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    Dissertação
    Análise computacional da absorção química simultânea de Sulfeto de Hidrogênio (H2S) e Dióxido de Carbono (CO2) em solução aquosa de Hidróxido de Sódio (NaOH)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-15) Silva, Ian Macedo; Oliveira, Humberto Neves Maia de; Chiavone Filho, Osvaldo; http://lattes.cnpq.br/2621516646153655; http://lattes.cnpq.br/7302633941782540; http://lattes.cnpq.br/8961098830091839; Nascimento, André Ezequiel Gomes do; Ferreira, Marcionila de Oliveira
    O Sulfeto de Hidrogênio (H2S) e o Dióxido de Carbono (CO2) são espécies químicas naturalmente geradas durante o processo de decomposição da matéria orgânica, estando presente na composição de gases naturais provenientes de diversas fontes. De forma geral, esses gases apresentam uma quantidade maior de Dióxido de Carbono (CO2), variando entre 15% e 40% da composição do gás, em relação ao Sulfeto de Hidrogênio (H2S), que varia entre 10 até 3000 ppm, dependendo da fonte desse gás. Devido a toxicidade do Sulfeto de Hidrogênio (H2S) ser elevada, trabalhos operacionais demandam um alto nível de atenção quanto aos critérios de segurança. Dessa forma, a utilização de um método de cálculo para simular condições operacionais antes de iniciar os trabalhos experimentais é uma ferramenta muito valiosa. Este trabalho apresenta uma ferramenta computacional desenvolvida utilizando a linguagem de programação python para simular as absorção química, tanto do Sulfeto de Hidrogênio (H2S), quanto do Dióxido de Carbono (CO2), inicialmente utilizando as condições de Bontozoglou & Karabelas (1993), em uma coluna de absorção com 27,2 cm de comprimento e 0,34 cm de diâmetro, utilizando uma vazão gasosa de 2,94 m³/h, para parametrizar o sistema e posteriormente comparar com os dados experimentais dos autores. A corrente gasosa é um gás sintético, composta por Sulfeto de Hidrogênio (H2S) com concentração de 900 ppm, Dióxido de Carbono (CO2) com concentração de 0,4 mol/m³, e um gás inerte que complementa a composição do gás. Foi utilizada uma solução de hidróxido de sódio com concentração de 500 mol/m³ como o solvente. Foi obtido um modelo que obteve uma remoção de Sulfeto de Hidrogênio (H2S) de até 89,7% com um erro percentual médio entre o valor calculado pelo modelo e os dados experimentais de 8,22%. Para o Dióxido de Carbono (CO2), o valor obtido de remoção foi de 5,01%, que apesar de baixo esteve de acordo com o valor experimental, com o erro médio de 5,94%. A ferramenta foi testada com os dados experimental de Turpin et al. (2008), realizando a simulação nas mesmas condições empregadas pelos autores, obtendo um erro médio de 8,64%.
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    TCC
    Análise do perfil de consumo dos ésteres destilados do biodiesel de coco como aditivos ao diesel em um motor de combustão interna
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-14) Caetano, Gabriela de Paula dos Santos; Barros Neto, Eduardo Lins de; Andrade, Maria Rosiane de Almeida; https://orcid.org/0000-0003-3079-0587; http://lattes.cnpq.br/1856988565348066; https://orcid.org/0000-0002-1310-7689; http://lattes.cnpq.br/2811639726261017; https://orcid.org/0000-0002-0554-7385; http://lattes.cnpq.br/1854230898234915; Oliveira, Humberto Neves Maia de; https://orcid.org/0000-0003-1634-5102; http://lattes.cnpq.br/7302633941782540
    Tendo em vista a escassez dos combustíveis fósseis, a poluição ambiental e a crescente demanda por energia, os combustíveis produzidos através de biomassa têm sido de grande interesse dos cientistas no mundo em busca de fontes de energia renováveis, como o biodiesel que pode ser obtido através de óleos vegetais, como o óleo de coco que possui grande potencial. Dessa forma, o presente estudo possui como objetivo a análise do perfil de consumo e da caracterização dos ésteres destilados do óleo de coco (fração leve e pesada) como aditivos ao diesel. Todos os testes foram feitos com o diesel comercial (DC) sendo o combustível base, com a adição de 5%,10% e 15% (v/v) das frações leves (BFL5, BFL10 e BFL15), pesadas (BFP5, BFP10 e BFP15) e também do próprio biodiesel (BC5, BC10 e BC15). Os ensaios de caracterização (densidade, poder calorífico e corrosão) foram realizados conforme os métodos ASTM correspondentes, e os resultados encontrados para as formulações estudadas indicaram que todas as amostras se enquadraram nos padrões estabelecidos para comercialização de acordo com a resolução N°50 da ANP. O teste de consumo do motor foi avaliado pelos testes de consumo horário e específico (desempenho do motor), que foram realizados em motor a diesel da marca Branco (BD 7.0), variando-se a potência de 0W a 1200W tendo a rotação mantida constante em 3600 rpm, para que fosse obtida as curvas de consumo. Os resultados das curvas encontradas para o consumo horário, indicaram que para todos os valores de potência, os ésteres conseguiram proporcionar um menor consumo em relação ao diesel comercial, sendo o melhor cenário apresentado pela formulação BFP15 e em sequência pela BFP5. Já as curvas encontradas para as análises do desempenho do motor indicaram uma melhora na eficiência do mesmo com as formulações aditivadas em relação ao diesel comercial, sendo o melhor panorama a redução de 18,13% na condição de carga de 300W e de 7,29% na condição de carga de 1200W, encontrado para a formulação BFP15 comparado ao DC. Já o segundo panorama significativo foi com redução de 13,68% para a condição de carga de 300 W e de 6,19% na condição de carga de 1200W, para a formulação BFP5 comparado ao DC. Sendo assim, pode-se concluir que os aditivos foram capazes de promover a queima com uma boa eficiência do motor.
