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Navegando por Autor "Oliveira, Josineide Silveira de"

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    Dissertação
    À beira do leito : sentimentos de pacientes durante a passagem de plantão em Unidade de Terapia Intensiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-30) Pereira, Mabel Maria Marques; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; http://lattes.cnpq.br/2438381144252542; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Farias, Glaucea Maciel de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792903Z9&dataRevisao=null
    O presente estudo tem como objetivo compreender os sentimentos de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que vivenciam uma passagem de plantão à beira do leito. A passagem de plantão constitui uma das rotinas utilizadas pela enfermagem no seu processo de trabalho e de grande significação para o paciente; por isso mesmo, merece uma análise cuidadosa na busca de seu aperfeiçoamento para o aprimoramento da assistência de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de natureza qualitativa. A coleta de informações foi realizada através de entrevista semiestruturada, nos meses de agosto e setembro de 2011, após autorização do Comitê de Ética, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conforme Parecer 290/2011. A análise, pautada nos depoimentos dos pacientes, tomou a humanização como o fio condutor da investigação, apoiada em autores que tratam sobre o tema e na teoria da dádiva de Marcel Mauss que se assenta na tríade: dar-receber-retribuir. Os resultados apontam que a passagem de plantão à beira do leito embora não tenha se configurado, pelo teor das falas dos pacientes entrevistados, como um momento que tenha gerado medo e ansiedade, pôde-se depreender pelas expressões de silêncio, lágrimas e outras sinalizações, durante as entrevistas, o quão difícil é vivenciar essa experiência. Mesmo assim, apesar dessa aparente tranquilidade, revelaram incerteza e apreensão diante das falas dos profissionais, por ocasião da visita à beira do leito, particularmente, quando se referiam ao seu estado de saúde e de seus vizinhos. Por outro lado, a indiferença em relação à participação do paciente, no momento da visita, expressando uma atitude de cunho meramente técnico, desumaniza a ação do cuidar, essência da enfermagem. E, por tudo que apreendemos dos pacientes, acerca da visita à beira do leito, bem como da própria UTI, podemos inferir que há sofrimento para eles. No entanto, vamos compreender suas revelações e sentimentos buscando apoio na teoria da dádiva de Mauss: o paciente recebe o presente (cuidado) e, imbuído de um sentimento de gratidão, o retribui em forma de elogios e gentilezas. Justamente por isso, precisamos aguçar nossa sensibilidade para lidar com a condição humana, em toda a sua vulnerabilidade.
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    Tese
    ADESE: uma experiência de educação complexa no Seridó norte-rio-grandense
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Medeiros, Umberto de Araújo; Oliveira, Josineide Silveira de; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379; http://lattes.cnpq.br/0492764023794878; Dantas, Eugenia Maria; Soares, Julio Ribeiro; Azevedo, Marcio Adriano de; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; Paiva, Marlucia Menezes de
    A tese apresenta a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) como uma experiência ético-político-pedagógica, nascida do processo de reflexão, conscientização e lutas em busca de um desenvolvimento sustentável para a região. A pesquisa foi desenvolvida a partir de visitas in loco, análise de documentos, atas, acervos fotográficos, entrevistas, testemunhos e consultas bibliográficas. A composição das ideias tem base no pensamento de autores das Ciências da Complexidade e seus interlocutores, dentre eles Edgar Morin, Isabelle Stengers, Ilya Prigogine, Maria da Conceição de Almeida, Ailton Krenak, Serge Latouche e Papa Francisco. O recorte temporal (1997 a 2005) considera o dinamismo democrático dos alicerces da Agência e os primeiros anos do ápice de efervescência da força do coletivo. Constituída a partir do diálogo entre setores sociais religiosos, acadêmicos, intelectuais, políticos e, principalmente das mobilizações populares coletivas, a ADESE ultrapassa as características tradicionais de uma agência (elaborar, gerir e executar projetos). E reluz como uma entidade de educação política voltada para a redução das desigualdades sociais, a promoção do bem-estar da população e a preservação dos recursos naturais do lugar. Por meio dos múltiplos agenciamentos coletivos, caracterizou-se pela abertura aos constantes aprendizados construídos partir das contradições, encontros e desencontros, continuidades e descontinuidades. Atenta à vocação econômica da região, empenhou-se no desenvolvimento de projetos de construção de adutoras para o enfrentamento das questões hídricas, de incentivo à modernização e profissionalização da produção de leite, queijo e carne de sol e no investimento em políticas de combate à poluição do solo e do ar. Longe do fascínio desenvolvimentista que se assenta nas imposições de projetos políticos sem base social, guiou-se por uma pedagogia de base complexa, na qual a escuta, ação e acolhimento se pautam nos princípios da cidadania e do respeito ao ecossistema.
