Navegando por Autor "Oliveira, Hianna Camilla Gomes de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Ato de transver: preparação corporal de atores para um espetáculo não visual(2018-08-30) Oliveira, Hianna Camilla Gomes de; Porpino, Karenine de Oliveira; ; ; Alves, Jefferson Fernandes; ; Hernandez, Márcia Maria Strazzacappa;A pesquisa trata de aspectos da preparação corporal de atores a partir da vivência com o elenco do Projeto de Extensão O QUE OS OLHOS NÃO VEEM, vinculado ao Centro de Educação e Departamento de Práticas Educacionais e Currículos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sobre a coordenação do Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves. Investiga-se como a ausência do sentido da visão influencia as práticas corporais com os atores, como essa situação reverbera em seus corpos para a cena e na percepção de si. Toma-se como foco de investigação os relatos dos membros do projeto de extensão, os quais são analisados por meio da Análise Temática de conteúdo de Bardin. São tomadas como referências as provocações do filósofo Evegen Bavcar sobre outras dimensões do olhar que estão para além dos olhos, como também a ideia poética de Manoel de Barros acerca do ato de transver. Elas compõem a investigação do não visual como possível ferramenta no trabalho corporal de atores, juntamente com os estudos sobre a atenção de Virginia Kastrup e os conceitos de corpo e Heterotopia de Michel Foucault. Como resultados discute-se temas como: a dimensão tátil do olhar, ver como algo relacional, a reversão do estado de atenção, a atenção a si, a preparação corporal como um não lugar, a criação de um corpo utópico e alteridade entre atores e espectadores.TCC Residência pedagógica: possibilidades de (r)existência de ensino-aprendizagem em artes/teatro no formato remoto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Julião, Jullyana Maria Moreira; Coutinho, Karyne Dias; Souza, Tatiane Cunha de; Oliveira, Hianna Camilla Gomes deEste trabalho relata uma das atividades realizadas no Programa Residência Pedagógica em Teatro, objetivando apresentar e discutir acerca da experiência única em dar início a um projeto, de forma remota, que possibilita diversos modos de contribuir para a formação docente de estudantes em um período caótico, como o demandado em função da pandemia da Covid-19. Na tentativa de um ensino remoto acessível e prático para estudantes dos 6ºs e 7ºs anos da Escola Estadual Lauro de Castro (Natal/RN), inicialmente utilizamos como metodologia e conteúdo a apreciação e análise fílmica da animação Divertida Mente (2015), para posteriormente adentrarmos na esfera teatral com práticas acerca do conteúdo de Criação de Personagens. Como resultado, pude problematizar e vivenciar práticas pedagógicas do ensino de teatro ocorridas remotamente.