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    TCC
    Análise Vibracional do Rotor Principal do Helicóptero Airbus H225M
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Assis Neto, Gerson Rodrigues de; Chiavone Filho, Osvaldo; Salsa Júnior, Rubens Gonçalves; Oliveira, Humberto Neves Maia de; Medeiros, Ismirray Felipe Rocha de
    Este trabalho centra-se na investigação do comportamento vibracional dos componentes rotacionais fundamentais do Helicóptero Airbus H225M. A introdução do estudo oferece uma visão abrangente dos principais sistemas da aeronave, proporcionando um contexto para a compreensão de seu comportamento vibratório. O objetivo primário da pesquisa é explorar e compreender o balanceamento do rotor principal, visando corrigir eventuais vibrações indesejadas que possam impactar o desempenho e a segurança da aeronave. A metodologia empregada inclui o uso do Sistema de Monitoramento de Rotação e Vibração (MARM’S) para análise detalhada e coleta de dados significativos sobre as vibrações do rotor. Ao longo da investigação, são apresentados os resultados da análise vibracional, destacando o papel crucial do MARM’S na identificação de irregularidades e na orientação das ações corretivas de manutenção. A conclusão do estudo enfatiza os resultados obtidos após os ajustes realizados, indicando que os valores finais de vibração foram reduzidos para níveis normais aceitáveis do projeto. Esses resultados positivos atestam a eficácia da manutenção corretiva no balanceamento do rotor principal, encerrando com sucesso o processo de normalização das vibrações indesejadas. Além disso, o estudo contribui para a compreensão mais aprofundada do comportamento vibracional específico do Airbus H225M e destaca a relevância do MARM’S como uma ferramenta valiosa na otimização do desempenho vibracional e na manutenção preditiva de helicópteros dessa categoria.
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    Tese
    Aplicação de tensoativo não iônico na remoção de fenol de meio aquoso: equilíbrio e modelagem
    (2016-12-07) Silva, Wanessa Paulino Neves; Barros Neto, Eduardo Lins de; ; http://lattes.cnpq.br/2811639726261017; ; http://lattes.cnpq.br/0135440045666758; Dantas Neto, Afonso Avelino; ; http://lattes.cnpq.br/2174051551046465; Araújo, Alessandro Alisson de Lemos; ; http://lattes.cnpq.br/6204950349091367; Nascimento, André Ezequiel Gomes do; ; http://lattes.cnpq.br/7617753920843808; Oliveira, Humberto Neves Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/7302633941782540; Lima, Luis Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/5237142340345513; Melo, Ricardo Paulo Fonseca; ; http://lattes.cnpq.br/2188795979320167
    A sustentabilidade ambiental tem sido alvo de interesse e preocupação nas indústrias, principalmente devido à geração de efluentes. Como os compostos fenólicos são tóxicos aos seres vivos, o teor máximo de 0,5 ppm é considerado como concentração limite para lançamentos em corpos de água doce pela Resolução Federal CONAMA nº. 430 de 2011. No processo de tratamento desses efluentes, a extração líquido-líquido é o processo mais econômico para a recuperação do fenol, pois consome pouca energia, mas, na maioria das vezes, utiliza um solvente orgânico que pode acarretar sérios problemas ambientais. Alguns estudos comprovam a viabilidade da utilização de tensoativos não iônicos em substituição aos solventes orgânicos. O objetivo principal deste trabalho foi estudar o processo de extração de fenol de efluentes aquosos utilizando como agente extrator os tensoativos não iônicos nonilfenol etoxilados com grau de etoxilação: 8; 9,5; 10; 11 e 12. Avaliou-se algumas propriedades do processo, como o ponto de nuvem (PN), concentração miclar criticar (c.m.c.) dos tensoativos, termodinâmica de micelização, efeito da concentração de sal (Xsal), concentração de tensoativo (Xt), concentração de fenol (Xf) e grau de etoxilação da molécula de tensoativo (EO), bem como os parâmetros do processo de extração: eficiência de extração, razão volumétrica das fases, fator de concentração e coeficiente de partição. Os resultados mostraram que o PN dos tensoativos é diretamente influenciado pela quantidade de fenol e sais presentes no efluente. A técnica de planejamento experimental mostrou-se eficiente no desenvolvimento de modelos matemáticos capazes de prever o PN dos tensoativos e na otimização das variáveis visando um baixo custo energético (diminuição do PN). As condições para se obter os menores valores de PN é Xsal = 0,2%, Xt = 0,5% e EO = 10. Os ensaios para determinação da c.m.c. e análise termodinâmica de micelização permitiram verificar que o aumento da temperatura tende a diminuir a c.m.c. dos tensoativos, o processo de micelização é espontâneo e exotérmico para todos os tensoativos e temperaturas estudados. A eficiência de remoção de fenol dos sistemas foi satisfatória e, em alguns casos, superior a 95%, apesar do elevado percentual do volume da fase coacervato. A modelagem e análise estatística dos dados experimentais geraram modelos capazes de descrever o processo, estimando a eficiência de remoção e os parâmetros em função da composição do sistema. Portanto, a utilização de tensoativos não iônicos nonilfenol etoxilados propostos representam uma alternativa concreta na remoção de fenol de efluentes aquosos, com menor risco ambiental que os sistemas convencionais utilizados na indústria.
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    TCC
    Aproveitamento de gás de vaso separador
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-16) Brito, Nike Nilvan da Silva Pinto Teixeira das Neves; Medeiros, Gilson Gomes de; Oliveira, Humberto Neves Maia de; Oliveira, Ana Karla Costa de
    O cenário atual da produção de petróleo e, principalmente, de gás natural no Estado do Rio Grande do Norte é de queda. A bacia sedimentar potiguar, que produz petróleo e gás desde 1976, já trabalha com métodos de recuperação como injeção de gás, água e vapor. Para que haja um aumento na produção atual, seriam necessários novos investimentos na área de recuperação e também pesquisa por novos poços, o que é inviável no presente momento devido ao baixo preço do barril de petróleo. Diante deste quadro, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a probabilidade de recuperação do gás natural do vaso separador que recebe a produção de óleo do campo marítimo de Ubarana, e que era descartado por queima através de tocha. Tal recuperação se deu pela instalação de uma unidade de compressão ao lado do referido vaso, para succionar o gás e enviá-lo para tratamento e processamento. Verificada a viabilidade técnica e econômica, seguiu-se com a instalação do compressor e o gás, que era anteriormente descartado, une-se a outras correntes e segue para tratamento e processamento, gerando um pequeno incremento na produção de gás do Estado.