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    Tese
    Alfabetizar letrando jovens e adultos da escola pública: necessidades de formação docente materializadas em conteúdo de formação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-02-28) Silva, Dicla Naate da; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; http://lattes.cnpq.br/2527223181575594; http://lattes.cnpq.br/3135492351176323; Noronha, Claudianny Amorim; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Oliveira, Josineide Silveira de; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379; Cavalcante, Maria Marina Dias; http://lattes.cnpq.br/5282528331075940; Cabral, Marlucia Barros Lopes; http://lattes.cnpq.br/3358484754472194; Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Pontes, Verônica Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/5868116609416027
    A análise de necessidades de formação não se constitui um fim em si mesma, tampouco acaba na sua identificação, mas se estende na tomada de decisão acerca das etapas formativas, da qual é um suporte, podendo, portanto, ser definida como uma prática geradora de objetivos de formação, isto é, como fundamento de um projeto de formação. Segundo os autores de referência, as necessidades de formação despontam nas e das situações de trabalho, sendo condicionadas por quatro relevantes aspectos: as representações dos sujeitos sobre essas situações; as relações sociais que se estabelecem no âmbito de dada organização/instituição; os recursos financeiros disponíveis; as possibilidades de promoção subjacentes à formação. Nesta pesquisa, assumimos, em concordância com Rodrigues (2006), que a formação do professor será tanto mais produtiva quanto mais estiver articulada com o professor no contexto do seu trabalho docente, considerando suas concepções, valores e expectativas em relação à sua prática pedagógica cotidiana. Nessa perspectiva, nossa concepção é a de que o professor deva ser coautor da sua formação e atuação e que essa formação esteja diretamente relacionada às condições do exercício docente, no bojo das quais emergem as necessidades formativas. Nessa direção, conduzimos a pesquisa com a expectativa de contribuir com elementos potencialmente capazes de possibilitar uma formação continuada a serviço da melhoria da prática pedagógica para alfabetizar jovens e adultos da escola pública, na perspectiva do letramento. Desse modo e em coerência com a concepção de necessidades formativas assumida, concebemos a análise de necessidades de formação como o conjunto das operações que vai desde a recolha das necessidades até a sua ponderação analítica, o que, segundo Rodrigues (2006, p.104), requer a identificação de um conjunto de representações dos sujeitos sobre o que lhes falta para o exercício profissional, o que poderia vir a ser obtido por meio de formação. Todavia, não só as suas representações nos interessavam, mas também este conjunto de pensamentos particulares e pessoais sobre transformações do quotidiano profissional ou da resolução de um dado problema desse mesmo quotidiano. Tentamos ir além, buscar igualmente as suas necessidades naquilo que não foi (ainda) dito ou praticado, por meio das observações em salas de aula das professoras colaboradoras da pesquisa. Com esta postura de pesquisa, pretendemos dar conta da natureza dual das necessidades, visto que elas se constituem também de elementos subjetivos, não apenas dos elementos objetivos. Em nosso entender, aí está a relevância do estudo: trazer à tona tais necessidades, como contribuição às discussões sobre formação docente a partir das necessidades formativas desses professores. Para nos orientar no estudo, em consonância com a problemática planejada, elegemos os seguintes objetivos: 1. Explicitar percepções de professores da EJA, acerca de suas necessidades formativas no âmbito do desenvolvimento de práticas pedagógicas que objetivem a alfabetização-letramento de jovens e adultos da escola pública; 2. Inferir necessidades formativas de professores alfabetizadores da EJA, a partir da utilização de procedimentos de recolha dos dados; 3. Materializar - as necessidades de formação apreendidas - em Conteúdos Programáticos da formação de professores alfabetizadores da EJA. Estes objetivos dão cobertura às duas principais facetas do objeto de estudo, pois que o primeiro dá conta de captar as representações dos docentes, aquilo que eles têm em mente sobre suas necessidades, com base no que conseguiram verbalizar durante os momentos de interação ‘face a face’ com a pesquisadora; o segundo objetivo orienta a pesquisa para as inferências de necessidades ainda não identificadas pelos docentes, mas que podem ser captadas por terceiros, em sessões de observação de suas práticas. Para operacionalizar os objetivos, formulamos três questões norteadoras da pesquisa: 1. Que percepções os professores têm sobre as suas necessidades formativas? 2. Que necessidades formativas das professoras podem ser inferidas, a partir do ‘dito’ e do ‘não-dito’ sobre suas práticas alfabetizadoras na EJA? 3. Como as Necessidades Formativas podem se desdobrar em Conteúdos Programáticos, orientados para a Formação do professor alfabetizador da EJA? A pesquisa se inscreve na Abordagem Qualitativa da Investigação Educacional, consoante Bogdan e Biklen (1994), e Lüdke e André (1986), na forma de Estudo de Caso, pois se refere a uma realidade particular que, mesmo inserida num contexto mais amplo, tinha seus contornos bem delimitados, dos quais procuramos extrair o que lhe era peculiar (LUDKE; ANDRÉ, 1986, p.17). A escolha do campo empírico e dos sujeitos foi criteriosamente empreendida e articulada. Portanto, a escolha dos sujeitos foi delimitada a uma escola com oferta de formação continuada para professores da EJA, pelo menos nos últimos cinco anos, para que estes sujeitos, vivenciando práticas de formação em serviço na área da alfabetização, tivessem um repertório de experiências significativas na constituição de seus saberes. Para a construção dos dados, foram utilizados: a entrevista semi-diretiva, aplicada a duas professoras de EJA, sendo uma do Nível I e a outra do Nível II; a observação foi realizada nas salas de aula destas professoras; a análise documental foi feita sobre os principais documentos normativos da EJA no Brasil, vigentes à época da pesquisa. Os dados gerados foram submetidos à análise de conteúdo, nos moldes de Bardin (1977, 2011) e foram categorizados segundo orientações de Amado (2014). Ao término do estudo, trazemos a público oito categorias de necessidades, convertidas e/ou materializadas em conteúdos programáticos da formação docente. Estes se constituem na principal contribuição desta pesquisa, que, haja vista a sua potencialidade para intervir, de forma positiva, nas demandas dos docentes da EJA e dos seus alunos. Especulamos, ainda, com base nos dados gerados, sobre possíveis causas das limitações verificadas, para além do atual modelo de formação, associada a limitações operacionais, nos níveis da macro e da micro gestão didático-pedagógica da sala de aula.
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    Dissertação
    A aprendizagem na convivência:o estágio curricular em enfermagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-04-08) Costa, Lauriana Medeiros e; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; http://lattes.cnpq.br/8454532132203545; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5; Pereira, Francisco de Assis; ; Timóteo, Rosalba Pessoa de Souza; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760582E9&dataRevisao=null
    Trata-se de uma pesquisa analítica de cunho qualitativo, com o objetivo de analisar o processo de aprendizagem de estudantes do Curso de Enfermagem da UFRN em Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na Estratégia de Saúde da Família (ESF), tendo como fio condutor a aprendizagem na convivência. Para isto, foi apresentado um resgate histórico desta atividade acadêmica no ensino de enfermagem, assim como foi discutida a relevância da ESF como cenário da formação profissional em saúde. Para a investigação empírica, foram entrevistados dez estudantes do oitavo período do curso, que estagiavam em unidades de saúde da família do Distrito Sanitário Oeste de Natal/RN. O aporte referencial teve como pressuposto epistemológico as idéias do educador Humberto Maturana, o qual demonstrou que a aprendizagem na natureza e também entre seres humanos acontece dentro das relações dialógicas de convivência, nas quais é essencial a aceitação do outro, a afetividade (o amor) e o diálogo, como estímulos à aprendizagem. As falas dos estudantes foram sendo incorporadas às categorias analíticas, definidas à priori. Ficou demonstrado que o estudante vivenciou uma aprendizagem significativa, estimulada por todos aqueles que compartilharam da convivência, a saber: enfermeiro/preceptor, docente/supervisor, equipe de saúde da família e comunidade. Neste processo, foram comuns vários sentimentos, como a alegria, a satisfação, a autoconfiança, a afetividade, assim como, em um sentido oposto, a tristeza, a indignação, a sensação de impotência e o medo. O aprendizado do relacionamento interpessoal foi apresentado como o mais relevante da experiência acadêmica, dando conta, portanto, da importância da afetividade no processo de aprendizagem, conforme assinala Maturana. Recomenda-se que o ensino de enfermagem continue priorizando as unidades de saúde da família como cenário educativo na Atenção Básica, observando-se a importância de inserir os estudantes em ambientes acolhedores, de forma que a aprendizagem possa ser estimulada
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    Dissertação
    Articulação ensino/serviço na visão de discentes de enfermagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-06) Queiroz, Johny Carlos de; Menezes, Rejane Millions Viana; ; http://lattes.cnpq.br/9130470143761299; ; http://lattes.cnpq.br/3050930217882969; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/1944547152815226; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/4120682351858267; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379
    Estudo descritivo com abordagem qualitativa objetivou compreender a repercussão da articulação ensino/serviço entre a Faculdade de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN) e os serviços de saúde da cidade de Mossoró/RN na aprendizagem dos discentes. Para tanto, buscou-se resgatar e reelaborar as trajetórias vivenciadas pelos discentes concluintes do ano de 2009 do curso de graduação em enfermagem. Foi utilizado como instrumento norteador questionário com perguntas abertas e fechadas para subsidiar a coleta. A análise dos dados foi realizada à luz dos preceitos propostos por Bardin. A pesquisa revelou uma visível necessidade da construção de vínculos com o envolvimento dos discentes nos serviços e dos profissionais inseridos na academia, de modo que o conhecimento possa ser construído coletivamente e as dificuldades serem amenizadas.
