibilidade considerando três cenários distintos: pessimista, realista e otimista. No cenário pessimista, com uma taxa de ocupação das motocicletas em 90%, o VPL foi de R$ 5.930,75. No cenário realista, com uma taxa de ocupação de 100%, o VPL atingiu R$ 35.382,90. No cenário otimista, com uma taxa de ocupação superior, o VPL foi de R$ 91.699,80. Esses resultados mostram que, mesmo sob condições desfavoráveis, o projeto se mantém financeiramente viável. No cenário considerado mais provável (realista), o modelo de negócio foi considerado viável, atingindo um VPL positivo de R$ 57.334,07, uma TIR de 35,58% ao ano e um payback descontado de 2 anos. A contribuição deste estudo reside na análise para embasamento na tomada de decisão em um setor dinâmico e em constante evolução, que, devido à sua natureza recente e inovadora, carece de análises sobre a viabilidade econômica financeira para tal modelo de negócios. A inclusão da análise de sensibilidade reforça a robustez do estudo, oferecendo uma visão abrangente dos possíveis impactos de variações nos fatores críticos e permitindo a formulação de estratégias mais informadas e eficazes para a gestão do negócio de aluguel de motocicletas para motoristas de aplicativos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM