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Navegando por Autor "Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa de"

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    Tese
    O corpo, o sagrado e a educação: uma abordagem fenomenológica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-15) Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa de; Nóbrega, Terezinha Petrúcia da; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941; http://lattes.cnpq.br/7836954364025567; Vieira, Marcilio de Souza; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Assunção, Luiz Carvalho de; Saura, Soraia Chung; Viana, Raimundo Nonato Assunção; Caminha, Iraquitan de Oliveira
    Esse trabalho se desenvolveu a partir dos movimentos de pensamentos do universo de diferentes pesquisas desenvolvidas no Grupo ESTESIA e no laboratório, que vem investindo em aventuras epistêmicas, estéticas e educativas em torno da visibilidade do corpo e da cultura de movimento. Nessa direção, destacamos que essa pesquisa vem colaborar, no sentido de refletir sobre a experiência estética de ver a dimensão do sagrado como expressão do corpo, e assim mover reflexões para pensar uma educação sensível que está centrada na experiência de ver o filme, em seus sentidos e sentimentos. A construção dessa tese, portanto, realiza-se pela percepção estética do sagrado a partir do conceito de intercorporeidade que perpassa nas seguintes unidades de sentidos: a ritualidade, a sexualidade e a morte.
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    TCC
    Linguagem simbólica e cultural do Maracatu
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Freire, Isabel Batista; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa de
    Compreendo o Maracatu como forma de reconhecer milhares de significações, utilizando-se da cultura como um meio de expressão, de leitura e de linguagem e dos símbolos como forma de manifestar os verdadeiros sentidos perpassados pela cultura africana no Brasil, ressignificados hoje de diversas formas através da dança, ampliando horizontes e ratificando o universo cultural e simbólico envolvido como fonte essencial de conhecimento. Nesse sentido, indagamos, quais elementos culturais e simbólicos são evidenciados no Maracatu? Dessa forma, objetivamos refletir sobre a linguagem simbólica e cultural presente no Maracatu, a partir dos sentidos atribuídos a seus personagens e apresentar contribuições para ampliar o conhecimento da dança na área da Educação Física. Destarte, este estudo utiliza a Pesquisa Qualitativa, tendo como suporte a adoção da atitude fenomenológica de Merleau-Ponty, como corrente filosófica centrada nas experiências de vida compartilhada com outras experiências. Destaco a redução fenomenológica como direção para alcançar novos sentidos e significados culturais e simbólicos no Maracatu. Deste modo, trago para compor as reflexões deste estudo, o saber simbólico e cultural presente nas coreografias do Maracatu apresentada pelo Grupo Parafolclórico da UFRN em 2000, na estreia do espetáculo intitulado de Folguedos. Como técnica de pesquisa foi utilizada a rede de significados, no intuito de possibilitar-nos uma aproximação com os sentidos e significados que emanam do fenômeno no conjunto de fontes, como a análise e descrição dos vídeos, entrevista com alguns bailarinos que vivenciaram a experiência com o Maracatu do Grupo Parafolclórico. Nas considerações finais, proponho um diálogo entre a Educação Física e o maracatu, encontrando caminhos para se pensar a aprendizagem através do universo cultural e simbólico a partir da ampliação do conteúdo da dança na Educação Física, criando espaços de apropriação do conhecimento produzido pelos brincantes, bailarinos ou artistas, tornando essa aprendizagem significativa.
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    Dissertação
    O que as tramas simbólicas e estéticas da cultura do Candomblé nos revelam para se pensar o corpo na Educação Física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-29) Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa de; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; ; http://lattes.cnpq.br/7836954364025567; Costa, Elaine Melo de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/6585812032940319; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834
    Nesta pesquisa, convidamos à reflexão por um olhar fenomenológico sobre o corpo através da descrição do ritual do Xirê vividos no Ilê Axé Dajô Obá Ogodô que se constitui como uma casa de matriz africana onde se cultua a religiosidade do candomblé Ketu. Este ritual foi escolhido por revelar elementos potentes para interrogar o entendimento do corpo e do ser sensível. Assim, lançamos como questões nesta dissertação: que corpo se expressa nos rituais dos Xirês dos Orixás? E como podemos visualizar uma compreensão do corpo e do sensível nos rituais vividos nesta casa? A partir disso, as dimensões estéticas e simbólicas do espaço e do tempo sagrado do ritual do xirê, em especial os cenários de Exu, Obaluaiê, Iemanjá e Oiá nos deram a ver, a sentir e pensar outra lógica para o corpo no universo da Educação Física. As reflexões tecidas no estudo se engendraram a partir de uma análise fenomenológica que se afina com as atitudes do filósofo Maurice Merleau-Ponty. Assim, incorporamos a descrição da experiência vivida registrada como percebido, a redução e a interpretação do fenômeno. Para tanto, fizemos um exercício epistêmico de natureza qualitativa que usou como instrumento de coleta de dados, os registros imagéticos desse ritual, entrevistas com alguns adeptos da cultura do candomblé e os registros em diários de campo das sensações vividas no universo pesquisado que foram alcançadas e interpretadas numa trajetória de muitos encontros com as atividades do terreiro. Diante disso, és aqui mais um estudo que abre possibilidades para ultrapassar os limites da ciência, dando a ver as possibilidades de ser paradoxal, de ser cambiante, de ser sujeito e objeto, de ser sagrado e profano, de carregar imagens e símbolos, de ser mítico, de se ser atravessado por forças ancestrais, da tradição, querecupera o ser que somos por desfrutar de um espaço-tempo outro,valorizando os sentidos e saberes do corpo, correspondendo ao poder de ser transmutante, fenômeno estético, performático. Tem a capacidade de ler a si mesmo e se inventar, ao invés de aceitar modelos pré-estabelecidos. São corpos que encenam outra lógica de ser e está no mundo e assim inspira outros sentidos que desafiam a Educação Física a pensar, sentir e agir através desse corpo que subverte. Acreditamos, que esse saber tratado aqui é surpreendente, talvez extravagante e esquisito, mas confere uma força que pode ser contagiante.São reflexões que nos levam ao espanto, ao que é fora do cotidiano, aos quais muitos desafios ainda se impõem, entre eles a compreensão do corpo e do ser sensível.
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