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    Dissertação
    A brevidade da vida: encontros com morte em Sandman de Neil Gaiman
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-05) Andrade, Jaqueline Gomes Ribeiro de; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; http://lattes.cnpq.br/6478532245773863; Oliveira, Josineide Silveira de; Silva, Carlos Aldemir Farias da; Mendes, Iran Abreu
    Sandman é uma série de histórias em quadrinho-HQ nas quais Sandman, o rei dos sonhos e governante do sonhar, seu reino, é o personagem principal. As histórias se passam enquanto ele exerce suas funções de fazer as criaturas vivas sonharem e se relaciona com seus irmãos, os perpétuos, que também tem funções ligadas à humanidade. Uma de suas irmãs é a Morte, que exerce a função de encerrar a vida. É a partir das histórias da Morte como fonte-objeto que se constrói as reflexões sobre inspirações para a vida, estética, sentido da vida e eternização da vida pela arte, temas presentes nesta investigação. Os humanos precisam de artifícios para encarar a grande brecha antropológica que é a morte e por isso constroem narrativas. O principal objetivo deste trabalho é refletir sobre a personagem Morte dos quadrinhos Sandman de Neil Gaiman, autor britânico do gênero de literatura fantástica, como referência literária para respostas apaziguadoras diante da tragédia da morte na vida humana. Utiliza-se como aporte teórico-metodológico principal desta pesquisa, Edgar Morin, somado a outros autores, para entender a morte como parte da vida e a contribuição da literatura como estratégia importante para o entendimento do sujeito em relação a morte. Edgar Morin, aponta a estética como potencial enriquecedor da condição humana capaz de fazer desabrochar a sublimidade que produz o encantamento e apascentar as inquietudes do viver, como por exemplo as dores causadas pela incerteza existencial. Como resultado aponta-se as inspirações para a vida diante da morte, a estetização das experiências de morte como meio capaz de mitigar, de preencher a brecha antropológica da morte e a eternização da existência por meio da arte.
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    Tese
    Cadernos de formação: ensino de filosofia, lições do poeta Manoel de Barros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Gadêlha Segundo, Felinto; Oliveira, Josineide Silveira de; ; ; http://lattes.cnpq.br/0141300705116614; Silva, Carlos Aldemir Farias da; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; França, Fagner Torres de; ; Bosco Filho, João; ; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; Figueiredo, Renato Pereira de;
    A tese aborda a temática do ensino de filosofia em chave complexa, no âmbito da educação básica brasileira e com foco na esfera da formação docente. Interessa-me demonstrar como a religação dos saberes é útil para ampliar a reflexão acerca de um ensino que fomente o uso do pensamento criativo, autônomo, imaginativo e crítico. Chamamos os capítulos de Cadernos, pois foram as anotações colhidas por mim durante as experiências em sala de aula que serviram de recurso para acessar memórias, encontros e diálogos entre alunos e demais professores. Consultei também diários de classe, planos de aulas e projetos escolares, os quais foram os condutores para a reflexão autocrítica do ensino de filosofia. Como minha intenção é trabalhar um pensamento filosófico, abstrato e especulativo sobre o mundo e a vida, tomei como aporte principal a filosofia poética de Manoel de Barros, além de outras manifestações artísticas. Minha hipótese é que há um devir-criança na poesia manoelina que a filosofia, pensada em sentido amplo, precisa resgatar. Dessa forma, poesia, pesquisa e filosofia são convocadas a caminharem juntas em diálogos e atravessamentos constantes. Na medida em que ressignificamos os currículos pedagógicos aprendemos e ensinamos que não existe idade para o aprendizado do pensamento filosófico. A filosofia enquanto educação para a complexidade tem como desafio oxigenar a curiosidade, a imaginação, o bem pensar e, consequentemente, estimular o bem viver.
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    Tese
    Cenários de contra-hegemonia no protestantismo brasileiro no contexto da pós-modernidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-04) Correia, Bruno César Ferreira de Barros; ; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; ; http://lattes.cnpq.br/7737495914301651; Lopes Júnior, Edmilson; ; http://lattes.cnpq.br/7706483469232827; Germano, José Willington; ; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379; Silva, Lemuel Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/5816005449693385
    Há muito tempo que as manifestações religiosas são consideradas itens importantes nos mais variados meios sociais. Interessa-nos entender a forte pluralidade denominacional existente, bem como a emergência de novos movimentos/eventos e formas do cristianismo no Brasil, que, por conseguinte é um reflexo do que acontece no restante do mundo globalizado. Tal interesse é revestido pela premissa de que a religiosidade e os meios sociais são construídos de forma mútua e interligados, o que nos permite compreender que a cosmologia social se apresenta como um espaço fértil e privilegiado para a verificação das interações concernentes ao binômio: religião e sociedade. Uma das formas de classificar as diferentes denominações protestantes é em três grandes vertentes: Histórica, Pentecostal e Neopentecostal. Cada corrente surgiu para adaptar o protestantismo à cosmologia social das épocas históricas, desde a reforma protestante até os dias de hoje, formando instituições com determinadas posturas éticas e morais. Faz-se necessário pesquisar e entender como o protestantismo histórico, o pentecostal e o neopentecostal se implantaram no Brasil. A partir disso, pensamos ser interessante problematizarmos de forma acurada os seguintes aspectos: Como se deram os processos de formação das vertentes/movimentos evangélicos no Brasil? Esses movimentos ainda estão mantendo suas “roupagens clássicas” ou estão hibridizando suas fronteiras? Quais são as modulações de trânsito religioso que demonstram esta provável hibridização? Se existe, de fato, uma hibridização entre os movimentos evangélicos, podemos colocar que ela é fomentada apenas por uma lógica de mercado de bens simbólicos da religião do mundo atual? Na atualidade, estamos vivenciando um período de mudança cosmológica, do Moderno ao Pós-moderno (caosmológico). Este último se caracteriza pela secularização, pela fratura, a mutilação, a diversidade de subjetividades. E é pensando neste “espírito do tempo” que tomamos como principal referência teórica deste estudo o filósofo italiano e pensador da pós-modernidade Gianni Vattimo que caracteriza a pós-modernidade com a cosmologia do Pensamento frágil/pensiero debole e pós-metafísico, ou seja, que potencializa o surgimento de instituições mais plurais e não-absolutas. Para tanto, ele lança mão das filosofias dos alemães, Nietzsche e Heidegger. Por fim, importa dizer que embasado neste quadro teórico, levanto a hipótese de que o protestantismo tende a se “multilar” por influência da episteme social pós-moderna, proporcionando, com isso, o provável surgimento de uma nova corrente híbrida ainda não nominada e que pode transitar entre as três grandes correntes do protestantismo mundial, com características nas quais convergem aspectos das mesmas.