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    Tese
    Aproveitamento do pó da casca de coco verde para produção de compostos levulínicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Silva, Poliana Pinheiro da; Barros Neto, Eduardo Lins de; Nascimento, Paula Fabiane Pinheiro do; https://orcid.org/0000-0002-0930-8656; http://lattes.cnpq.br/9568438570514870; http://lattes.cnpq.br/2811639726261017; http://lattes.cnpq.br/4680359631249875; Oliveira, Humberto Neves Maia de; Silva, Leonete Cristina de Araújo Ferreira Medeiros; Duarte, Lindemberg de Jesus Nogueira
    Os resíduos agroindustriais na maioria das vezes são amplamente descartados em aterros sanitários ou de maneira descontrolada. Uma alternativa ambientalmente amigável pode ser o aproveitamento dessa biomassa residual para produção de químicos sustentáveis de alto valor agregado. O ácido levulínico e seus derivados são exemplos desses produtos, que possuem alto valor agregado e podem servir como precursores para diversos produtos industriais e também usados como aditivos de combustíveis. Nesse contexto, a presente tese teve como objetivo estudar a viabilidade da utilização da casca de coco verde in natura em composto levulínicos. Para isso, foram desenvolvidos três estudos, sendo o primeiro a investigação da viabilidade de catalisadores para conversão da biomassa por meio da cinética de degradação; a segunda, foi a síntese de ácido levulínico a partir da casca de coco verde e, por fim, a síntese de etil levunilato, para averiguar as condições da reação de esterificação e viabilidade do emprego do sulfato de alumínio como catalisador. A primeira etapa determinou a composição da biomassa antes e após a esterificação através da análise termogravimétrica; percebeu-se uma redução nas quantidades de celulose (18,18% para 9,77%) e hemicelulose (44,65% para 26,18%) após a reação. Em seguida realizou-se a cinética de degradação do pó da casca de coco pelo método de Ozawa–Flynn–Wall, o qual demostrou que a energia de ativação está diretamente relacionada com a presença de hemicelulose e celulose, passando de 143 kJ.mol-1 para 125 kJ.mol-1. A segunda etapa consistiu na síntese de ácido levulínico gerado a partir do pó da casca de coco verde. As reações ocorreram em reator inox Parr Instruments, com capacidade de 300 mL e as amostras foram analisadas em HPLC. As condições das reações foram determinadas de acordo com um planejamento fatorial com adição de 3 pontos, temperatura, tempo e quantidade de catalisador sendo os três significativos. A variável resposta foi o rendimento de ácido levulínico, o qual chegou ao máximo de 42,94% nas condições centrais (190 ºC, 2h, 1:0,25). O terceiro estudo compreendeu um planejamento Box-Behnken (PBB) de três fatores, tendo como resposta a conversão do ácido levulínico em etil levulinato. A maior conversão se deu no tempo de 1hr, razão molar (etanol: AL) 4:1 e concentração de catalisador 0,04 mol/L. Em seguida, realizou-se uma comparação entre a síntese de metil e etil levulinato, percebeu que o único fator significativo em ambas as reações foi o tempo. Após as analises ficou comprovada a viabilidade da conversão do pó da casca de coco verde em ácido levulínico, sendo o catalisador sulfato de alumínio ideal tanto para a síntese de AL quanto para a síntese de etil levulinato.
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    TCC
    Apuração de Resultados – CDD Natal: Ambev S.A
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-23) Araújo, Iuri Silva de; Oliveira, Humberto Neves Maia de; Mata, Ana Lúcia de Medeiros Lula da; Medeiros, Gilson Gomes de
    O presente relatório descreve as atividades realizadas no Centro de Distribuição Direta – CDD Natal da Ambev S.A. no setor de Apuração de Resultados (APR), no período de Abril à Novembro de 2016, tendo como supervisor Fernando Ellwanger e professor orientador Dr. Humberto Neves Maia de Oliveira. O principal foco deste relatório é a gestão de resultados e de planejamento da operação. Neste é realizado uma abordagem sobre os conceitos das atividades desenvolvidas e sua ligação perante aos conteúdos abordados pelo curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
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    TCC
    Avaliação da adsorção de cobre a partir de carvão ativado obtido quimicamente do bagaço de cana de açúcar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-01-09) Silva, Maria Clara Mendes da; Moriyama, André Luis Lopes; Soares, Larissa Azevedo; Oliveira, Humberto Neves Maia de
    O objetivo principal do trabalho foi fazer um estudo de adsorção com o carvão ativado produzido a partir do bagaço de cana de açúcar com foco na remoção do metal cobre de efluentes contaminados. A metodologia experimental do estudo consiste em ensaios para avaliar a capacidade de adsorção do carvão ativado em um sistema em batelada com um reator com volume de 25 ml, auxiliado por um banho termostático e uma jaqueta. Os ensaios foram realizados a uma temperatura de 30 °C, com soluções de Sulfato de Cobre, as quais possuíam concentrações de 200 ppm de Cobre num primeiro ensaio e 50 ppm de Cobre no outro, ambos em contato com 25 mg de carvão ativado em cada ensaio. Cada ensaio tiveram duração de 24 horas. As amostras de cada ensaio seguiram uma sequência de coleta de 2, 4, 6, 22 e 24 horas. Após cada coleta, uma amostra era levada para uma centrífuga para uma separação de cada fase (sólida = carvão ativado, líquida = solução de sulfato de cobre). Foram preparadas curvas padrão para determinar a concentração de Cobre residual na solução após o contato com o carvão ativado a partir no equipamento de espectroscopia de absorção atômica. A partir da curva de calibração, pode-se calcular as concentrações das amostras, as quais também foram lidas no equipamento de espectrofotometria de absorção atômica (EAA). Para cada faixa de concentração de Cobre existe um comprimento de onda referente. Neste caso, a curva de calibração foi construída com padrões 1-280 ppm de Sulfato de Cobre, cujo comprimento de onda correspondente é de 222,6 nm. No ensaio com solução de 200 ppm de Cobre a remoção foi de 10% de Cobre com 6 horas de contato. Ao fim das 24 horas a remoção foi de 12%. Para o segundo ensaio de 50 ppm de Cobre, obteve-se 18% ao fim de 4 horas e não houve mais remoção significante a partir destas 4 horas. O estudo mostrou uma cinética de pseudo-segunda ordem e isotermas de Freundlich para os dois ensaios. Para a caracterização do carvão foram feitas análises de FRX, DRX, MEV e BET.