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    Dissertação
    Chico César e a arte de compor a vida
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Alves, Izabella Kelly Carneiro; Oliveira, Josineide Silveira de; http://lattes.cnpq.br/4718052228395970; França, Fagner Torres de; Mendes, Iran Abreu; Bosco Filho, João; Figueiredo, Renato Pereira de
    A presente dissertação reflete acerca da composição musical como metáfora da vida, tendo como elementos de pesquisa vida e obras do artista paraibano Francisco César Gonçalves, mais conhecido como Chico César. Por meio de sua música, Chico César demonstra a importância da arte e da inventividade no mundo. As composições musicais desse artista inspiraram o desenvolvimento da dissertação e, por meio delas, conseguimos destacar os processos de criação de Chico César e como eles estão relacionados com a vida, suas origens e formação plural, e, por fim, com suas lições para a educação. Nessa pesquisa selecionamos as canções de Chico César que mais se aproximaram das proposições discutidas no trabalho: músicas de amor, protesto, liberdade e diversidade foram elencadas a partir de seus álbuns. A extensa produção do poeta, compositor e cantor foi organizada em forma de anexo para direcionar o leitor a uma visão ampla das composições do músico. O trabalho tem como interlocutores pensadores como Edgar Morin, Paulo Freire, Arthur Schopenhauer, Lídia Silmara Marton, Maria da Conceição Xavier de Almeida, entre outros. Concluímos que Chico César, em sua arte, nos ensina que a vida é uma composição contínua e renovadora. Conseguimos compor a vida quando dispomos da autocrítica, da leitura do mundo e do sentimento coletivo da humanidade. O diálogo entre os saberes, a diversidade e a compreensão humana são ímpetos para tecer a composição da nossa existência. Chico não se cansa de ensinar, por meio de sua arte, a manifestação do elo entre vida, natureza e cultura.
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    Tese
    Clara Nunes como obra de arte: a epistemologia das ciências humanas a partir da cultura musical
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-22) Silva, Leilane Assunção da; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; http://lattes.cnpq.br/9092484602596927; Ferreira, Brasília Carlos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787912U6; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; Petraglia, Izabel Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6460862782566101; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0
    A tese tem como matriz maior a reorganização da ciência que se edifica a partir de meados do século passado e tem como horizonte a religação entre cultura científica e cultura humanística, bem como o diálogo entre ciência, arte e literatura. Essa via de regeneração epistemológica do paradigma científico incorpora a linguagem poética à análise sociológica e faz emergir uma narrativa complexa, aberta e transdisciplinar. Para empreender esse exercício temos como interlocutores pensadores como Nietzsche, Lévi-Strauss, Edgar Morin e Bruno Latour, para citar alguns, e como referência de análise o conjunto da produção artística de um dos ícones da música brasileira, Clara Nunes. Problematiza-se aqui, por meio da discografia, das letras das músicas e de fragmentos da biografia da cantora, a construção social de um personagem que politizou a cultura, potencializou a consciência mestiça do imaginário popular e ultrapassou as narrativas excessivamente prosaicas da cultura acadêmico-científica. O argumento central da tese reconhece em Clara Nunes um Sujeito Híbrido, como de resto é o que se espera do intelectual politicamente engajado no século 21
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    Dissertação
    O colégio do padre: experiências de religação de saberes entre os bramidos do mar e as batidas do coração
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-31) Nunes Filho, João Batista; Oliveira, Josineide Silveira de; http://lattes.cnpq.br/7011971543684048; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; Paiva, Marlucia Menezes de; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039; Azevedo, Márcio Adriano de
    A presente dissertação tem como objetivo investigar a contribuição do Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório/CEIMH, antigo Ginásio Nossa Senhora da Conceição/GNSC, na formação sócio/educacional dos estudantes da cidade de Macau e Região Salineira do Estado do Rio Grande do Norte. Fundado no ano de 1956, a partir da conjunção de bases comunitárias e princípios cristãos, destaca-se como um ambiente de religação de saberes em vista da formação integral de homens e mulheres. O estudo desenvolveu-se a partir da consulta a fontes documentais da escola, da Igreja e das legislações de ensino além da escuta de testemunhos dos colaboradores dessa escola de base católica, sem ser confessional. Tomamos como referência teórica as Ciências da Complexidade e por interlocutores Edgar Morin, Giorgio Agamben, Paulo Freire e Jean-Philippe Pierron. Resistente ao salitre do tempo e as incertezas das cíclicas tensões financeiras, que por vezes colocaram em risco a manutenção das atividades, essa escola segue refletindo sobre as questões sociais e princípios éticos propiciadores da abertura de caminhos para transformações das estruturas injustas em aprendizagens solidárias, comprometidas com a formação para a vida.