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    Dissertação
    Avaliação da molhabilidade de soluções de tensoativos em aço inoxidável
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-09-04) Nascimento, André Ezequiel Gomes do; Barros Neto, Eduardo Lins de; Moura, Maria Carlenise Paiva de Alencar; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702157Y9; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798645D3; ; http://lattes.cnpq.br/7617753920843808; Alves Júnior, Clodomiro; ; http://lattes.cnpq.br/7441669258580942; Oliveira, Humberto Neves Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/7302633941782540
    Com o crescente aumento da industrialização, provocado pela globalização do planeta, tornou-se cada vez mais comum a busca por materiais de alta resistência e durabilidade para os mais diversificados ramos de atividades. Assim, a produção e procura por materiais que atendam estas exigências tornou-se cada vez maior com o passar dos anos. Logo, um dos materiais que vêm preenchendo bem os requisitos necessários para esta aplicação é o aço inoxidável, devido às suas diversas características aplicáveis aos diferentes ramos da indústria. O interesse das companhias de petróleo por reservas de óleos pesados vem apresentando aumento constante durante as últimas décadas. As propriedades reológicas destes óleos impedem o seu transporte em sistemas convencionais de fluxo. A partir deste problema surge a necessidade do desenvolvimento de tecnologias que permitam melhorar o escoamento e transporte, reduzindo os custos de operação, para, assim, viabilizar a produção de óleo no reservatório. Diante disto, surge o transporte através de sistemas contendo tensoativos, que reduzem as tensões interfaciais, facilitando o escoamento do óleo através do duto, reduzindo as perdas de carga por atrito. Para verificar estas interações estudou-se a molhabilidade das superfícies, que é representada pela medida do ângulo de contato de soluções de tensoativo com placas planas de aço inoxidável 304. Foram utilizadas soluções de KCl, tensoativos e misturas de tensoativos com cadeia carbônica linear e aromática de grupos etoxilados variando de 3 a 100. Para determinação da molhabilidade foi utilizado o goniômetro DSA 100, Krüss. A fim de observar a influência da rugosidade na molhabilidade, a placa de aço inoxidável foi usinada e polida com diferentes lixas de referência de 100 até 1200. Os resultados obtidos mostraram que lixar e polir a placa resulta em diminuição da molhabilidade. Quanto às soluções de tensoativos, estas apresentaram melhor molhabilidade em aço inoxidável do que as soluções de KCl testadas. Também foi observado que a mistura de tensoativos é uma opção considerável, uma vez que apresentou ângulos de contato satisfatórios para uma boa molhabilidade na placa de aço inoxidável. Outro fato observado é que a etoxilação também interfere na molhabilidade, reduzindo o ângulo de contato com a redução da etoxilação. Isto nos leva a concluir que tensoativos com maior etoxilação, sendo mais hidrofóbicas, diminuem a interação da água com o duto e, consequentemente, o atrito com o mesmo, melhorando assim o escoamento
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    Dissertação
    Avaliação da produção de biodiesel de microalga Isochrysis galbana via transesterificação in situ
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-04-04) Procópio, Zaniel Souto Dantas; Chiavone Filho, Osvaldo; Araújo, Ofélia de Queiroz Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/2347662604044532; ; http://lattes.cnpq.br/2621516646153655; ; http://lattes.cnpq.br/6913681675815556; Oliveira, Humberto Neves Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/7302633941782540; Silva, Dannielle Janainne da; ; http://lattes.cnpq.br/3744730955893225; Foletto, Edson Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/6550340290019699
    As microalgas são organismos microscópicos fotossintetizantes que crescem rapidamente e em diferentes condições ambientais devido a sua simples estrutura celular. O cultivo de microalgas é um sistema biológico capaz de armazenar energia solar, através da produção de compostos orgânicos via processo fotossintético, sendo que a maioria das espécies apresenta crescimento mais rápido que as plantas terrestres, possibilitando maior rendimento de biomassa. Assim, compreende-se que o cultivo desses mecanismos fotossintetizantes se insere numa proposta relevante, uma vez que, quando comparados a outras matérias primas produtoras de óleo, apresentam uma produtividade significativamente maior, sendo, portanto, uma matéria-prima capaz de completar a demanda atual de biodiesel. O objetivo geral da dissertação foi a obtenção do biocombustível via processo de transesterificação do bio-óleo obtido a partir da microalga Isochrysis galbana. O estudo ainda teve por objetivos específicos estimar o uso de um fotobiorreator em nível laboratorial, para realização de experimentos de crescimento de microalgas; avaliar as características do biodiesel produzido por processo de transesterificação in situ da microalga; estudar uma nova rota para desinfecção deste meio de cultura, por meio do uso do agente químico hipoclorito de sódio. Com a introdução deste novo método foi possível obter a cinética de crescimento do cultivo para o fotobiorreator, além de obter a biomassa necessária para transformação nos experimentos de análise e obtenção do biodiesel. A pesquisa apontou resultados aceitáveis para as características verificadas no bio-óleo obtido, o qual se enquadrou nos padrões da resolução ANP Nº14, de 11.5.2012 DOU 18.5.2012. Além disso, demonstrou-se que o fotobiorreator projetado atendeu às expectativas no que concerne ao crescimento do cultivo estudado e contribuiu amplamente para o desenvolvimento da espécie de microalga escolhida. Dessa maneira, pode-se constatar que a microalga Isochrysis galbana se mostrou uma espécie com potencial para a produção de biodiesel
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    Tese
    Avaliação de catalisadores heterogêneos obtidos a partir das cascas do ovo, para síntese de biodiesel
    (2019-03-11) Cordeiro, Diego Oliveira; Barros Neto, Eduardo Lins de; ; ; Oliveira, Humberto Neves Maia de; ; Lima, Luis Ferreira de; ; Ferreira, Marcionila de Oliveira; ; Silva, Roberta Pereira da;