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    Dissertação
    Comunidades de práticas digitais: sobre a comunidade de prática do Projeto SífilisNão e suas interações
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Medeiros, Maria Luziene de; Rego, Maria Carmem Freire Diógenes; http://lattes.cnpq.br/4508110133881508; Oliveira, Josineide Silveira de; Paiva, Irene Alves de; Cirino, Maria Reilta Dantas; Ceccim, Ricardo Burg
    A presente dissertação tem o objetivo de analisar as experiências socializadas na Comunidade de Prática Virtual do Projeto SífilisNão, como espaço de construção coletiva e colaborativa que possibilite a troca de ideias a partir da realidade dos sujeitos. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou como fluxo investigativo a netnografia, por se adequar à necessidade de pesquisas emergente na sociedade em rede, ao verificar como as interações comunicativas digitais virtuais contribuem para um ambiente dialógico estruturado com base na visualização e observação nas lives de bate-papo SífilisNão, no YouTube. O estudo articula-se aos referenciais que direcionam as pesquisas para o ensino mediado por tecnologias e aos interlocutores teóricos que dialogam com o texto: Fleck (2010), Freire (1967, 2017), Castells (2003, 2013), Rêgo (2006), Wenger e Lave (1991). Para a análise foram articulados os princípios do Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM), que tem como proposta o processo de construção das práticas de diferentes realidades relacionando o estudo a um ecossistema comunicativo. A pesquisa apontou as possibilidades de interações em um ambiente digital virtual, síncrono e assíncrono, durante lives bate-papo do projeto SífilisNão, no YouTube, eixo norteador para a troca de ideias em um ecossistema comunicativo.
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    Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática
    (2020-02-27) Silva, Jeane Lopes da; Oliveira, Josineide Silveira de; ; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; Bosco Filho, João; ; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; Figueiredo, Renato Pereira de;
    O propósito desta dissertação de mestrado é apresentar os Conselhos Escolares circunscritos na rede pública de ensino do Município de Natal-RN como escolas de alfabetização democrática nas quais é possível a iniciação do bem-pensar, da autonomia crítica e do desabrochar de sujeitos construtores da própria história. A abordagem da temática toma por via de aproximação consulta a fontes documentais, observação in loco e escuta de testemunhos. Herdeiros da tradição democrática que remonta aos Ciclos de Cultura e à CampanhaDe pé no chão também se Aprende a Ler, evidências educacionais da década de 60 do século XX na capital potiguar, os Conselhos Escolares emergiram na primeira década do século XXI sob a tutela da Secretaria Municipal de Educação e se fortaleceram pela conjunção dos vários segmentos da sociedade civil que, no reconhecimento de pertença e responsabilidade, reivindicam maior participação no projeto educativo da Educação Básica. Atualmente distribuídos nas quatro regiões administrativas de Nataltêm forte inserção na gestão participativa e no destino formativo das escolas espalhadas pelo solo natalense.