    O crescimento gradativo do consumo de energia no mundo vem encadeando preocupações com o esgotamento de fontes energéticas e com o desequilíbrio ambiental devido ao uso predatório de recursos naturais. No mundo, apenas 9% da energia consumida é proveniente de fontes renováveis. Tendo em vista esta alta dependência mundial por energias não renováveis, se fazem necessárias pesquisas para o desenvolvimento de novas fontes de energias alternativas. O Biodiesel, biocombustível utilizado para motores do ciclo diesel, está se mostrando como uma das alternativas viáveis para este problema atual. Como também apresenta, em alguns aspectos, vantagens sobre o diesel de petróleo, tais como: não é tóxico, proveniente de fontes renováveis, ambientalmente inócuos e relativamente biodegradáveis, além de diminuir (durante o processo de combustão) as emissões de gases poluentes, como: partículas de carbono, monóxido de carbono, óxidos sulfúricos e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. O biodiesel geralmente é obtido através da transesterificação, na qual um mol dos triacilglicerídeos reage com três mols de álcool (metanol ou etanol) para formar três mols de biodiesel e um mol de glicerina. A reação geralmente é catalisada por uma base forte homogênea, NaOH ou KOH. Entretanto, o uso de catalisadores homogêneos resulta na formação de sabão, dificuldade de separação e geração de efluentes. Devido a estas limitações, surgiu a necessidade de se estudar catalisadores heterogêneos para obtenção de biodiesel. O CaO é um catalisador heterogêneo que se destaca pela alta capacidade catalítica e fácil obtenção. Entretanto, os resultados catalíticos destes sólidos dependem muito do método de preparação, bem como das condições de reação empregadas. Portanto, o objetivo da pesquisa é desenvolver e avaliar diversos catalisadores heterogêneos obtidos a partir da casca do ovo calcinado, para produção de biodiesel de soja via metílica. Para obtenção das diferentes amostras de CaO, foram utilizadas três matérias-primas (casca de ovo branca e marrom de galinha e CaCO3 comercial) calcinadas em diferentes condições de temperaturas (800 °C, 900°C e 1000°C) e tempo (80, 120 e 160 minutos) sobre uma taxa de aquecimento de 5ºC mim-1 . Totalizando 27 amostras. O melhor resultado entre as cascas do ovo foi à amostra de casca branca calcinada a 800ºC em 160 minutos (CB8P16). O CaO apresenta uma desvantagem, pois sofre reações de reidratação e carbonatação muito facilmente, formando respectivamente Ca(OH)2 e CaCO3. Entretanto, mesmo depois da formação majoritária de CaCO3, se mantem as propriedades e características presentes, como base forte e presença de sítios ativos na superfície, as quais caracterizam como um potencial sólido catalítico para reação de transesterificação. Outro motivo para a manutenção da capacidade catalítica está na formação do Ca(OCH3)2, obtido a partir da mistura inicial entre o metanol e o CaO, o qual apresenta características mais catalíticas que CaO, causa um processo chamado de ativação do CaO. A mistura calcinada entre o CaO derivado da casca do ovo de galinha e diatomita, formou a wollastonita, que apresenta um melhor desempenho catalítico do que o CaO em algumas condições de reação.
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    Tese
    Avaliação de diferentes processos oxidativos avançados no tratamento de resíduos de petróleo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-09-01) Rocha, Otidene Rossiter Sá da; Duarte, Márcia Maria Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787740D4; ; http://lattes.cnpq.br/6960902824058791; Silva, Valdinete Lins da; ; http://lattes.cnpq.br/6965029890444626; Chiavone Filho, Osvaldo; ; http://lattes.cnpq.br/2621516646153655; Dantas, Renato Falcão; ; http://lattes.cnpq.br/8810347636088336; Duarte, Marta Maria Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/2069994676017059; Oliveira, Humberto Neves Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/7302633941782540
    A indústria de petróleo lida com problemas de difícil solução em relação às atividades voltadas para a proteção ambiental, devido à geração de resíduos de diversos tipos e níveis de periculosidade. A contaminação do solo por compostos de fase líquida não aquosa, especificamente os hidrocarbonetos de petróleo tem sido motivo de preocupação, principalmente os aromáticos e poliaromáticos, apresentam risco à saúde humana devido a seu caráter carcinogênico e mutagênico. Os Processos Oxidativos Avançados (POA) são tecnologias eficientes para destruição de compostos orgânicos de difícil degradação biológica e, muitas vezes, presentes em baixas concentrações. Podem ser consideradas tecnologias limpas, pois não há a formação de subprodutos sólidos e nem a transferência de fase dos poluentes. O objetivo desse trabalho foi estudar a degradação de resíduos da indústria de petróleo, por Processos Oxidativos Avançados. Foram realizados tratamentos de borra de petróleo, solo contaminado com petróleo e água de produção de petróleo alcançando uma degradação de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA) de 100 % em 96 horas de tratamento para a borra, 100% em 6 horas de tratamento para água de produção de petróleo e uma degradação de Carbono Orgânico Total (COT) de 50,3% em 12 horas de tratamento para o solo contaminado com petróleo. Os POA foram eficientes no tratamento de resíduos de petróleo apresentando-se como uma alternativa promissora no tratamento desses resíduos
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    Tese
    Avaliação de propriedades e emissões atmosféricas de diesel microemulsionado com glicerina
    (2019-12-06) Uchôa, Igor Micael Alves; Barros Neto, Eduardo Lins de; Oliveira, Humberto Neves Maia de; ; ; ; Dantas Neto, Afonso Avelino; ; Duarte, Lindemberg de Jesus Nogueira; ; Evangelista Neto, Alcivan Almeida; ; Fernandes, Manoel Reginaldo;
    Atualmente os combustíveis fósseis derivados do petróleo são amplamente utilizados para geração de energia/trabalho e isso tem aumentado às emissões de gases poluentes para a atmosfera, causando vários problemas. Para reduzir as emissões de SOx para a atmosfera a concentração de enxofre no diesel mineral brasileiro está atualmente limitada a 10 ppm e associado a isso tem-se a mistura de 10% em volume de biodiesel. O processo de tratamento para redução do enxofre diminui a lubricidade do diesel e a pode afetar o desempenho do motor. Em outro aspecto, o excesso de glicerina tem se tornado um problema para os produtores de biodiesel, pois não se consegue dar um destino final adequado. Diante disso, neste trabalho foram desenvolvidos sistemas combustíveis base diesel mineral ULSD microemulsionados com solução de glicerina e dois tensoativos do tipo nonilfenol etoxilados com 4 e 6 EO que fossem capazes de aproveitar o potencial energético da glicerina, promover melhora nas propriedades do diesel e reduzir emissões de poluentes. A análise termogravimétrica sugeriu perfis similares para os diferentes combustíveis formulados, mas com elevação dos parâmetros termogravimétricos, sendo as temperaturas de decomposição da ordem de 300 ºC. As energias de ativação apresentaram valores da ordem de 60 kJ/mol. Nos ensaios de lubricidade desenvolvidos no HFRR (Hight Frequency Reciprocating Rig) foram obtidos resultados de até o dobro da porcentagem de formação de filme lubrificante, redução de 0,053 no coeficiente de atrito e redução de 187 µm no tamanho da escara. Os resultados dos testes de consumo específico mostram que o aumento da concentração de água e glicerina nos sistemas aumentou o consumo de combustível em uma carga específica, e uma redução desse comportamento para cargas mais elevadas. Já para as analises de emissões em cada carga específica testada, percebeu-se o comportamento de redução de emissões de CO, CO2, NOx e da temperatura de saída dos gases, sendo obtida na melhor condição uma redução 19%, 5%, 11% e 10,5% respectivamente.