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    Dissertação
    Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de enfermagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-14) Valença, Cecília Nogueira; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Guimarães, Jacileide; ; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376
    Uma das tentativas do ministério da saúde de contribuir para tornar a saúde coletiva mais atraente para o estudante da área de saúde/enfermagem se trata do projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS). Portanto, estudar a visão de discentes sobre o ensino de enfermagem a partir de suas vivências no VER-SUS constitui o objeto desta investigação. Seu objetivo é analisar as visões e vivências de estudantes de enfermagem sobre a contribuição do VER-SUS na sua formação profissional. Trata-se de um estudo do tipo descritivo/exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram 18 estudantes da graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), egressos do VER-SUS, no período de 2006/2009. Para a coleta de informações, foram utilizadas as técnicas de grupo focal orientado por um roteiro de questões, e entrevista semiestruturada, com questões abertas e fechadas. As informações coletadas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo, na modalidade de análise temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN pelo parecer nº. 223/2010 e CAAE nº. 0105.0.051.000-10. A vivência e o estágio do VER-SUS contribuíram de forma significativa para a formação em saúde, pois ajudaram a perceber o papel da universidade e da formação em saúde/enfermagem em meio ao modelo hegemônico de formação. Nas visões e vivências dos estudantes de enfermagem participantes do projeto sobre o SUS foi de suma importância a utilização de metodologias ativas para o processo ensino/aprendizagem e os facilitadores atuaram como condutores da aproximação com o SUS. O estudo concluiu que o VER-SUS contribuiu para a formação em saúde/enfermagem, aproximando os estudantes da realidade da comunidade
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    Dissertação
    Correntes em rede: uma interpretação imagética e textual das correntes religiosas virtuais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-10-09) Medeiros, Andrezza Lima de; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; ; http://lattes.cnpq.br/6484316273882039; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5
    O presente trabalho desenvolve uma análise imagética das correntes religiosas virtuais. A profusão de imagens que nos acompanha é um fato irrefutável na atualidade. O imagético e o virtual se unem à religiosidade. A aproximação do antigo com o novo possibilita o surgimento dessa nova prática religiosa. Diante disso, a pesquisa objetiva caracterizar o contexto no qual as correntes religiosas virtuais se desenvolvem. Nessa perspectiva, enfatiza a religião e a cibercultura no intuito de explicitar como a partir dessa ligação, se origina um elemento que exemplifica a sociedade imagética atual. Esse estudo acerca das correntes se realiza a partir da ótica do receptor. A imagem é aqui considerada como linguagem, e ao mesmo tempo em que comunica, torna-se passível de imitação
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    O cuidador familiar de pessoa com doença de Alzheimer: história oral de vida
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-06-26) Aguiar, Virginia Simonato; Menezes, Rejane Millions Viana; ; http://lattes.cnpq.br/9130470143761299; ; http://lattes.cnpq.br/7383161432730077; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; Menezes, Rejane Maria Paiva de; ; http://lattes.cnpq.br/5190926575194616
    O presente estudo teve por objetivo compreender os sentimentos e as dificuldades enfrentadas pelo cuidador familiar no cuidado à pessoa acometida pela Doença de Alzheimer. Trata-se de estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando como método a história oral de vida, proposto por Bom Meihy. A coleta dos dados foi realizada na Unidade Básica de Saúde de Candelária, situada em Natal-RN, com cinco colaboradores que desempenham papel de cuidadores familiares de pessoas acometidas pela Doença de Alzheimer (DA) e são integrantes do Grupo Cuidando de quem Cuida . Foram selecionados para o estudo, cuidadores que residiam com familiar acometido há pelo menos um ano e, como instrumento de coleta, optou-se por entrevistas semiestruturadas através de roteiro de questões abertas em que as mesmas foram gravadas com permissão dos colaboradores, transcritas na íntegra e posteriormente devolvidas aos entrevistados para conferência dos conteúdos descritos. Para a análise dos resultados, utilizou-se a técnica da narrativa dos colaboradores em interlocução com a literatura específica sobre a temática. As falas foram organizadas em torno de cinco temas inerentes às questões norteadoras e, assim definidos: a incorporação do papel de cuidador familiar; a vida antes e após assumir o papel de cuidador; sentimentos e posicionamentos do cuidador após assumir o cuidado; dificuldades no cuidado; participação do grupo como alicerce para os cuidadores. As histórias mostraram muitas dificuldades na rotina diária de vida desses cuidadores e a manutenção da qualidade de suas vidas, através das participações no Grupo Cuidando de quem Cuida . Os resultados possibilitam a construção de novas formas de abordagem e cuidado às pessoas que desempenham o papel de cuidador familiar, ao contribuir para o fortalecimento de subsídios que auxiliem no enfrentamento real das dificuldades diárias. Tal estudo permitiu compreender que ser cuidador familiar de uma pessoa acometida pela DA é uma condição sofrida, desgastante e estressante envolvendo muitas renúncias em suas vidas. Considera-se a situação vivenciada pelos colaboradores uma questão de saúde pública e, assim, evidencia-se a premência de medidas governamentais de caráter político-social, além de programas de atenção e promoção da saúde ao referido público alvo
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    Dissertação
    Da pornografia: os diários de Bruna, Marise e Gabriela: as prostitutas letradas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-06-30) Bittencourt, Gustavo Henrique Ferreira; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; ; http://lattes.cnpq.br/2673803342174712; Almeida, Maria da Conceição de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Carvalho, Edgard de Assis; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780806E2; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5