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    Tese
    Avaliação de sistemas constituídos por polímeros/ tensoativo/ EDTA na recuperação avançada de petróleo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10-19) Santos, Joselisse Soares de Carvalho; Duarte, Márcia Maria Lima; Barros Neto, Eduardo Lins de; ; http://lattes.cnpq.br/2811639726261017; ; http://lattes.cnpq.br/6784689928387553; ; http://lattes.cnpq.br/6106592808767711; Curbelo, Fabiola Dias da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/6991333478380004; Santos, Francisco Klebson Gomes dos; ; http://lattes.cnpq.br/0273000754120553; Oliveira, Humberto Neves Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/7302633941782540; Melo, Ricardo Paulo Fonseca; ; http://lattes.cnpq.br/2188795979320167
    A recuperação avançada de petróleo tem sido foco de inúmeras pesquisas buscando o melhoramento da recuperação do óleo in place dos reservatórios, isto porque os reservatórios maduros e/ou aqueles que possuem óleos muito viscosos precisam de meios que auxiliem no escoamento e conseqüente produção. Diante disto, foram estudadas as propriedades físico-químicas, entre estas propriedades verificaram-se o comportamento reológico e a tensão superficial dos polímeros, variando a concentração e a temperatura. Após a obtenção da concentração de overlep, foi analisada a tensão interfacial da solução de petróleo/poliacrilamidas e, estas em presença de tensoativo e EDTA. Também, observou-se a permeabilidade destas soluções, modificando a concentração. Com isso, o objetivo desta caracterização foi observar a viabilidade destas soluções nos processos de deslocamento de petróleo em meio poroso. Os resultados obtidos mostraram que o aumento da ionicidade das poliacrilamidas promove um aumento da viscosidade no meio. No caso da temperatura seu aumento reduz a viscosidade para as poliacrilamidas de baixa ionicidade, a aumenta a viscosidade das poliacrilamidadas de alta ionicidade. Quanto a permeabilidade, verificou-se que os polímeros aniônicos apresentaram pressões mais elevadas em comparação aos polímeros de baixa ionicidade, e acredita-se que esse comportamento esteja relacionado às viscosidades destes polímeros, que são mais altas. Na tensão superficial observou-se a região da concentração de overlep de cada polímero, consequentemente foi observado que as cargas iônicas não influenciaram consideravelmente na redução das tensões interfaciais entre o óleo e as poliacrilamidas e constataram-se reduções das IFT de todas as soluções estudadas quando comparada ao caso água/petróleo. Tal resultado é um bom indício para seu uso no processo de recuperação avançada de petróleo. Finalmente, ao injetar as soluções estudadas no meio poroso, verificou-se que as soluções de polímeros com maior ionicidade em presença de tensoativo e EDTA promoveram uma sinergia na recuperação avançada de petróleo, quando comparadas às soluções contendo apenas polímeros.
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    TCC
    Avaliação do efeito do teor do álcool etílico em um sistema ternário etanol/biodiesel/diesel
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Silva, Rayandson Raimundo da; Oliveira, Humberto Neves Maia de; Bezerra, Jéssyca Kaenny de Andrade; Pereira, André Anderson Costa
    A crescente preocupação com as mudanças climáticas e a necessidade de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis têm impulsionado a busca por alternativas energéticas mais sustentáveis. Uma maneira de reduzir essas emissões é adicionar compostos oxigenados, como biodiesel e álcoois, ao óleo diesel. No entanto, essa adição pode levar à separação de fases entre os combustíveis e ter consequências graves para o funcionamento do motor. Nesse contexto, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito do teor de etanol na miscibilidade dos constituintes de misturas contendo etanol + biodiesel + diesel a partir do estudo do equilíbrio líquido-líquido. Os resultados dos diagramas ternários revelaram que a quantidade de água presente no etanol tem efeito significativo na miscibilidade dos constituintes da mistura, apresentando maiores regiões bifásicas nos sistemas onde o teor de etanol é mais baixo. Para o diagrama do etanol à 95%, foi avaliada a confiabilidade dos dados experimentais das linhas de equilíbrio confirmada por meio das correlações de Othmer-Tobias e Hand, que apresentaram coeficientes de correlação (R²) de 0,99668 e 0,99505 respectivamente. Os resultados obtidos a partir dos modelos termodinâmicos NRTL e UNIQUAC demonstraram uma excelente concordância com os dados experimentais, com um desvio de apenas 1,78% para o modelo NRTL e 0,78% para o modelo UNIQUAC.