    Esta dissertação estabelece uma leitura, no campo das ciências sociais, tomando como assunto a pornografia e a prostituição. Tendo como ponto de referência os diários das prostitutas Bruna Surfistinha, Marise e Gabriela. Recorremos a algumas obras literárias através do Marquês de Sade, Henry Miller, Georges Bataille e Michel Houellebecq, para entendermos alguns aspectos da linguagem pornográfica. Analisamos também outros discursos contemporâneos sobre a experiência da pornografia no cinema e na internet. Trata-se de reflexões em torno da sexualidade e do que se considera obscenidade. Com observações na literatura de Anaïs Nin, Pauline Réage, e Hilda Hilst procuramos entender o ponto de vista poético feminino para pensarmos sobre a pornografia e a prostituição
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    Dissertação
    A dança dos neurônios: ensaio para uma educação complexa
    (2017-02-20) Pereira, Lídia Borba; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; ; http://lattes.cnpq.br/0887469450183410; Carvalho, Edgard de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/5615241034525485; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379; Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/0649912135067700; Pereira, Wani Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7582203887381400
    Por meio da via dialógica, este trabalho possibilita pensar uma articulação de áreas do conhecimento, em que neuroplasticidade e educação, em dança, se interconectam para uma compreensão ampliada de homem e das ações educativas. Reconheço na vasta obra de Edgar Morin e de seus interlocutores, significativas contribuições sobre a questão cerebral sob lentes polifônicas. Reflito para além das concepções que separam e fragmentam o corpo, o homem, o conhecimento e seus desdobramentos para a vida do indivíduo e para a educação. É no intuito de unir não só áreas, mas o próprio ser humano que trago a neuroplasticidade em três entradas: como conceito, como ato político e como metáfora. Considero que a dança pode propiciar a criação de novos circuitos neurais ao permitir a experimentação, o incerto e o novo e assim, propiciar também mudanças de atitudes, de pensamentos, valores e ações tanto nos educadores quanto nos educandos. Tomo como referência o método complexo que sugere princípios reorganizadores do pensamento. O texto se constitui numa narrativa ensaística, onde há continuidade da composição textual, evitando-se a organização em capítulos, embora haja uma sequência de ideias que se interligam numa tessitura com os autores, com as pesquisas do GRECOM, com as orientações e com minhas vivências de dança. Compreendo o inacabamento e a incompletude deste trabalho, mas sei que a plasticidade do mesmo ocorrerá como que numa espiral de ideias.
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    A dinamicidade de um padre educador nas terras do Vale do Açu
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-18) Silva, Tállison Ferreira da; Oliveira, Josineide Silveira de; Silva, Carlos Aldemir Farias da; Rego, Maria Carmem Freire Diogenes; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; Mendes, Wellington Vieira
    Esta dissertação apresenta uma composição ao mesmo tempo intelectual e biográfica do Padre Educador Francisco Canindé dos Santos que, na cidade de Assu/RN, resistiu a uma política de sujeição; mobilizou-se contra os desmantelamentos socioambientais envolvendo o Projeto Baixo-Açu e exerceu o seu ministério sacerdotal (1966-2011), educando para a conscientização como um exercício emancipatório tendo em vista o bem da coletividade. Utiliza-se neste estudo uma metodologia histórico-bibliográfica-descritiva fundamentada na epistemologia das ciências da complexidade. Ao longo desta narrativa são expostos relatos e fotografias que dão a conhecer os vários momentos relevantes e ações que marcaram a prática educativa do nosso personagem. Os principais interlocutores teóricos desta pesquisa são: Paulo Freire, Edgar Morin, Giorgio Agamben, Ailton Krenak e Joseph Cardijn. Destaca-se como lição maior a concepção do sujeito como um ser que se constrói sob o signo permanente de auto-eco-organização e que, por um compromisso com uma ética da corresponsabilidade, se propõe a educar ao humanismo solidário.
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    Dissertação
    Direção espiritual na TV canção nova: análise do discurso do Padre Fábio de Melo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-09-18) Andrade, Débora Cristina Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; ; http://lattes.cnpq.br/9685787626097291; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5
    Trata-se da análise do discurso realizado pelo Pe. Fábio de Melo através do programa Direção Espiritual, transmitido todas às quintas-feiras das 22h30min às 23h30min, através da TV Canção Nova filiada à Comunidade Canção Nova, situada em Cachoeira Paulista-SP. Discute-se a produção de um discurso religioso de massa revestido de um poder que busca o resgate do outro. Além da análise de programas gravados, foram realizadas entrevistas com alguns telespectadores do programa Direção Espiritual, da Canção Nova, no intuito de observar como essas pessoas trariam no seu discurso, a partir daquilo que julgam serem seus problemas pessoais, inseguranças, angústias, perdas, entre outros, os indícios do mal estar de nossa sociedade e como eles percebiam a construção deste discurso religioso realizado através do Pe. Fábio. Foi realizada uma rápida entrevista com Fábio de Melo. Os resultados apontam para uma nova modalidade de discurso religioso televisivo de massa, possibilitando aos telespectadores uma subjetividade que se pode fazer menos ancorada em atos heróicos, como os dos santos e do Cristo, e mais fundada na cotidianidade, numa ética de bem proceder , do respeito mútuo , da convivialidade cooperativa. Tal discurso docilizador e acolhedor cria, em alguns momentos do programa, um tensionamento com a própria tradição da Igreja. Conclui-se que o discurso do Pe. Fábio anuncia um modo de proceder da Igreja que se ancora mais fortemente em um modelo terapeutizante, distanciando-se de um discurso punitivo como era a marca forte da igreja tradicional
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