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    Tese
    Avaliação do equilíbrio de fases de misturas biodiesel e álcoois de cadeia curta com aplicação em motores ciclo diesel
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-11) Bezerra, Jéssyca Kaenny de Andrade; Barros Neto, Eduardo Lins de; Lavoie, Jean Michel; http://lattes.cnpq.br/2811639726261017; https://orcid.org/0000-0002-1883-3153; http://lattes.cnpq.br/8970682957783647; Lopes, Francisco Wendell Bezerra; Medeiros, Gilson Gomes de; Oliveira, Humberto Neves Maia de; http://lattes.cnpq.br/7302633941782540; Duarte, Lindemberg de Jesus Nogueira; Andrade, Maria Rosiane de Almeida
    A produção e o uso indiscriminado dos combustíveis fósseis devem declinar nas décadas futuras em decorrência do aquecimento global provocado pela emissão dos gases causadores do efeito estufa, os quais causam severas disfunções climáticas. A diversificação da matriz energética mundial passa pela ampliação e fortalecimento das energias renováveis e dos biocombustíveis visando aliar segurança energética com desenvolvimento sustentável. O biodiesel é uma alternativa viável à utilização do diesel em razão da semelhança entre suas propriedades e aplicações, sem exigir qualquer modificação nos motores de combustão interna. O biodiesel se sobrepõe aos combustíveis fósseis em virtude do seu caráter biodegradável, sustentável e ambientalmente amigável. Neste trabalho foi apresentado a produção de biodiesel metílico utilizando óleo de soja comercial em rota homogênea com o hidróxido de potássio (KOH) com a finalidade de obter os dados de equilíbrio líquido-líquido (ELL) e sua aplicabilidade em um motor ciclo diesel. Inicialmente, uma comparação dos diagramas de equilíbrio e uma avaliação dos modelos termodinâmicos foram realizados entre o biodiesel (biodiesel + glicerol + metanol) e o metil palmitato, éster isolado do biodiesel (metil palmitato + glicerol + metanol). Os resultados apresentaram uma boa correlação aos modelos UNIQUAC e NRTL, além de evidenciarem um diagrama com uma extensa região bifásica. A fim de propor novas formulações de biocombustíveis, estudos de ELL em sistemas ternários foram realizados contendo Álcoois + Biodiesel + Diesel, enfocando o uso do biodiesel como aditivo estabilizador de álcoois em misturas de diesel, em outras palavras, foi investigado a miscibilidade dos sistemas ternários. A autenticidade dos dados de equilíbrio de fase foi validada pelas equações de Othmer-Tobias e Hand. Os coeficientes de distribuição e seletividade calculados para as regiões de imiscibilidade indicaram que o aumento da cadeia carbônica fortalece a solubilidade do biodiesel. Os dados experimentais também se correlacionaram com os modelos termodinâmicos UNIQUAC e NRTL. Ambos os modelos apresentaram alta concordância com os dados experimentais, com valores de desvio (RMSD) inferiores a 1,78%. Os dados de equilíbrio líquido-líquido obtidos para os sistemas estudados possibilitou a obtenção de parâmetros de interação binária, através da consistência termodinâmica dados de equilíbrio pelo uso dos modelos UNIQUAC e NRTL. Os parâmetros obtidos podem ser aplicados para avaliar as condições de processos envolvendo extração líquido-líquido através de simuladores de processos. E, por fim, o motor diesel alimentado com combustível misturado com biodiesel/metanol/n-butanol foi empregado para investigar os efeitos de diferentes proporções de mistura de combustível e carga do motor nas características de combustão em termos de consumo específico de combustível e eficiência térmica do freio. Dois planejamentos experimentais 2³ com a adição de três pontos centrais foram realizados, avaliando o efeito das variáveis, concentração de aditivos (metanol e nbutanol), razão molar (B/M) e potência. A carga é o principal fator que afeta o consumo específico do combustível e a eficiência térmica do freio.
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    TCC
    Avaliação do sistema de circulação e agitação nos tanques de fluido em uma sonda de perfuração
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-28) Laurindo, Mauricio; Oliveira, Humberto Neves Maia de; Rodrigues, Marcos Allysson Felipe; Sousa, Magna Angelica dos Santos Bezerra
    Em perfuração de poços de petróleo é fundamental trabalhar com equipamentos corretamente dimensionados e seguros, além de contar com profissionais comprometidos e devidamente treinados, afim de se obter sucesso nas variadas operações. O fluido de perfuração é fundamental para se alcançar o objetivo com êxito, uma vez que suas funções básicas são manter o poço pressurizado, resfriar a broca e carrear os cascalhos da formação. Para tanto, se faz necessário o armazenamento e tratamento adequados na superfície, cujos equipamentos devem estar em plenas condições de atender à necessidade. Neste trabalho, o objetivo é avaliar se o sistema de circulação e agitação dos tanques, instalados em uma sonda de perfuração, estão em conformidade com as recomendações operacionais e, diante dos resultados obtidos, sugerir soluções que porventura sejam pertinentes. A metodologia adotada para o sistema de agitação baseia-se na literatura especializada, publicada recentemente pela ASME (Drilling Fluids Processing - Handbook; Elsevier, 2005). Para o sistema de circulação – bombas, tubulações e acessórios – são adotados critérios estudados nas disciplinas Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias. Os resultados obtidos são apresentados resumidamente no texto e os cálculos detalhados, apresentados no Anexo. A otimização do sistema é essencial para que o processamento de fluido nos tanques seja eficiente e conserve as propriedades básicas do volume em circulação.
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    Dissertação
    Avaliação dos dados de equilíbrio líquido-vapor em sistemas de interesse do biodiesel
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-28) Câmara, Hortência Nathânia Silva; Chiavone Filho, Osvaldo; Rios, Rafael Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2621516646153655; http://lattes.cnpq.br/2987303944499102; Oliveira, Humberto Neves Maia de; http://lattes.cnpq.br/7302633941782540; Fernandes, Manoel Reginaldo
    Em busca de mitigar os impactos ambientais decorrentes da queima de combustíveis fósseis, muitos estudos têm buscado viabilizar ainda mais a produção de biodiesel, visto se tratar de um combustível renovável, biodegradável, e que apresenta menor teor de compostos poluentes. Nesse sentido, este trabalho estuda o equilíbrio líquido-vapor (ELV) de três sistemas que são de interesse para a indústria do biodiesel. O sistema formado por etanol (1) e ácido oleico (2), com dados isobáricos a 760 mmHg, isotérmicos a 318,15 K, e de coeficiente de atividade na diluição infinita; o sistema formado por n-hexano (1) e óleo de algodão (2), com dados isobáricos a 310 mmHg; e o sistema formado por etanol (1) e óleo de soja (2), com dados isobáricos a 760 mmHg e a 600 mmHg. Para isto, foi realizada uma modelagem termodinâmica empregando o modelo de correlação UNIQUAC, o modelo de predição UNIFAC e uma abordagem ideal, através do uso da Lei de Raoult. Os dados de pressão de vapor das substâncias puras foram extraídos da literatura e, em seguida, foram cuidadosamente selecionados a partir de determinados critérios de confiabilidade. As constantes estimadas de Antoine para o etanol, ácido oleico, n-hexano, óleo de algodão e óleo de soja, apresentaram desvios médios relativos de 0,34%, 3,30%, 0,55%, 5,00% e 2,53%, respectivamente. Os valores de coeficiente de atividade na diluição infinita e os dados binários de ELV para o sistema etanol e ácido oleico foram extraídos da literatura. Para os demais sistemas, os dados binários foram obtidos experimentalmente a partir de um ebuliômetro de Othmer modificado, montado no laboratório FOTEQ - UFRN. O estudo de correlação com o modelo UNIQUAC descreveu com qualidade o comportamento de todos os sistemas nas condições de interesse. O estudo preditivo realizado com o modelo UNIFAC apresentou também precisão similar ao modelo UNIQUAC. Além disso, para todos os sistemas, um desvio da idealidade foi observado, o que reitera a indispensabilidade do uso do modelo de coeficiente de atividade na descrição matemática, como UNIQUAC. Isso indica que os parâmetros binários obtidos, podem ser utilizados em estudos de simulação de processos, bem como em projetos de dimensionamento de equipamentos como colunas de destilação.
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    Tese
    Avaliação e modelagem da absorção de H2S do gás natural em coluna de leito estagnado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-09) Silva Filho, Luiz Ferreira da; Barros Neto, Eduardo Lins de; Dantas Neto, Afonso Avelino; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783215D9; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798645D3; ; http://lattes.cnpq.br/0134882838594397; Nóbrega, Geraldine Angélica Silva da; ; http://lattes.cnpq.br/2114102220321647; Lopes, Francisco Wendell Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/8791819081924591; Dantas, Tereza Neuma de Castro; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783139Z0&dataRevisao=null; Oliveira, Humberto Neves Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/7302633941782540
    O gás natural, embora seja composto basicamente de hidrocarbonetos leves, apresenta também em sua composição gases contaminantes como o CO2 (Dióxido de carbono) e o H2S (Sulfeto de hidrogênio). O H2S, que comumente ocorre nas atividades de exploração e produção de óleo e gás, danifica as tubulações de transporte do petróleo e do próprio gás natural. Por isso, a eliminação do sulfeto de hidrogênio levará a significativa redução dos custos de operação e a uma melhor qualidade do óleo destinado as refinarias, resultando assim num beneficio econômico, ambiental e social. Tudo isso demonstra a necessidade de desenvolvimento e aprimoramento de sequestrantes que removam o sulfeto de hidrogênio da indústria de petróleo. Atualmente existem vários processos para o tratamento do gás natural, utilizados pela indústria petrolífera para remoção do H2S, no entanto, eles produzem derivados de aminas que danificam as torres de destilação, formando precipitados insolúveis que provocam entupimento dos dutos e originam resíduos de grande impacto ambiental. Por isso, a obtenção de um sistema estável em meio reacional inorgânico ou orgânico capaz de remover o sulfeto de hidrogênio sem formar subprodutos que afetem a qualidade e o custo do processamento, transporte e distribuição do gás natural é de grande importância. Para estudar, avaliar e modelar a transferência de massa e a cinética da remoção do sulfeto de hidrogênio (H2S) montou-se uma coluna de absorção contendo anéis de raschig, por onde o gás natural contaminado com H2S atravessava uma solução aquosa de compostos inorgânicos estagnada, sendo por esta absorvida. A essa coluna foi acoplado a um sistema de detecção de H2S com interface com o computador. Os dados e Equações do modelo foram resolvidos pelo método de mínimos quadrados modificado de Levemberg-Marquardt. Neste estudo além da água foram utilizadas as soluções de hidróxido de sódio, permanganato de potássio, sulfato de cobre, cloreto férrico, cloreto de zinco, cromato de potássio, sulfato de manganês, a baixas concentrações, na ordem de 10 ppm, com o objetivo é avaliar a interferência entre parâmetros físicos e químicos da absorção, ou mesmo buscar um melhor coeficiente de transferência de massa como é o caso dos reatores de mistura e colunas de absorção operando em contra corrente. Nesse contexto a avaliação da remoção do H2S surge como um procedimento valioso para o tratamento do gás natural e destino dos subprodutos do processo. Os estudos das curvas de absorção obtidos permitiram determinar a etapa controladora da transferência de massa dos processos envolvidos, os coeficientes volumétricos de transferência de massa e as concentrações de equilíbrio, assim como, efetuar um estudo cinético. Os resultados mostraram que a cinética de remoção do H2S é maior para o NaOH, mas como o estudo foi realizado em baixas concentrações de reagente pode-se verificar o efeito das reações secundárias nos outros reagentes, principalmente no caso do KMnO4, que mostra seu sub produto, MnO2, também atua na absorção do H2S. O CuSO4 e o FeCl3 também apresentaram boa eficiência de remoção
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    Artigo
    Biodiesel from oiticica oil (Licania rigida, Benth): production, thermogravimetric, and oxidative stability studies
    (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PETRÓLEO E GÁS - ABPG, 2018-07-11) Guimarães, A. K. V.; Jesus, Anderson Alles de; Oliveira, Humberto Neves Maia de; Barros Neto, Eduardo Lins de; Gondim, Amanda Duarte; Chiavone Filho, Osvaldo
    Oiticica is a feedstock with energetic potential for biofuel due to the presence of high oil content in its almond (54-60%). In this work, biodiesel from oiticica was produced by methyl transesterification using alkaline catalysts. Fatty acid methyl ester (FAME) obtained at 32 °C, with 1.5% of KOH and 2h of reaction time was higher (92%) than that with NaOH (85%). At the temperature of 50 °C, no difference between the catalysts was found, both resulting in a conversion of 91%. The best acid index was obtained with 1% of NaOH (0.40 mg KOH g-1 oil at 50 °C) and the best value of viscosity (9.61 mm2 s-1) with 1.5% of KOH at 50 °C. Oiticica oil and biodiesels exhibited high viscosities due the predominance of unsaturated compounds. Thermogravimetric analysis demonstrated to be a feasible technique, when compared to chromatography, in terms of time of analysis, conversion of the esters, and reagent consumption. All the biodiesels presented an oxidation temperature of 90 °C via Pressure Differential Scanning Calorimetry (PDSC)
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